Page 1

140 JANTAR DO EMPRESÁRIO E POSSE DA NOVA DIRETORIA

SAIBA COMO FUNCIONA A ESCOLA DE NEGÓCIOS

OS BENEFÍCIOS DA ACIA PARA POTENCIALIZAR AS EMPRESAS DE AMERICANA

ACIA NEWS

1


ACIA - O LUGAR ONDE OS NEGÓCIOS ACONTECEM Contatos, treinamentos, orientações, fomento de novos negócios e prestação de serviços. Todos são termos que podemos designar à ACIA, a Casa do Empresário. Somos uma entidade sem fins lucrativos que atua em prol do desenvolvimento da classe empresarial de Americana – comércio, indústria e prestação de serviços. Desde a fundação, em 1961, temos a missão de ser uma extensão das empresas, desenvolvendo inúmeras ações que contribuem com os 2.200 associados para que estejam sempre à frente no mercado.

O pioneirismo da ACIA inclui oportunidades setoriais e amparo aos empreendedores tão importantes em tempos de crise. O associado possui serviços bancários com taxas diferenciadas através da cooperativa Sicoob-Acicred, tem acesso rápido a consultas de proteção ao crédito, recuperação de dívidas, consultorias, convênios com descontos atrativos em serviços de saúde e educação.

Prezamos sempre por inovação e soluções que vão trazer as melhores alternativas ao empresariado americanense. Comerciantes, industriais, MEIs (microempreendedores individuais) e prestadores de serviço que ainda não fazem parte da associação, estamos prontos para recebê-los com serviços que atendem às necessidades empresariais. Conte com nossa expertise.

A ACIA conta com uma equipe capacitada de, aproximadamente, 30 colaboradores para atender os sócios e uma diretoria composta por mais de 100 empresários, que trabalham voluntariamente dando suporte às iniciativas que são referência para as demais associações comerciais.

ACIA NEWS EXPEDIENTE Tiragem: 10.000 exemplares Esta é uma publicação da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) com distribuição gratuita. Jornalista responsável: Kesi Adria (MTB 25.988) imprensa@acia.com.br; Fotos: Acervo ACIA; Diagramação: MarkCom; Impressão: Gráfica Paineiras; Política de Qualidade: representar a classe empresarial de forma proativa, promovendo a melhoria contínua da prestação de nossos serviços por meio do sistema de gestão de qualidade.

CONTATO Rua Primo Picoli, 232, Centro de Americana www.acia.com.br Linha de apoio ao associado: 19 3471-3880

Marcenaria Sob Medida saojoaomoveis São João Móveis

MÓVEIS DE ALTO PADRÃO Viver bem é fundamental 2

ACIA NEWS

(19) 99312-9482 Andreina Bruno (19) 97121-3001 Douglas Bruno


RELACIONAMENTO QUE FAZ A DIFERENÇA A ACIA é a Casa do Empresário. Semanalmente, centenas de profissionais circulam pela associação participando das atividades que fomentam o empreendedorismo. O networking empresarial é uma ferramenta essencial para quem deseja ter novos contatos, aumentar a visibilidade e enxergar possibilidades para crescer. Dá uma olhada:

Eventos setoriais: A ACIA possui departamentos que mobilizam profissionais para troca de experiências e ampliação da rede de contatos com clientes e fornecedores. No decorrer do ano acontecem palestras, happy hour e reuniões temáticas. Os departamentos são: • DME (Departamento de Mulheres Empreendedoras) • DEFIT (Departamento Fitness) • DM (Departamento de Marmorarias) • DEPS (Departamento de Empresas Prestadoras de Serviço) • DERH (Departamento de Empresas de Recursos Humanos) • DIAC (Departamento de Imobiliárias e Administradora de Condomínios)

Networking para Mulheres Empreendedoras:

de empresas prestadoras de serviço

O empreendedorismo feminino

empresas de médio e grande porte.

está em alta e queremos ressaltar

Na dinâmica, todos os participantes

os negócios e estimular essa pauta

têm a oportunidade de se apresentar

em Americana.

e oferecer suas especialidades.

Jantar do Empresário: Um importante evento de

RNE – Rede de Negócios Empresariais:

confraternização empresarial

Desde 2017, a ACIA recebe

que acontece há 14 anos,

semanalmente dezenas

com atrações especiais, menu

de empresários para reuniões

inédito e descontração ao

de networking. Eles participam

estreitar ainda mais os laços

da RNE que atingiu, no primeiro

do empresariado americanense.

semestre, a marca de R$ 36,9 milhões

com departamento de compras das

de negócios concretizados.

Rodada de Negócios:

Ao todo, 90 empresas associadas

Evento realizado pela ACIA, há 15

integram os grupos Sucesso,

anos, fortalece relações comerciais

Pioneiros, Triunfo e Exclusive.

ACIA NEWS

3


DE PORTAS ABERTAS PARA SOLUÇÕES E OPORTUNIDADES Pensando sempre no crescimento das empresas de Americana, a ACIA disponibiliza as mais variadas soluções para ajudar o empresário. Atualmente, mais de 2200 associados contam com os benefícios da ACIA.

