Issuu on Google+

N O V O I N F O R M AT I V O

Edição número 1 | Distribuição Gratuita | Timóteo/MG - Agosto de 2013

ACIATI-CDL ELEGEM OS EMPRESÁRIOS DO

ANO E DESTAQUE DE TIMÓTEO

Walter Sousa Matos - Perfil Telhas Empresário do Ano

página 4

Luís Carlos de Paiva - Depósito União Empresário Destaque.

página 5

Abre Aspas

Notícias

Sustentabilidade

VOCÊ PREFERE UMA MARCA BONITA OU QUE TENHA CONTEÚDO?

BR 381 - FUNIL DA ECONOMIA DO VALE DO AÇO

MUDE SEUS HÁBITOS

Assim como a relação entre pessoas, o conteúdo é a base para construir relações duradouras e fortes entre as empresas e seus clientes.

ACIATI-CDL apoiam o Movimento Nova 381 que luta pela duplicação da estrada.

Educação ambiental é a principal matéria prima para a preservação do meio ambiente.

página 2

página 6

página 6

página página 63 Marta Auxiliadora Silva

Gerson Bomfim

José de Assis Pinto

Maria José Lopes


Abre Aspas

Editorial Refletistes alguma vez sobre a razão da nossa existência? Existem peças fundamentais que sem elas não existiríamos. Agosto é reservado há alguém muito especial que nos dá ou que nos deu toda a estrutura para caminharmos na estrada da vida. Pai é a nossa reserva de segurança e referência e por ele edificamos nossos projetos e buscamos a realização dos nossos sonhos. Por falar em sonhos, atualmente estamos lutando por um grande sonho. Todos sabem que o nosso oxigênio passa pela BR 381, mas em contrapartida ao progresso, a estrada nos tira muitas vidas. O nosso sonho e o nosso jargão é sem contestações a duplicação dessa estrada. Por ser o principal meio de ligação a outros centros, esta obra é de extrema necessidade, pois viabilizará o escoamento de nossa produção, bem como também o recebimento de matéria-prima. Sem isso, estaremos caminhando no sentido inverso do desenvolvimento. O pontapé inicial já foi dado. Agora é marcharmos juntos para que finalmente, com o apoio de todos e das autoridades competentes, o sonho se realize. Antônio Teixeira Neto Presidente da ACIATI-CDL

VOCÊ PREFERE UMA MARCA BONITA OU QUE TENHA CONTEÚDO? Assim como a relação entre pessoas, o conteúdo é a base para construir relações duradouras e fortes entre as empresas e seus clientes. A afinidade é um dos elementos mais relevantes na relação entre as pessoas. Isso é fato. O meio social é uma seleção natural das características e escolhas de cada um. Pare e perceba suas amizades. Você escolhe aqueles que têm mais conteúdo em comum com você ou que são mais bonitos? Parou. Pensou?? A relação entre marcas e clientes não é diferente. A marca deve explorar seus conteúdos para transmitir seus atributos, personalidade, benefícios, cultura e valores. Dentro dessa premissa entra o Marketing de Conteúdo, que é mais do que simplesmente vender a qualquer custo. Contar histórias, dar dicas e apresentar soluções humanizam as marcas e as diferenciam de seus concorrentes. É uma estratégia que fortalece cada vez mais os clientes dentro do negócio, encantando e criando valor para as marcas. O Marketing de Conteúdo cria uma relação de confiança ao estender a mão e chamar o cliente para uma conversa. Essa estratégia ganhou força com as mídias digitais, mas um dos seus sucessos é resultar no primeiro e mais tradicional tipo de propaganda da humanidade: o boca-a-boca (lê-se também compartilhamento). Afinal de contas, nenhuma ação de marketing substitui o falar bem de um cliente.

