Ciência em linha

Page 18

princesa portuguesa C a t a r i n a de Bragança, quando casou com o rei inglês Carlos II (1660), trouxe o hábito de beber o chá para a corte inglesa, mas só a partir do séc. XIX é que o chá passou a ser uma bebida comum como hoje em dia.

Doc. 2 - O vasto império conquistado pelos romanos contribuiu muito para a

expansão da perfumaria, pois eles consumiam aromas de maneira intensa. O comércio de matérias-primas perfumadas foi estimulado pela criação de rotas comerciais para a Arábia, Índia e China. No período imperial, o gosto dos romanos por incensos e perfumes passou dos limites imagináveis, e criou um desequilíbrio na balança de pagamentos do império. Até os cavalos eram perfumados! No século III, Roma tornou-se a capital mundial do banho, um ritual luxuoso jamais visto em qualquer outra cultura. O banho incluía poções aromáticas variadas. Os cidadãos mais ricos tinham até as solas dos pés perfumadas por escravos. Na cidade podiam ser encontradas mais de 100 casas de banho públicas e privadas, frequentadas por todas as classes sociais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.