Page 1

Informativo

9

th

Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital

Publicação Bimestral - ano 7 - número 56 - Jul/Ago 2016

No mês de agosto, nos dias 23, 24 e 25, Brasília recebeu pela décima quarta vez, o Fórum de Certificação Digital – CertForum. A cerimônia de abertura foi realizada na noite do dia 23 e, na ocasião, foi celebrado o aniversário de 15 anos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). O presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID), Célio Ribeiro, participou da mesa de abertura que foi conduzida pelo diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini. Martini destacou que o grande desafio continua sendo a mudança do documento em papel para o documento eletrônico e reconheceu a importância do CertForum para a disseminação do certificado digital. “Agradeço à ABRID, na pessoa de seu presidente executivo Célio Ribeiro, parceiro e amigo, que tem nos ajudado na construção do CertForum” , ponderou Martini. Célio Ribeiro, por sua vez, agradeceu às empresas associadas que patrocinam o

Eduardo Braz

14º CertForum movimenta a capital federal Auditório do 14 CertForum

evento e ressaltou que sem o apoio delas, dificilmente seria possível a realização do Fórum. Ratificou o posicionamento da Associação de continuar lutando pela elevação da segurança da identificação civil por meio da emissão de um documento seguro como o Registro de Identidade Civil (RIC). “Se tivéssemos esse documento, certamente a ICP-Brasil não estaria preocupada em inserir a biometria no processo de identificação do requerente do certificado digital”. Aproveitando a presença na mesa de abertura do deputado federal pelo PSB do Rio de Janeiro, Hugo Leal, Ribeiro pediu ao parlamentar que acompanhe de perto o andamento do PL 1775/2015 que traz em seu artigo 12 a revogação do RIC. “Peço, mais uma vez, ajuda ao deputado para que não permita a ‘execução de morte’ do RIC, que é amparado pela Lei 9454/1997”. Disse ainda

Parabéns às

3M do Brasil A.E.T. Europe B.V. Akiyama Corporação Alterosa Card Solutions Biológica Sistemas Boa Vista SCPC

Próxima etapa Em outubro, será a vez de Porto Alegre receber o CertForum. A última vez em que a região Sul recebeu o evento foi no ano de 2009, quando reuniu um público de aproximadamente 800 participantes.

por mais um ano

de sucesso!

ASSOCIADAS, EU FAÇO PARTE

que espera estar presente em muitos outros CertForuns, falando sobre cases de sucesso e não sobre projetos que encontram-se paralisados. O 14º CertForum - Etapa Brasília foi realizado pelo ITI e organizado pela ABRID. O evento contou com o patrocínio das empresas Boa Vista SCPC, Certisign, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Digitalsign, Griaule, Lacuna Software, Safeweb Autoridade Certificadora, Serasa Experian, Soluti Certificação Digital e VALID Certificadora Digital.

Casa da Moeda do Brasil Certisign CR Consultoria Dermalog Entrust Datacard Gemalto Giesecke & Devrient América do Sul

IAFIS Brasil ICE Cartões Especiais Infineon Technologies IntelCav LuminoChem Mako Montreal

NEC Brasil NXP Semiconductors Oberthur Technologies OVD Kinegram Corporation Print Laser SABIC Safran

Serasa Experian Sicpa Smartrac Thomas Greg & Sons do Brasil Valid Vision-Box


ARTIGO

Certificação Digital na Saúde: o médico é a peça chave

Luís Correia, Gerente de Desenvolvimento de Negócios no Brasil da AET Europe.