SOLUÇÕES LEGAIS Exigências Legais: Uma grande segurança para o empresário é manter-se informado sobre mudanças e exigências da legislação. A ACIA fornece gratuitamente orientações aos associados. Marcas e Patentes: A ACIA conta com parcerias de empresas reconhecidas no mercado para facilitar o processo de registro de marcas e patentes. Certificado Digital: Precisa comercializar e validar o Certificado Digital da sua empresa? A ACIA tem um ponto de atendimento exclusivo em sua sede.

SOLUÇÕES FINANCEIRAS

SOLUÇÕES DE CRÉDITO: CRC E SCPC Por meio da Central de Recuperação de Crédito (CRC), efetuamos as cobranças de maneira profissional e amigável, recuperando suas dívidas e fortalecendo a imagem da sua empresa. Os benefícios desse serviço são: • Recuperação de capital • Evita processos judiciais

4

ACIA NEWS

• Evita dores de cabeça • Assegura a imagem da sua empresa Já no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), é possível fazer consultas de CPF e/ou CNPJ e damos total apoio para mais segurança nas vendas a prazo. Os benefícios desse serviço são: • Redução da inadimplência • Aumento do faturamento • Segurança nas vendas • Mais informações sobre o seu cliente

Nossa parceria com a Sicoob trouxe para Americana o serviço Sicoob Acicred, que traz para o empresário opções e vantagens exclusivas com um atendimento diferenciado. Os benefícios desse serviço são: • Empréstimos e linhas de crédito sem burocracia • Menores taxas de mercado • Atendimento • Maior rendimento em aplicações financeiras • Distribuição de excedentes entre cooperados • Cartões, talões e outros serviços facilitados


SOLUÇÕES PONTUAIS Gostaria de um local para fazer reuniões e eventos corporativos? Sua equipe precisa de capacitação e você não tem onde fazer os treinamentos? Necessita de especialistas para treinar os colaboradores?

A sede da ACIA possui uma estrutura completa para te auxiliar. Aqui você conta com: • Salas de treinamento climatizadas, com isolamento acústico e equipadas com projetores e telas, sistema de áudio de última geração e acesso à internet para conferências online. • Ambiente em formato de auditório com acomodação para até 40 pessoas. • Sala de reunião que comporta até 30 convidados. • Sala de treinamento equipada com mesas e cadeiras e com capacidade para até 40 participantes. • Estrutura de recepção de convidados com geladeira e micro-ondas. • Coworking para reuniões privativas ou atendimentos personalizados. • Grade anual de cursos com especialistas da Escola de Negócios da ACIA.

SOLUÇÕES EM CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL A Escola de Negócios foi criada pela ACIA para auxiliar empresários na gestão do seu negócio, para treinar equipes e líderes, alinhando teoria e prática. De 2017 até agora, cerca de 2.500 alunos passaram por treinamentos no local, que são profissionais em busca de atualização técnica com um corpo docente especializado. O PDE (Programa de Desenvolvimento Empresarial) é a novidade de 2019, sendo um curso completo de 68 horas para empreendedores. Os benefícios desse serviço são: • Cursos de rápida duração • Aulas ministradas por profissionais experientes • Ampliação da rede de relacionamento • Cursos voltados a diversas áreas • Valores diferenciados para associados

APLICATIVOS PARA CELULAR E SISTEMAS WEB - Apps Android e iOS - Sistemas para gestão e controle, disponíveis na nuvem - Segurança no desenvolvimento e agilidade (19) 4106-0250 (19) 9.9935-7075

contato@inventdigital.com.br

ACIA NEWS

5


ACIA SOB NOVA DIREÇÃO Novo presidente assume a missão de ampliar diálogos e vislumbra a ACIA Jovem com o fomento do empreendedorismo O novo presidente da ACIA

da 7a maior associação comercial

enalteceu. Armbruster vislumbra

é o professor doutor Wagner

do Estado de São Paulo com a missão

a ACIA Jovem dentro da sua

Aparecido Armbruster. Ele foi

de ampliar o diálogo com indústrias,

gestão por meio do estímulo ao

empossado em 1 de julho de 2019,

comércios e prestadores de serviço,

empreendedorismo. Ele enaltece

durante cerimônia realizada na sede

pilares da associação.

que serão projetos regidos pelo

da entidade e acompanhada por,

“Iremos estimular a experiência do

compromisso ético, a transparência,

aproximadamente, 150 convidados,

diálogo, da escuta, da conciliação de

a clareza de direitos e deveres.

entre diretores, representantes

diferentes perspectivas culminando

“Visamos o bem comum à luz dos

de entidades coirmãs, autoridades

num projeto comum de satisfação,

ensinamentos e das bênçãos de Deus”,

e imprensa. Ele assume o comando

valorização e lucratividade de todos”,

afirmou o novo presidente.

