Revista 21 - Edição 17 - Jan/Fev 15

Page 37

O papel do voluntariado

No comando de uma grande obra No período em que Moacir Thomazi presidiu a Acij, entre 1999 e 2001, deu-se início à construção do atual prédio. “Passamos a guardar 10% da receita da casa mensalmente. Também contamos com o apoio dos associados. Fui visitar pessoalmente os dez maiores. Enviamos cartas para aqueles que desejassem contribuir com qualquer quantia. O resultado é essa estrutura atual, infinitamente melhor do que na época em que assumi a presidência”, observa. MInucioso, ele decidiu que as obras começariam no dia 4 de abril de 2004 (04/04/04) e terminariam em 6 de junho de 2006 (06/06/06): “E assim foi feito. Mas, quando eu escolhi essas datas, não olhei o calendário. Dia 4 era domingo. Então nós chamamos o prefeito, toda a diretoria e cravamos a primeira estaca num final de semana”. Nas ações públicas, ao longo de sua carreira, Thomazi é visto como homem atento às questões da comunidade. “Ele sempre pensou nas boas causas”, resume o diretor de redação do jornal Notícias do Dia, Luís Meneghim, que trabalhou com o empresário nos tempos d´A Notícia. “Foi um grande professor, com quem aprendi a lição de enxergar o jornalismo, acima de tudo, como serviço.”

37

revista

“Um por todos e todos por um” é o lema do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), presidido por Moacir Thomazi. Fundada quando Joinville tinha apenas 18 mil habitantes, a corporação hoje conta com mais de 1.700 homens e mulheres que atendem a maior cidade do Estado. Para manter as 10 unidades – oito nos principais bairros, uma central e uma de comunicação – em funcionamento, a entidade recebe auxílio do governo estadual, municipal e de mais de 35 mil contribuintes. “O brasileiro ainda não se deu conta da importância desses voluntários. Nós prestamos, em média, 100 mil horas de serviço por ano”, sublinha o presidente. Thomazi também se orgulha ao falar do programa Bombeiro Mirim, que atende 380 crianças e adolescentes. “Eles têm atividades todos os sábados, ministradas por voluntários. O pré-requisito é frequentar a escola e tirar boas notas. Temos uma lista com 500 nomes de jovens que querem fazer parte do projeto”, comemora. “Esse é o trabalho que me toma mais tempo, mas é o mais prazeroso de fazer”, garante. Diretor-executivo do CBVJ, Reinaldo João Adriano destaca o perfil do presidente: “Ele sabe como poucos o significado de persistência e determinação. Vai fundo na busca de soluções para os problemas que encontrar nas atividades sob sua responsabilidade. Arregaça as mangas e abre os caminhos”.

37


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.