Page 1


INFORMATIVO DIGITAL OUTUBRO / 16 - Nº 022 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Entrevista: Décio Marchi Junior assume presidência da Acib A Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) conta com novo presidente: Décio Marchi Junior. Ele atua há aproximadamente vinte e dois anos no ramo de cursos profissionalizantes, à frente da Via Certa Cursos. Em entrevista, Décio aponta aspectos importantes relativos à atuação da Acib para o desenvolvimento do comércio e indústria de Birigui. Confira. No seu ponto de vista qual a contribuição da Acib para os empresários de Birigui? Acredito que o primeiro ponto é o estímulo ao associativismo, afinal, a união faz a força e, juntos, podemos ir muito mais longe. Além disso, a Acib presta vários outros serviços diretos para associados, comunidade e comerciantes, tais como: treinamentos, orientações, plano de saúde, sistema de recuperação de crédito, instalação da junta comercial, parcerias para oferecer melhores taxas, campanhas anuais com sorteio de prêmios, dentre muitos outros serviços que visam tornar os associados mais fortes e competitivos. Como você avalia a atual conjuntura do comércio biriguiense? Nosso comércio conta com excelentes lojas, o que o torna forte regionalmente. Está em constante processo de desenvolvimento, sendo necessários investimentos constantes para que diversos pontos sejam aprimorados. Fala-se muito em “tempo de crise”. No seu ponto de vista, como o empresariado local pode proceder para superar os efeitos da crise?


A crise teve início em 2014, quando seus efeitos começaram a atrapalhar e pegar os empresários de “surpresa”, sobretudo aqueles que não estavam com seu planejamento financeiro em dia. Estes sofreram mais os efeitos da crise econômica. Porém, aqueles que se preveniram, por meio de um planejamento, superaram-na de forma mais eficaz. Tenho visto um cenário de melhoria. A crise está ficando para trás. Muitas empresas fecharam suas portas, ao passo que muitas outras também surgiram. Planejamento é fundamental para superar ou, ao menos amenizar, os efeitos da crise. E quais as expectativas para 2017? Estou bastante otimista. Avalio que o fim do ano será pujante para o comércio de Birigui, mesmo sendo um tempo de cautela. Não é devido à crise que não existem oportunidades ou condições de fazer o negócio funcionar e progredir. Sofremos com a crise, mas momentos bons estão por vir. Quais seus projetos para a Acib? Um dos diferenciais da Associação Comercial é a excelente equipe que a constitui. Um dos passos é aprimorar nosso time, a fim de melhorar a performance e, com isso, aperfeiçoar os serviços prestados. Além disso, vamos ampliar nossos serviços, cativando mais associados. Juntos somos muito mais fortes e podemos ir muito mais longe. É esta a mensagem que deixo aos empresários de nossa cidade. Não fique sozinho frente às dificuldades, busque a união e a sabedoria das outras pessoas. Associar-se é manter-se forte. Acreditar em nossa cidade também é importante, visto que Birigui tem muito potencial. Aqui o desenvolvimento acontece. Vamos acreditar no poder do trabalho em equipe e na união.


INFORMATIVO DIGITAL OUTUBRO/2016 - Nº 022 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Maurício Pazian conclui gestão como presidente da Acib Maurício Pazian conclui seu ciclo de três anos à frente da presidência da Acib. No dia 31 de agosto, um evento reuniu equipe da Acib, associados e parceiros, com o objetivo de prestar homenagem a Maurício e apresentar a nova presidência. Confira a mensagem que ele deixa aos associados, parceiros e equipe da Associação Comercial. “Acredito que foram 3 anos positivos e de muito aprendizado. Na verdade, eu colhi os frutos plantados por uma diretoria forte e atuante, que foi regada e cuidada por uma equipe de colaboradores eficiente e empenhada no melhor para ACIB. Agradeço a DEUS a oportunidade de pertencer a uma equipe que trabalha para o fortalecimento do nosso comércio e em prol de uma Birigui melhor. Agradeço a minha família, que soube entender a minha ausência quando honrava compromissos em nome da Acib.

