Page 1


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Fórum Acibility traz Caco Barcellos a Birigui Aconteceu na noite de 15 de julho a palestra com Caco Barcellos sobre “Profissões empreendedoras”, no Birigui Pérola Clube. Muito foi falado sobre os desafios da vida profissional a partir da ótica do jornalista cuja atuação profissional sempre foi marcada por intensos desafios. Ele contou sobre suas experiências como jornalista “de rua”, que em suma exigiram do profissional coragem para enfrentar os riscos decorrentes da profissão. Riscos que foram necessários enfrentar com rígida determinação para alcançar o sucesso onde encontra-se, como profissional destaque do meio jornalístico. Riscos enfrentados que, em administração, difere um “dono de empresa” de um “empreendedor”. Agradecemos a presença de todos e esperamos que tenham gostado e aprendido muito com esse evento. Confira depoimento de Rafael Zago, que participou da palestra. Antes de mais nada, gostaria de agradecer à Acib Birigui e ao amigo Maurício Pazian, na qualidade de presidente da mesma, por proporcionar à comunidade empresarial e simpatizantes tal oportunidade, que foi a palestra “Profissões Empreendedoras” com Caco Barcellos, renomado jornalista.


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Resolvi deixar aqui minhas considerações, afinal, além da música, que é hobby profissional e da fiscalização municipal, que é meu atual ofício, o que poucos sabem é que minha formação acadêmica é Administração de Empresas, o que me voltou atenção para o tema, tornando-o além de atrativo, agradável. Em primeiro lugar, o que o jornalista Caco Barcellos trouxe não foi uma simples palestra, mas um case profissional de sua trajetória na “Profissão Repórter”. Neste case ele contou sobre suas experiências como jornalista “de rua”, que em suma exigiram do profissional coragem para enfrentar os riscos decorrentes da profissão. Riscos que foram necessários enfrentar com rígida determinação para alcançar o sucesso onde encontra-se, como profissional destaque do meio jornalístico. Riscos enfrentados que, em administração, difere um “dono de empresa” de um “empreendedor”. Ter uma empresa é tão fácil quanto ser um jornalista. Para um, basta ter dinheiro. Para o outro, basta se formar. Agora, o que determinará o sucesso em ambas as situações é praticamente a mesma coisa: Até onde você iria para atingir o sucesso profissional? Até onde e até quais riscos assumiria? Caco Barcellos é hoje um nome referência do jornalismo porque assumiu os riscos inerentes de sua função. E você, onde quer chegar? E onde quer levar a sua empresa? Barcellos mostrou cenas onde sentiu-se com medo do que poderia acontecer, mas em nenhum momento inseguro de suas faculdades, afinal, ele precisava levar o conteúdo de forma legítima e imparcial para a tela dos brasileiros, mesmo que pudesse lhe custar, como em muitas ocasiões apresentadas, a própria vida. Ele tinha “vergonha na cara”. E os empresários de hoje? Será que também teriam a coragem de arriscar, neste cenário econômico e mercadológico que “dá medo”, apenas para levar um produto de qualidade com um preço justo para seus clientes? Barcellos, durante o case, foi questionado por um dos expectadores sobre “quando é que você vai falar de empreendedorismo?” Expectador que, imagino, mal deve saber o que significa empreender, ou esperava encontrar ali uma “receita de bolo” para o sucesso da gestão empresarial, caso contrário, teria notado que tudo ali remetia, figurativamente, à gestão empreendedora, porém dentro da profissão do repórter, até porque, desde o primeiro dia de divulgação da palestra todos sabíamos que quem estaria ali não era um “dono de empresa”, mas um jornalista, e muito empreendedor dentro de sua área, diga-se de


