Page 1

Ano IV - nยบ 15 - julho/agosto de 2011

Show de

PRรŠMIOS


Presidente Chahadeh Damach Vice-presidente Mauro Bento da Silva Secretários Lara Galdino Rodrigues Reginaldo Camargo Ribeiro Diretores financeiros Wilson de Fátima Silvestres Thiago B. Camargo Diretor de Patrimônio Élson Alves Pires Diretores de comunicação e marketing Roberto Abrão de Oliveira Manoel Antonio da Silva Diretor do CDL Uene Naves do Rosário Diretores de relações Industriais Helio Marcelino de Melo Otoniel David de Almeida Diretores de Relações de Serviços Ademar Jose do Prado Maxwell Tomé Borges Diretores de Relações Rurais Antonio Francisco Maggioni Cleber Pacheco da Silva Diretores Sociais Rodrigues Pires de Oliveira Adalcino calaça Diretor de Relações Jurídicas, Fiscais e Tributarias Ismar Marçal da Silva Diretores de Relações Associativas Regionais Vinicius Vaz David de Souza Antero Moises Diretor de Relações institucionais Flavio Mello Miranda Ernani Carlos Ribeiro Diretores Extraordinários (assuntos especiais) Flavia Aires Valadão de Souza Valdeci Pereira Padilha Conselho Fiscal Oswaldo de Amorim Garcia Petrônio Darlei da Silva Hugo Morais Elisabeth Luciana da Silva Conselho Superior Nivaldo Camargo da Silva Vasco Francisco da Silva Diógenes Rodrigues Ramos Sidney Pires Martins Zeferino Ferreira Lucio Eliomar Pereira da Silva Conselho Sindical Vicente Francisco Rosa

Jornalista Responsável: Lidiane Silva Inácio MTB: GO 01708/JP permitida publicação desde que citada a fonte. Comercial: Juvenília/Juliana contato (64) 3441-2513 acic@innet.psi.br Design Gráfico: Alessandro Moraes (64) 9671-1356 alessandrofoto@hotmail.com Impressão: Gráfica São João tiragem: 1.000 exemplares, distribuição dirigida ao associado.

Iniciamos nossa gestão neste ano e em quatro meses já temos muito o que comemorar. A responsabilidade de assumir uma entidade com o vigor da ACIC/CDL nos engrandece e ao mesmo tempo permite vislumbrar dias melhores. Nosso intuito na presidência é desenvolver através de ações dinâmicas, as quais visam oferecer benefícios aos nossos associados e consumidores. Para tanto, conto com a participação ativa de todos os associados, e com a parceria de entidades e governo federal, estadual, municipal. Assim engrandeceremos nosso trabalho e fortaleceremos ainda mais nossa entidade. Entretanto, apesar de contamos com fortes parceiros, nossa intenção é chegar a 1000 filiados, bem como nos aproximar de companheiros que andam distantes. Dessa forma, não mediremos esforços para unir toda a classe empresarial. Nossa gestão tem como objetivo fortalecer o comércio e aumentar as vendas estamos realizando a Promoção Show de Prêmios que incentiva as vendas nas principais datas comemorativas. Uma entidade só é verdadeiramente forte e reconhecida com o apoio de todos! Chahadeh Damach Presidente ACIC/CDL


ENTREVISTA

Aguarde

Vem ai...

LIQUIDA

CATALÃO 2011

A ACIC/CDL estará realizando o Líquida Catalão no mês de Setembro e Outubro, com intuito de movimentar e aquecer o comércio, pois neste período as vendas tenha uma queda significante, o objetivo principal dessa campanha é movimentar positivamente o comércio de Catalão e Região, estimulando e atraindo os cliente através de liquidações com preços, descontos especiais e premiações. Para reforçar a campanha todas as empresas participantes, devem elaborar uma ação especial de marketing, pois terá uma grande oportunidade de atrair mais clientes, divulgar seus produtos e renovar seus estoques. Cada empresa associada irá receber um Kit de divulgação da promoção totalmente gratuito que incluem cartazes, planfetos e cupons, o custo do associado será dos cupons adicionais caso queira adquirir. Durante a realização da campanha estaremos sorteando prêmios movimento o comércio e os consumidores. "Chahadeh Damach presidente da ACIC/CDL, enfatiza que o maior objetivo do Liquida Catalão é vender produtos de qualidade e com preço bem baixo." Espero que todas as empresas que aderirem à campanha possam alcançar suas metas, que é melhorar as vendas nos meses de queda (Setembro/Outubro).