Agradeço aos parceiros, dentre os quais, com maior destaque, a Prefeitura, que, através das secretarias e do Dr. Pedro Bernabé, sempre apoiou os projetos da Acib. Agradeço também ao Sincomercio , SINBI e Sindicato dos Contabilistas; juntos trouxemos o Escritório da Junta Comercial para Birigui. Não posso esquecer dos demais parceiros como: SEBRAE, SESC, SESI, SENAI, SECOB, Instituto Federal. Estas parcerias mostraram que juntos podemos mais. Nem tudo foram flores, pois decepções e erros estiveram presentes. Mas as alegrias e acertos foram bem maiores. Obrigado a todos pela confiança!” O empresário Décio Marchi Junior assume a presidência da Associação, tendo Maurício como vice.


INFORMATIVO DIGITAL OUTUBRO/2016 - Nº 022 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Fórum Acibility traz palestra com César Frazão com o tema Contratação de Vendedores O Fórum Acibility traz no dia 19 de outubro a palestra Contratação de Vendedores. Será conduzida por César Frazão, um dos escritores mais renomados do Brasil. Frazão possui vasta experiência na área de vendas. É formado em Administração de RH e especialista em Vendas para Mercados Competitivos pela Bell South Atlanta (EUA) e em Formação de Instrutores de Treinamento, pela USP. De acordo com o palestrante, Recrutamento e Seleção é um dos temas mais importantes de todo o ciclo de palestras, visto que o lucro de uma empresa começa na contratação certa. “Um dos maiores problemas que os empresários encontram atualmente é a contratação de bons profissionais. Por isso, na palestra, daremos informações sobre como encontrar bons candidatos, como entrevistar corretamente, as 10 perguntas fundamentais na entrevista, o perfil do empreendedor ideal, como se comportar na entrevista e a experiência das maiores empresas do mundo. Tudo isso dentro da realidade do pequeno e médio empreendedor”, salienta Frazão. Os associados podem esperar uma aula com conteúdo de alto nível, que pode mudar a história da empresa e reverter todo um cenário a partir da contratação de bons profissionais. Garanta já a sua participação: (18) 3649 4222. Valores especiais para associados.


INFORMATIVO DIGITAL OUTUBRO/2016 - Nº 022 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Como preparar seu estoque para a mudança de estação As mudanças de estação influenciam os hábitos de consumo das pessoas. Além das datas comemorativas, que impactam diretamente o faturamento do setor de moda, a chegada da nova estação requer uma grande mudança no estoque das lojas, trazendo consigo novas coleções e tendências que, muitas vezes, são diferentes das anteriores. Como resultado dessa mudança, algumas peças acabam encalhadas nos estoques e consumindo um espaço desnecessário nas lojas. Para evitar essa preocupação, nós preparamos algumas dicas para você preparar o seu estoque para a chegada da nova estação: Primeiro, livre-se do estoque antigo: 1- Faça uma liquidação: Essa é uma das melhores maneiras de vender rapidamente seus produtos. Os clientes adoram promoções e muitos não resistem às tentações das pontas de estoque.

Apesar de parecer que essas mercadorias te deram prejuízo, pense que você estará transformando as peças remanescentes em retorno ao caixa. É o momento de eliminar as peças de seu estoque para que elas não gerem um custo maior a longo prazo. Diminuir consideravelmente a margem de lucro para desencalhar estas peças antes do fim da estação é uma ótima maneira de abrir espaço para novas peças. 2- Promoções para os clientes que comprarem mais peças: Se você ainda não está disposto a diminuir tanto a margem de lucro, o que acha de fazer uma promoção? Promoções do tipo “Compre três e pague dois” ou “Na compra de duas peças, a terceira sai pela metade do preço” são algumas das opções de promoção que os consumidores adoram. É só montar uma estratégia de venda em que o cliente se sinta tentado a comprar mais peças da estação que está para acabar.


INFORMATIVO DIGITAL OUTUBRO/2016 - Nº 022 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

3- Aumente a divulgação de sua loja: A falta de divulgação, muitas vezes, faz com que o estoque das lojas fique encalhado. Uma campanha com maior divulgação incentivará as pessoas que ainda não conhecem sua loja a fazerem uma visita. Você pode fazer a divulgação no local que achar mais conveniente, podendo escolher entre rádios, panfletos, outdoors ou redes sociais. 4- Faça parcerias: Essa é outra opção para tornar a sua marca vista e conhecida entre as pessoas. Você pode firmar parcerias com blogueiras de moda da sua região, assim elas poderão divulgar seus produtos em seus blogs e redes sociais. Fechar parceria com fornecedores também é uma solução, tentando um acordo de revenda. Assim, os dois fazem a revenda juntos, saem ganhando e sem prejuízos.