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

passagem. Articuladamente, presumo, Barcellos respondeu: “Seria muita soberba de minha parte subestimar todo o corpo de uma Associação Comercial e deste público, formado em sua maioria por Empresários, eu, um humilde repórter, querer vir até aqui ensinar empreendedorismo em gestão empresarial. Estou apenas mostrando algumas ferramentas de gestão jornalistica que utilizei durante minha carreira. Ferramentas que me trouxeram ao patamar profissional em que me encontro.” Barcellos mostrou o que muitos, às vezes, desconsideram: que nem sempre é o conhecimento adquirido em universidades que irá te conduzir ao topo, mas qualidades que, em algumas das vezes, para você, são insignificantes, mas que, em muitos casos, transformam a vida de pessoas. Traduzindo isso para gestão empresarial poderia dizer, via de regra, que atualmente as pessoas são “mercadologicamente manipuláveis” não mais simplesmente por preços baixos ou produtos de altas qualidades, mas pelo tratamento que recebem durante o processo de compra, ou resumindo, atendimento. E quanto mais este atendimento for personalizado, mais você cativa e fideliza seu cliente. E com certeza essas coisas você não aprende na escola, mas fará toda diferença na sua vida profissional. Sendo assim, Caco Barcellos demonstrou, no meu ponto de vista, o quanto sua profissão necessita tanto quanto qualquer outra de gestão empreendedora para alcançar o sucesso e levar o profissional ao topo no mercado de trabalho. Parabéns, Caco Barcellos, e parabéns mais uma vez à Associação Comercial e Industrial de Birigui pelo evento. Meu recado aos profissionais da gestão, empresários e demais interessados que estiveram presentes na palestra “Profissões Empreendedoras” do Fórum ACIBLITY é que, se puderem ao menos levar da noite de hoje um pouco da coragem e da determinação profissional de Caco Barcellos para dentro de suas empresas, com certeza alcançarão o sucesso tão desejado, afinal, isso é empreender. Conquiste. Lute. Persista. Mude. Planeje. Desenvolva. Inove. Invista. Arrisque. A competitividade move o mundo. Encare seus concorrentes. Vença os desafios. Tenha “vergonha na cara”.


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Acib promove palestra sobre coaching “Sorte existe para quem age” (Vanessa Tobias). Com esta frase, a psicóloga Marcela Koeke conduziu na noite de 29 de julho a palestra “O que é coaching”, realizada na Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui). A palestra integra o calendário de ações da Acibility, iniciativa da associação que visa oferecer aos gestores e colaboradores de empresas de Birigui oportunidades de acesso a conhecimentos que aprimorem sua atuação profissional. Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento. Durante a palestra, Marcela explicou as particularidades do processo do coaching que, segundo ela, é uma metodologia elaborada com validação científica, que visa desenvolver pessoas, times ou empresas por meio do estímulo das habilidades humanas. “O processo de coaching pode aumentar o nível dos resultados pessoais e empresariais, a partir do momento em que a pessoa que o recebe passa a se autoconhecer e explorar suas potencialidades”, explica a psicóloga. O processo tem como pressuposto a meta que a pessoa deseja alcançar. Para isso, o foco é fundamental. “O coaching faz a pessoa sair da zona de conforto e buscar ações para a conquista de seus objetivos”, salienta Marcela. De acordo com ela, o processo traz os seguintes benefícios: autoconhecimento, aumento da produtividade, conquista de objetivos, redução de conflitos, satisfação no trabalho, melhores relacionamentos, aumento da autoestima e autoconfiança. Ao final da palestram os participantes tiveram a oportunidade de participar da dinâmica “Roda da Vida”, uma das ferramentas do coaching que visa apresentar uma “fotografia” de como está a realidade atual da pessoa. Na sequência, puderam esclarecer dúvidas por meio de perguntas.


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br Para a gestora da Acib, Josiane Mendes, a boa participação mostra que as pessoas de Birigui estão cada vez mais buscando conhecimento. “É gratificante ver a casa cheia”, disse. Na sequência, apresentou o portal Atualize-se, que traz todas as inciativas da Acib com o foco de proporcionar oportunidades de capacitação.


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Conhecimento: Atualize-se já está no ar! Já está no ar o novo hotsite da Acib, o Atualize-se. O canal foi criado exclusivamente para divulgar a você as diversas oportunidades de obtenção de conhecimento oferecidas em Birigui. Afinal, não existe desenvolvimento sem conhecimento. Como o próprio nome expressa, a plataforma possibilita ao empresariado local ficar por dentro de tudo o que acontece na cidade em termos de capacitação profissional. Birigui é uma cidade empreendedora e, por isso, é necessário oferecer aos gestores e colaboradores possibilidades de aprimorarem sua atuação. Com isso, a cidade só tem a ganhar, visto que o acesso a novos conhecimentos aguça a criatividade e amplia a visão. A Acib, juntamente aos parceiros, apresenta uma vasta gama de cursos, palestras, workshops e capacitações, conduzidos por renomados profissionais e instituições. As áreas são diversas e atendem às demandas do empresariado local: Atendimento ao cliente, técnicas de vendas, Campanhas de marketing, Mídia Social, Técnicas de negociação, Planejamento comercial e muito mais. Tudo pode ser conferido na nova plataforma. Acesse atualize-se.com e mantenha-se atualizado.


