Page 1

35

anos

nº 13

News

Prezado Leitor, Temos muita satisfação ao apresentar à vocês esta edição do informativo mensal. Os resultados positivos do Relatório da ASBIA, somados aos números extraordinários da ABS Pecplan, nos permitem contemplá-los um ABS News repleto de ótimas notícias. Estamos lançando o novo Catálogo Leite Europeu edição 2010/11 que, além das baterias européias, apresenta também os touros da raça Girolando. Contamos como foi a participação da ABS em um dos cursos mais importantes do país sobre reprodução bovina e em eventos de grande destaque desse setor.

Editorial

Uberaba, Brasil - Abril 2010 Não deixe de ver as novas contratações nas raças Braford e Angus. Confira o artigo técnico sobre a escolha de touros holandeses, novos funcionários que passam a integrar nossa equipe e colaboradores destaque do mês. Aproveitamos a ocasião para fazer um convite: participe do nosso tradicional Desfile de Touros durante a Expozebu, dia quatro de maio em Uberaba/MG. Afinal, você é convidado de honra na festa dos 35 anos da Central ABS Pecplan. Boa leitura

Alexandre Lima Gerente Nacional de Negócios da ABS Pecplan

Relatório da ASBIA confirma ótimos resultados da ABS Pecplan na venda de sêmen em 2009

A

ASBIA Associação Brasileira de Inseminação Artificial realizou nesta quinta-feira, dia 11, em São Paulo uma coletiva de imprensa para divulgar o relatório da movimentação de sêmen no Brasil em 2009. Esses números confirmam os ótimos resultados da ABS Pecplan no mesmo período. As vendas realizadas pela empresa em todo ano passado somam 24% do mercado (excluindo doses exportadas e prestação de serviço de coleta de sêmen). Somente nas exportações, entre raças de corte e leite, a participação da ABS foi de 30%. Ao todo foram comercializadas em 2009, no Brasil, 9.160.863 doses, 11,65% a mais do que em 2008. Desse total 57,81% são doses de genética nacional. Nas raças de corte o crescimento ficou em 25,5%, mas no leite a vírgula muda de lugar de forma negativa, a queda foi de 2,55%. “No corte nós esperávamos um crescimento próximo do que foi apresentado porque registramos índices parecidos nas nossas vendas. Esse resultado é muito bom, especialmente se compararmos com o ano de 2008, quando o aumento foi de apenas 9%, afirma o Diretor Geral da ABS Pecplan, Márcio Nery. “Entretanto o que mais nos surpreendeu foi o desempenho negativo do leite no geral do mercado. Apostávamos num crescimento entre 5 a 7% já que os nossos números registraram 10% de aumento nas vendas”, destaca. No comparativo das raças os números são ainda mais impressionantes. Segundo o relatório da ASBIA as vendas de sêmen de Nelore cresceram 26%. Somando-se o total de doses entre Nelore e Nelore Mocho o número bate a casa dos 2.6 milhões de doses comercializadas. No Angus a subida foi maior,

D

59% com mais de 1.5 milhão de doses entre Angus e Red Angus. “Mais uma vez acompanhamos a evolução do mercado. Nossas vendas de Nelore cresceram 32%. Enquanto a ASBIA apontou queda de 4% no Guzerá, na ABS foram 58% de aumento. Reafirmamos que a IATF - Inseminação Artificial em Tempo Fixo - é a locomotiva que vem puxando o crescimento da venda de sêmen no corte”, frisa o diretor. Do total de vendas de raças de corte (5,2 milhões de doses), apenas seis raças são responsáveis por 4,4 milhões (Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Angus, Red Angus e Guzerá). Na avaliação individual das raças de leite, os dados da ASBIA e da ABS confirmam crescimento de 6% no Holandês e 19% no Girolando. Entretanto, enquanto no relatório o Gir Leiteiro apresentou queda de quase 28%, na ABS as vendas cresceram 21%. Para Nery o saldo positivo da ABS no leite, mesmo com a queda geral do mercado, tem pelo menos três razões. “Esses números só podem ser justificados pela combinação da genética líder no mercado, serviço técnico de qualidade e rede de vendas muito competente”, afirma. Apesar de alguns números negativos, as expectativas para 2010, segundo o diretor da ABS, são positivas. “Estamos num mercado muito competitivo e não é fácil para uma empresa do porte da ABS manter-se na liderança. Ainda assim confiamos na qualidade dos nossos produtos, serviços e de toda equipe para que neste ano o crescimento seja ainda mais significativo. Esperamos que toda cadeia produtiva da pecuária registre bons números, estamos trabalhando dia-a-dia para isso”, conclui Márcio Nery.