Entrevista

Coragem e ousadia

diante do novo

‘‘Tenho um desafio pela frente nos próximos 02(dois) anos estou a frente da presidência da ACIC/CDL uma das entidades mais fortes da região representado todos os segmentos do comércio, industria e prestação de serviços’’

Revista ACIC/CDL em Ação: Como aconteceu sua vinda para o Brasil e quais dificuldades enfrentadas? Chahadeh: No inicio dos anos 80 vim passear em Catalão e visitar alguns parentes que já moravam aqui, gostei tanto que o passeio transformou em morada definitiva e decide não voltar mais para minha terra natal na Síria, pra mim o mais difícil no inicio foi a adaptação dos costumes, principalmente a língua, não falava uma só palavra em português, comecei a fazer amizades e trabalhar e em seguida abri meu próprio negócio, arrisquei tudo juntei minhas economias e abri minha loja. Comecei vendendo de tudo um pouco, cama, mesa, banho, confecções masculina e feminina, materiais escolares.

Chahadeh Damach Presidente

Hoje me sinto um homem realizado, constituí minha família aqui, tenho 03(três) filhos, todos estão terminando medicina um orgulho pra mim ver os meus filhos se encaminhado. Minha loja é muito conhecida na cidade ‘‘MAGAZINE CENTRAL’’, mas todo mundo conhece como a loja do Chahadeh, minha marca registrada, me sinto um Catalano de verdade, com mais de 30 anos morando e participando do desenvolvimento e crescimento da nossa cidade. Hoje depois de realizado, tenho um desafio pela frente nos próximos 02(dois) anos estou a frente da presidência da ACIC/CDL uma das entidades mais fortes da região representado todos os segmentos do comércio, industria e prestação de serviços, mais tenho certeza que eu e nossa diretoria iremos cumprir tudo o que planejamos para melhorar o comércio de nossa cidade.

revista ACIC / CDL em ação www.aciccdl.com

05


Revista ACIC/CDL em Ação - A gestão da sua diretoria será firmada de parcerias?

Revista ACIC/CDL em Ação - Como o senhor avalia estes primeiros meses de sua gestão?

Com certeza e já firmamos parcerias importantes: com Governo Estadual onde foi disponibilizado uma viatura especifica para a Avenida 20 de agosto, e demais ruas com grande fluxo de pessoas e comércio, o intuito foi diminuir a criminalidade, dando maior segurança os consumidores e os comerciantes, a convite do presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás Doutor Jardel Sebba, nossa diretoria alguns empresários fomos recebido pelo Governador Marconi Perillo e o secretario de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad e o Presidente da Agência Goiana de Comunicação, José Luiz Bittencourt onde o encontro foi bastante positivo. Levamos nosso reivindicações, vários assuntos foram abordados,dentre eles: a duplicação da BR 050 de Catalão até a divisa com Minas Gerais, a ampliação do Distrito Minério Industrial (DIMIC), a construção do Centro de Convenções , o governo prometeu estudar uma área para que possa receber esse espaço importante para a cidade, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado o Sectec, vai investir na qualificação de profissionais de Catalão, atendendo a mão de obra para o município, qualificando trabalhadores para o setor produtivo e automobilístico de Catalão.

Chahadeh: De forma positiva, nosso primeiro projeto foi à realização da promoção e para realização da mesma a Caixa Econômica Federal teria que autorizar, montamos o processo e ficamos no aguardo, tínhamos urgência pois nosso intuito seria para as datas: mães, namorados e pais, mas no final tudo certo, a promoção "Show de Prêmios" foi liberada e já foram sorteados 01(um) gol OK 02 (duas) motos Honda 125, e no próximo dia 17 de agosto iremos sortear mais 01(uma) moto Honda e um ford KA OK.

A diretoria e empresários foram recebidos em uma audiência com o Prefeito Velomar para discutirem a área Azul em nossa cidade, visando amenizar a disputa por vagas nos estacionamentos, principalmente nas áreas comerciais, ficou acertado até Novembro se tudo correr sem nenhum problema, o estacionamento controlado estará pronto para ser implantado. A Câmara Municipal de Catalão na pessoa do presidente da casa Senhor Deusmar Barbosa e demais vereadores aprovaram a verba para a promoção e a Prefeitura Municipal de Catalão Senhor Velomar Rios liberou prontamente os recursos financeiros para a realização da mesma, nossa gestão será de muitas parcerias, pois sem elas, não podemos concretizar nossos projetos.

