Page 1

-1ESCOLA E.B. 2,3 PROF PEDRO D’OREY DA CUNHA 3ª Edição – Março 2011 - Preço - 20 Oreys (Alunos) - 50 Oreys

INDICE: Editorial

2

Notícias da Academia Escola Mais Notícias da Escola

3 6

Notícias da BE/CRE 9

Passatempos

9

Departamento de Matemática

12

Ver pág.4

Ver pág. 6


-2-

Editorial Ficha Técnica Jornalistas Júlio Barbosa 5ºC

Nesta edição de Jornal do Pedro damos destaque às “Férias Mais” da Páscoa, que vão decorrer entre 26 de março e 4 de abril.

Bruno Teixeira 5ºC Paulo Malho 5ºC

Durante estas férias vão ser diversas as atividades em que podes participar, tais como passeios, jogos e outras surpresas super

Manuel Dias 5ºC

divertidas. Existe um limite de 20 inscrições. Tens que entregar a

Ruben Costa 5ºG

ficha de inscrição na sala da “Academia Escola Mais” (A102).

Sofia Costa 5ºF Maria Sousa 5ºF Cátia Lopes 5ºF Bruno Salvador 6ºG

Participa e diverte-te connosco.

Desejamos a todos boas notas para este 2ºperíodo e boas férias da Páscoa.

Júlio Carvalho 6ºE Tiago Costa 6ºE Boa Leitura! __________________________ 1ª Tiragem da 1ªEdição: 150 Exemplares

Consórcio:

Contacto: academiaescolamais.pe@gmail.com

Apoio à Legalização : Quartas (das 10h00 às 12h30) Sextas (das 14h às 17 h) - Falar com Dr.ª Elisabete Ramos.


-3-

colaboração dos alunos da Escola E.B 2,3 Prof. Pedro d’Orey da Cunha que estão na “Academia Escola Mais” gravou o Hino do projeto.

Foi uma tarde de muito trabalho no estúdio improvisado “super No passado dia 29 de Fevereiro, a

profissional”. Os cantores foram

“Academia Escola Mais”, com a

fantásticos e bastantes talentos

colaboração

foram

do

projeto

encontrados.

“Som do Livro” da “Iniciativa Bairros Críticos” , a colaboração do

prof.

Vitor

Barata

e

a

No passado dia 17 de Fevereiro

gomas e um vale de compras na

decorreu o desfile de Carnaval

Decatlon.

na Escola E.B 2,3 Prof. Pedro d’Orey da Cunha. A atividade foi organizada pela Associação de Estudantes com a colaboração da

“Academia

Foram participantes

Escola

Mais”.

bastantes que

os

desfilaram

com muito estilo. Mas o grande vencedor foi o Ruben Amaral do 5ºH que recebeu um saco de

A

“Academia

agradece participação!

a

Escola

Mais

todos

pela


-4-

O Jornal do Pedro foi fazer uma

saúde)

visita à Unidade de Cuidados de

prestam

Saúde

essenciais,

Personalizados,

Pólo

e

enfermeiros, cuidados

de

que saúde

preventivos

ou

Damaia (Centro de Saúde da

curativos. Para além do pessoal

Damaia), para compreender para

administrativo,

que

Centros de Saúde trabalham

servem

estes

locais

de

saúde.

ainda

outros

alguns

profissionais

O Centro de Saúde serve para a

técnicos

onde

prestação de cuidados de saúde

higienistas orais, técnicos de

recorrer em primeira instância

à

saúde ambiental, nutricionistas e

sempre

Nele

que

cidadãos

devem

necessitem

de

cuidados de saúde.

população. trabalham

médicos

de

família/clínica geral, médicos de saúde pública (delegados de

Visitámos na Unidade de Saúde Familiar Conde da Lousã (Centro de Saúde da Damaia), a parte da Vacinação onde a Enf. Helena Capelão explicou a importância de termos as vacinas em dia e que devemos conferir no Boletim de vacinas se estão todas atualizadas. A vacinação atualizada é fundamental para miúdos e graúdos, pois as vacinas do Programa Nacional de Vacinação (PNV) conferem proteção contra algumas das mais importantes doenças infeciosas.

psicólogos.

serviço

-

O Centro de Saúde é o local os

de

em

social,


-5Visitámos também a parte da Higiene Oral, onde a Dra. Inês Filipe

explicou

Higiene

oral,

a

importância

referindo

que

devemos lavar sempre os dentes após

as

refeições

e

ir

regularmente ao dentista. Aproveitamos para agradecer a simpatia com que todos os profissionais do Centro de Saúde da Damaia receberam os “jornalistas” do Jornal do Pedro.