1

u e p v U A p “ n a p r c o F s d d d s d i c n O a A m n


35

anos

Leite

N

este mês de março chega às mãos dos criadores em todo Brasil a nova edição do Catálogo Leite Europeu da ABS Pecplan. A publicação apresenta 26 novos touros e a bateria completa da empresa nas raças Holandês, Jersey, Pardo-Suíço, Ayrshire, Frísio Inglês e Girolando. É a primeira vez que o Girolando integra o catálogo do leite europeu com o objetivo de ajudar na seleção genética da raça em todas suas graduações de sangue. “Acreditamos que as solicitações de nossos clientes por vacas mais longevas serão completamente atendidas com os touros desta bateria que vão ao extremo em critérios de saúde”, destaca Klaus Hanser de Freitas, Gerente do Departamento Leite da ABS Pecplan. O gerente também destaca que os touros Shottle e Millenium, mantêm-se como líderes de seus sumários há vários anos e agora recebem a companhia de Legal na raça Jersey. “O sumário de janeiro gerou a impressionante marca para ABS Global de 33 touros entre os TOP 100 TPI da raça Holandesa. Os Serviços Técnicos como GMS e

RMS têm colaborado para a correta utilização desta genética nas diversas finalidades, gerando uma constante satisfação”, afirma. O Catálogo Leite Europeu 2010 da ABS Pe c p l a n t a m b é m apresenta, além das características detalhadas de todos os touros, textos técnicos de como entender as provas, mudanças na Base Genética, tabela de Cruzamentos e os TOP 10. “Obrigado pela sua confiança total e continue junto à empresa líder mundial em genética bovina. Bem-vindo à ABS Pecplan. Sinônimo em genética de vacas lucrativas que melhoram a cada lactação. Sem surpresas, sem erros, sem desculpas”, finaliza Klaus.

Quando se observa as Provas dos Touros, uma pergunta que sempre aparece é quais são os valores do STA Zero e quais das características o Criador deve levar mais em consideração.

Na Tabela 1 observamos os valores das vacas integrantes da população base de algumas características como leite, gordura, proteína, entre outras.

Na Tabela 2 estão demonstradas características lineares quando comparadas a vacas médias da população.

População de Vacas Base

Raça

Leite Gor Proteína Vida lbs. lbs. Lbs. Prod. Hol. 26.082 953 784 28,7

Score Taxa C. Som. Prenh. Filhas 2,76 22,6

STA do Touro Característica Estatura Âng. de Garupa Larg. de Garupa Âng. de Casco Alt. de Úbere Post. Larg. de Úbere Post. Suporte Central Prof. de Úbere Posição Tetos Ant. Compr. dos Tetos

Medida Cm- altura apartir da garupa Cm- ângulo entre os ílios e ísquios Cm- entre os ílios Graus- ângulo formado entre a parte anterior do casco com o chão Cm- entre o assoalho da vulva e altura máxima de prod. de leite no úbere Cm- largura onde o úbere se adere ao corpo Cm- Profundidade da fenda entre o quarto traseiro do úbere Cm- do assoalho do úbere até o jarrete Cm- distancia entre os tetos anteriores Cm- comprimento do teto mais comprido

