Page 1

APAE comemora 41 anos de serviços

PASSEIO CILÍSTICO Beneficente no próximo dia 23 Nº 161

AQUI TEM A” IR P A IT E D S IA IC L E D “ setor do NGI e empresárionsçam guia gastronômico la

NATAL MÁGICO Adquira sua cota ANO 12

SETEMBRO 2012


Uma parceria que está dando resultados O segmento de gastronomia de Itapira vem colhendo bons frutos através da união e, com muita satisfação, que a nossa Associação Comercial e Empresarial (ACEI) vem apoiando várias ações para a melhoria do setor. Desde o desenvolvimento do NGI (Núcleo Gastronomico de Itapira), como a participação no Projeto de Turismo da Baixa Mogiana do Sebrae, envolvendo Itapira e Mogi Mirim, e apoio a cursos e oficinas para o setor em parceria com o Sebrae e o Senac. É de fundamental importância para a economia local que o setor de gastronomia, um dos que mais crescem em âmbito nacional, se fortaleça e busque melhorias em atendimento e ofereça alimentos dentro das normas de segurança de higiene, proporcionando uma alimentação de qualidade e saudável. Alguns estabelecimentos receberam o importante certificado do PAS (Programa de Alimentos Seguros) do Sebrae. A Associação já está solicitando novas turmas para o PAS. O NGI vem crescendo e atualmente já está com dezesseis participantes, que juntos estão realizando planejamentos semestrais para conquistar o crescimento de seus estabelecimentos. Recentemente lançaram o Guia Gastronomico Delícias de Itapira que está obtendo grande aceitação pela população, pois se trata de um trabalho de alto nível, e de grande serventia, pois concentram informações de 29 estabelecimentos da área de alimentação, um verdadeiro guia das delícias gastronômicas de nossa cidade. Nós da diretoria da ACEI, entendemos que o setor de gastronomia fortalecido significa mais recursos para a cidade, mais geração de empregos e melhorias de vida à população. Por isto, estamos fazendo um trabalho forte de apoio ao setor. Convido aos empresários do setor de gastronomia que participem do NGI desenvolvido pela Associação Comercial para fortalecer cada vez mais o setor. Se informem pelo telefone 3913 9444.

A ladeira da rua Columbia

Jornalista Responsável Jorge Luiz Dias - MTPS: 21.892 Fotos Zalberto B. da Silva Diagramação Gráfica Aspem

- Não, de novo! Reclamou Ricardo no final de uma tarde ocupada. - Eu entreguei mantimentos à Sra. Marta esta manhã. - Sinto muito, Ricardo, mas ela se esqueceu de alguns itens, disse o Sr. Carlos, dono da mercearia. - Mas ela mora no alto da ladeira da rua Columbia! Reclamou Ricardo. - Aquilo é terrível, tenho que subir empurrando a bicicleta. - Eu sei, Sr. Carlos respondeu, - mas ela é uma de nossas melhores clientes. Além disso, nós somos a única mercearia que oferece entrega grátis por estas bandas. Ricardo parecia zangado enquanto colocava os mantimentos na cesta de sua bicicleta. No inicio da ladeira, ele inspirou profundamente e pedalou furiosamente. No meio da subida, ele desceu da bicicleta e a empurrou pelo resto do caminho. Depois de entregar o pedido a uma agradecida Sra. Marta, ele despencou ladeira abaixo e foi para casa. Durante o jantar naquela noite, Ricardo estava excepcionalmente quieto. - Cansado, filho? Perguntou seu pai. Ricardo apenas sacudiu a cabeça, concordando. - Sabe, pai, ele disse, estou pensando em desistir deste meu trabalho de entregas aos sábados.

