Issuu on Google+

INFORMATIVO

3ª Edição

CINE TEATRO Sala

Zélia Lessa Itabuna,8 de Fevereiro de 2013

O Sistema Municipal de Cultural já é uma realidade em Itabuna

Itabuna acontece A primeira reunião ordinária da AGRAL do ano de 2013, acontecerá na primeira terça-feira do mês de Março (dia 5).Na pauta estará a discussão do calendário dos eventos da academia, além da despedida do acadêmico Teobaldo Magalhães que mudou-se para o sul do país.

Paulo Lima, Daniel Thame e Eva Lima, durante a festa em homenagem a Cabôco Alencar no dia 2 de Fevereiro

A diretora do Teatro Sala Zélia Lessa chegou esteve em Itabuna no dia 2 de Fevereiro, para o lançamento da ACACAL e para comemorar o aniversário do amigo Cabôco Alencar. Eva está ha mais de sessenta dias no sertão da Bahia, onde foi contratada por prefeituras locais para dar consultorias a várias diretorias de cultura além de ministrar oficinas de teatro. Esperamos que Eva não se encante tanto com o sertão, porque Itabuna precisa muito dela por aqui!

Um tema bastante discutido nos últimos messes pela classe artística em Itabuna, foi a implantação do Sistema Municipal de Cultura. Para uns, um sonho, para outros abnegação. Depois do Seminário de Implementação do Conselho Municipal de Cultura em Novembro de 2012 promovido pela ACATE e pela AGRAL, o movimento tomou corpo e o que parecia que nunca ia acontecer, mesmo com muita gente torcendo contra, foi o apoio incondicional que o novo gestor da Fundação itabunense de Cultura e Cidadania Roberto José, tem prestado ao Fórum de Cultura Itabunense, instituição que há vários messes vem discutindo os termos da Lei de implantação do SMC com segmentos representativos da cultura itabunense e com a sociedade civil organizada. Com o apoio do diretor jurídico da ACATE, o advogado Adylson Machado, a diretoria do Fórum terminou esta semana a minuta da lei, que será entregue em uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Itabuna na Segunda quinzena de Março ao prefeito municipal de Itabuna Claudivane Leite. O evento já faz parte da parceria entre a FICC, a ACATE e o Fórum de Cultura Itabunense que é presidido pelo jornalista Ederivaldo Benedito e que tem na sua diretoria o professor Antonio Costa da AGRAL/GAC, Clovisnaldo Argolo do Clube dos Poetas, Robson Britto da ACODECC, Matheus Saron da CIA Palco, Draª Desdemona Dantas (Mãe Vanda) e Lula Dantas ambos da Associação do Culto Afro de Itabuna-ACAI, e Ari Rodrigues presidente da ACATE e secretário do Fórum de Cultura. Dentro de alguns dias sairá o edital de convocação da classe artística e de toda a comunidade de Itabuna para participar deste ato de democracia e unificação dos sistemas..

Contatos: Diretora: Eva Lima Dir. Adjunto: Ari Rodrigues

(73)8861-2282 (73)8873-5478

Partiu Juarez Vicente

No dia 2 de Fevereiro, o jornalista Eduardo Anunciação prestigiou o aniversário de Cabôco Alencar, e de quebra associou-se na ACACAL. Na manhã de Hoje recebemos a notícia por intermedio de familiares que ele teve uma parada cardíaca e estava na UTI de um hospital em Ilhéus. Todos os seus colegas e amigos estão fazendo uma corrente de oração para pedir o pronto restabelecimento do ‘‘Gaguinho’’ e que ele volte logo para o convívio de todos.

Depois do lançamento coletivo de livros de autores regionais que aconteceu no teatro Sala Zélia Lessa, a Mondrongo produções, o Teatro popular de Ilhéus e a ACATE vão prover o ‘‘Março no Zélia’’ com uma série de atividades culturais durante todo o mês. Aguardem!

Amigos e familiares se despediram pela última vez do querido Juarez Vicente. Juju, como era carinhosamente chamado, faleceu no último dia 30 de Janeiro no Hospital Calixto Midlej em Itabuna. O Clube dos Poetas do Sul da Bahia prestou uma bela homenagem com um recital de poesias, momentos antes do enterro. O radialista Val Cabral e o jornalista Paulo Lima fizeram discursos emocionados que levou às lágrimas os presentes.

A IV Mostra Grapiúna de Monólgos deve voltar a cena no final desse ano.A coordenação do festival está aguardando o resultado de alguns editais para poder abri as inscrições. O certo é que o festival a exemplo do ano III, vai ser aberto a atores e diretores de todo o estado da Bahia, e a realização dos espetáculos, como não pode deixar de ser, vai ser no Teatro Sala Zélia Lessa. Ora viva!


3ª Edição do Informativo do Teatro Sala Zélia Lessa