Para um melhoramento genético do seu rebanho os criadores de sucesso devem identificar a característica mais importante do rebanho. A partir daí selecionar touros melhoradores de uma ou mais (mas não necessariamente todas) as características. O uso de programas de acasalamento como o GMS®, que leva em

2

-3

Zero

+3

141,22 1,52 11,68 41 26,92 13,97 3,05 1,27 5,08 5,59

143,76 3,3 12,7 43 25,65 14,73 3,56 3,05 4,06 6,01

146,3 5,08 13,72 45 24,38 15,75 4,06 4,83 3,05 6,6

consideração 15 caracteristicas lineares de cada uma das vacas, é de muito auxílio para o melhoramento genético do seu rebanho. Assim vão fazendo o melhoramento nas características mais importantes e observando o resultado acumulado com o passar das gerações.


Leite Ashmore é um dos poucos touros da atualidade acima de 2,00 para PTA Tipo, composto de Úbere e composto de Pernas&Pés.

35

anos

Primeiro filho de Boliver provado que segue os passos do pai com destaque para Vida Produtiva e CCS.

Primeiro filho de Shottle provado com sêmen disponível no Brasil. Sua prova mostra muito equilíbrio com destaque para critérios de saúde. Após uma temporada com problemas de produção em 2010 teremos novamente o touro Jammer em nossa bateria. Touro extremo para Sólidos e Fertilidade.

As primeiras filhas (todas pretas) de Jammer já estão iniciando a segunda lactação com uma grande satisfação dos proprietários.

Touro de pelagem negra com prova de muito equilíbrio acima de 2,00 para composto de Pernas&Pés e 7% para Facilidade de Parto

O touro CA Guri morreu no dia 15 de fevereiro em consequência de uma fratura de um de seus membros, com isso a raça perde um dos melhores reprodutores para transmitir muito leite e estrutura corporal. Em 2006 foi divulgado seu primeiro resultado do teste de progênie EMBRAPA/ABCGIL e desde então sempre ficou muito bem colocado para PTA Leite e se tornou um líder de vendas na ABS Pecplan com mais de 70.000 doses comercializadas. O touro mais pesado da raça durante muitos anos com 1.140kg sempre agradou muito nossos clientes do norte de minas onde grande parte de suas doses foram comercializadas gerando animais de muita estrutura corporal.

3


35

anos

Corte Touros destaque do mês no Europeu Corte ABS Pecplan

A

ABS Pecplan já tem disponível as doses desse touro que foi uma grande aquisição no tradicional leilão da Santa Eulália. Excelente histórico de desempenho nas pistas de julgamento por todo o RS. Reúne em seu pedigree dois reprodutores que fizeram a história do Angus: NEW DESIGN 878 e NONE BETTER (Red). Excelente musculatura, comprido, profundo e com uma genealogia de touros provados.

DESENHADO da Santa Eulália 456

Outros dois touros Braford também estão com doses a venda: DON JUAN e NOVATO

Don Juan

Novato

ABS Global investe em dois novos touros Angus na última edição do leilão Schaff BRUISER

“Genética Schaff com facilidade de parto e alta performance. Touro com muito volume e um pedigree consistente de BISMARCK e Predominant 004”.

4

SOLID GOLD

“Outra importante aquisição com a genética Schaff. Solid Gold é filho de Net Worth em uma vaca CAR Tracker o que permite boa flexibilidade no acasalamento. Touro tem excepcional comprimento, equilíbrio e profundidade”.


35

anos

Corte Deu Samba!!!

Progênie ABS faz a Grande Campeã na Exposição de Sergipe

A

progênie do Touro Samba TE de Naviraí, da bateria Nelore da ABS Pecplan, fez bonito na pista da Exposição Agropecuária de Sergipe 2010. A feira foi realizada em Aracaju, contou com mais de 800 animais inscritos e foi encerrada no último domingo, dia 07/03. Cadete AV, filho de Samba em vaca Chiva, também se consagrou como Campeão Júnior Maior. A regional da ABS em Aracajú participou da exposição em parceria com troncos Walfran, sob a coordenação dos representantes Ranilson e Breno Cavalcanti, que demonstraram um excelente relacionamento com produtores de corte e leite.

