Page 1

Tratamento gengival Muito mais do que uma "limpeza"

AccorsiRibeiro Clínica Odontológica Edição especial
 ACCORSI RIBEIRO

CLÍNICA ODONTOLÓGICA

!1


A importância de uma gengiva saudável A cena é conhecida por muitos: ao passar a escova ou fio-dental, a gengiva sangra. Mas porque isso? Possuímos em nossa boca pelo menos 700 espécies de bactérias. Quando deixamos elas se multiplicarem, aparece a gengivite, uma inflamação leve, onde a gengiva fica avermelhada e sangra, mas que raramente dói. O grande problema é que, silenciosa, ela pode evoluir para uma periodontite, infecção mais grave, que só pode ser resolvida através do tratamento gengival - a conhecida limpeza.

Gengival saudável: rosada e sem inchaço.

Doenças gengivais e a saúde do corpo Coração O coração é um dos órgãos prejudicados pela má higiene oral. Quem tem periodontite chega a ter 34% mais chance de sofrer uma doença cardiovascular, como

ACCORSI RIBEIRO

CLÍNICA ODONTOLÓGICA

!2


infarto. Existem dados que apontam que adultos com menos de 24 dentes possuem 57% mais risco de apresentar um AVC. A endocardite, uma infeção cardíacamuitas vezes mortal, pode ser desencadeada pelos microorganismos que saem da gengiva contaminada em direção ao coração. Isso sobrecarrega o coração e pode levá-lo à falência e parar. Pacientes que devem ser operados precisam, antes, ter a saúde gengival em ordem.

Pulmões Pessoas com problemas respiratórios devem prestar muita atenção com a boca. As bactérias causadoras da peiodontite podem prejudicar ainda mais o funcionamento do pulmão.

Diabete A diabete é uma condição caracterizada pela incapacidade do organismo de absorver açúcar. Inúmeras pesquisas mostram que uma inflamação crônica gengival contribua para que a glicose fique "sobrando" no sangue. Esse mesmo excesso de açúcar ajuda as bactérias a se multiplicarem, formando um círculo vicioso.

Parto Prematuro Como as bactérias da gengivite entram na circulação sangüínea, elas podem alcançar a placenta. O corpo da mamãe, então, para proteger o bebê da infecção, pode antecipar o parto.

Articulações A doença periodontal, graças ao seu processo inflamatório, pode piorar a situação de uma articulação de quem já tem problemas. É como se uma inflamação potencializasse a dor da outra.

ACCORSI RIBEIRO

CLÍNICA ODONTOLÓGICA

!3


Como escovar os dentes A ESCOVA: As cerdas devem ser sempre macias, para não machucar a gengiva. O tamanho não pode ser grande para não dificultar a escovação.

FREQÜÊNCIA O ideal é sempre que sempre após as refeições, fizéssemos a escovação da boca, com o uso associado do fio-dental.

COMO USAR A ESCOVA Os movimentos devem ser curtos e vibrantes, numa angulação de 45 graus, no sentido vertical ou em movimentos circulares. Lembre-se que escovação não é academia! Cuide para não fazer muita força: isso só machuca a gengiva.

OS ACESSÓRIOS O fio-dental deve ser sempre utilizado. Ele alcança regiões que a escova não chega, como espaços abaixo da gengiva e entre os dentes. Escovas interproximais ou interdentais são pequenas escovas que podem ajudar quem tem espaços maiores entre os dentes ou próteses fixas e implantes. O escovador de língua ajuda a remover as bactérias que grudam na língua e bochechas. Enxaguatórios devem ser utilizados conforme a orientação do dentista.

A revisão com o Dentista Ela é importantíssima e a freqüência é determinada de acordo com a complexidade de cada caso. O certo é que, pelo menos uma vez a cada ano, um acompanhamento seja feito. As doenças gengivais muitas vezes não apresentam sintomas graves, mas as conseqüências podem ser muito sérias! ACCORSI RIBEIRO CLÍNICA ODONTOLÓGICA Rua Júlio de Castilhos 403, salas 7, 8 e 9. www.accorsiribeiro.com.br ACCORSI RIBEIRO

Fone:(54) 3461-1771

clinica@accorsiribeiro.com.br

CLÍNICA ODONTOLÓGICA

!4

Tratamento Gengival - Muito mais do que apenas uma limpeza  

A doença gengival atinge muito mais do que os dentes e a gengiva. Seu danos se espalham pelo corpo todo! Leia e saiba mais.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you