Alexandre Alves

Diretoria Executiva Presidente - Antônio Teixeira Neto Vice-Presidente - Flávio Gonçalves Leal 1º Tesoureiro - Adelmo Figueiredo de Menezes 1ª Secretária - Idelzita Maria Oliveira Schneider 2ª Secretária - Anete Bragança Conselho Fiscal 1º Titular - Jader Castro Pereira 2º Titular - José Fábio de Freitas Campos 3ª Titular - José Benedito da Silva 1º Suplente - João Galvão 2º Suplente - Célio Edson Alves Azevedo Júnior 3º Suplente - Carlos Magno Ferreira Cordeiro

Diretores Conselheiros Dir. Promoções e Eventos - Sônia Márcia Andrade Dir. Promoções e Eventos - Natália Castro Dir. Promoções e Eventos - Diego Costa Dir. Relações Industriais - Luiz Otávio Torres Procópio Dir. Relações Industriais - Rosélio de Miranda Dir. Administrativo Financeiro - Délio Geraldo Bicalho Dir. Relações Sociais e Comunicação - Alexandre M. Alves Dir. Assuntos Públicos e Municipais - Hiler Felix da Silva Dir. Assuntos Jurídicos - Maicon Paulo Silveira Reis Dir. Comercial - José de Assis Pinto Filho Dir. Recursos Humanos - Elias Rodrigues Contão Dir. Serviços Internos e Tecnologia - José Oleni Gonçalves

Tiragem: .1.500 exemplares

Expediente

Diretoria

Diretor da Agência Ello Comunicação Integrada Diretor de Comunicação da ACIATI-CDL

Projeto Gráfico, Redação e Fotos: .Ello Comunicação Integrada Impressão: .Unigraf - PSG Aciati-CDL aciaticdl

Sede: Rua 31 de Março, 205, Centro, Timóteo/MG. Telefone: (31) 3849.9898 aciati@aciati.com.br | gerencia@aciati.com.br

Transformando espaços comuns em ambientes agradáveis e sofisticados

2

Agosto 2013 ACIATI-CDL

Acesse o novo portal da ACIATI-CDL: www.aciati.com.br

Ipatinga - Cidade Nobre - 31 3822-2246 Timóteo - Funcionários - 31 3848-1242 Alegre - 31 3848-7171


Tá na Rede CURSO | ACIATI-CDL Lanchonete Tia Marta

Salgadinhos e bolos recheados de dedicação, coragem e fé

D Marta Auxiliadora Silva

Oratória

Como falar em público

urante 2 horas de entrevista ela atendeu ao telefone, serviu café e pão de queijo, pediu para fazer mais pastel, conversou com a contabilidade e organizou sua vitrine de bolos. (...)

Germil Usinagem

Uma pitada de muita dedicação

A

Gerson Bomfim

carreira de Gerson Bomfim sempre teve uma pitada extra de dedicação. Antes de ser um empresário, toda sua vida profissional havia sido construída dentro de apenas uma empresa. Ele entrou na Acesita aos 17 anos como (...) Molduras e Artes

José de Assis Pinto

19 a 22 de Agosto Horário: 19h às 21h30 Local: ACIATI-CDL Investimento: R$80,00 sócios e estudantes R$120,00 para não associados

O reflexo da dedicação

Ticket de Treinamento Sicoob

M

Instrutor: Makáliston Brito

eu trabalho é deixar o que é belo, ainda mais belo. Esta é a função de uma moldura”, declara José de Assis Pinto Filho, mais conhecido como Zequinha, proprietário da loja Molduras e Artes. (...)

Confira a programação completa em nosso site: www.aciati.com.br/capacitacao Informações e inscrições na ACIATI – CDL :3849-9898.

Simplesmente Maria

A pioneira dos estúdios de beleza

S Maria José Lopes

ão 46 anos destinados a cuidar da beleza dos seus clientes. Já passaram, aproximadamente, 168 mil cabelos em suas mãos, entre cortes, luzes, alisamentos, escovas... Etc. Há 35 anos, ela inaugurou o primeiro Maison de Timóteo (...)

FIQUE LIGADO!