“A pecuária de Sergipe está de parabéns, principalmente o governador e Federação da Agricultura que estão acreditando no agronegócio do estado”, destaca Romero Cavalcanti, Supervisor da ABS no Norte e Nordeste. Carioca AV

Campeã Vaca Jovem e Grande Campeã Filha de SAMBA em vaca Coronel da Colonial Proprietário e Criador::Álvaro José do Monte Vasconcelos • Maceió/AL

Equipe da ABS Pecplan participa do XIV Curso de Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos Nos dias 18 e 19 de março foi realizado, em Uberlândia/MG, o XIV Curso de Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos. O evento aconteceu no Centro de Convenções do Center Shopping com coordenação do Professor José Luis Moraes Vasconcelos (UNESP Botucatu/SP) e organização da Conapec Jr. O curso foi dividido em módulos (Corte, Leite e Manejo/Sanidade). As palestras foram ministradas por profissionais do exterior com alto nível de conhecimento. Entre as apresentações de destaque estão: Leite: (Apresentação dos dados nacionais) e (Estratégias fisiológicas a serem consideradas para desenvolver programas de IATF em vacas leiteiras). Corte: (Apresentação dos dados nacionais) e (Parâmetros no sêmen importantes para IATF). Manejo e Sanidade: (Taxa de concepção do touro: uma nova avaliação da fertilidade de touros) e (Oportunidades e desafios do sêmen sexado). Além da participação de profissionais de todo Brasil, estavam presentes no evento Gerentes, Técnicos e Representantes da ABS Pecplan que aproveitaram a oportunidade para adquirir informações, realizar contatos e aproximação com estes profissionais do setor.

Gerências e Técnicos: Dr. Fernando Vilela, Dr. Neimar, Dr. Hernando Lopez, Helio Rezende, Cristiano Ribeiro, Edgard Neto, Marcello Mamedes. Representantes: Marabá - PA, Água Boa - MT, Rio Verde - GO, São José Rio Preto - SP; Cacoal - MT, Barreiras - BA, Brasília - DF, Uberaba - MG, Teresina PI

IATF - Para Cristiano Ribeiro, Técnico do Departamento Corte e Coordenador Programa IATF ABS Pecplan, a IATF foi um dos principais

temas abordados no evento, assim como fator que impulsionou o crescimento da venda de sêmen de raças de corte, de acordo com o relatório divulgado recentemente pela ASBIA. “A IATF cada vez mais vai se tornando uma tendência global, com crescimento anual acentuado, aumentando assim a porcentagem de animais inseminados e promovendo o melhoramento genético do rebanho brasileiro. Dentre os principais desafios da IA citamos dois importantes que são considerados como gargalo da técnica: a mão-deobra especializada e observação de cio. É justamente aí que a IATF atua com precisão, aumentando a eficiência e promovendo a melhoria dos índices importantes para o desenvolvimento e crescimento da produção. O que observamos é que atualmente o Brasil, além de possuir um volume grande na utilização da IATF, dispõe de técnicos capacitados que realizam todo o processo da técnica com um custo já estabelecido, onde estão incluídas avaliações dos animais por ultrassonografia, sêmen, mão-de-obra e realização da IA. Também observamos que estamos nos inserindo na fatia do mercado onde não se realizava a IA. Hoje é necessário apenas contratar os serviços destes profissionais que realizam todo o processo. Possuímos dentro da ABS Pecplan o Grupo IATF, profissionais que aplicam a técnica. Realizamos uma reunião anual onde ocorre a atualização do grupo, coleta de informações realizadas e visualização dos resultados dos touros ABS Pecplan e assuntos relacionados para promover o desenvolvimento cada vez mais da IATF. Neste primeiro ano de coleta de resultados dos nossos touros somaram 25.000 avaliações e esperamos neste segundo ano mais de 40.000. Isto demonstra o crescimento que vem sendo observado e comentado no mercado nacional. Qualquer informação que necessitar estamos a disposição”. Visite o site: http://www.abspecplan.com.br/iatf

