Page 1


INFORMATIVO DIGITAL DEZEMBRO/2015 - Nº 013 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Campanha Sorte Encantada Com o objetivo de presentear os consumidores que optam por comprar no comércio de Birigui, a Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) realiza a promoção “Sorte Encantada”, que sorteará um Onix 0 Km. Para concorrer, basta comprar nas lojas participantes da promoção - os estabelecimentos estão identificados por cartazes da campanha - preencher os cupons e depositá-los nas urnas devidamente identificadas. Indicamos aos consumidores que exijam seus cupons! Para os lojistas interessados em participar das campanhas e promoções realizadas pela Acib, basta entrar em contato pelo (18) 3649 4222.


INFORMATIVO DIGITAL DEZEMBRO/2015 - Nº 013 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Por que devo investir na qualificação dos meus funcionários? Cada contato do cliente com a empresa cria ou destrói valor para a marca. Os funcionários são os principais responsáveis por essa experiência. Ela é uma propagação daquilo que vivenciam. Por essa razão, se não estiverem preparados, as consequências podem ser desastrosas pelo mau atendimento, serviços e produtos realizados sem excelência, e que causam a repulsa do consumidor, reclamações e prejuízos. Na raiz desse problema está o despreparo de líderes e colaboradores. Por essa razão, a única maneira de a empresa assegurar que seus produtos e serviços cheguem ao cliente com excelência, e que seus funcionários se comportem apropriadamente, é por meio da qualificação deles. Em primeiro lugar, é importante o empreendedor compreender que nenhum treinamento para o funcionário é superior ao exemplo do líder. Ou seja, não adianta treiná-los em como ouvir os clientes, se o gerente não ouvir seus colaboradores. Portanto, para a empresa, tão importante quanto um conjunto de treinamentos, que preparem e atualizem os funcionários em suas atribuições técnicas, é ter ações que qualifiquem seus líderes continuamente. Além disso, não há treinamento que compense uma contratação malfeita. O empreendedor deve admitir pessoas que tenham competência não apenas para a tarefa atual, mas também para ser desenvolvidas e assumir responsabilidades futuras. Especialmente para se tornarem líderes no longo prazo.


INFORMATIVO DIGITAL DEZEMBRO/2015 - Nº 013 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

A principal maneira de uma empresa se destacar em mercados cada vez mais competitivos é ter pessoas bem qualificadas, que façam a diferença na hora de produzir e atender os clientes, com produtos e serviços de qualidade. Profissionais bem treinados e desenvolvidos por bons líderes são capazes de compreender o negócio da empresa e alertá-la sobre as oportunidades e os riscos que ocorrem a todo instante. O empreendedor deve ter consciência de que o maior risco que corre não é treinar seus profissionais e esses deixarem a empresa. Mas não os qualificar e eles ficarem.


INFORMATIVO DIGITAL DEZEMBRO/2015 - Nº 013 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

2 regras básicas para fazer críticas construtivas na empresa “Não sei por que ele ficou tão chateado, afinal eu fiz uma crítica construtiva!” Nossa intenção pode ser muito positiva ao darmos um feedback negativo a alguém, mas se ele for percebido como uma crítica, com certeza, não surtirá o efeito que gostaríamos. Importante lembrar que considerar a crítica como construtiva é prerrogativa de quem a recebe. Não basta ter uma boa intenção se a maneira de interagir com os outros não é condizente com o objetivo almejado na comunicação. Culturalmente, e por diversas razões, a maioria das pessoas tende a receber qualquer feedback negativo como uma crítica pessoal, dificultando assim um fluxo de informações produtivas durante um diálogo. Então, como fazer uma crítica a alguém, mesmo que necessária, com relação a um trabalho que está em desacordo com os padrões previamente definidos? Algumas regras básicas podem nos ajudar a ser mais bem-sucedidos nessa árdua e delicada tarefa. Primeira regra básica: critique o trabalho, nunca a pessoa. Mesmo sendo difícil separar esses dois aspectos, é necessário estar muito atento no uso adequado das palavras. Busque sempre o fato ocorrido, seja um erro em um relatório ou um comportamento indevido. As pessoas respondem à intenção da comunicação e não necessariamente ao que está sendo dito. Portanto, seja o mais claro e sincero possível. Evite criar dúvidas sobre o seu objetivo ao criticar uma ação.


