Page 1


ESTE FOLHETO É PARTE INTEGRANTE DO ACERVO DO BEHETÇOHO EM FORMATO DIGITAL, SUA UTILIZAÇÃO É LIMITADA. DIREITOS AUTORAIS PROTEGIDOS.


INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO O Acervo Eletrônico de Cordéis do Behetçoho é uma iniciativa que pretende dar consequências ao conceito de (com)partilhamento dos artefatos artísticos do universo da oralidade, com o qual Behetçoho e Netlli estão profundamente comprometidos.

INFORMAÇÕES SOBRE A EQUIPE A equipe de trabalho que promoveu este primeiro momento de preparação e disponibilização do Acervo foi coordenada por Bilar Gregório e Ruan Kelvin Santos, sob supervisão de Edson Martins.

COMPOSIÇÃO DA EQUIPE Isabelle S. Parente, Fernanda Lima, Poliana Leandro, Joserlândio Costa, Luís André Araújo, Ayanny P. Costa, Manoel Sebastião Filho, Darlan Andrade e Felipe Xenofonte


PEDRO BANDEIRA

PAPA JOÃO PAULO SEGUNDO PODERÁ VIR A JUAZEIRO

JUAZEIRO DO NORTE-CE 1987


Fiz este requerimento Como muitos outros fiz, S贸 que este me deixou Euf贸rico e muito feliz, Porque minha alma se solta Quando se fala da volta Do Papa ao nosso Pa铆s. Sabendo que o Santo Padre Gosta muito de viajar, Lembrei com muita humildade De tambem solicitar Que daqui para dois mil Voltando ao Brasil Visite o nosso lugar. Pedi ao meu Presidente Chefe dos legisladores Que enviasse um oficio As bases superiores, E ali com todo respeito Meu pedido foi aceito Por todos Vereadores.


Pedi que uma cópia do oficio Fosse enviada ao prefeito, Manoel Salviano Sobrinho, O que também foi aceito Nossa mesa diretora Foi assim acolhedora Para mim deixar satisfeito. Pedi que enviasse cópias Pra todos governadores Do Nordeste Brasileiro Bons administradores, E pra cada Deputado, O que também foi votado Por todos vereadores. Pedi que enviasse cópias Ao Congresso Nacional E a cada Presidente De Câmara Municipal, E que chegasse a idéia A cada uma Assembléia E prefeitos de capital.


Discursei sobre o assunto, A idéia e o pedido, O que pelos meus colegas Foi muito bem recebido. Falei com sinceridade E assim com muita humildade Fiquei muito agradecido. Expliquei que baseado Na imprensa nacional. E na imprensa estrangeira Rádio, revista e jornal, Sentimos que o PAPA sente Prazer de vir novamente Ao Brasil de Cabral. O Papa tem viajado Por este mundão inteiro, Tem repetido visitas Em algum lugar estrangeiro, Por ser sincero e gentil Voltando ao nosso Brasil Poderá vir a Juazeiro.


Não é porque Juazeiro Seja melhor que ninguém, É que é muito visitada Pelo mistério que tem, Aí está a resposta Aquilo que o povo gosta O Papa gosta também. Depois que fiz o oficio Na Camara Municipal A história tomou corpo Nos jornais da capital, De fé vai se revestindo, Agora já está partindo Pra imprensa nacional. Falei também com o prefeito Dr. Manuel Salviano, Que me disse que faria Contato com o Vaticano E com o Núncio Apostólico Do nosso Brasil Católico Antes do fim deste ano.


Disse também que faria Contato com o presidente Para através do Planalto Também ajudar a gente, Para João Paulo segundo Chefe da igreja do mundo Vir ao Brasil novamente. O ponto chave da história Meu requerimento fez, Mostrando que no Nordeste A igreja tem sensatez O Papa vindo ao Juazeiro O Nordeste brasileiro Se unirá de uma vez. Receberemos Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas, Paraiba meu torrão, O Ceará que tem sorte, O Rio Grande do Norte Fará a mesma oração.


E para coincidência E muita felicidade, Dia trinta e um de Maio Ouvi a publicidade, O Cardeal, nosso irmão Falou na televisão Dizendo a pura verdade. No Fantástico, Eugênio Sales Chegava do Vaticano, E dizia aos brasileiros Que o Santo Padre faz plano, De rever quem lhe quer bem, Não vindo o ano que vem Pode vir no outro ano. Dizia o grande Cardeal Da Diocese de Rio, Que o nosso querido Papa Topa o grande desafio. E vindo ao Rio de Janeiro, Virá também a Juazeiro Porque m Deus confio.


Não vindo em 88 Em 89 vem, De novo ao nosso Brasil, Porque ao Brasil que bem. Pode agendar no roteiro A cidade de Juazeiro Que aqui é Brasil também. Esperamos que o nosso Arcebispo do Ceará, Por ser um grande ministro Se sensibilizará, Pra essa feliz visita Histórica, rica e bonita Que ao Nordeste agradará. Nossa querida Diocese Que é sediada em Crato, Será líder no comando Se acontecer esse fato Pois o Papa vindo aqui A igreja do Cariri Verá de Cristo o retrato.


Nossa igreja está vivendo Tempos de renovação, Todo assunto que congregue Povo, Deus, Religião, Quer de Jesus o amparo, Deve ter apoio claro, De todos da Região. Jesus disse: onde tiver Uma roda estou presente, Se estão unidos em mim Estarei com essa gente. Onde o povo vai eu vou Que perto do povo estou Sentindo o que o povo sente. Nossa igreja Católica É forte e organizada, E é aqui no Nordeste Muito bem alicerçada, Do Cristo somos amantes Ninguém deixa os celebrantes Sozinhos numa jornada.


Assim conclamamos todas Dioceses nordestinas, Todos Bispos, todos Padres, Honra de todas batinas. Ver o Papa em Juazeiro É juntar nem só viveiro Milhões d’almas peregrinas. Fiz o meu requerimento Como poeta e cristão, Radialista e Vereador, Amante a religião. Pra mim é um fim de guerra Beijar o Papa na terra Do Padre Cícero Romão.

FIM


Papa joão paulo segundo poderá vir a juazeiro  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you