5


35

anos

Colaboradores

Departamento de Comunicação da ABS Pecplan ganha reforço No mês de março o Departamento de Comunicação da ABS Pecplan ganhou uma nova integrante. Cássia Parreira Luiz, de 20 anos, foi contratada como estagiária para ajudar na execução de todos os trabalhos de comunicação e marketing da empresa. Cássia mora em Uberaba/MG e está cursando Publicidade e Propaganda. Ela já trabalhou no Jornal de Uberaba, fala inglês e está aprimorando os conhecimentos em vários softwares de criação, fotografia e web design. “Tralhando aqui na ABS pretendo adquirir conhecimento na área de marketing e experiência para que eu tenha uma vida profissional

promissora. Espero, também, através das minhas habilidades, força de vontade e conhecimentos já adquiridos fazer carreira nessa empresa, que nos oferece crescimento e sucesso”, afirma. cássia@absnet.com.br skype: cassiaparreira (34) 3319-5445 / 3319-5445

ABS Pecplan personaliza e amplia o atendimento com novos Promotores de Vendas Uma das maiores responsabilidades da ABS é manter a qualidade dos serviços prestados pela rede de vendas e departamentos técnicos de corte e leite. Seguindo essa filosofia de estar próxima ao produtor ajudando a melhorar resultados, com profissionais altamente capacitados, a empresa está ampliando o projeto de contratação de novos promotores de vendas. Os primeiros nove promotores foram contratados em 2008 como funcionários dedicados exclusivamente à empresa para atuar em áreas estratégicas do país onde a Inseminação Artificial tem registrado maior crescimento (MS, MG, GO, PR). A iniciativa rendeu bons resultados e já está sendo ampliada. No início deste ano foram criadas mais quatro áreas de atuação para novos promotores, intensificando áreas potenciais em BA,ES, PR e MG. “Essa é uma nova modalidade de atendimento técnico-comercial que vem como reforço para complementar o trabalho no campo de nossa competente rede de vendas”, destaca Alexandre Lima,

6

Gerente Nacional de Negócios da ABS Pecplan. A contratação desses promotores visa dar atendimento profissionalizado, venda consultiva através de um planejamento de visitas eficaz e gestão personal i z a d a d a s p r o p r i e d a d e s, disponibilizando serviços, genética e tecnologias padrão ABS Pecplan. “O planejamento estratégico da ABS, contempla no plano dos cinco próximos anos, priorizar investimentos na capacitação de toda equipe para maximizar o uso da IA, acreditando no reconhecido potencial do agronegócio brasileiro”, completa o gerente.


Colaboradores

35

anos

Personalidades ABS Pecplan Nesta edição do nosso ABS News serão apresentados dois funcionários com funções e áreas de atuação bem diferentes. Um com mais de duas décadas dedicadas à empresa e outro que recentemente

recebeu a responsabilidade de gerenciar os negócios em uma importante região do país. Conheça as famílias de Marcelo Selistre e Marina da Glória Caldas Santos...

Chama a Marina que ela resolve!