A busca pela agilidade operacional da Saúde no Brasil está impulsionando a evolução tecnológica no setor e contribuindo para melhorar a qualidade dos serviços e do atendimento ao paciente. A informatização dos procedimentos e da gestão em toda a cadeia produtiva impulsiona a adoção de novos procedimentos e recursos, entre eles o prontuário eletrônico e o uso da certificação digital na emissão de prescrições, exames e laudos médicos. Neste cenário, os profissionais médicos são fundamentais, porque somente um profissional - e não uma empresa – tem competência legal e intelectual para assinar tais documentos médicos relacionados à saúde das pessoas. Mesmo que não exista no Brasil a obrigatoriedade legal para que os médicos adotem a certificação digital padrão ICP-Brasil, é crescente o número de e-CPF emitidos para esta categoria profissional, o que também motiva a indústria a investir na oferta de tecnologias avançadas rumo à “saúde paperless” (sem papel), que vai além da eliminação do papel em prol do meio ambiente e, na verdade, tem mais a ver com a melhoria dos procedimentos, processos de gestão e armazenamento de dados dos pacientes e dos agentes envolvido no atendimento à Saúde em todos os níveis. A possibilidade de o médico acessar o prontuário do paciente em qualquer computador ou dispositivo móvel significa mais agilidade no atendimento e acesso a informações corretas. Sendo o papel substituído pelos processos eletrônicos, surge a necessidade de se garantir a validade da assinatura do

profissional médico responsável nestes procedimentos. A certificação digital responde a esta questão e ela é fortemente motivada por dois novos recursos envolvidos na informatização dos procedimentos médicos: o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que, traz as informações sobre o tratamento ao paciente em andamento, e o Registro Eletrônico de Saúde (RES), um repositório eletrônico de informações em torno da saúde das pessoas para que os médicos tenham um panorama de seus históricos clínicos. Ambos podem ser acessados online em qualquer unidade de saúde vinculada à rede de atendimento. Por se tratar de documentos digitais, somente um certificado digital garante a validade da assinatura empregada em tais documentos. Quanto menos papel envolvido no processo de atendimento ao paciente, maior também é o controle e melhor é a gestão das informações sobre o paciente, o que garante ao médico acompanhar o histórico de saúde do paciente, garantindo elevar a qualidade e correção dos diagnósticos e prescrições. A certificação digital também possui outras importantes aplicações, tais como no acesso ao TISS (Troca de Informações na Saúde), que é o padrão obrigatório para as transferências eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos da Saúde Suplementar, e também na entrega da DMED (Declaração de Serviços Médicos e da Saúde) à Receita Federal pelos prestadores de serviços médicos e de saúde, operadora de plano privado de assistência à saúde. A certificação digital também contribui com o combate às fraudes em todos os níveis, desde as prescrições, atestados e exames e laudos não realizados, isto porque ela identifica eletronicamente uma pessoa física ou jurídica no mundo digital e somente pode ser emitida e lida eletronicamente, o que combate a adulteração manual destes documentos. Neste cenário, nota-se que os médicos reiteram seu importante papel – não apenas no trato com os pacientes – mas também em todos os processos que envolvem a melhoria da gestão e informatização do setor de Saúde. O uso da certificação digital torna-se, então, uma ferramenta de igual valor.

Assembleia Geral Ordinária Cumprindo seus Estatutos Sociais a ABRID realizará, no dia 22 de setembro, sua Assembleia Geral Ordinária (AGO). Nela deverá ser aprovada a prestação de contas do exercício findo, bem como a proposta orçamentária para o próximo período, além de assuntos gerais. A Assembleia acontece a cada ano no mês de setembro, conforme artigo 11º do Estatuto da Associação.

FIQUE ATENTO

Data: 22 de Setembro de 2016 1ª convocação - 14h30min 2ª e última convocação - 15h00min Local: Sede da ABRID (CLSW, 105, Bloco A, Salas 104 a 106 – Sudoeste – Brasília/DF)