- Por quê isso? Perguntou seu pai. Achei que você estava gostando. - E gosto, exceto pela ladeira da rua Columbia, disse Ricardo. Tive que subir duas vezes hoje. - Bem, não decida-se rápido demais, disse seu pai. Acho que encarar e conquistar a subida da ladeira da rua Columbia vai lhe ajudar a estar preparado para encarar outras 'ladeiras da rua Columbia' que virão pela vida. Ricardo rosnou. - Outras! Eu não acredito que haja outras iguais, pelo menos espero que não. E se houver, espero que eu nunca tenha que subi-la de bicicleta! O pai sorriu. - Por outras “ladeiras da rua Columbia”, eu quero dizer que outros problemas você encarará na vida, disse. A ladeira da rua Columbia é o seu grande problema do agora e o único meio de resolver é subi-la. Fazer isso ao invés de fugir vai fortalecê-lo fisicamente. E também vai lhe ensinar que o único meio de resolver outras 'ladeiras da rua Columbia' - os seus outros grandes problemas será pedindo ajuda à Deus e encarando-os diretamente, com sinceridade e honestidade, em vez de tentar fugir deles. E quando você faz isso, você cresce... Moralmente e espiritualmente.

“Para falar ao vento bastam palavras. Para falar ao coração, é preciso obras.” Padre Antonio Vieira

SETEMBRO 2012


ACEI oferece novas consultas da Boa Vista O Departamento de Proteção ao Crédito da ACEI está oferecendo novas consultas da empresa Boa Vista. Proporcionando mais segurança e opções em soluções na hora do fechamento das vendas. A partir desta edição vamos publicar as novidades que já estão à disposição dos associados. Informações pelo fone 3913 9444.

Empresarial GOLD Um raio-x do seu parceiro comercial Conteúdo do relatório Localização Score Empresarial Score Atacadistas e Distribuidores Cadastro na ANVISA Importantes informações adicionais Faturamento presumido para os próximos 12 meses Comportamento com a sua empresa* Informações sobre os 10 principais sócios Administradores (Estado Civil e mandato) Participações em empresas Consultantes dos últimos 13 meses Tempo de relacionamento com fornecedores Títulos a vencer Principais fornecedores Pendências e restrições financeiras Extra pendências (até 100 ocorrências registradas para o CNPJ) Total de cheques sem fundos emitidos Protestos Extra protestos (até 100 ocorrências) Recuperações, falências e ações judiciais Inconsistências dos participantes (PF e PJ) Inadimplência dos participantes Informações complementares Informações mais recentes Empresarial segmento (hábitos de pagamentos atuais, históricos e futuros de empresas de um mesmo setor) *Disponível apenas para clientes que compartilham informações.

Para que utilizar Realizar a avaliação cadastral de forma detalhada, com a possibilidade de relacionar os produtos da empresa com o seu ramo de atividade. Definir limites de crédito e prazos de pagamento. Consultar até cinco CNPJs de uma única vez. Consultar o Score Empresarial, Faturamento Presumido e Score Atacadistas e Distribuidores juntamente com o relatório. Para esse serviço, é cobrada uma tarifa extra. Comparar a data de entrada dos sócios de uma empresa com a data de fundação, identificando a existência de alterações recentes em seu quadro social. Converter o gerenciamento de carteira de texto para PDF. Analisar o cadastro das empresas junto à ANVISA. Essa ferramenta, exclusiva para atacadistas e distribuidores, traz o número do registro, status da autorização, petições de renovação, tipo de autorização e a classe de atividade que a empresa pode exercer.

O que a sua empresa ganha Agilidade e segurança nas avaliações de crédito. Acompanhamento gratuito das informações consultadas por 30 dias Acesso às informações de sócios, administradores e participações, sem custo adicional. Redução da inadimplência e fraude, além do aumento da rentabilidade. Redução dos custos operacionais no processo de análise de crédito. Assertividade na tomada de decisão por meio de análise detalhada de empresas de um mesmo setor de atuação, sem custo adicional. Evita que atacadistas e distribuidores negociem com empresas que estão irregulares junto à ANVISA, prevenindo penalidades como multas e apreensão de produtos.