Revista ACIC/CDL em Ação - O que ACIC/CDL vem fazendo para aumentar as vendas no comércio, que foi seu lema na campanha? Chahadeh: Conseguimos aumentar as vendas em 30%, de acordo com pesquisa realizada com os nossos comerciantes, a promoção movimentou o comércio e gerou satisfação com os clientes premiados. E já estamos planejando mais duas promoções: "Liquida Catalão" Setembro e do Natal. Revista ACIC/CDL em Ação - Quais as mudanças imediatas foram implantadas na sua gestão e os projetos já executados? Chahadeh: Nosso trabalho é melhorar o comércio em todos os segmentos, de imediato realizamos grandes mudanças, reduzimos as taxas das salas de treinamento, salão de festa e auditório, queremos que o associado utilize e participe da nossa entidade. Diminuímos a taxa de filiação, cartas de exclusividade, doamos um Televisor para a policia militar, onde com ela vai monitorar as câmeras que estão instaladas nos pontos estratégicos, com isso diminuir o índice de criminalidade.


ACIC/CDL em foco

Velomar anuncia a Zona Azul para antes do Natal

O Presidente da ACIC/CDL Chahadeh Damach, diretores e empresários participaram de uma reunião na prefeitura Municipal com Prefeito Velomar Rios o assunto tratado foi o anuncio da implantação do estacionamento controlado (Zona Azul) nas principais avenidas da cidade, visando amenizar a disputa por vagas nos estacionamentos, principalmente nas áreas comerciais de Catalão. A criação da Zona Azul em Catalão é discussão antiga, mas até agora não foi colocada em prática. "Saímos daqui felizes com a boa notícia",

agradeceu Chahadeh Damach presidente da ACIC/ CDL, que liderou uma comitiva de 40 empresários que foram recebidos pelo prefeito. Velomar disse que está trabalhando com toda equipe para a instituição da

Zona Azul ainda este ano. ‘‘Estamos com tudo pronto para a implantação. Vamos iniciar através de uma

Audiência Pública que deverá ser realizada em agosto, pois temos que ouvir as sugestões da comunidade’’. O chefe do executivo municipal solicitou ao presidente da ACIC/ CDL um abaixo assinado dos comerciantes para a implantação da Zona Azul. «Após a Audiência Pública, entraremos com todos os trâmites legais para a implantação. Se tudo ocorrer sem nenhum problema, até novembro/dezembro deste ano o estacionamento controlado estará pronto para ser implantado nas principais avenidas da cidade", finalizou Velomar.


ACIC/CDL LANÇA CAMPANHA “SHOW DE PRÊMIOS’’

A atual diretoria da ACIC/CDL lançou a primeira promoção chamada ‘‘SHOW DE PRÊMIOS’’, a campanha pretende alavancar as vendas para os dias das Mães, Namorados e Pais, serão sorteados dois carros um GOL e um Ford KA e três motocicletas HONDA 125 zero quilômetros, os sorteios foram divididos em etapas, o último será realizado em 17 de agosto 2011 fechando a promoção. O investimento para a realização dos sorteios ficou em mais de R$ 60 mil, incluindo os prêmios, mídia, material de publicidade e os cupons. Chahadeh ressalta que a promoção é um sucesso pois houve a participação maciça dos associados. “Tenho certeza que o comércio de Catalão e região venderam ainda mais com um incentivo como esse. As empresas estão preparadas para estas datas com mercadorias diversificadas , o dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio, seguindo do dia dos namorados e pais". Chahadeh espera que até o final da promoção cerca de 20 mil pessoas concorram aos prêmios.

O associado não paga a adesão da O associado não paga a promoção, ganha um kit com 200 cupons iniciais, da promoção, umqueira cartazesadesão e adesivos, caso a ganha empresa adquirir kit maiscom cupons, por um 200 poderá cuponscomprar iniciais, preço simbólico. cartazes e adesivos, caso a

empresa queira adquirir mais cupons, poderá comprar por um preço simbólico. De acordo com o regulamento não poderão participar dos sorteios, concorrendo aos prêmios: os empresários, seus parentes até primeiro grau e funcionários das empresas participantes, é importante carimbar seus cupons para que a divulgação seja realizada. Chahadeh ressalta que uma grande campanha como esta só pode ser realizada com parceiros : Prefeitura Municipal de Catalão, Câmara Municipal e a Formula R Honda.