0

PROMOVER PESSOAS, DIALOGAR, DESENVOLVER E INOVAR NEGÓCIOS À LUZ DE DEUS

6

ACIA NEWS


Confira alguns tópicos que compõem o plano de ação do novo presidente: - Inovação tecnológica oferecendo oportunidades de reciclagem, renovação, inclusão digital. - Incentivar o surgimento de empreendimentos novos e fomentar oportunidades de negócios.

Quem é o novo presidente? Wagner Armbruster tem 56 anos, é natural de Limeira, casado, possui 2 filhos e reside em Americana há 3 décadas. É professor universitário,

- Potencializar a educação empreendedora e amplitude de conhecimento com a interação com as demais instituições locais. - Lançar bases para a formação continuada dos empresários do futuro (ACIA Jovem), vislumbrando solidez, permanência, até chegar aos pórticos de abertura da ACIA 2050.

psicanalista, terapeuta familiar, trabalha com consultoria empresarial e educacional, coach de autodesenvolvimento, sacerdote licenciado e empresário nos segmentos de educação, eventos e construção civil. Ele é diretor da ACIA há 20 anos.

ACIA NEWS

7


ACONTECEU NA ACIA Sempre trazendo novidades e movimentando a vida empresarial de Americana, a ACIA realizou nos últimos meses diversos eventos para o público e para os associados. Confira aqui alguns registros desses momentos:

Primeira turma do PDE formada em junho

Trenzinho da ACIA leva diversão aos sábados na área central

Inauguração da nova recepção

8

ACIA NEWS

Dia da Mulher em homenagem às colaboradoras

Apresentação da história da ACIA para empresários nos encontros de networking da RNE

Evento da ACIA arrecada cadeiras de rodas e de banho para o Fundo Social de Solidariedade de Americana


Diretoras do Departamento de Mulheres Empreendedoras durante ação no Dia das Mães

Palestra com Gilberto Yogui, vice-presidente do CRECI-SP

Treinamento ACIA do Bem às entidades

Rodada de Negócios na ACIA durante networking empresarial para novos associados

Homenagem Corporações: um reconhecimento mensal da ACIA aos profissionais da área de segurança pública

Palestra juiz do trabalho, Marcelo Luiz de Souza Ferreira, realização Departamento RH

Palestra Essência Feminina, realizada pelo Departamento Mulheres Empreendedoras

Visitação do prefeito e diretores da ACIA na área central para conhecer projeto de revitalização

ACIA NEWS

9


EXPODEPS TEM NOVA DATA Oportunidades empresariais, inovações do setor de prestação de serviços, palestras gratuitas, networking e rodada de negócios são atrativos da EXPODEPS a maior feira de negócios e serviços do estado de São Paulo, que terá diversas novidades neste ano. Em 2019 acontece a 5a edição

do evento que integra o calendário oficial do município de Americana. A feira será nos dias 14 e 15 de agosto, no Pavilhão de Exposições da Fidam (Feira Industrial de Americana). São esperados mais de 2 mil visitantes. A feira é uma realização do DEPS (Departamento das Empresas Prestadoras de Serviço) da ACIA.

O objetivo do evento é promover e expandir negócios entre empresas de Americana e região. São 80 estandes e mais de 30 segmentos do mercado representados. O público do evento é formado por empresários que visitam a feira em busca de inovações, soluções e serviços.

“É uma grande vitrine para os prestadores de serviços mostrarem suas novidades e ampliarem sua carteira de clientes”, destaca o coordenador da EXPODEPS, o empresário Marcelo Fernandes.

Números expressivos! 08

200

80

30

Palestras gratuitas com especialistas de destaque

Empresas nas Rodadas de Negócio

Estandes de prestadores de serviço

Segmentos do mercado representados na feira

9,2 mil

800

Visitantes em 4 edições

Vagas no estacionamento

(19) 3406-1381 www.casafestalocacoes.com.br

NOVO ENDEREÇO R. do Carpinteiro, 180 - Dist. Indl. Werner Plaas Americana - SP Casa Festa Locações 10

ACIA NEWS


EXPODEPS amplia corrente do bem O DEPS (Departamento de Empresas Prestadoras de Serviço) da ACIA promoveu uma palestra de lançamento da 5a edição da EXPODEPS, em junho, com cunho beneficente. Foram doadas 52 cadeiras de rodas e de banho, 386 litros de água sanitária, 291 litros de desinfetante e 182 quilos de sabão em pó para o Fundo Social de Solidariedade de Americana. O evento contou com a participação voluntária do empresário Ladmir Carvalho, da Alterdata Software, abordando o tema “Empreendedorismo é uma questão de atitude”, no Teatro Municipal Lulu Benencase, para 500 empresários.

RODADAS DE NEGÓCIO GERAM

Inovação, sempre! A EXPODEPS a cada ano evolui e apresenta inovações. Em 2019, além da exposição de prestadores de serviço, o evento setorial agrega novas frentes de networking com espaço para mulheres empreendedoras, desfile de moda representado por empresas atacadistas, palestras setoriais com temas de atualidade, encontro de associações comerciais do Estado de São Paulo e reunião do Fórum da Cidadania de Americana.