ESCRITÓRIO do Sebrae-SP em São João da Boa Vista ganha nova sede O escritório do Sebrae-SP em São João da Boa vista, unidade responsável pelo atendimento aos empreendedores de Itapira e demais cidades da região, ganhou uma nova casa, desde 03 de setembro. O novo endereço é Rua Presidente Franklin Roosevelt, 110, no bairro Perpétuo Socorro.

O telefone para atendimento continua o mesmo: (19) 3622-3166. “Com esta nova se-de vamos poder oferecer mais comodidade e conforto para empresários, parceiros e comunidade que virão nos visitar. Além de um espaço maior, o escritório foi planejado para oferecer acessibilidade”, comenta Carlos Eduardo

SETEMBRO 2012

Brandino, gerente regional do Sebrae-SP que convida todos para uma visita: “faremos uma inauguração oficial em outubro, em comemoração ao mês do empreendedor, mas desde já estamos prontos para realizar normalmente nossas atividades”.


ACEI entrega prêmios da promoção dos namorados ACEI entregou os prêmios da promoção dos namorados da campanha Explosão de Prêmios, o sorteio aconteceu no dia 11 de agosto, paralelamente ao evento ACEI na Praça, na praça central. Na entrega, acontecida na sede da ACEI, participaram comerciantes e empresários dos estabelecimentos onde saíram os cupons premiados, os contemplados e diretoria da ACEI.

ACEI na Praça aconteceu no centro Em agosto, o ACEI na Praça aconteceu na Praça Bernardino de Campos, quando foram sorteados vales-compras, distribuídos pipocas e algodão doce e muitas brincadeiras às crianças. O evento faz parte do projeto social da ACEI com a finalidade de aproximar a entidade da comunidade itapirense. O ACEI na Praça acontece em diferentes pontos da cidade, abrangendo também os bairros. O Jardim Soares recebeu a equipe da ACEI onde foi realizado simultaneamente o sorteio do Dias dos Pais, na próxima edição relação dos ganhadores.

SETEMBRO 2012


        

CAMPANHA inédita alusiva às crianças A ACEI este ano inovou e está realizando a promoção do Dia das Crianças que finalizará a campanha Explosão de Prêmios. O presidente da ACEI, José Aparecido da Silva, disse que a promoção alusiva às

crianças fortalece o comércio em geral mesmo sendo uma data específica. “O objetivo é agitar o comercio local, assim todos saem beneficiados. O Dia da Criança é uma data forte e te-

mos que ressaltá-la”, finaliza Aparecido. Veja acima os prêmios que serão sorteados durante a vigência da promoção das crianças, o sorteio acontecerá no dia 08 de novembro.

CURSO

COMPROMETIMENTO PROFISSIONAL EM VENDAS EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO Desenvolvendo Novas Técnicas de Personalização no atendimento a clientes

TREINAMENTO PRÁTICO, ESTILO WORKSHOP INTERATIVO, SUPER ATUAL.

Orientador - Prof. Luiz Oliveira Rios Data: 05 e 06 de novembro (Segunda e terça-feira) Horário: das 19h30 às 22h00 Local: Anfiteatro da Associação Comercial e Empresarial de Itapira

Não associados ACEI:

R$ 65,00

(por participante)

Associados ACEI:

R$ 53,00

(por participante)