revista ACIC / CDL em ação www.aciccdl.com

07


Ganhadores da promoção Show de Prêmios da ACIC/CDL Alda de Jesus Mendonça Ganhou 01 carro zero Km

Fernanda Aparecida de Oliveira Ganhou 01 moto Honda CG 125 Fanks zero Km Fernando André Ganhou 01 moto Honda CG 125 Fanks zero Km

revista ACIC / CDL em ação www.aciccdl.com

09


ACIC/CDL em foco

Chahadeh Damach e sua diretoria visitou no dia 17 de maio o Governardor Marconi Perillo, na ocasião foram tratados vários assuntos pertinentes ao progresso de Catalão, dentre eles a duplicação da BR 050 até a divisa com Minas Gerais, a ampliação do Distrito Industrial o Dimic, solicitação de um terreno para que possa ser construído o Centro de Convenções, verbas para a realização do Liquida Catalão para o mês Setembro com intuito de alavancar as vendas neste período que não é bom para comércio, através do Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (Setec) investimento na qualificação profissional oferecendo cursos em parceria com ACIC/CDL, com o crescimento acima da média estadual, a mão de obra qualificada gera mais empregos e renda para o município.

DESCONTO ATÉ

20%

*

INVESTIMENTO DE

249 ,00

R$

mensais

10

revista ACIC / CDL em ação www.aciccdl.com


revista ACIC / CDL em ação www.aciccdl.com

11


Midia 12 e 13


Midia 12 e 13


‘‘Artigo - Aprovado Cadastro do ‘‘BOM PAGADOR’’ Foi aprovada no dia 18 de maio pelo senado Federal, após luta antiga do comércio, a medida provisória nº. 518/10 do Cadastro Positivo, que cria lista e prestigia as pessoas físicas e ou jurídicas que costumam estar em dia com suas obrigações financeiras. Depois de sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a lei do cadastro positivo disciplinará a formação e consulta aos bancos de dados com informações de adimplemento dos consumidores par a formação de histórico de crédito.

Importante frisar que a inclusão dos nomes dependerá de autorização expressa do interessado por meio de instrumento especifico para este fim ou ainda mediante cláusula em contrato de financiamento ou compra a prazo. O cadastro poderá acessar suas informações, podendo impugnar os dados lançados erroneamante, e, quando desejado, poderá requerer o cancelamento de seu cadastro, desde que o solicite expressamente. Dentre todos os direitos e benesses

trazidos ao consumidor, a nova lei tende a ser benéfica também ao comércio varejista, pois será mais uma forte ferramenta para subsidiar a concessão do credito. E concendendo-se o com menor risco de inadimplência, dado o histórico do bom pagador, os juros cobrados pelas instituições financeiras certamente sofrerão uma significativa redução, pois o risco do possível inadimplemento será muito menor.


Sustentabilidade

Inaugurada a feira de produtos agroecológicos Feira do Sítio comercializará produtos agroecológicos como queijos, doces e peças de artesanato produzidos pelos beneficiários do projeto Tempo de Empreender Goiás Com objetivo de comercializar produtos agroecológicos como queijos, doces e peças de artesanato produzidos pelos beneficiários do projeto Tempo de Empreender Goiás, a partir desta sexta-feira, 29 de abril, começou em Catalão a Feira do Sítio. O evento ocorrerá todas as sextasfeiras, das 17h às 21h, na Praça das Bandeiras, Vila União. A Feira do Sítio é fruto de parceria entre Prefeitura de Catalão, Instituto Camargo Corrêa (ICC) e o Sebrae em Goiás, que juntos adquiriram barracas e uniformes para os expositores, além de capacitar os produtores nas áreas de atendimento, vendas e boas praticas de fabricação. "O Sebrae também auxiliou na formação da Associação da Feira do Sítio, criando a identidade visual e articulação com o executivo municipal para a legalização", informa Victor Antônio Costa, consultor do Sebrae em Goiás. Trata-se de uma feira livre destinada à população de Catalão e cidades vizinhas "que queiram um produto agroecológico produzido com critérios de qualidade", ressalta Víctor. Serão ao todo 30 barracas, sendo que, sete foram destinadas apenas para produtos alimentícios.

