Catálogo Exposição SINESTESIA

Scroll for more

Page 1

Sinestesia


FICHA TeCNICA


EQUIPE DE SELEÇÃO Cacau Weimer, Fernanda Medeiros, Flavia Schwantes e Priscila Kisiolar RETOQUES DA GALERIA Flavia Schwantes e Joana Burd EXPOGRAFIA E MONTAGEM Cacau Weimer, Fernanda Medeiros e Joana Burd IDENTIDADE VISUAL Rodrigo Quinteros Gruner COBERTURA FOTOGRÁFICA Flavia Schwantes PRODUÇÃO EXECUTIVA Priscila Kisiolar COORDENADORA DE PRODUÇÃO Joana Burd DESENVOLVIMENTO DO CATÁLOGO Rodrigo Quinteros Gruner


SU MA RIO


Camila Machado.........................................08 Carolina Marostica.....................................16 David Ceccon..............................................18 Joana Burd.................................................20 Lizandra Caon.............................................22 Mailson Fantinel.........................................24 Martina Medeiros........................................26 Raphael Jacques.........................................28 Raul Dotto Rosa..........................................32 Tamir Farina................................................34



Emoções cheirosas, sabores com temperatura, sons coloridos, letras com cor. A sinestesia é um dispositivo neurológico que faz com que o estímulo de um sentido cause reações em outro, criando uma mistura sensorial entre visão, olfato, audição, paladar e tato. Para este projeto o Acervo Independente selecionou artistas convidados e trabalhos através de uma convocatória pública. Na Terça-Feira, dia 25 de Agosto, convidamos todos a ver uma exposição que interage com os sentidos, de proposições além da observação do espectador, onde a arte pode sim vir a ser tocada.


CAMILA MACHADO 08


Natural de Porto Alegre, estudante do curso de Artes Visuais da UFRGS e produtora cultural. Desenvolve seu trabalho por meio do vĂ­deo e da fotografia.

Sweet Chorume, 2015 Fotografia 20x25cm


Sweet Chorume, 2015 Fotografia 20x25cm


Sweet Chorume, 2015 Fotografia 20x25cm


Sweet Chorume, 2015 Fotografia 20x25cm


Sweet Chorume, 2015 Fotografia 20x25cm


Sweet Chorume, 2015 Fotografia 20x25cm


Sweet Chorume, 2015 Fotografia 20x25cm


CAROLINA MAROSTICA

16


Bacharel em Artes Visuais pela UFRGS, é atual mestranda em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Desenvole uma pesquisa em torno dos limites entre pintura, objeto e instalação, a partir da exploração da sensorialidade na matéria e na cor. Expõe regularmente desde 2010, com participação em mostras coletivas e individuais no Brasil e em Portugal. Vive em São Paulo.

Sem título (Série Bichos), 2013-2015 Acrílica, óleo, esmalte e silicone sobre pelúcia 83 x 42 x 22 cm


18

DAVID CECCON


Fotolivro, 2014 Fotografia digital, gravura, imagens apropriadas e materiais diversos 22 x 17 cm

Nasceu em 15 de abril de 1992 em Porto Alegre –RS, onde ainda reside. Graduando em bacharelado de Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2012, bolsista PIBIC-CNPq/UFRGS, desenvolve trabalhos principalmente nas áreas de gravura e fotografia. Selecionado para o 4o Prêmio IEAVI Incentivo à Produção de Artes Visuais, com o projeto PODER.AMAR. (exposição individual, 2015). Participou das exposições coletivas 4o Salão Fundarte/SESC de Arte 10x10, Exposição Internacional Rhinos are coming em 2014 (Org. FABUL - Portugal, Polônia, África do Sul e Brasil), da Exposição Internacional Hong Kong Graphic Art Fiesta 2014 XinYiDai: An International University Students Exchange Exhibition (2014-2015) e SELFIE (Galeria dos Arcos, 2015).