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Oportunidade: Palestra orienta sobre a retenção de talentos A Acib traz para você mais uma oportunidade de obter conhecimentos. No dia 11 de agosto, a partir das 19h, acontece a palestra “Como criar e reter talentos”. Será na sede da Acib (Av. Governador Pedro de Toledo, 262 - Centro – Birigui-SP). O objetivo é sensibilizar o empresários quanto a necessidade de formar e manter uma equipe comprometida com a empresa, por meio de ferramentas capazes de estimular os colaboradores para o desenvolvimento do trabalho. A palestra é promovida pelo PAE Birigui (Posto Sebrae-SP de Atendimento ao Empreendedor). As vagas são limitadas! Garanta já a sua. Informações e inscrições: (18) 3641 5053 Gratuito.


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Ciesp promove Encontro itinerante de negócios Quer ter a oportunidade de divulgar a sua empresa e ampliar seu rol de oportunidades? Participe do Encontro Itinerante de negócios. Será no dia 24 de agosto, a partir das 19h, no Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui). A participação é gratuita, cabendo ao interessado confirmar presença por meio do telefone (18) 3117 6681 ou e-mail ciespata@terra.com.br. A realização é de nosso parceiro Ciesp Alta Noroeste. O evento tem o objetivo de promover o estreitamento de relações entre empresários de diversos segmentos da cidade, a fim de ampliar o networking e gerar possibilidades de negócios entre fabricantes e fornecedores.


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Dia dos pais deve injetar R$3,8 bilhões no comércio O Dia dos Pais, em 9 de agosto, deverá representar uma injeção de receita de R$ 3,8 bilhões no comércio brasileiro, segundo Pesquisa Nacional sobre Intenção de Compra para o Dia dos Pais da Fecomércio RJ/Ipsos. O valor médio do presente ficará em torno de R$82, representando alta de 9% em relação a 2014. Neste ano, 32% dos brasileiros pretendem presentear alguém na data. A parcela ficou relativamente estável em relação a 2014, quando o percentual era de 31%. “No atual cenário de desemprego elevado, associado à atmosfera de incerteza e de um consumidor cada vez mais retraído ao consumo, o Dia dos Pais ganha ainda mais importância no comércio. As datas comemorativas são uma oportunidade para o empresário fidelizar clientes, que estão cada vez mais seletivos e, com isso, amenizar os efeitos da desaceleração econômica”, afirma a gerente de Pesquisa da Fecomércio RJ, Juliana Campos. Roupas seguem na preferência dos consumidores que vão presentear os pais, com 41% das intenções de compra. Na sequência aparecem perfumes e cosméticos (13%) e calçados e acessórios (9%). A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, entre os dias 14 e 30 de junho e contou com a opinião de 1200 consumidores em 70 municípios brasileiros. FONTE: Portal Empreendedor


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Brasil comemora marca de 5 milhões de MEIs Em seis anos, 5 milhões de brasileiros que trabalham por conta própria passaram a ser formalizados como Microempreendedores Individuais (MEIs) e a contar com a segurança do Estado, além de ter acesso a direitos previdenciários. O MEI é um programa de formalização e inclusão produtiva e previdenciária que atende a pequenos empreendedores de forma simplificada, descomplicada e com redução de carga tributária. Para o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, a importância da ampla formalização de cinco milhões de MEIs mostra que é preciso criar sempre mecanismos atrativos para que as pessoas saiam da informalidade. “Quando levamos a ideia do projeto para o presidente Lula, em 2003, falávamos em dar cidadania a mais de 10 milhões de trabalhadores informais. Em seis anos de trabalho, chegamos aos 5 milhões e vamos formalizar o restante nos próximos cinco anos”. O MEI se consolidou como ponto de partida e alternativa para todo brasileiro que tem o sonho de trabalhar por conta própria. E os dados mostram isso. Em julho de 2009, procuraram a formalização 1.256 pessoas. Em 2011, o MEI rompeu a marca de um milhão de pessoas – foram 1,6 milhão de formalizações alcançadas. Em 2012, com o aumento do limite de faturamento, de R$ 36 mil para os R$ 60 mil anuais, o modelo tomou corpo para chegar à marca de 5 milhões de formalizados. Outra iniciativa importante para que o MEI alavancasse partiu da presidenta Dilma Rousseff, quando assumiu a responsabilidade de redução de 11% para 5% dos encargos previdenciários a serem pagos.