Tempo de Empreender É um projeto assinado pelos parceiros entre Sebrae em Goiás, Instituto Camargo Corrêa e a Construtora Camargo Corrêa, nos municípios de Davinópolis, Catalão e Campo Alegre de Goiás. O objetivo é aumentar a produtividade e a rentabilidade dos pequenos negócios nas áreas de confecção e na produção de pequenas propriedades rurais. O trabalho contempla a inclusão de jovens de 18 a 29 anos. Tempo de Empreender Goiás foi criado em 2008 e atualmente tem mais de 220 famílias atendidas. Catalão conta com 60 empreendimentos da cadeia produtiva de confecção, com destaque para roupas íntimas. Davinópolis e Campo Alegre de Goiás somam 160 projetos na área rural, onde os produtores passam pela capacitação de implantação das unidades de Produção Agroecológica Sustentável (Pais). Trata-se de uma tecnologia social de baixo custo e de fácil manejo, composta por uma horta e um sistema agroflorestal (produção de espécies agrícolas como hortaliças, frutas e espécies perenes como café e banana) e a criação de aves caipiras de forma integrada. Fonte: www.agenciasebrae.com.br/noticia.

revista ACIC / CDL em ação www.aciccdl.com

15


NOTÍCIAS SINDICAIS

O Sindicato do Comércio Varejista de Catalão - SCVC, representado pelo Presidente Sr Pedro Borges da Silva, o Assessor Jurídico Dr. Geraldo Vieira Rocha, a 1ª VicePresidente Sra. Darlene Martins e demais diretores, negociaram a Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012 (CCT) com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Catalão, o qual estava representado pelo Presidente Sr. César Marcolino Alves e Assessores. A Convenção Coletiva de Trabalho é de aplicação obrigatória em

todas as relações de emprego, firmadas entre os representantes sindicais convenentes, no âmbito de suas representações, e é de suma importância que todos os empresários e contadores tenham conhecimento das cláusulas constantes da CCT 2011/2012, no intuito de evitar eventuais transtornos, pela inobservância desse instrumento com força de lei para a categoria em nosso Município. O Sindicato do Comércio Varejista de Catalão - SCVC conseguiu negociar valores que satisfazem aos

Os interessados poderão ter acesso à Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012 (CCT) na íntegra, acessando o site do Ministério do Trabalho (MTE) ou na sede do Sindicato.

empresários e comerciários, desde o salário dos vendedores à gratificação de caixa e outras cláusulas de interesse das partes. É uma grande conquista do Sindicato do Comércio Varejista de Catalão - SCVC, que desde o ano de 2003 não mede esforços para que o empresário do comércio varejista de Catalão pague salários compatíveis com a realidade de nossa cidade. Valores R$ Índice de Reajuste Salarial Salário Vendedor (Fixo e Variável) Gratificação de Caixa

Maiores informações pelo Fone/Fax: (064) 3411-444 E-mail: scvc@wgo.com.br

16

revista ACIC / CDL em ação www.aciccdl.com

Catalão 7,00% 635,00 76,00


CONSTRUCASTRO UMA HISTÓRIA DE SUCESSO (64) 3441-4151

Hosni Kalil Jacoub,taz no

metros, um espaço fisico

Hoje,com 05 anos no

sangue a vocaçao para o comercio,

pequeno,porem com muita

mercado,tudo mudou, o quadro de

a qual herdou de seu pai que nasceu

disposiçao para o trabalho.

funcionarios cresceu, a empresa

no Líbano. Juntamente com sua

Começamos com quatro

está entre as maiores da

esposa Sirley Marcia,seus filhos e

funcionários e nosssas entregas

cidade,procuramos investir na

toda a equipe Construcastro,vem

eram distribuidas em apenas uma

capacitaçao e qualificaçao para

procurando desempenhar e

caminhonete.

atingirmos excelencia e qualidade

desenvolver um trabalho dentro de

Para nós era um desafio

no atendimento,trabalhamos com

sua empresa,que faça jus ao

permanecer e vencer em um

produtos do básico ao acabamento

crescimento de Catalao,acreditando

mercado tão competitivo como é

e somos representantes exclusivos

que a Construcastro é uma empresa

este ramo de construçao, mas

das Telhas TÉGULA.

com os pés firmes no presente e

primando pelo excelente

A nossa missão e visão é

com os olhos voltados para o futuro.

atendimento,pela pontualidade nas

alcançar nossas metas:

A Construcastro iniciou suas

entregas,um grande mix de

crescimento,qualidade e bom

atividades em Agosto de 2006 no

produtos,completo estoque, preços

atendimento. Faça-nos uma

ramo de materiais para construçao.

atrativos,fomos conquistando e

visita,estamos localizados : Av

fidelizando nossos clientes.

