Issuu on Google+

André Soares

Redes de comunicação

Modulo3

Trabalho Realizado por: André Soares Disciplina: Redes de Comunicação Turma: 2º TGPSI

1


André Soares

Redes de comunicação

Modulo3

Introdução dos protocolos Tcp e udp Tcp ou Transmission Control Protocol verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros pela rede. O udp permite que a aplicação escreva um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6, e então enviado ao destino. Mas não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar ou não.

O que faz uma firewall? A firewall tem como objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, e como uma barreira de segurança para o pc.

Aplicações associadas aos protocolos Protocolo DNS: DNS e um dos protocolos mais usados e que muitos de nós que mexemos em computadores nem sequer sabemos da sua existência. O protocolo dns consiste em mudar o que está por de trás do que nós vemos no url. Por exemplo www.google.pt corresponde a 178.127.12.1 e este número e ainda alterado para binário que vai levar-nos ao site do Google.

Protocolo FTP: FTP e um programa que serve para descarregar por exemplo imagens ou base de dados entre outros para um site que estejamos a criar.

2


André Soares

Redes de comunicação

Modulo3

Protocolo telnet: Este protocolo serve para aceder a routers remotamente por exemplo para resolver um problema envolvido com a rede ou atualizar ou ainda administrar a rede.

Protocolo http: O objetivo do protocolo HTTP é permitir uma transferência de ficheiros e uma designação dos mesmos em páginas web.

Protocolo SMTP: O protocolo smtp controla como os e-mails são transportados e entregues através da Internet ao servidor de destino.

Conclusão: Muitos destes protocolos quando usados por pessoas que não estudam esta área normalmente são desconhecidos e usados diariamente com muita frequência. Este protocolos ajudam no funcionamento e organização de toda a grande rede mundial que a internet.

3


Principais protocolos de transporte