Material didático e certificado

Inscrições: ACEI: (19) 3913-9444 / Pedro: (19) 9148.0092

Rua Jacob Audi, 101 - Fone (19) 3813.8323 - Penha do Rio do Peixe SETEMBRO 2012


APAE comemora 41 anos de serviços na cidade Em agosto, dia 19, aconteceu uma grande festa para comemorar o aniversário de uma das mais importantes entidades assistenciais de nossa cidade, a APAE (Associação de Pais e amigos dos Excepcionais) que comemorou 41 anos de serviços prestados em benefícios aos portadores de necessidades especiais. O evento contou com a participação de mais de 200 convidados eteve apre-sentações das crianças assistidas pela entidade. Na finalização da comemoração foi entregue o carro da campanha Ação Solidária que terá o dinheiro arrecadado revertido para manutenção dos projetos de educação, saúde (reabilitação), assistência social e inclusão mantidos pela APAE que é presidida pela empresária Maria Ângela Nogueira Brait Silva. O presidente da ACEI, José Aparecido da Silva esteve presente no evento e disse que a APAE realiza no município um trabalho essencial e muito importante na assistência de alta qualidade aos portadores de necessidades especiais.

A Associação Comercial e Empresarial de Itapira (ACEI), é parceira e amiga da Apae, e nesta data parabeniza a todos que de uma forma ou de outra colabora para que esse trabalho continue por muitos e muitos anos.

José Aparecido da Silva Presidente da ACEI

Departamento Comercial da ACEI ganha reforço O Departamento Comercial da Associação Comercial e Empresarial de Itapira (ACEI) disponibiliza mais um profissional para fazer visitas ao comércio, às indústrias e aos associados. Agora o departamento conta com os consultores de negócios Tatiane Roberta Augusto e Gabriel Silvino. Com isto, a ACEI fortalece o contato com as empresas associadas, atende a demanda com mais qualidade, oferendo mais precisão na venda e assistência pós-venda dos serviços prestados pela entidade. Informações e agendamento de visitas pelo fone 3913 9444.

ACEI apoia Projeto de curso de Gastronomia na FATEC-Mogi Mirim Está em andamento um projeto que visa instalar pelo governo do Estado de São Paulo um curso gratuito de nível superior em gastronomia na cidade de Mogi Mirim na FATEC “Artur de Azevedo”. O projeto está mobilizando empresários do setor, autoridades, políticos e associações comerciais e empresárias da região. O projeto está na segunda etapa onde foi apresentada pela professora Dra. Sandra Silva, a estrutura do curso. Agora está sendo levantado através de pesquisa o potencial e a capacidade de empregabilidade do setor gastronômico na região. Se o governo esta-

SETEMBRO 2012

dual atender ao pedido deste curso, será um grande feito, beneficiando muito a gastronomia de toda a região, sendo que o setor vem apresentando um crescimento significativo e tem um grande potencial. Itapira e Mogi Mirim já estão fazendo parte do projeto de turismo da Baixa Mogiana realizado pelo Sebrae e empresários da gastronomia das duas cidades fortalecem a instalação da faculdade que vai contribuir diretamente na qualificação dos profissionais da área. Novas reuniões serão agendadas para dar continuidade ao projeto.


GUIA Gastronômico “Delícias de Itapira” é um sucesso O Guia Gastronômico “Delícias de Itapira” é um projeto do Núcleo Gastronomico de Itapira - NGI com o objetivo de divulgar a gastronomia de nossa cidade. O guia foi desenvolvido com um material de primeira qualidade, promovendo e inserindo Itapira no circuito gastronômico do interior paulista. O Guia que traz 34 estabelecimentos, sendo 28 gastronômicos, serve à população como fonte de informações e de orientações dos locais onde é possível deliciar comidas de qualidade, também facilitando a aquisição dos serviços de entregas a domicílio. O Guia divulga um mapa com a localização dos estabelecimentos com legenda facilitando a localização dos mesmos. O Guia “Delícias de Itapira” contou com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Itapira. O evento de lançamento, acontecido na noite de 28 de agosto, no anfiteatro da Associação Comercial, contou com empresários do setor, coordenação do NGI (Núcleo Gastronômico de Itapira), diretoria da ACEI, parceiros do Guia e os candidatos a prefeito, José Natalino Paganini, Alberto Mendes e Edna Marques representando Manoel Marques. O gerente regional do Sebrae de São João da Boa Vista, Carlos Eduardo Brandini, o consultor de alimentos fora do lar, Leonardo G. de Paiva Lopes prestigiaram o lançamento do Guia que está sendo distribuído em pontos estratégicos como hotéis, anunciantes e na sede da ACEI.