Raulina Fonseca Paschoal nº 2650

Era uma loja com poucos


Renomado professor Júlio César F. Franco estará em Catalão ministrando palestra ‘‘O Ser que eu quero Ser". Este é o tema da palestra com o professor Júlio, marcada para o dia 10 de Agosto no auditório da ACIC/CDL, o professor Julio é conhecido pela sua competência, profissionalismo e irreverência e pela forma dinâmica e descontraída de ensinar pessoas. Promovido pela ACIC/CDL, o evento acontecerá às 19h30 e vai destacar assuntos voltados para os nossos entraves, limitações e barreiras muitas vezes colocadas por nós mesmos ao longo das nossas vidas. Destinada para o dia dos pais, mas todos podem participar, o professor Júlio irá movimentar os participantes com muita alegria, criatividade e bom humor. Destacando-se entre os vinte melhores palestrantes do Brasil por sua abordagem clara e direta conduzindo os espectadores à reflexão, emoção e razão, sentimentos que permeiam a vida pessoal e profissional. Inscrições e informações podem ser obtidas pelos telefones (64) 3441 2513 ou (64) 3411 3666 em horário comercial. Vagas limitadas.

PRESENÇA O presidente da ACIC/CDL Chahadeh Damach e diretores participaram de uma sessão na Câmara Municipal de Catalão e na ocasião destacou a importância da subvenção econômica pedida através do projeto de lei numero 031/2011, é muito importante e essencial nossas parcerias para que os projetos da

ACIC/CDL

sejam concretizados com êxito.

18

revista ACIC / CDL em ação www.aciccdl.com


ACIC/ CDL recebe a visita do Superintendente do Sebrae/GO Na sede da ACIC/CDL, o presidente Chahadeh Damach e demais diretores receberam a visita do Superintendente do Sebrae-GO, Marcelo Baiocchi, na oportunidade, o Prefeito Velomar Gonçalves Rios anunciou a doação de um terreno para a construção da sede própria do Sebrae em Catalão. ‘‘Nós fizemos uma solicitação à entidade para que pudesse construir uma sede definitiva em Catalão, uma vez que o escritório regional do Sebrae já existe no município e tem uma presença marcante. Dessa forma, colocamos à disposição um terreno e agora só estamos estudando uma área que atenda as condições do projeto’’, destacou Velomar. Com a construção da sede, o Sebrae irá desocupar as dependências da Associação Comercial. ‘‘Atualmente, essa entidade ocupa mais de 50% do prédio da ACIC/CDL e depois de construída a sede própria, isso poderá refletir até mesmo para a associação, pois terá um espaço maior e que poderá ser destinado a outras atividades em benefício dos comerciantes’’, ressaltou o prefeito".

20

revista ACIC / CDL em ação www.aciccdl.com


ACIC/CDL em foco

O PRESIDENTE DA ACIC/CDL E DIRETORES VISITARAM O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS DR. JARDEL SEBBA

O presidente ACIC/CDL Chahadeh Damach e membros de sua diretoria visitaram o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás o Dr. Jardel Sebba, . Chahadeh Damach enfatiza "Estamos aqui na Capital em busca de investimentos para a nossa cidade e de crescimento pra economia local., precisamos de parcerias com o Governo do Estado para que nossos projetos junto a entidade sejam concretizados. O presidente Dr. Jardel Sebba reforçou a opinião de Chahadeh. Segundo o deputado, independente de bandeiras e ideologias, quando se tratar de benefícios para a cidade, as forças têm que de ser somadas. "Como foi feito hoje, almejarmos um mesmo objetivo, que é o de promover melhorias e trazer benefícios e investimentos para a vida dos catalanos", disse.

O Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás o Deputado Dr.> Jardel Sebba, em recente visita na sede da ACIC/CDL recebeu uma homenagem > de> alguns empresários, uma placa agradecendo por mais uma conquista, a > viatura> de policia militar exclusiva para monitorar e dar segurança as ruas com> grande números de comércio e fluxo de clientes.

revista ACIC / CDL em ação www.aciccdl.com

19


ACIC/CDL consegue viatura policial exclusiva para atender os comerciantes local. Uma parceria entre o ACIC/CDL, Governo do Estado de Goias e Presidente da Assembléia Legislativa Jardel Sebba, entrega aos comerciantes de Catalão uma viatura policial exclusiva para atender ao comércio local, sendo que cada lojista recebeu um adesivo constando os números de celulares, onde os lojistas falarão diretamente com o policial de plantão, facilitando o atendimento imediato aos lojistas. Esta é mais uma conquista da nova diretoria do ACIC/CDL.