JOANA BURD 20


Formada em artes visuais, concentra sua pesquisa no diálogo entre escultura, mídias digitais e tecnologia. Já participou de exposições como a IV Bienal de Artes Visuais da UFRJ, I Bienal do Sertão e o evento MoMa PopRally Abstract Currents. Nasceu em Porto Alegre e já residiu nos Estados Unidos (2007), Israel (2010) e Rio de Janeiro (2013). É uma das artistas fundadoras do Acervo Independente, hoje responsável pela Gestão e Organização do espaço. Acredita no coletivo.

Cafuné, 2015 Biscuit, cabelo sintético, código desenvolvido em Procesing por © Martin Schneider 2009, cola quente, CPU toshiba, mouse chinês 50 x 90 x 50 cm


LIZANDRA CAON

22


Com formação superior fora da área de comunicação, percebi que estava no lugar errado na hora errada. A procura do que poderia me fazer feliz, achei a Fotografia. Considero o olhar o mundo pela lente de uma máquina uma arte! Minhas inspirações são fruto do gosto pelo cinema, por histórias de literatura fantástica, pela mente humana, pela filosofia e pela arte surreal. Tenho fascínio pelo que a tecnologia pode proporcionar desenvolvendo a arte gráfica para compor uma imagem. Trabalho com Fine Art Photography para mostrar mundos alternativos, contos de fadas, sentimentos e o porquê da nossa existência. Ainda trabalho com Fotografia de Espetáculos e Making Of de ensaios fotográficos. No fotojornalismo tenho imagens publicadas no Sun Sentinel – EUA e Correio do Povo.

O caminho Inverso, 2015 Fotografia digital + animação (GIF) Tela de 7 polegadas


MAILSON FANTINEL

24


Casca III, 2015 Madeira e tecido 45 x 72 x 25 cm


MARTINA MEDEIROS

26


Estudante do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grandedo Sul. Participação na cenografia da peça GPSGaza, feito pela professora Tete Barachini e apresentado no Teatro São Pedro e no Teatro Renascença. Participação na cenografia do show de lançamento do disco “Maravilhas da Vida Moderna” da banda Dingo Bells, no Teatro Renascença. Criação e modelagem do boneco (escultura), personagem do clipe “Eu Vim Passear” da banda Dingo Bells, dirigido por Roberto Burd.

Germinando o Infinito, 2015 Bordado, Xilogravura, Algodão Cru eLinha de Costura 20 x 23 x 8 cm


RAPHAEL JACQUES

28



Alma Negrot (retrato por NEZ IMG), 2015 Fotografia 30 x 30 cm


Armadura (retrato por Renata Negr達o Moreira), 2015 Fotografia 30 x 30 cm


32

RAUL DOTTO ROSA


Raul Dotto Rosa é Artista Visual com produção que envolve diferentes objetos e instalações, assim como suas relações com o espaço de forma híbrida. Atua principalmente nos seguintes temas: Artes Visuais, Objeto, Multimeios, Espaço, Sujeito Participador e Design. Bacharel em Artes Visuais com Ênfase em Objeto e Multimeios.

Abraço, 2013 Nylon transparente, fio sintético de 3mm trançado, espuma sintética em 3 camadas. 210 x 60 x 5 cm


TAMIR FARINA

34


Artista prático, fundador do Ateliê Bestiário e saudoso do trema.

Guarda-céu, 2013 Cerâmica 21 x 21 x 21 cm


Céu deDentro, 2013 Cerâmica 16 x 16 x 16 cm


A primeira estrelinha da noite, 2013 Cer창mica 14 x 14 x 14 cm


Sinestesia Localizado numa construção centenária do Centro Histórico de Porto Alegre, o Acervo Independente é um espaço colaborativo voltado para o meio artístico que busca proporcionar a troca permanente de ideias e experiências entre seus participantes. O Acervo também busca funcionar como um marco de divulgação dos eventos culturais da cidade. Para tanto, o local proporciona uma estrutura mutável capaz de se adaptar às necessidades dos diferentes contextos que pode abrigar, ao mesmo tempo em que promove a cultura, a liberdade de expressão e a experimentação em arte.

R. Gen. Auto, 219 | Centro Histórico | Poa, RS acervoindependente@gmail.com | acervoindependente.com acervoindependente