Lançamento do Guia aconteceu na sede da ACEI

Dirigentes da ACEI, do Sebrae e empresários do setor participaram do lançamento

SETEMBRO 2012

PARTICIPE DO NGI O Núcleo Gastronomico de Itapira (NGI) foi formado em agosto de 2009 a pedido de um grupo de empresários do setor que solicitaram à diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Itapira (ACEI) que buscasse alguma alternativa para a união do setor, com a finalidade de fortalecer a gastronomia local. Na época, a ACEI que já tinha algumas experiências com o trabalho desenvolvido dentro do projeto Empreender que lidava com o Associativismo formando núcleos setoriais, colocou aos empresários a possibilidade de fazer um trabalho também de união com a formação do núcleo gastronômico. Foram convidados vários empresários de estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, sorveterias e afins, que prestassem serviço de mesa. Surgiu o Núcleo Gastronomico de Itapira (NGI), totalmente desenvolvimento pela ACEI aos cuidados do consultor Jorge Luiz Dias e parceira com o SEBRAE e o SENAC. Os Integrantes do NGI participaram de capacitações empresariais do SEBRAE, capacitações profissionais do SENAC, alguns fizeram o Programa de Alimentos Seguro (PAS) recebendo este importante certificado. Realizaram também algumas ações em conjunto como divulgação no circuito das águas, outdoor em Itapira e agora o NGI, com apoio da ACEI, lança o Guia Gastronomico "Delicias de Itapira" com a finalidade de divulgar os estabelecimentos gastronômicos itapirenses. Os estabelecimentos que fazem parte do NGI estão identificados com uma placa com o logo do núcleo. Atualmente o núcleo está constituído por dezesseis empresas, que se reúnem mensamente na sede da Associação Comercial e fazem planejamento para ações de melhorias. Juntos querem ampliar o número de integrantes, formar uma central de compras e buscar constantemente melhorias no atendimento e serviços, fidelizar os clientes e atrair outros de toda a nossa região, sul de minas e circuito das águas. Informações na sede da Associação Comercial com o consultor Jorge Dias pelo telefone: 3913 9444.


VIVA BEM realiza café da manhã na ACEI Foi realizado um café da manhã com o Grupo Viva Bem na manhã de sábado, dia 18 de agosto,onde foram oferecidos alimentos integrais, visando colocar em prática o que foi aprendido durante os encontros do Programa de Reeducação Alimentar promovido pela Unimed da Baixa Mogiana. A nutricionista Débora Pepe Lorio e a psicóloga Giselly Damasco M. Oliveira são responsáveis pelos encontros que já acontecem há um ano na Associação Comercial e ressaltam que houve grande evolução do grupo durante todo esse tempo. Vale lembrar que o objetivo do processo de reeducação alimentar é melhorar a qualidade de vida, adaptando a refeição, preservando o sabor dos alimentos e fazendo uma mudança gradual e efetiva nos hábitos alimentares. Para isso, no café da manhã, foram utilizadas

receitas integrais (bolo de banana e aveia), além de suco natural, castanhas, sementes, frutas secas e salada de frutas. Os integrantes ficaram satisfeitos e puderam experimentar novos sabores e preparações sem açúcar e com muito sabor. A proposta dessa prática foi introduzir alimentos diferenciados, saborosos e de fácil preparo para qualquer pessoa que queira ter mais saúde. Dessa forma, foi possível integrar os participantes e trabalhar com os sentidos (visão, olfato, tato e paladar).

DOAÇÃO

As turmas da ginastica do Programa Viva Bem doaram produtos de higiene para a Casa de Repouso Alan Kardec. O Viva Bem é desenvolvido pela Unimed da Baixa Mogiana em parceria com a a Associação Comercial e Empresarial de Itapira.