OPORTUNIDADES Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional Rodada de Negócios da ACIA está na programação da EXPODEPS com 77 empresas participantes. A dinâmica que aproxima fornecedores e clientes possibilita oportunidades de novos contratos comerciais. Uma inovação de 2019 é o Networking de Mulheres Empreendedoras que mobilizará 50 empresárias ampliando suas redes de contatos.

ACIA NEWS

11


DIMAS ZULIAN, SEIS ANOS COMO PRESIDENTE O comerciante Dimas Zulian esteve à frente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) por 2.190 dias. Os dois mandatos na presidência, iniciados em julho de 2013 e concluídos em junho de 2019, ocorreram em um período marcado por crise econômica, desemprego, mudanças políticas e remodelação dos negócios com o advento das redes sociais, e-commerce e novos modelos de parceria. Apesar das adversidades, muitas conquistas marcaram a passagem de Dimas como dirigente da Casa do Empresário. Nas próximas páginas, conheça alguns momentos importantes dessa trajetória à frente da 7a maior associação comercial do Estado de São Paulo.

Inovações de sucesso Se o período exigia criatividade para driblar incertezas no cenário nacional com fortes impactos em Americana, a diretoria da ACIA esteve atenta às oportunidades de fomento para novos negócios e possibilitou que várias ações tivessem êxito e se consolidassem como modelo para entidades coirmãs. Conheça algumas delas:

EXPODEPS, uma vitrine para

ACIA se torna referência

geração de negócios

em networking

Com a missão de estimular ainda mais

Você sabia que 80% dos empresários

o fomento de novas oportunidades

de pequenas e médias empresas

de negócios, Dimas Zulian e o DEPS

reconhecem o networking como

(Departamento das Empresas

estratégico para o mercado de

Prestadoras de Serviço) lançaram,

trabalho? Durante o mandato,

em outubro de 2014, a EXPODEPS,

Dimas Zulian colocou Americana no

a primeira feira de serviços da região.

circuito do networking empresarial,

O objetivo do evento é promover e

inspirando outras associações.

expandir negócios entre empresas.

A partir de reuniões semanais,

Atualmente, são 80 estandes e mais de 30 segmentos representados. Em 2018 houve recorde de público em relação às edições anteriores. Ao todo, foram mais de 2,2 mil visitantes que conferiram as inovações e oportunidades para o setor de serviços.

Criação da Associação de Garantia de Crédito Paulista Com o objetivo de estimular o crescimento sustentável dos negócios locais e garantir subsídios para que micro e pequenos empresários possam investir em suas empresas, a ACIA e sua cooperativa de crédito, a Sicoob Acicred, criaram a 1a AGCP (Associação de Garantia de Crédito Paulista) do Estado de São Paulo. Esse é mais um pioneirismo da associação. Trata-se de uma agência especializada em oferecer ao pequeno empresário carta de crédito para que a empresa tenha acesso ao serviço financeiro de forma rápida e segura, podendo pleitear financiamentos com taxas reduzidas. A iniciativa pioneira tem o apoio do Sebrae/SP.

12

ACIA NEWS

empresários estabelecem vínculo de confiança contínuo, trocam informações e buscam metas juntos. Essa é a missão da ACIA e RNE (Rede de Negócios Empresariais). Atualmente, são quatro grupos ativos, com aproximadamente 90 empresários. Desde 2016, foram mais de duas mil indicações de negócios a partir das reuniões semanais para estreitar as relações comerciais, gerando oportunidades que já ultrapassam R$ 36 milhões de negócios concretizados.


Programa de Desenvolvimento Empresarial O PDE (Programa de Desenvolvimento Empresarial), um projeto diferenciado de capacitação, formou a primeira turma em junho deste ano e teve 97% de aprovação

ACIA do Bem por uma sociedade melhor

dos participantes.

Para reforçar ainda mais seu papel social, a ACIA, sob o

É mais uma inovação

comando de Dimas Zulian, deu um passo inovador: criou

da ACIA voltada para o treinamento

o programa ACIA do Bem. É uma iniciativa voltada para estimular associados a implantar ações de responsabilidade

de empresários. A grade traz módulos de Gestão Comercial,

social em suas empresas. Para facilitar o contato com

Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e Gestão Financeira,

entidades assistenciais de Americana, a associação criou um

totalizando 80 horas. Além da teoria apresentada em

site que funciona como canal oficial para que empresários

sala, os participantes cumprem tarefas aplicadas em suas

ajudem as instituições. Quando a empresa se cadastra

empresas e, na semana seguinte, os resultados são

e adota um projeto, é certificada com o selo ACIA do Bem.

avaliados pelos docentes.

Dom Cabral e ACIA firmaram parceria de sucesso ACIA e Fundação Dom Cabral trouxeram para Americana o PDG (Programa de Desenvolvimento em Gestão) que é referência na América Latina. A ação pioneira capacitou cerca de 30 empresários com aulas na sede da entidade, duas vezes por semana, durante 12 meses. O programa, voltado à gestão, trouxe aos participantes vivência prática dos negócios e aprendizados que podem ser aplicados nas empresas no dia seguinte às aulas.

