Issuu on Google+

Os valores do desporto na formação pessoal Um projecto de vida para Jovens e Crianças. O limite será a capacidade de cada um!


Academia dos Champs A Academia dos Champs (ADC) é um projecto de integração social através do ténis que nasceu em 2009 – o objectivo principal da iniciativa é demonstrar que são muitos os benefícios de se encarar o desporto como filosofia de vida.

Missão: Integrar socialmente, utilizando o desporto como ferramenta de capacitação e de acompanhamento de crianças em situação de vulnerabilidade social.

Visão: Formar Campeões para a Vida!


Como funciona?

PARCEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

PARCEIROS SOCIAIS Fundamentais para a interacção entre ADC e os seus alunos, sendo a 1ª triagem, e a identificação das crianças a abranger, feita por estes.

MISSÃO

Apoiam o projecto através de donativos financeiros e em género. Partilham network, know-how e experiência.


Conceito Potenciar os valores do desporto na formação pessoal.

Um projecto de Vida para Jovens e Crianças

O limite será a capacidade de cada um.


O Desporto como instrumento de formação de carácter A Academia dos Champs alia à prática do desporto, uma forte componente pedagógica, dando ênfase aos aspectos formativos do carácter e da personalidade de cada criança e de cada jovem.

O desporto não distingue classes sociais, origens ou circunstâncias da vida, premeia sim o esforço, os bons atletas e a excelência na performance.


O Ténis como desporto de motivação individual Skills de Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento de auto-estima e confiança nas suas próprias capacidades pessoais, como desportista e ser humano.

Skills de Desenvolvimento Social Desenvolvimento da capacidade de interacção no grupo e de trabalho em equipa.


Implementação 1. NÚCLEOS Criação de “Núcleos” em zonas identificadas como prioritárias para o conceito deste projecto (por ex. bairros sociais, campos municipais e outros locais de acesso a crianças em situação de vulnerabilidade social), reunindo as condições/requisitos indispensáveis para o modelo definido:

Condições: Infra-estruturas: existência de recinto desportivo pronto ou adaptável para a implementação. Recursos Humanos: existência de equipa de acção/apoio social, responsável pelo acompanhamento do projecto.


Implementação 2. FUNCIONAMENTO Aulas e torneios regulares. Aulas - Programadas com horário definido para o ano lectivo. - Escalonamento dos alunos consoante idade e nível tenístico.

Torneios - 2 Torneios Inter-núcleos - 2 Torneios Internos por cada núcleo Clínicas - Treinos c/ horário intensivo em períodos de férias


Núcleos Bairro da Outurela/Portela de Carnaxide Inaugurado Julho 2010 - 35 crianças. Aldeias de Crianças SOS - Bicesse Inaugurado Outubro 2011 – 25 crianças. Trajouce - Cascais Inaugurado Junho 2012 – > 35 crianças. Maia – O primeiro núcleo fora da Grande Lisboa. Inaugurado Novembro 2013 – > 20 crianças. Adroana – o nosso mais recente núcleo. Inaugurado Março 2013 - > 20 crianças.

Núcleos actuais! Próximos núcleos!


Núcleos Outurela

Bicesse

Trajouce

Maia

Adroana

A existência das equipas de acção social locais são essenciais ao nosso trabalho, ajudando-nos a acompanhar todo o desenvolvimento académico e psicológico de cada criança. Estas equipas, em conjunto com a nossa equipa técnica reúnem toda a informação necessária para a avaliação das crianças e do impacto do nosso projecto.


Torneios


Prémio Anual de Mérito O objectivo deste prémio é motivar os alunos para uma melhor performance, premiando o melhor aluno e aluna no que respeita ao sucesso técnico e académico, bem como ao seu comportamento e assiduidade. A avaliação é baseada na informação disponibilizada pelos treinadores, técnicos sociais e escola. Os prémios devem estar relacionados com a performance técnica e académica dos alunos, de forma a potenciarem o seu desenvolvimento. Na próxima edição serão também premiados os melhores alunos de cada uma das categorias em avaliação, procurando-se recompensar os alunos, que apesar de dedicados, não conseguem ser exímios na avaliação total.


Fête le Mur - France O Fête le Mur (FLM), de Yannick Noah, é um exemplo de sucesso da estratégia que a ADC está a adoptar também em Portugal. A equipa técnica da ADC esteve no Torneio de Verão 2013 do Fête le Mur para acompanhar toda a logística e organização do evento. Há um contacto constante entre ambos os projectos, que dá lugar à troca de experiências e a oportunidades para que todos os envolvidos possam aprender e melhorar. O FLM tem provado que um projecto deste carácter é muito importante para a comunidade, considerando o impacto do desporto no desenvolvimento pessoal.

Sobre o FLM: Fundado em 1996; Implementou uma estratégia semelhante à da ADC que tem tido imenso sucesso; + de 3000 jovens; + de 800 alunos creditados pelo FFT; Tem alunos integrados em torneios como o Roland Garros.

Saiba mais em: http://www.fetelemur.com


Portugal Open 2014


ATP ACES For Charity O Director do Portugal Open, J. Lagos, é um dos membros fundadores da Academia dos Champs. A Lagos Premium Events sugeriu o projecto da ADC para representar Portugal na iniciativa global ATP ACES For Charity – destinada a apoiar e destacar, anualmente, projectos de solidariedade implementados nos locais onde decorrem eventos do ATP World Tour. A Academia dos Champs foi um dos 13 vencedores nomeados em todo o mundo sendolhe concedido um prémio €10.000 para investir na expansão do projecto.


The Social Sport World Forum Educasport 2013 A Academia dos Champs participou no Educasport World Forum 2013, em França. A conferência, que teve lugar em Paris, reuniu actores sociais em torno da vontade de desenvolver o desporto enquanto ferramenta social e educacional em todo o mundo. A Academia dos Champs foi uma das associações seleccionadas para participar no painel de oradores tendo integrado o evento com o tema “O desporto como ferramenta de integração social”. No final do evento a Academia dos Champs foi uma das instituições a contribuir para um manifesto cujo objectivo é reforçar a importância de se apoiar mundialmente o desporto como ferramental social.


Objectivos para 2014 Manter os níveis de excelência no ensinamento do ténis Dar cumprimento contabilístico, fiscal e legal aos novos desafios

Dinamizar e fomentar novas formas de comunicação

Reforçar gestão do impacto na saúde e educação.

Criar métodos de maior comprometimento nas crianças

Sustentabilidade do projecto

Crescimento orgânico


Parceiros e contactos

ACADEMIA DOS CHAMPS e-mail: geral@academiadoschamps.org

Morada Sede: Rua Barata Salgueiro, Nยบ30 7ยบEsq. 1250-044 Lisboa, Portugal

Tel: +351 21 359 21 80 Telem: +351 91 613 93 29 Fax: +351 21 359 21 89


Obrigado! www.academiadoschamps.org www.facebook.com/academiadoschamps www.vimeo.com/academiadoschamps

www.youtube.com/user/adchamps

ACADEMIA DOS CHAMPS e-mail: geral@academiadoschamps.org

Morada Sede: Rua Barata Salgueiro, Nยบ30 7ยบEsq. 1250-044 Lisboa, Portugal

Tel: +351 21 359 21 80 Telem: +351 91 613 93 29 Fax: +351 21 359 21 89


Academia dos Champs - Apresentação Português