CONVENÇÃO COLETIVA

Confira no site da ACIATI – CDL a Convenção Coletiva de Trabalho e as compensações das datas: Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Acesse:www.aciati.com.br

Leia essas histórias completas em: www.aciati.com.br

Acesse o novo portal da ACIATI-CDL: www.aciati.com.br

Agosto 2013 ACIATI-CDL

3


Empresário do Ano

Perfil

EMPREENDEDOR

Sempre procuro estar à frente da concorrência, pois em um mercado cada vez mais competitivo, agregar valor ao nosso produto é essencial. Agradeço a ACIATI-CDL pelo reconhecimento

Atualmente: Com apenas 39 anos, Walter já possui uma empresa com 70 funcionários e três sedes em duas cidades diferentes: Manhuaçu (ponto de venda) e Timóteo (escritórios, ponto de venda, fábrica e depósito). Aqui, cidade natal de Walter, estão os dois setores mais estratégicos da empresa. A matriz, localizada em Timóteo no Núcleo Industrial na BR-381, concentra toda parte gerencial da Perfil Telhas, além de ser o principal PDV. O novo galpão, inaugurado no ano passado, no bairro Cachoeira do Vale, é o mais novo e maior investimento já feito pela companhia. Em seus 9 mil m² estão a fábrica de telhas, depósito de estruturas metálicas e um complexo de escritórios que suportará toda a administração da Perfil.

O Começo de Tudo: Mas tudo isso começou em 1999, quando Walter e sua esposa Michele decidiram comprar a Perfil Telhas. Apenas os dois trabalhavam na loja de 300 m² em Coronel Fabriciano. Faziam absolutamente de tudo. Enquanto Michele ficava na loja como vendedora, também pegava pesado ajudando a fazer os carregamentos de cargas. Walter vendia, comprava e entregava as telhas. O trabalho árduo prosperou e todo sacrifício dos dois valeu muito a pena. Em 2004, a empresa mudou-se para um espaço de 1000 m² em Timóteo, e já tinha 20 empregados e três caminhões. Desde então, diante de tanta dedicação e empenho dos colaboradores, o crescimento aconteceu naturalmente.

Walter Sousa Matos Idade: 39 anos Empresa: Perfil Telhas Sede: Núcleo Industrial - Timóteo Ramo de atuação: empresa especializada na fabricação de telhas galvanizadas, calhas, rufos, além da venda de estruturas metálicas de ferro, aço e produtos de serralheria.

Parece complicado, mas a Ello simplifica.

Alameda 31 de Outubro | nº 02 | Sls. 202 e 203 Ed. Alameda | Centro | Timóteo | 31 3849-3593

Sua empresa vai conquistar mais espaço na internet e redes sociais.

www.ellocomunicacao.com.br

4

Agosto 2013 ACIATI-CDL

Acesse o novo portal da ACIATI-CDL: www.aciati.com.br


Empresário Destaque Tenho uma família muito dedicada. Como somos uma empresa familiar, esta dedicação reflete diretamente nos negócios. Este prêmio não é só meu, é nosso.

A União

FAZ A FORÇA Carro Chefe:

Logo que nossa equipe de reportagem entrou no Depósito União, Luiz, sem os conhecer, os abordou como se fossem clientes, com bastante simpatia e uma voz mansa. “Estão precisando de algo? Podem ficar à vontade”, disse. Poucos minutos depois, na entrevista, ficou evidente que o atendimento e a preocupação com o cliente é o carro chefe da empresa. Visão de negócio herdada desde a época em que este empresário era açougueiro e caminhoneiro. A estratégia deu mais do que certo. Hoje, junto de sua esposa e filhos, administram, além do Depósito União, outras duas empresas: Madeireira União e MP Transportes.

Negócio em família:

Luiz Carlos de Paiva Idade: 53 anos Empresa: Depósito União Sede: Nossa Senhora das Graças - Timóteo Ramo de atuação: empresa especializada em materiais de construção da base ao acabamento, como cimento, ferragens, madeiras, tintas, metais, chuveiros, ferramentas entre muitos outros.