Criação da Escola de Negócios da ACIA A Escola de Negócios da ACIA é uma das realizações do segundo mandato de Dimas Zulian que ele mais se orgulha. Ela foi criada para atender à demanda recorrente de capacitações e profissionalizações no mercado local e regional. O objetivo é, através do conhecimento de novas ferramentas, capacitar tanto o empresário quanto seus colaboradores, garantindo que as empresas se desenvolvam de maneira sustentável. São mais de 50 cursos por ano, conduzidos por docentes experientes e temáticas atualizadas às necessidades do mercado.

Rodadas de Negócio fortalecem contatos Nos últimos anos, a aproximação de empresas e fornecedores consolidou o sucesso da Rodada de Negócios que chega a 15a edição. É uma oportunidade para que empresas e fornecedores se apresentem numa dinâmica que mobiliza mais de 70 participantes e integra diversos segmentos da economia. Uma inovação com assinatura da ACIA é o Networking das Mulheres Empreendedoras, que reúne aproximadamente 30 empresárias fazendo negócios entre si. ACIA NEWS

13


Reconhecimento e parcerias A força da parceria sempre norteou os discursos e as ações do presidente Dimas Zulian. Muitos elos foram fortalecidos em seis anos, visando melhores recursos e serviços para os associados.

Homenagem para

Inauguração do posto de

as corporações de segurança

atendimento do CRECI-SP

A ACIA valoriza o papel fundamental que os órgãos de segurança representam para o bem-estar de quem vive em Americana. Para demonstrar esse reconhecimento, a entidade criou o “Projeto Corporações”, que tem o objetivo de homenagear mensalmente os profissionais de destaque da Polícia Militar, Corpo

Dimas Zulian sempre enalteceu a importância das parcerias. Foi em seu mandato que Americana ganhou um posto de atendimento do CRECI-SP (Conselho de Corretores de Imóveis) na sede da ACIA. Uma iniciativa importante para todos os empresários e profissionais da área, que são representados pelo DIAC (Departamento de Imobiliárias e Administradoras de Condomínio) da entidade. O atendimento do posto acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

de Bombeiros e Guarda Municipal de Americana. O evento é realizado toda segunda quinta-feira do mês.

CADA VEZ MELHOR

ACIA sedia posto para certificação digital Foi no mandato de Dimas Zulian que a ACIA abriu um ponto de atendimento para comercializar a Certificação Digital. A tecnologia é utilizada para evitar fraudes eletrônicas e funciona como uma assinatura com validade jurídica, que garante proteção às transações, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente com mais segurança e agilidade.

O prédio da ACIA foi projetado para atender os associados e visitantes com praticidade, conforto e funcionalidade. Em 2019, o piso térreo passou por remodelação ganhando uma recepção ampliada, acesso independente à cooperativa Sicoob Acicred e projeto paisagístico. A novidade foi a otimização de espaço com a implantação de células de trabalho, integrando os vários departamentos da associação. Um espaço de coworking também foi agregado ao piso superior para o associado que necessita de um ambiente para atendimentos pontuais fora da empresa. A ACIA ainda possui salas de treinamento e de reuniões equipadas com wi-fi, serviço multimídia e climatização.

14

ACIA NEWS


Novos departamentos, mais representatividade Com o intuito de aproximar os vários segmentos da economia local, na ACIA, novos departamentos foram implantados, gerando representatividade e fortalecimento setorial.

DEFIT Implantação do DEFIT (Departamento Fitness) com o objetivo de capacitar e valorizar os profissionais de educação física. Uma iniciativa inovadora que colocou Americana no circuito estadual do CREF (Conselho Regional de Educação Física) em Movimento. Por 3 anos, a ACIA recebeu a unidade móvel oferecendo serviços essenciais aos profissionais da área, com a emissão de documentos obrigatórios.

Departamento de Marmorarias A ACIA abriu suas portas ao mercado de rochas e passou a estimular o encontro de marmorarias para aproximação dos profissionais para troca de experiência, capacitação e parcerias com foco em sustentabilidade. O objetivo é valorizar e fortalecer esse segmento que, muitas vezes, atua de maneira solitária no mercado.

Departamento de Recursos Humanos A integração dos profissionais de RH foi a razão para a ACIA inaugurar o Departamento de Recursos Humanos. Encontros e eventos temáticos favorecem a aproximação com temas do mercado de recrutamento e seleção, com o intuito de tornar o setor cada vez mais qualificado e competitivo.

OPORTUNIDADES E INCENTIVOS PARA O COMÉRCIO Com foco no fortalecimento do comércio local, entre 2013 e 2019, a ACIA e suas Distritais desenvolveram várias ações para atrair consumidores, principalmente, em datas comemorativas. Na gestão do presidente Dimas Zulian foram sorteados dois HB20 0km, um veículo Fiat Mobi 0km, uma moto CG 150 Titan 0km, viagem para Serra Gaúcha, jantares, SPA da beleza e joias para compradores, além de vales-compras de R$ 1 mil para vendedores. A maioria das ações de fomento comercial foi sem custo para o associado. O resgate da magia do Natal para as famílias motivou a ACIA a recuperar a tradição da Casinha do Papai Noel na área central e do trenzinho da alegria também nos bairros.