SETEMBRO 2012


NATAL Mágico já está disponibilizado pela ACEI A ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) já está disponibilizando as cotas da campanha natalina Natal Mágico, os interessados em aderir à campanha podem solicitar visitas ao departamento comercial da entidade. Os consultores estarão fazendo visitas às empresas e ao comércio.

A campanha natalina desde ano vai sortear um Ford Ká zerinho, uma moto Yamaha Factor 125cc, uma moto Honda CG 125cc, dois notebooks para as empresas participantes da promoção, 01 micro system parao vendedor do cupom premiado do carro e 10 mil reais em vales-compras aos consumidores que pres-

SETEMBRO 2012

tigiarem o comércio local efetuando compras nas lojas participantes do “Natal Mágico”. Informações pelo telefone (19) 3913 9444.


Casulo Calçados Rua: Manoel Pereira, 421 - Lojas 3, 4, 5

Bairro: Santo Antonio Itapira/SP Tel .: 3813-1107

Espaço Feminino Rua: Major João Manoel, 458 Bairro: São Vicente Itapira/SP Tel .: 3813-3721

OSR Embalagens e Acabamentos Gráficos Rua: Paulo Afonso Pereira Ulbricht, 424

Bairro: Área Industrial Itapira/SP Tel .: 3913-7523

Autotech Reparação Automotiva Rua: Francisco Oliveira Job, 415 Bairro: Jardim Paraíso Itapira/SP Tel .: 3863-3130

Vivian Michelini Rua: Floriano Peixoto, 503 Bairro: Vila Ilze Itapira/SP Tel .: 3843-2454

Aparecido, presidente da ACEI, Rodrigo e Marcílio da LFG durante a assinatura do convênio

ACEI firma convênio com a LFG Mais um parceria firmada pela ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) em benefício de seus associados e dependentes que terão descontos especiais nos cursos, pós-graduações e MBA`s oferecidos pela unidade local franqueada da Rede de Ensino LFG. A Rede de Ensino LFG é uma instituição reconhecida em todo território nacional como especialista em cursos preparatórios para carreiras públicas, exame para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pós graduações e MBA`s. Está presente em mais de 400 cidades, em Itapira está funcionado desde 2010. Segundo os sócios–proprietários, Marcílio Alexandrino Pereira de Araújo e Rodrigo da Silva Pereira de Araújo, o compromisso da Rede LFG é traduzido pelo alto índice de aprovação dos alunos em Concursos Públicos nas diversas áreas, bem como no Exame para a Ordem dos Advogados do Brasil. Hoje, a instituição já registra mais de 450 mil aprovações. O corpo docente é formado por renomados

professores e autores jurídicos. Em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp, a LFG também ministra cursos de pós-graduação na área jurídica e MBA`s na área de gestão. Ganhadora do Prêmio Top Of Quality de 2008, a Rede LFG foi reconhecida como uma das organizações que mais se destacaram na busca de melhoria contínua do seu sistema de qualidade e que, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento do país. Em relação ao convenio com a ACEI, os proprietários da LFG afirmam que o objetivo é oferecer para os associados e seus dependentes descontos especiais nos cursos oferecidos pela instituição, contribuindo assim para o aperfeiçoamento e crescimento profissional dos associados mediante ensino de qualidade com preços mais acessíveis. A unidade franqueada da Rede de Ensino LFG em Itapira está localizada na Rua Padre Amorim, 6, Bairros Nova Itapira, telefone 3843 3732.