Poucas organizações conseguem garantir tanta unidade, lealdade e dedicação dos gestores e colaboradores quanto as empresas familiares. O Depósito União é uma empresa familiar, e carrega consigo todas essas qualidades em seu modelo de negócio. O resultado fez a família crescer. Na abertura da empresa, em 1994, eram apenas Luiz, a esposa Josélia e dois empregados. “Quando começamos, eu tive que pegar material de construção emprestado do meu irmão para abrir o depósito. Além disso, tive que colocar caixas vazias nas prateleiras para dar volume na loja”, relembra Luiz. Hoje, todo o Grupo União já possui 54 colaboradores. Mesmo com a expansão dos negócios, o atendimento continua muito acolhedor. Todos estão sempre preparados para satisfazer o cliente e apresentar a melhor solução entre os mais de 3 mil produtos da loja.

Acesse o novo portal da ACIATI-CDL: www.aciati.com.br

Agosto 2013 ACIATI-CDL

5


Notícias

BR 381 - FUNIL DA ECONOMIA DO VALE DO AÇO ACIATI-CDL apoiam o Movimento Nova 381 que luta pela duplicação da estrada.

O

Vale do Aço está localizado em uma das regiões mais estratégicas do Brasil, às margens da BR-381, rodovia que é o principal corredor de passagem entre o estado de São Paulo e o nordeste brasileiro. Posição privilegiada em termos comerciais, mas que não adianta absolutamente nada devido às condições precárias das principais vias de acesso da região. “ Estamos com as portas fechadas. Sem a duplicação da 381 estaremos caminhando no sentido inverso do desenvolvimento. Uma logística de baixo custo é fundamental

para sermos competitivos”, ressalta Antônio Teixeira, Presidente da ACIATI-CDL. Para tentar resolver essa situação alarmante, o setor empresarial de Minas Gerais criou o Movimento Nova 381. A ACIATI-CDL faz parte desta iniciativa, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sócio-econômico do estado a partir da duplicação da BR-381. Por meio do site www.nova381.org.br você apoia e monitora as obras da estrada até sua conclusão. Atualmente, a duplicação está em processo licitatório.

Sustentabilidade

MUDE SEUS HÁBIT

S

Educação ambiental é a principal matéria-prima para a preservação do meio ambiente. 1. Compre papel reciclado. Imprima somente o necessário. Se for preciso, imprima dos dois lados. De acordo com Prefeitura de Timóteo, atualmente, a cidade produz cerca de 1.150 toneladas de lixo por mês, sendo que 350 t são de materiais recicláveis, mas o município recicla apenas entre 25 t e 27 t deste montante. Ou seja, mensalmente a cidade joga 320 t de dinheiro fora. Aqui, vão oito dicas para você aplicar no seu lar e ambiente de trabalho para amenizar essa situação e contribuir com a preservação do meio ambiente.

2. Recicle seu lixo eletrônico. 3. Certifique-se de que sua casa e seu escritório estão equipados com lixeiras de reciclagem para papel, plástico, metal e vidro. Lembre-se, cada um é responsável pelo seu lixo. 4. Recicle toner e cartuchos de tinta vazios. 5. Recicle jornais velhos que estejam pelo escritório. 6. Procure por opções recicladas em todos os produtos que você compra. Não é apenas o papel que pode ser reciclado. 7. Utilize baterias recarregáveis. 8. Reutilize seu copo de café e água.

6

Agosto 2013 ACIATI-CDL

Acesse o novo portal da ACIATI-CDL: www.aciati.com.br


Seguro Residencial O Seguro Residencial é a proteção completa para sua casa, seja imóvel próprio ou alugado. Garantimos assistência 24 horas com diversos serviços especializados.

benefícios Revisão na Instalação Elétrica • Revisão Hidráulica • Lubrificação de dobradiças e fechaduras • Substituição de Telhas • Limpeza de Caixa d’água • Limpeza de Calhas • Caça - vazamentos •

Centro e Limoeiro

Vale do Aço

(31) 3848 7104 / 3847 6037 - www.sicoobvaledoaco.com.br



Revista agosto