Page 1

12

FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Terça-feira, 12 de junho de 2012

VERDE

ABC da Caatinga

Q

Você sabe o que é uma Unidade de Conservação?

uando falamos em parques e reservas, estamos falando em Unidades de Conservação (UC). São áreas naturais, especialmente protegidas, que tem a finalidade de conservar os recursos naturais nelas inseridas, como cavernas cachoeiras, nascentes, rios, lagos, fauna, flora, monumentos naturais e paisagens. Essas áreas são espaços para realização de pesquisas, lazer e contato com a natureza e, principalmente, a proteção de determinadas espécies. As UCs

podem ser terrestres ou marinhas, públicas ou privadas, federais, estaduais ou municipais. No Brasil, as Unidades de Conservação são reguladas pela Lei nO 9.985 de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). A criação delas é um dos principais mecanismos de proteção da natureza. Elas são áreas protegidas por lei, de acordo com sua função e utilidade, e servem para manter o equilíbrio natural dos ecossistemas.

A importância das Unidades de Conservação As UCs fornecem, de forma direta e indireta, bens e serviços essenciais para a sociedade brasileira. Porém, por se tratar de produto e serviços gratuitos, prestados de forma difusa, o seu valor não é percebido pela sociedade, nem é “internalizado” na economia nacional, mesmo contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. Tais serviços ambientais essenciais são fornecidos e garantidos pelas Unidades de Conservação. Confira algum deles: - Manutenção do volume e da qualidade da água potável; - Equilíbrio do clima; - Equilíbrio da população de insetos, evitando doenças, epidemias e pragas na agricultura; - Protege o patrimônio biológico e genético da biodiversidade do país; - Resguarda substâncias com potenciais medicinais para estudos futuros; - Asseguram a manutenção da qualidade ambiental para as futuras gerações. Além disso, as Unidades de Conservação contribuem de forma efetiva para enfrentar um dos grandes desafios contemporâneos, as mudanças climáticas, já que ajudam a impedir o aumento da concentração dos gases do efeito estufa na atmosfera terrestre. Este texto faz parte do Volume 4 – Educação Ambiental da Coleção Conheça e Conserve a Caatinga, que faz parte do Projeto No Clima da Caatinga, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Quer saber mais sobre o projeto? Acesse www.noclimadacaatinga.org.br. Mais informações:

www.acaatinga.org.br

ABC da Caatinga  

Unidades de Conservação

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you