INFORMATIVO DIGITAL DEZEMBRO/2015 - Nº 013 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Segunda regra de extrema importância: comece sempre uma conversa difícil com uma pergunta como “você percebeu que”, “você notou que”. Outra sugestão é iniciar dizendo: “percebo que você tem tido dificuldades no entendimento desse assunto. Minha percepção está correta? Como posso ajudar a mudar isso?” Dessa forma, igualamos nosso entendimento ao fato. Só assim, a comunicação começa a fluir, eliminando a barreira tão comum da autodefesa, que pode inibir a possibilidade da mudança que queremos promover. O foco mais importante ao avaliarmos alguém é que ele amplie a consciência sobre os fatos que geraram a crítica, caso contrário, não haverá aprendizado. Quando fazemos as perguntas certas, as pessoas sentemse mais confiantes e seguras durante a conversa, e, assim, podemos ajudá-las a não cometer os mesmos erros novamente. Onde há aprendizado há motivação. E onde há respeito há mudança de atitude e vontade de crescer a fim de desempenhar-se melhor. As avaliações de desempenho conduzidas pelos líderes nas organizações devem ser feitas de forma constante, com muita seriedade e empatia, com o nobre intuito de ajudar no desenvolvimento das carreiras dos liderados. Não podemos controlar o comportamento do outro, mas podemos dominar o nosso por meio de escolhas mais conscientes, propiciando feedbacks produtivos e motivadores. É muito fácil cair na armadilha do emocional e usar a crítica ao outro para despejar as nossas frustrações e nossos desconfortos com relação ao seu desempenho. Esquecemo-nos, porém, que o foco não está em nós, mas no outro e o manteremos motivado se formos percebidos como pessoas genuinamente interessadas em seu crescimento intelectual, emocional e espiritual. Só assim, a crítica poderá ser “construtiva”.


INFORMATIVO DIGITAL DEZEMBRO/2015 - Nº 013 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Birigui tem programação especial neste Natal A programação cultural para o Natal 2015 em Birigui está imperdível. Atrações para todos os gostos prometem encantar a população de nosso município. As luzes natalinas da praça Doutor Gama serão acesas no dia 8 de dezembro, após o desfile de aniversário da cidade, marcado para as 20h. No dia, haverá a chegada do Papai Noel, Mamãe Noel e os Duendes. A tradicional casa do “bom velhinho” poderá ser visitada pela população até o dia 23 de dezembro, das 19h30 às 23h. A casa foi decorada, em partes, com peças feitas com materiais recicláveis preparadas por artesãos da cidade, incluindo um presépio feito com EVA, os tapetes e manta da poltrona. DECORAÇÃO Os servidores da Secretaria de Cultura e Turismo, entre outras secretarias, estão trabalhando incansavelmente para deixar a cidade iluminada neste período natalino. A praça Doutor Gama recebeu também um presépio em tamanho real, arcos com estrelas nas entradas da praça, iluminação da concha acústica, além de outras surpresas que despertarão a magia do natal nos corações de crianças, jovens, adultos e idosos. APRESENTAÇÕES A partir da próxima quarta-feira (9) até o dia 23 deste mês, a concha acústica da praça Doutor Gama será palco de diversas apresentações de corais de grupos religiosos e de escola, orquestras, entre outras atrações artísticas. As apresentações terão início sempre às 20h. Toda a programação foi preparada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