COMO PROCEDER PARA ACIONAR A POLÍCIA MILITAR DISQUE VIATURA - 24 HORAS FONE QUADRANTE 01 (64) 9971-1411 QUADRANTE 02 (64) 9971-3523

SETORES DE ABRANGÊNCIA EVELINA NOUR, BAIRRO DAS AMÉRICAS, VILA CHAUD, SETOR UNIVERSITÁRIO, AEROPORTO, SÃO LUCAS. DONA SOFIA, IPANEMA. SANTA CRUZ, VILA MARIA, PONTAL NORTE, JARDIM CATALÃO, CASTELO BRANCO, ESTOR SAFATLE, BELA VISTA, SETOR MARCONE.

QUADRANTE 03 DIMIC, SANTO ANTÔNIO, RESIDENCIAL MARGON, (64) PIO GOMES, VILA LIBERDADE, ALTO DA BOA VISTA, 9971-3447 VILA DONA ERONDINA. QUADRANTE 04 (64) 9971-8064 QUADRANTE 05 (64) 9971-7254

MONSENHOR SOUZA, VILA UNIÃO, TEOTÔNIO VILELA, BAIRRO DOS LUCAS, JARDIM PRIMAVERA, SANTA HELENA II, SÃO JOÃO, BAIRRO MÃE DE DEUS, JARDIM PAULISTA.

CENTRO SÃO FRANCISCO, TRÊS CRUZAES, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, SANTA TEREZINHA, VEREDA DOS BURITIS, LAGO DAS MANSÕES, AV. 20 DE AGOSTO SETOR LEÃO, SETOR JOÃO FARID. (64) 9971-8191 ÁREA COMERCIAL (8:00 às 20:00 OFICIAL CPU (64) 9971-7549

TODA CIDADE DE CATALÃO

revista ACIC / CDL em ação www.aciccdl.com

21


Fique por dentro da Conciliação e Arbitragem Faça a sua parte nos procurando, Faremos a nossa lhe auxiliando. A Primeira Corte de Conciliação e Arbitragem de Catalão - 1ªCCA Catalão funciona no prédio da ACIC/CDL a mais de 07 (Sete) anos. Advinda de uma Parceria Publico Privada entre Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Catalão/GO e a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Catalão - ACIC, conta com um rol de 27 (Vinte e sete) Árbitros, que forão nomeados através do Decreto Judiciário nº 2.525/2010. Em março de 2011, com a nova diretoria da ACIC/CDL foram nomeados novos componentes para os cargos de Conciliador-Árbitro, EscrivãSecretária e Mensageiro Arbitral, que estão aptos a desempenharem suas funções. A arbitragem não é nenhuma novidade, sendo utilizada desde a mais remota Antigüidade, pois a humanidade sempre buscou caminhos que não fossem morosos, burocráticos ou repletos de fórmulas de difíceis interpretações, visto que os negócios exigem respostas rápidas, sob pena de, quando solucionados já tiverem perdido seu objeto e ficarem sem eficácia, com prejuízos incalculáveis para as partes interessadas. Esta forma de Justiça Alternativa adveio com a Lei 9.307/96 para ajudar na resolução das pendências entre as pessoas, evitando o uso da Justiça Estatal e agilizando a decisão dos conflitos de maneira menos onerosa e totalmente sigilosa. O Acordo celebrado entre as partes tem valor de Titulo Executivo Judicial, e caso o acordo não seja cumprido a parte interessada ingressrá diretamente com a Ação de Execução no Poder Judiciário. A diferença entre Conciliação e Arbitragem é que na CONCILIAÇÃO um terceiro imparcial, Conciliador-Árbitro, buscará, em conjunto com as partes, chegar voluntariamente a um acordo, interagindo, sugestionando junto às mesmas, sugerindo soluções para o litígio, onde influenciará as partes a pensar que é melhor resolver hoje e não