Durante este ano letivo, no âmbito das atividades da “Academia Escola Mais” tivemos sessões de “Educação para a Saúde” para os alunos do 8ºano. As sessões foram dinamizadas pelos voluntários Jannica, da Alemanha e o Emir da Letónia, do Serviço Voluntariado Europeu que pertencem à Associação de Máquinas do Mundo e que debateram temas como a Alimentação Saudável e prevenção das drogas, tabaco e álcool. A enfermeira Helena Capelão do Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora (ACES VII) também dinamiza estas sessões de “Educação para a Saúde”, focalizando a ação de formação sobre “Sexualidade e prevenção das Infeções Sexualmente Transmissíveis”.


-6-

O projeto Orquestra Geração é um projeto centrado na ação e desenvolvimento social através da música e funciona no Agrupamento de Escolas da Damaia, desde o presente ano letivo 2011/2012.

Tendo como principal público alvo crianças do 1º ciclo, mas incluindo também jovens do 2º e 3º ciclos de escolaridade, o projeto Orquestra Geração proporciona a abertura do ensino da música e a prática em contexto orquestral a muitos jovens que dificilmente a ele teriam acesso, sendo a frequência gratuita (incluindo os instrumentos, que são cedidos aos alunos pelas autarquias e mecenas).

A professora Sandra Martins, coordenadora pedagógica da Orquestra Geração, refere que “estas crianças adquirem várias aprendizagens, além da aprendizagem musical, aprendem o sentido de responsabilidade, trabalho de grupo e cooperação. A “Orquestra Geração” permite vivências diferentes que os alunos não teriam de outra forma, tal como a possibilidade de tocarem em palcos diferentes ou assistirem a concertos em espaços como o CCB, Teatro Olga Cadaval, Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros, reforça a prof. Paula Ferreira, responsável por fazer a ligação entre a escola e a orquestra.

“Primeiro achei que iria ser difícil, mas depois gostei, os professores são divertidos” André 5ºC

“Gosto de participar na Orquestra porque sinto-me feliz a tocar” Érica Romano 5ºC

“ Gosto de tocar pois é o meu modo de amar. Tocar um instrumento ajuda-me a ter mais amor” Ana Oliveira 5ºC


-7-

POEMA PARA A MATILDE

Matilde és linda fofa e simpática Os teus olhos castanhos são doces e atrevidos Deixa-me feliz e confortável. És uma boa amiga Gosto de estar ao pé de ti Jogar à bola, conversar Falar de ti e de mim Gosto de ti até ao fim do Mundo Adoro-te Matilde Júlio

No passado dia 14 de Março, os alunos do 9ºano de

áreas

profissionais,

de

formação

escolaridade e turmas CEF foram visitar a Exposição

universitária,

Futurália – Feira da Juventude, Formação e Emprego

currículos,

na FIL, no Parque das Nações.

trabalho associado a cada área de estudos, para além

informando

saídas

quanto

profissionais

secundária aos

e

e

acessos,

mercado

de

de lhes permitir um saudável encontro direto com as possíveis escolhas educativas.

Esta

visita

organizada

pelo

SPO

(Serviço

de

Psicologia e Orientação) tem como objetivo promover o contacto dos jovens/estudantes com as diversas


-8-

O “Jornal do Pedro” foi entrevistar alguns alunos para perceber se sabiam o significado da Páscoa. Algumas das respostas foram: - “Porque é altura do ano que as fábricas produzem mais ovos de chocolate”; - “Para celebrar a existência do coelhinho da páscoa”; - “Porque é o ano que existem mais ovos de chocolate e amêndoas”. Foram poucos os que sabiam, sendo que a maioria respondeu que não sabia ou deu respostas relacionadas com o coelhinho da Páscoa, ovos de chocolate e amêndoas. A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até à sua ressurreição, quando o seu espírito e o seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Aprende aqui para o significado da Páscoa! A

Muitas tradições ligadas ao período pascal tem origem nos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica.

festa tradicional associa a imagem do coelho a um símbolo de fertilidade. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Os alunos das Oficinas d’Orey, atividade da “Academia Escola Mais” fizeram uma “Janela” com várias mensagens sobre a importância da mulher e do seu papel na sociedade que foi afixado no Pavilhão A. O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações de mulheres por melhores condições de vida e trabalho. Pretende-se chamar a atenção para o papel e dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.


-9-

NOTÍCIAS DA BE/CRE Tens ido à Biblioteca ultimamente? Já viste os trabalhos expostos? Os alunos da nossa escola estão cada vez mais ativos e a fazer trabalhos de muita qualidade. Depois da «Semana das Línguas» comemorou-se a «Semana da Leitura».