INFORMATIVO DIGITAL DEZEMBRO/2015 - Nº 013 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Veja, abaixo, a programação do Natal Iluminado: 04/12: Folia & Folguedos – Semana Inclusiva – Praça Dr. Gama, 20h – (Sesc-Birigui). 05 a 07/12: 3ª Quermesse da Imaculada – Praça da Av. Gov. Pedro de Toledo, 19h30. 05/12: Evento Beneficente das Voluntárias de Combate ao Câncer (V.C.C.) – Parque do Povo – 17h às 22h. - Marcha pra Jesus, Praça Dr. Gama, 18h às 22h. - Bon Odori – Ginásio Mun. de Esportes - 19h30. 06/12: Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli, às 20h. 07 a 31/12: IV Exposição “Faces Históricas” – Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha”, 19h. 07/12: The Bigosty Show’s – Atividade Circense – Praça Dr. Gama, 20h – (Sesc-Birigui). 08/12: Missa da Padroeira, 9h – Igreja Matriz (Procissão saindo da Praça James Mellor). 08/12: Desfile do Aniversário da Cidade – Rua Barão do Rio Branco / Praça Dr. Gama, 20h – Chegada do Papai Noel e Acendimento das Luzes - “Natal Iluminado”. 09/12: Orquestra Filarmônica Maranatha – Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém – Praça Dr.Gama, 20h. 10/12: Diretoria de Ensino de Birigui – Corais de Natal “Cultura é Currículo”, Praça Dr. Gama, 20h. 11/12: Ministério “Suprema Cruz” – Praça Dr. Gama, 20h. 12/12: Audição da Escola Duarte Music, Praça Dr. Gama, 20h. 13/12: Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli, às 20h · Coral Ariane Bego, 21h, Praça Dr. Gama. 14/12: Grupo Samba de Crioulo, Praça Dr. Gama, 20h.


INFORMATIVO DIGITAL DEZEMBRO/2015 - Nº 013 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

15/12: Duo Tin Ton (Marcos Tinareli & Lino Tonsig). 16/12: Cantata “É pra sempre Natal” – Coral da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular em Birigui, Praça Dr. Gama, 20h. 17/12: Cantata “É Natal para sempre” – Coral Harmonia da 3ª Igreja Batista em Birigui, Praça Dr. Gama, 20h. 18/12: Sanfonias – Grupo de Chorinho, Praça Dr. Gama, 20h30 (SescBirigui). 19/12: Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ipiranga Corais e Orquestra – 70 anos, Praça Dr. Gama, 20h. 20/12: Folias de Natal - (Sesc-Birigui), Praça Dr. Gama, 20h. 21/12: Cantata “Graça” – Coral Novo Canto da 1ª Igreja Batista em Birigui, Praça Dr. Gama, 20h. 22/12: Banda Rota 6, Praça Dr. Gama, 20h. 23/12: Coral e Orquestra In Cantus, Praça Dr. Gama, 20h. 10/01/2016: Sorteio do Carro – ACIB, Praça Dr. Gama, 20h.


INFORMATIVO DIGITAL DEZEMBRO/2015 - Nº 013 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Balcão de Oportunidades promove facilidades para quem procura emprego O “Balcão de Oportunidades Birigui” foi desenvolvido por meio de parceria entra a Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) e Prefeitura de Birigui, por meio da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação). O programa tem como uma de suas principais vantagens a facilidade, tanto para as empresas quanto para quem procura oportunidades de trabalho e cursos disponíveis na cidade. A centralização de informações de vagas e currículos de trabalhadores permite rápida divulgação e preenchimento das vagas disponíveis. Quando é identificada a necessidade de melhoria da capacitação do trabalhador, ele é encaminhado para as oportunidades de treinamentos específicos com as entidades parceiras. Sobre o programa Os empregadores e interessados em vagas de emprego podem se cadastrar por meio do site www.balcaodeoportunidadesbirigui.com. Os cadastros dos currículos ficam ativos no portal por 30 dias, a partir da sua validação. Após esse período o cadastro continuará no sistema, necessitando ser reativado. Para isso, o interessado deve comparecer pessoalmente na Sedecti, com seus documentos pessoais, para garantir a segurança das informações. As seleções de candidatos serão de responsabilidade das empresas que disponibilizaram as vagas. O Balcão de Oportunidades não é uma agência de emprego, e sim um facilitador na interação entre candidatos e empregadores. Pode se cadastrar todos aqueles que tenham interesse em uma oportunidade de trabalho ou de negócio. A Sedecti fica na Rua Nilo Peçanha, 301, Centro. Telefone: (18) 3641 6270.

O Parceiro - Dezembro  
Advertisement