INFORMATIVO DIGITAL OUTUBRO/2016 - Nº 022 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

3 estratégias práticas para falarem bem do seu negócio Aquele velho ditado “falem mal, mas falem de mim”, definitivamente, não é mais válido nos dias atuais, em que reputação é tudo e ajuda muito a vender e a ampliar os negócios. Mas como fazer as pessoas conhecerem a sua empresa e ainda falarem bem?

1- Cotidiano: No seu dia a dia, em todos os momentos, seja verdadeiro, honesto, positivo e transparente! Ninguém vai falar bem do seu negócio se ouvir reclamações de clientes ou funcionários nas redes sociais. E, acredite, se houver motivo, eles falarão tudo nesses canais.

Este tema precisa estar na pauta permanente de todas as companhias. Uma prova disso é que toda grande empresa investe muito na construção da sua reputação, no seu posicionamento e no relacionamento com todos os stakeholders, ou seja, com o seu público de interesse: clientes, colaboradores, possíveis clientes, fornecedores, parceiros, formadores de opinião e também com a comunidade.

2- Plano de ação: Liste os seus principais públicos e crie um plano rápido de ações semanais. Talvez possa começar com clientes, funcionários e com a comunidade.

Essa construção de imagem positiva é permanente e não acontece do dia para a noite, mas preparamos três passos simples para que você possa estruturar o seu plano de ação hoje mesmo:

3- Avaliação: Periodicamente, avalie os resultados, ouça a conversa das pessoas, agradeça, responda cordialmente e aprenda com esses retornos. Como sabemos que o seu cotidiano é bem agitado e que não sobra muito tempo, para facilitar, reunimos as três principais ações para começar um relacionamento positivo com os seus públicos e levá-los a falar bem do seu negócio:


INFORMATIVO DIGITAL OUTUBRO/2016 - Nº 022 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

1- Para os colaboradores: se não der para falar pessoalmente, você pode ter um grupo fechado no Facebook, por exemplo, para elogiar as atitudes positivas, contar novidades antes de lançá-las, mandar mensagens de motivação e até compartilhar curiosidades da história da empresa. Hoje também há redes sociais corporativas, com ferramentas específicas para essas interações! 2- Para os clientes: invista em técnicas de encantamento e no bom atendimento, inclusive nas redes sociais. Vale a pena monitorar o que estão falando da sua marca e entrar nessa conversa. Se alguém está com uma imagem negativa sobre a sua marca, descubra o que ocorreu e tente reverter o caso. Muitas vezes uma mensagem gentil, um telefonema e até um convite para conhecer a empresa ao vivo podem mudar a percepção. Outra ideia é prestigiar quem está falando bem, com ações de valorização. Convide os seus clientes para curtir a página e participar de promoções. Você pode fazer ações rápidas e com investimento mínimo nas redes sociais, para ampliar o seu relacionamento com as pessoas e levá-las a falar bem do seu negócio.

3- Comunidade digital: dê algo de valor para esse público, por meio das redes sociais. É uma das estratégias mais fortes para que falem bem da sua marca e também para atrair mais pessoas para a sua página. Pode ser um vídeo ou e-book ensinando a usar melhor o seu produto ou serviço, para aumentar a vida útil e evitar a manutenção, por exemplo. Pense no seu negócio e nos problemas que ele resolve e tente levar essas soluções e dicas, gratuitamente, para o maior número possível de pessoas. Talvez você já tenha ouvido falar sobre marketing de conteúdo ou no inbound marketing, que estão muito comentados no meio digital atualmente. O fundamento dessa estratégia é exatamente dar conteúdo de valor às pessoas, para ampliar a base de interessados, criar conexão e relacionamento com essas pessoas, gerar confiança e comentários positivos, além, claro, de atrair mais vendas. E não se esqueça que ter uma página bem cuidada, com posts todos os dias, nas principais redes sociais, é vital para qualquer negócio. O importante é começar agora, de onde você está! Não espere o amanhã. Desafie-se a fazer três ações por semana com esse objetivo, para os seus públicos, por mais simples que sejam.


INFORMATIVO DIGITAL OUTUBRO/2016 - Nº 022 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br O importante é fazer, não parar, e não esquecer de responder aos comentários das pessoas. Aproveite para medir o que funciona melhor e investir mais nesse caminho.

Mônica Lobenschuss: fundadora da franquia de mídias sociais Social Lounge.

O Parceiro - Outubro 2016  

O Parceiro - Outubro 2016

Advertisement