SP Ferro & Aço Comercial Ltda Rua: Romeu Paschoalin, 120 Bairro: Jardim Raquel – Itapira/SP Tel .: 3863-1014

- Construção de piscinas de vinil e fibra - Assistência técnica em bombas e filtros de todas as marcas - Limpeza de piscinas em geral - Móveis e acessórios para lazer

Fone (19) 3843.7334

Av. Paoletti, 41 - Santa Cruz - Itapira/SP E-mail: megapiscinas@bol.com.br

Unidade Itapira Tel: (19)3863-5592 sicredi.com.br

SETEMBRO 2012


APARECIDO participa do evento Virada do Trilhão em São Paulo

Rogério Amato, presidente da Facesp e da ACSP e o presidente Aparecido da ACE-Itapira em frente ao impostômetro em São Paulo

Alencar Burti e Aparecido confirmando o placar da arrecadação dos impostos

Impostos chegarão a R$ 1,55 tri Projeção do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) estima que o ano de 2012 terminará com uma arrecadação de R$ 1,55 trilhão, o que configura crescimento nominal de 4% em relação ao resultado de 2011, mas queda real (descontada a inflação) de 2% em igual comparação. O IBPT é responsável pela metodologia de cálculo usada na aferição do Impostômetro, painel eletrônico da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que estima em tempo real as arrecadações federal, estaduais e municipais. Na quarta-feira, 29 de agosto, o painel eletrônico registrou que R$ 1 trilhão em tributos já entraram nos caixas dos governos neste ano. Isso significa que cada brasileiro pagou em média, até essa data, R$ 5.146,60 em tributos. Durante a virada várias autoridades e representantes de Associações Comerciais do Estado de São Paulo marcaram presença. O presidente, José Aparecido da Silva e o gerente, Rafael

de Oliveira Pedroso, da ACEI participaram do movimento junto a Rogério Amato, presidente da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e Alencar Burti. Para marcar a barreira do R$ 1 trilhão, a ACSP e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) lançaram em agosto a campanha "Caminhão do Impostômetro". Estrada - Um veículo especial percorreu cidades do interior do estado e do litoral para conscientizar a população da alta carga tributária no País. Até o final do ano, se as projeções do instituto se confirmarem, cada brasileiro terá pago aproximadamente R$ 8.016,00 para o Leão. O tributo que mais contribuiu para a marca de R$ 1 trilhão arrecadado foi o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que separadamente respondeu por 20,21% do total arrecadado.

IMPRESSORAS FISCAIS Bematech/ Daruma/Sweda/ Epson Agora você não precisa

seu mais se preocupar mos até nos cuidamos pra você e v l o da sua impressora Fiscal Res lema em prob 4 horas 2 AGORA EM ITAPIRA CORRESPONDENTE FAAJ ASSISTENCIA TECNICA EM IMPESSORA FISCAIS Ligue, nos iremos até você Fone: (19) 3813-3166 ou 81590469 Tudo em impressoras

SETEMBRO 2012

Em seguida aparecem as contribuições previdenciárias para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com 17,94%, o Imposto de Renda, com 16,72%, e a Cofins, que respondeu por 10,42% do total arrecadado até 29 de agosto. Ainda pelo estudo realizado pelo IBPT, a Região Sudeste do País concentrou a maior fatia da arrecadação trilhionária, com 63,07% do total, seguida da Região Sul (13,64%), região Centro-Oeste (10,58%), Nordeste (9,34%) e finalmente a Norte (3,37%). São Paulo é o estado com maior arrecadação, com participação de 37,63% do R$ 1 trilhão registrado. Já o estado com menor arrecadação é o de Roraima, com 0,09%. O Distrito Federal apresentou a maior arrecadação "per capita", de R$ 26.046,18. O estado com menor arrecadação por habitante foi o do Piauí, com R$ 1.100,74, segundo o estudo do IBPT. Fonte Facesp


Conheça nossas soluções para prevenir e reduzir riscos

Associação Coml. e Empl. de Itapira

www.aciweb.com.br (019) 3913-9444 (019) 3913-9440 Ligue e peça a visita de um de nossos Consultores

Revista Empresarial Setembro 2012  

Revista Empresarial ACE Itapira

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you