De gaúcho pra gaúcho

A Coordenadora de Limpeza e Manutenção da Central ABS Pecplan, Marina da Glória, é um verdadeiro exemplo quando o assunto é dedicação ao trabalho, preocupação em ajudar os colegas e clientes. Sempre com um sorriso no rosto, ela se desdobra para atender a todos da melhor maneira possível, não importa o cargo, o sobrenome ou a hierarquia. A história dela na ABS começou ainda na Fundação Bradesco. “Em 1982 conheci meu marido Juarez na escola em Uberaba e, através dele, a Fundação. Namoramos, casamos e tivemos 2 filhos: Mara Elisa e Juarez Junior. Cinco anos depois, através do Sr. Sebastião Vladimir Foganelli, comecei a trabalhar à noite fazendo a limpeza do escritório. Cerca de oito meses depois fui convidada por ele a trabalhar como ajudante de cozinha no Restaurante da Fundação Bradesco aonde permaneci até agosto de 1997”, conta Marina. As características de pró-atividade, simpatia e empenho de Marina foram reaproveitadas quando a empresa se tornou a Pecplan ABS. “Em setembro de 1997 comecei uma nova fase de trabalho na portaria, aonde pude vivenciar muitas experiências profissionais e também tive a oportunidade de participar da nova integração da nossa matriz. Foi ótimo interagir com novos colegas, com os quais aprendo cada dia mais”, comenta. Marina também é avó de Isabella, nascida em 2005 e tem mais dois netos que moram na Bolívia, Rayana e Pedro Lucas. Este ano ela completa 22 anos de carreira e tem muito para comemorar. “Agradeço a todos que já fizeram parte desta equipe e também àqueles que hoje a integram. Também à direção da empresa por ter me dado a oportunidade de fazer com que meus sonhos pudessem um dia se tornar realidade. Conquistas muito importantes para minha família, frutos de todos esses anos de trabalho. Espero poder continuar me dedicando a ABS com a mesma alegria, confiança e dedicação de sempre. Amo o meu trabalho!”, Conclui.

Entre as principais virtudes dos gaúchos está o amor pela terra, pelas tradições do Rio Grande do Sul. Justamente por isso, quando os assuntos são tratados entre conterrâneos, os resultados sempre são melhores. Então, nada melhor do que um bom gaúcho para ser supervisor da ABS no Rio Grande do Sul. O médico veterinário Marcelo Valente Selistre, 34 anos, iniciou sua carreira na ABS como vendedor da Regional Porto Alegre. Depois passou a atuar como técnico da pasta Europeu Corte e, atualmente, é Supervisor do RS. “Para mim é muito gratificante lidar com muitas pessoas todos os dias, pois gosto de conversar, principalmente com gente de campo, sobre as coisas do campo”, declara. “Transmito aos produtores informações técnicas, de uma experiência adquirida em diversos lugares, tanto em leite como corte, no Brasil, Uruguai, Argentina, Estados Unidos e Canadá. Trabalhar com melhoramento genético, através da venda de sêmen, exige tanto conhecimento técnico quanto de mercado”, afirma Marcelo. Para o supervisor, que recentemente tornou-se pai de Gabriel e é casado com Elisa Nunes Selistre, trabalhar na ABS é uma satisfação muito grande. “A empresa proporciona suporte técnico e comercial, mas acima de tudo, procura o bem estar de toda a equipe. O nosso relacionamento é de muito respeito, com comprometimento, união e amizade”, atesta. A expectativa para todo este ano é otimista a pecuária de corte e leite. “A ABS tem um grande potencial de crescimento e está focada no caminho certo para isso. Espero poder colaborar com este crescimento. Comecei minha vida profissional dentro da ABS e anseio terminar nela também. Agradeço especialmente àquelas pessoas que acreditam e confiam em mim para que eu supere suas expectativas”, finaliza.

Expediente ABS News é um informativo institucional da ABS Pecplan

ABS Pecplan Importação e Exportação Ltda. Rod. BR 050 Km 196 - Delta - MG Cep 38108-000 - (34) 3319-5400 http://www.abspecplan.com.br Jornalista Responsável: Adriana Dorazi dos Santos Mtb 31.570 (assessoria@absnet.com.br)

Coordenação: Lívia França Gerente de Comunicação Projeto Gráfico e Diagramação: Rising Comunicação: www.rising.com.br

7

ABS News - Abril 2010  

ABS News - Abril 2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you