Revista 21 - Edição 24 - Mar/Abr 16

Page 44

A Linx, com filial em Joinville, fornece softwares de gestão para varejo, incluindo moda e acessórios

Tecnologia da informação e comunicação: uma nova cultura O Join.Valle visa à melhor utilização de dados e informações gerados – o Big Data – para promover a melhoria na vida das pessoas, aumentando a oportunidade econômica daqueles ainda não conectados à internet. A ideia é oferecer infraestrutura tecnológica para a democratização do acesso e o uso de plataforma de código aberto na nuvem, de maneira a permitir que dados possam ser disponibilizados abertamente para toda a população, por meio de APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) públicas para construção de aplicativos inteligentes. Selecionou-se a plataforma FIWARE, criada pela União Europeia, a fim de construir um ecossistema sustentável, aberto ao público, com normas de plataforma de software orientada à implementação livre de royalties. Em teoria, tudo estará disponível ao público para que vários prestadores de serviço, alunos, pesquisadores e outros possam emergir mais rapidamente com suas soluções na Cidade Inteligente e Humana, com proposição de baixo custo.

ionei Domingos, presidente do Núcleo de Desenvolvedores de Software da Acij, espera D que o Join.Valle seja um divisor de águas para o mercado de TI em Joinville. “O projeto é sustentado por software: as integrações dos diversos agentes se darão via software, e o modelo proposto de co-criação permitirá às nossas empresas participar com propostas de demandas e soluções. Outro ponto é que diversas informações (coletadas até em fornecedores de serviços públicos) serão acessíveis a um número muito maior de empreendedores, o que tende a incentivar o surgimento de startups”, esclarece. “Para o mercado de software em Joinville, esperamos que o projeto consiga alavancar novos negócios que também alterem o perfil atual, hoje bastante concentrado em softwares de gestão”, analisa o profissional.

44 ACIJ

Dionei Domingos ressalta a importância do segmento para a economia de Joinville, seja pelos impostos arrecadados (direta e indiretamente), seja pelos postos de trabalho qualificados, como também pelas soluções distribuídas por todo o Brasil e exterior. “Excluindo as que comercializam hardware e de serviços técnicos, Joinville tem registro de mais de 700 empresas, que na sua esmagadora maioria são de pequeno porte”, evidencia, justificando que um dos fatores determinantes para esse cenário é a qualidade e disponibilidade de mão de obra. Berço da maior desenvolvedora de software de gestão do Brasil, a Totvs, o mercado de software no município, segundo Domingos, passa pela consolidação e fortalecimento de pequenas e médias empresas, aliada ao surgimento de prósperas startups, que deixam suas marcas. “Além disso, há uma movimentação extremamente saudável de várias entidades – além da Acij, com seu núcleo de empresas de software, temos diversos agentes locais prio-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.