EDITORIAL O Brasil, democraticamente, passou por um processo de mudança de governo. Agora, estamos com um novo cenário político. Depois de um longo período de discussões, debates e consequente paralisação de ações positivas na consecução de projetos, devemos, ao que tudo indica, vivenciar um novo momento. Nosso entendimento é que o Brasil se unirá, através de todas suas forças, para restabelecer a normalidade e o crescimento desejado de sua economia. Sempre, em todos os momentos, nossa posição foi a de apoiar e subsidiar técnica e institucionalmente as Instituições públicas e os entes do governo brasileiro. Nem sempre tivemos a possibilidade de exercer essa missão de forma plena, não por nossa vontade, mas sim por barreiras impostas. Neste mês de setembro, completamos nove anos de existência, todos dedicados ao trabalho, à colaboração com os diversos atores da sociedade, ao fortalecimento da Indústria e à construção de um País melhor. A nossa principal bandeira foi e continuará sendo a busca de um documento de identificação civil que identifique o indivíduo de maneira inequívoca. Temos certeza de que esse é um ponto essencial para o robustecimento da segurança pública, da atenção à saúde e à assistência social, enfim das garantias e direitos fundamentais dos cidadãos. Seguimos acreditando que o Registro de Identidade Civil (RIC), instituído pela Lei 9.454/1997 continua sendo o projeto de identificação mais adequado para a modernização do documento de identificação do brasileiro. Nesse novo cenário político, estaremos envidando todos os esforços para não só cumprir nossa missão institucional e trabalhar pela retomada da implantação do RIC, mas também para fortalecer os elos que estarão unindo essa grande corrente de retomada do desenvolvimento de nosso Brasil. Desejamos ao Presidente Michel Temer e toda sua equipe sucesso nesse grande desafio de reconstrução do País.


EVENTO

Inscrições abertas para etapa Porto Alegre do 14º CertForum

Já estão abertas as inscrições para a etapa Porto Alegre do 14º CertForum – Fórum de Certificação Digital, que será realizado no dia 5 de outubro. A participação no evento é gratuita mediante inscrição prévia na página do fórum. O CertForum contará com mesas e debates sobre os usos do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) que possibilitaram a modernização do estado do

Rio Grande do Sul, tanto na esfera pública quanto na privada. O 14º CertForum, etapa Porto Alegre, é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid). O evento conta com o patrocínio das empresas Certisign, Safeweb Autoridade Certificadora e Soluti Certificação Digital.

FIQUE ATENTO 14º CertForum - Etapa Porto Alegre Data: 05 de outubro Local: Teatro CIEE – Rua Dom Pedro II Higienópolis, Porto Alegre - RS Informações: (61) 3424-3929 comunicacao@iti.gov.br

Associadas da ABRID presentes no 14º CertForum – Brasília VALID Certificadora Digital

Calendário 2016 DATA 14 a 16 de setembro

EVENTO V Congresso Nacional de Necropapiloscopia e IV Encontro Nacional sobre Pessoas Desaparecidas e Desastres de Massa

21 e 22 de setembro

Expo Pharma

26 a 28 de setembro

1ª Semana da Informação

05 de Outubro

14º CertForum – etapa regional

17 a 20 de outubro

Futurecom 2016

08 a 10 de novembro 2º Biometrics HITech 15 a 18 de dezembro Feira Internacional de Tecnologia – FITIC 2016 Apoio Institucional

Serasa Experian

Eduardo Braz

Certisign

Eduardo Braz

Eduardo Braz

Eduardo Braz

Boa Vista SCPC

Informações no site da ABRID - www.abrid.org.br LOCAL Hotel Maksoud Plaza Alameda Campinas, 150 - São Paulo/SP Windsor Barra Hotel - Avenida Lúcio Costa, nº 2630 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ Hotel Maksoud Plaza Alameda Campinas, 150 - São Paulo/SP Teatro CIEE Rua Dom Pedro II, 861, Porto Alegre/RS Transamerica Expo Center - Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro. São Paulo/SP Centro Fecomercio de Eventos R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo/SP São Paulo Expo Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - São Paulo/SP


Certisign lança primeiro Certificado Digital para celular A Certisign é a primeira empresa do Brasil que oferece o Mobile ID, uma nova modalidade de Certificado Digital para dispositivos móveis, que garante ao usuário a possibilidade de uso em qualquer lugar. Uma das empresas mais inovadoras do País, de acordo com a pesquisa “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, a Certisign, Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em identificação digital, apresenta ao mercado o primeiro Certificado Digital para smartphones e tablets, o Mobile ID Certisign. Além de todos os benefícios de um Certificado Digital tradicional, o Mobile ID