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

“O MEI é a maior prova de que no Brasil podemos trabalhar com agenda positiva suprapartidária, investindo em benefícios diretos ao cidadão e em políticas públicas eficientes, capazes de gerar renda e emprego em nossa sociedade”, destaca o ministro. Formalizados: uma população inteira O ministro Guilherme Afif destaca também que o MEI é o maior programa de inclusão econômica e social da atualidade. “Conseguimos formalizar uma população equivalente a uma vez e meia a do Uruguai ou à população inteira da Dinamarca, Eslováquia, Finlândia, Noruega, Cingapura ou Irlanda. Isso mostra a força do MEI e o poder transformador da inclusão e da qualificação”. Para o ministro, além de porta de entrada, o MEI é um incentivo para que empreendedores tenham condições de crescer. “O MEI sonha tornar-se microempresa; a microempresa quer ser pequena; e a pequena deseja ser grande. E os dados mostram que 150 mil MEIs já se transformaram em microempresas e podem alçar voos maiores para continuar crescendo”. Além disso, cerca de 500 mil pessoas cadastradas no Bolsa Família fizeram do MEI a alternativa para buscar o seu sustento. A maior parte destes MEIs do Bolsa Família procuraram o Pronatec para melhorar suas condições e para dar mais eficiência a seus negócios. Mais conquistas Algumas conquistas também foram garantidas aos MEIs com a aprovação da lei 147/14, que promoveu a revisão de 81 pontos do Simples Nacional, como a garantia de que o uso do endereço residencial do MEI não acarretará em aumento de IPTU, luz e água. Além disso, a lei resolveu um problema histórico, possibilitando que pessoas que residem em áreas sem regularização fundiária e imobiliária consigam se regularizar como MEIs. “Esse foi um passo muito importante, que deu oportunidade para que a formalização e o empreendedorismo florescessem dentro das comunidades e favelas de nosso País. Acreditamos que essas pessoas serão rapidamente formalizadas, gerando emprego e renda em seus espaços coletivos”, destaca o ministro.


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Estatísticas Dados do Portal do Empreendedor mostram o perfil do MEI. Em relação ao gênero, os números mostram relativa igualdade: 52% dos formalizados são homens e 48%, mulheres. Mas nos estados de Alagoas e Ceará as mulheres representam 51% dos MEIs. A maioria dos formalizados está concentrada em três faixas etárias: 31 a 40 anos (32,8%), 41 a 50 anos (24%) e 21 a 30 anos (23,5%). Os demais estão: abaixo de 21 (1,2%), 51 a 60 (14%), 61 a 70 (3,8%) e acima de 70 (0,7%). O setor de serviços lidera o número de MEIs, com 42,12% do total. O comércio também se destaca nas formalizações com 36,6%, seguido pela indústria (11,6%), construção (9,44%) e agropecuária (0,08%). Entre as atividades, destacam-se profissionais de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, com 10,5%, cabelereiros (7,55%) e trabalhadores da construção civil (4%). A maioria dos MEIs trabalha em estabelecimentos fixos (70,2%) e com sistema porta a porta (32,4%). As transações pela internet somam 11,9% dos MEIs. A região Sudeste apresenta o maior número de MEIs, com 50,6% do total, seguida pelo Nordeste, com 19,9%. Em terceiro lugar está a região Sul, com 14,8%, na frente da Centro-Oeste (9%) e Norte, com 5,7% das formalizações. Entre os estados, São Paulo aparece com o maior número de MEIs, com aproximadamente 1,3 milhão de formalizados (25,14%) do total seguido por Rio de Janeiro, com 603 mil (11,91%), e Minas Gerais, com mais 550 mil (10,9%). Quem pode ser MEI Todo cidadão que exerça alguma das quase 500 atividades relacionadas nas resoluções do Comitê Gestor do Simples Nacional pode ser MEI, desde que seu faturamento anual não ultrapasse R$ 60 mil. Para saber quais são as atividades permitidas e se inscrever, o microempreendedor interessado deve acessar o Portal do Empreendedor (http:// www.portaldoempreendedor.gov.br/) e clicar no campo Formalize-se, sem a necessidade de apresentar documentos.


