Revista 21 - Edição 20 - Jul/Ago 15

Page 42

CONJUNTURA

Made in SC Com o dólar no alto, pequenos negócios apostam nas exportações para ganhar mercado e competitividade Por Mayara Pabst No mundo inteiro, as bases econômicas estremecem por causa dele. O dólar vem alarmando empresários, com sua trajetória ascendente, em alta acumulada de 20% sobre o real, só no primeiro trimestre deste ano – é a maior valoriza­ ção da moeda americana em um primeiro trimestre desde 1999. De lá para cá, a cotação oscilou, mas continuou na casa dos R$ 3, promovendo acirrados debates sobre o que vem pela frente. Além do impasse em torno do ajuste fiscal, a su­ bida da moeda americana se reflete fortemente na desacele­ ração da economia. Indústrias passam a ter dificuldades para importar insumos e pagam mais caro para saldar dívidas no exterior. No bolso do consumidor, o encarecimento de produ­ tos, somando-se aos índices de inflação, é uma clara evidência do impacto da moeda estrangeira. De outra parte, há quem aproveite o cenário para lucrar e expandir os negócios, apostando na exportação. Para a in­ dústria nacional, o avanço dessas transações pode ajudar o Brasil e equilibrar a balança comercial – e o governo federal está atento a esse panorama.

Exportações em Santa Catarina aquecem a balança comercial e contribuem para o incremento da competitividade de empresas regionais

42 ACIJ


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.