ter problemas amanhã. Já a ARBITRAGEM o terceiro, Árbitro nomeado pelo TJ/GO, eleito pelas partes, decide a controvérsia. Sua decisão tem a força de uma sentença judicial e não admite recurso. A Arbitragem precisa ser previamente acordada entre as partes, isto se dá inserindo a Cláusula Compromissória em seus contratos, onde será colocado na última cláusula, nomeando foro competente, o seguinte texto que deverá estar em negrito, e devidamente assinado pelas partes: "Todo litígio ou controvérsia originário ou decorrente deste instrumento será definitivamente decidido por arbitragem. A arbitragem será administrada pela PRIMEIRA CORTE DE CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM DE CATALÃO-GO (1ª CCA), na Av. Raulina Fonseca Paschoal, nº 2.285, Centro, Catalão/GO, eleita pelas partes e indicada nesta cláusula, cujo Estatuto e Regimento Interno, registrado no Cartório de Títulos e Documentos, as partes adotam e declaram conhecer, concordar e integrar este instrumento. Qualquer das partes que desejar instaurar o procedimento arbitral, manifestará sua intenção à 1ª CCA, indicando a matéria que será objeto da arbitragem, o seu valor, o nome e qualificação completa da parte contrária, e anexando cópia do contrato/convenção. A controvérsia será dirimida por árbitro preferencialmente único, dentre a lista dos nomeados pela 1ª CCA Catalão/GO. A arbitragem processar-se-á na sede da 1ª CCA Catalão/GO e o árbitro decidirá com base nas regras de direito. O Termo de Compromisso Arbitral conterá o árbitro que julgará a controvérsia, o valor e a data do pagamento dos honorários arbitrais, a data da publicação da sentença arbitral. Havendo desentendimento quanto à constituição do compromisso arbitral o mesmo será resolvido pelo ConciliadorÁrbitro da 1ª CCA/GO e nos moldes preconizados na Lei n.º 9.307, de 23 de setembro de 1996. O idioma oficial da arbitragem será o português". Em caso de contratos já existentes, basta fazer um aditivo colocando a Cláusula Compromissória, observando as orientações de inserção da cláusula em contrato. Pode ser resolvido por conciliação e arbitragem todo tipo de conflito que seja relacionado a bens patrimoniais

disponíveis, ou seja, bens que possuem um valor agregado, e, como tal, podem ser negociados (vendidos, alugados, cedidos, prestação de serviços, seguros, imobiliários, etc.), e de natureza civil (ações indenizatórias, condomínios). Não cabendo, no entanto os relativos a direitos patrimoniais indisponíveis que são heranças, guarda, falência, divórcio, pois são de proteção do Estado por tutela da Lei. O procedimento na 1ª CCA é muito simples e rápido, qualquer pessoa física ou jurídica pode impetrar perante a 1ª CCA, basta o interessado dá entrada na Ação onde é marcada audiência de Conciliação para no máximo 15 dias, o Reclamado (devedor) é citado/notificado dependendo se tem ou não a Cláusula Compromissória - pelo Mensageiro Arbitral ou AR (em caso de morar em outra cidade), - designando dia e hora para Seção Conciliatória. No dia e hora fixada para audiência, o Conciliador-Árbitro, receberá as partes desavindas, e tentará um acordo. Acontecendo o acordo, será lavrado o Termo de Conciliação e a Sentença Homologatória de Acordo, caso a parte não compareça e não tenha sido firmada a Cláusula Compromissória, o Reclamante será orientado para o encaminhamento do processo na esfera da Justiça Estatal. Mas, se houver Cláusula Compromissória, o processo seguirá normalmente na 1ª CCA, onde será decretada a revelia da parte e o Conciliador-Árbitro firmará o Compromisso Arbitral encaminhando para Arbitragem; no caso das partes não chegarem a um acordo na Audiência Conciliatória, as partes firmarão o Compromisso Arbitral e passará para fase de Arbitragem, onde o Árbitro será nomeado/sorteado, marcada Audiência de Instrução Arbitral, após a instrução o Árbitro prolatará a Sentença Arbitral. Priorize o uso da Conciliação e Arbitragem para resolver seus conflitos e inadimplência. Estamos prontos para melhor atendê-los e auxiliá-los na recuperação de crédito e clientes. Demais informações na secretaria da 1ª CCA - Catalão, na Av. Raulina Fonseca Paschoal, nº 2.273, Centro, prédio da ACIC/CDL, telefone (64) 34412513 - De segunda a sexta-feira das 8 as 11 horas e 13 as 18 horas.


Grรกfica


Nas compras acima de R$ 30,00 preencha o cupom e concorra a uma cesta recheada de produtos de limpeza

Aceitamos cart천es


Revista ACIC/CDL julho/agosto de 2011  

Revista ACIC/CDL julho/agosto de 2011

Revista ACIC/CDL julho/agosto de 2011  

Revista ACIC/CDL julho/agosto de 2011

Advertisement