ACIA NEWS

15


Lutas e oportunidades Em defesa do setor empresarial, a ACIA ampliou o diálogo público em torno de temas que estimulam o faturamento, protegem o crédito, reduzem os impactos da inadimplência e recuperam o potencial de compra do consumidor.

Ação coletiva em defesa dos empresários A ACIA mais uma vez exerceu seu papel em defesa da classe empresarial e, em parceria com o escritório de advocacia Alcântara Advogados e Associados, entrou com uma ação coletiva na Justiça Fim do feriado da Consciência Negra A ACIA mobilizou empresários e cidadãos contra a criação de feriado

pedindo a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS. O êxito resulta em 15 anos de restituição do imposto

municipal em 20 de novembro,

federal. Todas as empresas, com exceção

Dia da Consciência Negra. A entidade

daquelas enquadradas no Simples

se colocou contrária à aprovação

Nacional, têm o direito à restituição dos

da propositura por ser prejudicial

valores cobrados nos últimos cinco anos.

à economia da cidade, já que

Entretanto, terão que ajuizar a ação

novembro conta com outros dois

na Justiça Federal. No caso da ACIA,

feriados nacionais. “A discussão

como o processo foi ajuizado em 2008,

não é a causa do feriado, mas sim o impacto para a economia do município, que já fica parada por conta dos feriados de Finados

substituindo seus associados, o período de restituição, portanto, será de 2003 até a presente data solitária no mercado.

e Proclamação da República. Mais uma pausa no mês prejudicará não só o empresário, mas também

Fortalecimento da recuperação

o trabalhador”, defendeu o

de crédito

presidente da ACIA, Dimas Zulian, na época. Além da ACIA, as 12

Desde junho de 2013, a entidade

entidades que pertencem ao Fórum

intensificou seus trabalhos

de Desenvolvimento e Cidadania

no atendimento ao consumidor em geral

do município também se colocaram

e reestruturou a Central de Recuperação

contra a aprovação do projeto de lei.

de Crédito. Nesse período, foram

Após amplo debate, foi aprovado

registrados 62.781 atendimentos.

pela Câmara Municipal a alteração

De lá para cá, a Central acumula uma

do feriado da Consciência Negra

carteira de R$ 12,4 milhões em dívidas

para o terceiro domingo do mês,

a serem renegociadas, se tornando

tornando 20 de novembro um

referência para outras associações

dia útil em Americana.

comerciais do Estado de São Paulo.

Operação Limpe Seu Nome A Operação Limpe Seu Nome da ACIA mobiliza a equipe da CRC (Central de Recuperação de Crédito) entre novembro e dezembro para atender consumidores inadimplentes que desejam regularizar a situação e recuperar o crédito para as compras de Natal. São oferecidas condições especiais para não pesar no bolso utilizando o 130 salário. Essa iniciativa da ACIA também beneficia as empresas associadas, porque ajudando o inadimplente a limpar seu nome, ele voltará a consumir e as dívidas que estavam supostamente perdidas serão recuperadas com a negociação.

16

ACIA NEWS


TREINAMENTOS ALINHADOS À NECESSIDADE DO MERCADO A Escola de Negócios da ACIA, desde 2017, é o ponto de encontro de profissionais que buscam capacitação ou atualização técnica em cursos rápidos. Os treinamentos são alinhados às necessidades do mercado. Há cursos específicos para empresários, líderes e colaboradores de vários departamentos, com grade de 8 horas de duração e certificado. O corpo docente é 100% formado por especialistas criteriosamente selecionados.