A leitura do conto de Sophia de Mello Breyner produziu uma verdadeira floresta no átrio à porta da Biblioteca.

E as leituras domiciliárias promoveram o concurso de ilustração de capas de livros. A escolha da melhor capa coube aos alunos e a eleita foi a capa executada pelo aluno Jhoney Quester, do 5ºG, que vai receber como prémio um relógio digital!

Também não podemos esquecer o êxito da conferência «Procuram-se leitores». Foi bom ouvir os alunos falarem dos seus livros favoritos e quantos não terão ficado despertados para mais leituras?

Agora, são os trabalhos sobre poesia e os desenhos executados em EVT, depois….. Não percam as novas propostas. Venham à Biblioteca e leiam o blogue!

Porque é que os powerpoints são tão felizes? Porque têm sempre um dia-positivo!

A professora tenta ensinar matemática ao Joãozinho. - Se eu te der 4 chocolates hoje e mais 3 amanhã, tu vais ficar com...com.... com.... E o Joãozinho: - Contente


- 10 -

1 2 3 4 5 6

P A S C O A

1 - Antónimo de guerra; 2 - Relação entre amigos; 3 - Filho de deus; morreu crucificado; 4 - Uma das três principais religiões que se pratica no ocidente; 5 - Crença da existência de um só deus; 6 - Viver de novo.

Completa, aprende e diverte-te!


- 11 -

O V O S A Q W E R D F G H T Y U J G F C D F G C A

Q A F G J O X N M Q A J M X A M Q E R X C V F O S

W S D H K L C B K S S D E P Q Q O W E A D F D E D

Ovos Festas Coelhos

E R L O I D D F F F C I F S M B E N Ç S S S Q L D

R E K L U D Q A G V F Z G U Z Q R O J H G D H G

T W J J Y C C Q A A S E G Q Y S W Q T T W J V O F

Y Q H K T A I L I M A F N E T U I E R Y E R C S H

U Z G M R R E E E Y U I J R R H Q A X I U I F H F

I X F N F M P I Y T R D H T Y M E R M O Q I S Q H

O C D B V R E S S U R E I Ç A O R O Ç W Q M O T G

P V C V B C V B N M Y U I O P Q T M L E O C N P A

Chocolates Jesus Cestas

A B F C H V B S F V F D S A Z V Y A K R T A M Ç B

S N E E S M E G D Q D E Y U I O E N H T N S X E T

D M T T S A M N N A C E S T A S P O G Y A D C U J

F J G U Y T R W J C A K S D B Y Q S F Y S A V Y K

G K H E Q U A A K R P M N J H R I Q D G C Q B N H

H L M B P H U S Ç X O I O U Y T E W A Z X N G F D

J K Q T T R E X J S I F A X S G H R E C V M A Q S

F E S L A S R R E F U F C G V V R E D V N B V C Z

W V C X B G R E R Q Y G V H G F G F G B O I K I U

Bolos Família Santo

- O que é o que é feito para andar e não anda?

- O que a esfera disse para o cubo?

E B A L V N H R G R T H B K L M N B V C Y E S A O

Q N S K F O K V B N N J N C H O C O L A T E S D I

R M D J B E Q A D M C H O M K L Ç T E A P O O F U

T Q F H S A N T O G L R B Q A X O U C Q P V T Y Y

Y E M G J T R E Q H Q P I L A T O S V W P G R U H

Cristo Monoteísta Pilatos

U O K F S C W B M B H Z K S A X C P B E O H E I G

I R Y D A S W H W C R D M G T T Q V N R I J Q O B

O P A S A S E R K X E E C N D A U P M T U K A O J

B O L O S F R F J A Z P V Q A S O L K Y Y N Z P K

Ressureição Romanos


- 12 -

2 ºCiclo e 3º ciclo Problema: Março

“As Bicicletas” O Miguel e os seus oito primos têm todos ou bicicleta ou triciclo. Juntaram-se todos e decidiram dar um passeio. O vizinho viu-os passar e contou 21 rodas. Quantas bicicletas viu o vizinho passar?

Problema: Abril

2ºciclo e 3ºCiclo

“Prisão Triangular”

Uma prisão em forma de triângulo tem nove celas redondas dispostas como se mostra na figura. Existem 45 prisioneiros distribuídos pelas celas de modo que cada cela tem um número diferente de ocupantes e não há celas vazias.

A vigilância é assegurada por 4 guardas que ocupam as posições indicadas na figura pela letra G. Cada guarda vigia 17 prisioneiros. Quantos presos estão em cada cela?

Jornal do Pedro  

Jornal escolar

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you