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Os inscritos no programa fazem parte do Simples Nacional, programa de recolhimento simplificado de impostos. A diferença é que os microempreendedores pagam um valor fixo por mês, R$ 40,40 (comércio e indústria), R$ 44,40 (prestação de serviços) ou R$ 45,40 (prestação de serviços, comércio e indústria). O MEI não paga imposto ao Governo Federal. Paga apenas valores reduzidos para o município (R$5,00 de ISS), se prestar serviços, e para o estado (R$1,00 de ICMS), se atuar no comércio e/ou indústria. Também paga 5% do salário mínimo ao INSS (R$39,40), para garantir benefícios previdenciários. Mais informações sobre o MEI, o interessado deve ligar no serviço de atendimento 0800-570-0800. FONTE: Portal do Empreendedor


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Birigui recebe Loja Modelo Itinerante Nos dias 6, 7 e 8 de julho a Carreta da Loja Modelo Itinerante do Sebrae-SP esteve em Birigui, com o objetivo de ensinar os lojistas a organizar e deixar o ponto de vendas mais atraente, por meio da disposição de roupas e acessórios, organização de produtos e iluminação especial para valorizar as mercadorias. Além disso, a loja modelo apresentou novidades para a segurança e tecnologias ao alcance dos pequenos negócios. Palestras para o varejo Além da visita guiada pelos especialistas do Sebrae-SP, Birigui também recebeu uma programação especial de palestras. Foram trabalhados os seguintes temas: “Lidando com a inadimplência”; “Tendências e o futuro do comércio”; “Loja organizada vende mais e melhor”. As atividades foram realizadas em parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Acib.


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Atualize-se: Próximas oportunidades de capacitação O Atualize-se oferece diversas oportunidades de capacitação. Inclusive temos oportunidades de cursos online. Acesse atualize-se.com e fique por dentro! Confira os próximos cursos: Técnicas de negociação – curso online Entenda, de modo simples e objetivo, as principais técnicas utilizadas nas negociações a serem colocadas em prática no seu dia a dia profissional. Principais temas: • Definindo Negociações • Relação Ganha X Ganha • Características de um Negociador • Tipos de Negociador • Objeções e Negociações Mais informações: http://treinamentosacib.clickmob.com.br Técnicas de Vendas – curso online Veja o passo a passo para o sucesso do vendedor com o curso sobre as principais técnicas de venda que você pode utilizar. Mais informações: http://treinamentosacib.clickmob.com.br Palestra: Como criar e reter talentos


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

O Atualize-se oferece diversas oportunidades de capacitação. Inclusive temos oportunidades de cursos online. Acesse atualize-se.com e fique por dentro! Confira os próximos cursos: Técnicas de negociação – curso online Entenda, de modo simples e objetivo, as principais técnicas utilizadas nas negociações a serem colocadas em prática no seu dia a dia profissional. Principais temas: • Definindo Negociações • Relação Ganha X Ganha • Características de um Negociador • Tipos de Negociador • Objeções e Negociações Mais informações: http://treinamentosacib.clickmob.com.br Técnicas de Vendas – curso online Veja o passo a passo para o sucesso do vendedor com o curso sobre as principais técnicas de venda que você pode utilizar. Principais temas: • O que é vender? • Como Vender? • Necessidade vs. Desejo • Vantagens vs. Custos • Etapas de uma Venda Mais informações: http://treinamentosacib.clickmob.com.br Atendimento ao Cliente - curso online Receba orientações sobre o que o cliente espera em um atendimento e os detalhes do dia a dia que vão fazer do seu atendimento um diferencial de mercado.


INFORMATIVO DIGITAL AGOSTO/2015 - Nº 009 BIRIGUI/SP - www.acibirigui.com.br

Principais temas: • Fatores Comerciais • A importância do Atendimento • Qualidade no Atendimento • Merchandisinge a sua aplicação • Organização do ambiente de trabalho Mais informações: http://treinamentosacib.clickmob.com.br Palestra: Como criar e reter talentos A palestra tem como objetivo sensibilizar o empresário para a necessidade de formar e manter uma equipe comprometida com a empresa, mostrar ferramentas que estimulam os colaboradores para o desenvolvimento do trabalho. Vagas limitadas. Data: 11/08/2015 Horário: 19:00 Local: ACIB - Associação Comercial e Industrial de Birigui - Av. Governador Pedro de Toledo, 262 - Centro Valor: Gratuito Mais informações: (18) 3641-5053

O Parceiro - Agosto/2015  

O Parceiro - Agosto/2015. Criação: Dls/ Comunicação.

Advertisement