Certisign viabiliza a autenticação forte, a assinatura digital e a autorização de operações à distância, com as vantagens da mobilidade e da conveniência, pois elimina a necessidade de carregar cartões ou outras mídias. Outra facilidade é que ele não exige a instalação de drivers. Tudo isso sem colocar em risco a segurança do dono, já que a emissão e o armazenamento são feitos diretamente no celular ou tablet. De acordo com Maurício Balassiano, diretor de Produtos e Tecnologia da Certisign, "o Mobile ID é o primeiro Certificado Digital para dispositivos móveis que oferece as opções e-CPF e e-CNPJ". Outro diferencial, segundo ele, o Mobile ID pode ser

configurado no desktop para acessar sistemas como e-CAC, NFS-e ou e-Social, apenas estando conectado à internet, sem a necessidade de conexões locais, como Bluetooth ou USB.

Fonte: Certisign

Vision-Box e SEF expandem solução de controle de fronteiras A portuguesa Vision-Box e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) inauguraram a expansão do sistema Rapid no aeroporto de Lisboa. Ficam disponíveis para cidadãos de fora da União Europeia os quiosques de autenticação automática. Até agora, o Rapid estava disponível apenas para cidadãos da União Europeia, União Econômica Europeia e Suíça com passaportes eletrônicos. Com a expansão, o sistema de reconhecimento biométrico da Vision-Box passa a poder ser usado por cidadãos de mais nove países. São estes Brasil, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Singapura, Coreia do Sul e Venezuela. O novo Rapid4all permite facilitar o processo de saída do aeroporto da Portela (Humberto Delgado).

No ano passado, o sistema automático registou uma subida de 61% nos níveis de utilização. A inauguração oficial no aeroporto foi feita com a presença de Luísa Maia Gonçalves, diretora do SEF, Luís Quelhas, que lidera a Direção de Fronteiras, Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, e executivos da Vision-Box. “Isto não significa menos segurança, pelo contrário, é um aumento do nível de segurança”, referiu Luís Quelhas na inauguração. “O SEF controla a entrada e saída de passageiros nos nossos aeroportos da mesma maneira, com o mesmo rigor e o mesmo nível de segurança. Modernizamos e simplificamos, mantendo o mesmo nível de segurança”, reiterou.

O sistema original foi implementado em 2007. Mais recentemente, Portugal foi o primeiro país europeu a lançar um projeto piloto no âmbito do programa Smart Borders, da Comissão Europeia, destinado a estudar o processo de entrada e saída de passageiros de fora da área Schengen através de fronteiras terrestres, marítimas e aeroportos.

Fonte: Vision-Box

Valid apoia campanha contra o câncer infanto-juvenil A Valid, em parceria com a Ticket, doou a impressão de quase 1,5 milhão de tíquetes que garantem a compra antecipada de Big Mac durante o McDia Feliz, que aconteceu no dia 27/08. É o 11º ano que a companhia apoia a campanha, somando mais de 14 milhões de tíquetes impressos gratuitamente. A venda dos tíquetes antecipados representa uma importante parcela na arrecadação total da campanha McDia Feliz,

EXPEDIENTE

composta ainda pela venda de sanduíches Big Mac no próprio dia, isoladamente ou na McOferta 01, além de produtos promocionais com a marca McDia Feliz vendidos pelas instituições participantes que cuidam de adolescentes e crianças com câncer. Em 2016, 79 projetos de 58 instituições de todo o país receberão recursos da arrecadação da campanha. Fonte: Valid

Presidente: Célio Ribeiro • Edição/ Revisão: Ascom ABRID • Periodicidade: bimestral • Projeto Gráfico e Diagramação: Brunoteles.com • Contato: ascom@abrid.org.br - (61) 3234-6282

Info56  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you