SETEMBRO DATA

HORÁRIO CURSOS

DOCENTE

3, 4 e 5/9

19h às 21h40

Planejamento de Vendas Externas

Marcelo Alciati

10, 11 e 12/9

19h às 21h40

Liderança 4.0 - Líder do Futuro

Ubiraí Béber

11/9

8h30 às 17h30

Gestão de Contas a Pagar e Receber

Emílio Amstalden

17, 18 e 19/9

19h às 21h40

Departamento Pessoal - Cálculo de férias e rescisão

Andréa Callegari

24, 25 e 26/9

19h às 21h40

Fidelização de Clientes - O relacionamento como diferencial competitivo

Cintya Faccioli

25/9

8h30 às 17h30

Feedback - Ferramenta indispensável para Líderes e Gestores

Kesi Adria

DATA

HORÁRIO CURSOS

DOCENTE

1, 2 e 3/10

19h às 21h40

O Líder como Coach

Josy Júdice

8, 9 e 10/10

19h às 21h40

Excelência em Networking

Kesi Adria

9/10

8h30 às 17h30

Gestão das Empresas Familiares

Fernando Nardo

15, 16 e 17/10

19h às 21h40

Atendimento e Recepção

Cintya Faccioli

16/10

8h30 às 17h30

OUTUBRO

PPCP - Planejamento, Programação e Controle de Produção

James Pedro Nadin

22, 23 e 24/10 19h às 21h40

Telemarketing - Vendedor por Telefone

Marcelo Alciati

29, 30 e 31/10 19h às 21h40

Tributação Fiscal

Andréa Callegari

NOVEMBRO DATA

HORÁRIO CURSOS

DOCENTE

5, 6 e 7/11

19h às 21h40

Liderança, Inovação e Gestão

Ubiraí Béber

6/11

8h30 às 17h30

Como Impulsionar e Transformar o seu Negócio em 2020

Jarbas Martins

19, 20 e 21/11

19h às 21h40

Gestão de Pessoas x Recursos Humanos

Andréa Callegari

Amplie seus conhecimentos

Para participar, entre em contato pelo e-mail en@acia.com.br ou pelos telefones (19) 3471-3880 e 99246-2890. Para mais informações, acesse o site www.enacia.com.br.

Sua

contabilidade em boas mãos (19)

3478-9999

(19)

99152-8346

/LiderContabil Av. Paschoal Ardito, 994 - São Vito | Americana/SP

ACIA NEWS

17


NOVOS SERVIÇOS GRATUITOS DA ACIA PARA O SEU NEGÓCIO Se você é empresário ou acabou de se tornar um MEI (microempreendedor individual), saiba que a ACIA está com uma oportunidade imperdível para você se tornar associado e contar com um pacote imediato de serviços gratuitos. É válido contar com uma instituição como a ACIA para ampliar seus contatos, fortalecer seu negócio amparado em recursos que evitem prejuízos ou dores de cabeça.

Ao se associar à ACIA, a empresa terá disponibilizado:

1. Três consultas de pessoas físicas por mês

2. Três consultas de pessoas jurídicas por mês

3. Um curso anual da Escola de Negócios

4. Gerenciamento de carteira por três meses

5. Um moderno e completo espaço de coworking

6. Palestras gratuitas com temas sobre vendas, atendimento, vitrine e outros assuntos

7. Banner rotativo no portal da ACIA para divulgação da marca durante um mês

8. Orientações técnicas com foco no seu negócio

A ACIA sempre pensando em trazer as melhores soluções para o empresário de Americana.

Já é associado? Aproveite os serviços disponibilizados para sua empresa. Além das consultorias com especialistas, apoio em cobranças e proteção ao crédito, há opções que podem ser estendidas para os dependentes e colaboradores, como por exemplo, os descontos em escolas, faculdades e tratamentos odontológicos.

18

ACIA NEWS


INOVAÇÕES SURPREENDEM NO 140 JANTAR DO EMPRESÁRIO Música de qualidade em dose dupla Pela primeira vez, o Jantar do Empresário da ACIA teve dupla atração musical e a inovação agradou os convidados. A banda Chapéu da Máfia, que dispensa apresentação, trouxe um repertório eclético e muito dançante, garantindo a pista de dança sempre animada. Para encerrar a noite, o grupo Sambô subiu ao palco com as versões inusitadas de músicas nacionais e internacionais embaladas pelo samba-rock. Os convidados dançaram e cantaram até altas horas!

ACIA NEWS

19


CASA CHEIA PARA O LANÇAMENTO DA NOVA LOGOMARCA DA ACIA E OS SHOWS DE CHAPÉU DA MÁFIA E GRUPO SAMBÔ O 140 Jantar do Empresário da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) foi um sucesso e trouxe várias inovações aprovadas pelo público.

estrategicamente disponível em ilhas gourmet. O cardápio de bebidas com o patrocínio da Rede de Supermercados São Vicente garantiu diversos brindes a noite toda.

Uma das novidades foi a dupla atração musical, possibilitando a pista de dança lotada até altas horas.

A decoração feita pelo patrocinador Airton Sgobin redobrou o requinte do Espaço Le Blanc desde o portal de entrada, com um luxuoso lustre de cristais recepcionando os convidados.

O repertório eclético da banda Chapéu da Máfia abriu os serviços da noite. O show com o Grupo Sambô, aguardado por todos, teve quase duas horas de duração, garantindo muita animação ao ritmo do samba-rock. O menu assinado por Claudia Porteiro ficou

20

ACIA NEWS

O Jantar do Empresário 2019 contou ainda com o São Lucas Saúde e a cooperativa Sicoob-Acicred como Patrocinadores Ouro.

Amiss By Aline e produzido pelos profissionais do Grupo Alyssum. O mestre de cerimônias foi o comunicador Antonio Edson.

O staff do evento foi elegantemente vestido pela

O presidente da ACIA, Dimas Zulian, deu boas-vindas

a todos os convidados e, durante sua fala no cerimonial de abertura, lançou a nova identidade visual da ACIA e comunicou o encerramento do seu segundo mandato em junho de 2019.


DIRETORIA ACIA

ACIA NEWS

21


DIRETORIA ACIA

22

ACIA NEWS


PATROCINADORES OURO Time forte de patrocinadores O Jantar do Empresário da ACIA é uma tradição e acontece há 14 anos graças ao time de patrocinadores que não medem esforços para apoiar o encontro empresarial que já entrou para o calendário oficial de eventos de Americana. Para 2019, os patrocinadores foram:

1

2

5

3

6

4

7

1 - Patrocinadores Jantar do Empresário 2019 2 - Ana e Dr. André Arruda, Luciana e Rogério Caceze, Maira e Dr Rodney Sillmann (São Lucas) 3 - Elza e José Maurício Cavicchiolli (São Vicente) 4 - Maurício Cavicchiolli (São Vicente), Edson Ruiz Baron (Sicoob Acicred), Dr. Rodney Sillmann (São Lucas), Airton Sgobin (Airton Sgobin Decorações) 5 - Melissa e Maurício Cavicchiolli (São Vicente) 6 - Airton Sgobin e André Miranda (Airton Sgobin Decorações) 7 - Vanilda e Edson Baron (Sicoob Acicred)

ACIA NEWS

23


PATROCINADORES BRONZE

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

1 - Aline e Ricardo Gimenes (Amiss By Aline) 2 - Angelica e Alisson Roberto (Foto Princípe) 3 - Celso Santini (Alcalá Contabilidade) 4 - Daniela Alcalá e Antonieta Santini Alcalá (Alcalá Contabilidade) 5 - Daniele e Evandro Forti (AESCON) 6 - Denise e Clayton Rodrigues (Poltrona 1 Turismo) 7 - Giovana e Marcelo Martins (Destra Consultoria) 8 - Lilian e Nelson da Costa (Grupo Alyssum) 9 - Lucilene e Leonel de Moraes (DEF Comunicação) 10 - Matheus Martins (Destra Consultoria) 11 - Nilce e Osvaldo da Costa (Grupo Alyssum) 12 - Rafael Santini (Alcalá Contabilidade) 13 - Rosimeire e Evilézio Batista da Costa (Grupo Alyssum) 14 - Vitor e Cacilda Fernandes (Sincomercio) 15 - Juliana e Diogo Mentor (Gráfica Paineiras)

24

ACIA NEWS


AUTORIDADES

ACIA NEWS

25


AUTORIDADES E IMPRENSA

26

ACIA NEWS


CONVIDADOS

ACIA NEWS

27


EMPRESÁRIOS CRIAM CORRENTE DO BEM O pioneirismo da ACIA vai além do fomento de negócios. Pensar em um mundo melhor também é algo que pede a atenção e o empenho dos empresários. Por isso foi lançado o selo ACIA do Bem, um programa de responsabilidade social que pretende aproximar associados e entidades assistenciais. O objetivo é trabalhar o engajamento de empresários com ações em prol da comunidade. Empresas que comprovarem suas práticas sociais receberão o selo de reconhecimento. Para estreitar essa relação, a ACIA criou um site onde as entidades apresentam suas necessidades para serem adotadas pelos empresários. Para conhecer mais do ACIA do Bem, acesse o site: www.acia.com.br/aciadobem.

SEJA UMA EMPRESA DO BEM Para participar, entre no site, apadrinhe uma ou mais entidades assistenciais. Basta fazer a contribuição solicitada. Após validação da doação, a empresa será certificada com o Selo ACIA do Bem, que é uma referência pública pelas práticas de responsabilidade social. O selo poderá ser usado durante um ano em materiais institucionais, site corporativo, embalagens, assinatura de e-mail, entre outros.

CONFIRA AS ENTIDADES QUE JÁ SE CADASTRARAM NO PROGRAMA ACIA DO BEM: • AAMA – Associação Americanense de Acolhimento • ADAM – Associação dos Diabéticos de Americana • AEQUOTAM – Associação de Assistência e Equoterapia de Americana • APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais • APAM – Associação de Promoção e Assistência de Americana • Benaiah – Casa do Idoso • Casa de Dom Bosco • COASSEJE – Casa de Orientação e Assistência Social Seareiros de Jesus • CPC – Centro de Prevenção à Cegueira • Creche São Domingos

• Cruzada das Senhoras Católicas • Diaconia São Judas Tadeu • Fundação Letícia Duarte • Lar dos Velhinhos • Lar Mãe Esperança • LBV – Legião da Boa Vontade • SASA – Sociedade de Assistência Social de Americana Casa da Criança • SESPA – Serviço Social Presbiteriano de Americana • SOMA – Serviço de Orientação Multidisciplinar para Adolescentes • Tio Franchi

#sejadobem Descubra o verdadeiro significado de ser socialmente responsável e faça a diferença também para diversas entidades de nossa cidade.

28

ACIA NEWS

Profile for aciaamericana

Revista ACIA NEWS  

Publicação da Associação Comercial e Industrial de Americana

Revista ACIA NEWS  

Publicação da Associação Comercial e Industrial de Americana

Advertisement