Page 1

27 de Agosto

MRG

Uma publicação MRG Tecnologia Ano 4 - Nº 18 - Maio / Junho de 2010

Sobre a História da Automação Pág. 02

Saiba Mais:

Feiras Mundiais de Automação Marcelo Aguiar

tts?

P

HOTON's 6th Photovoltaic Technology Show 2010 Europe – (6a Amostra de Tecnologia Fotovoltaica). A 6ª Amostra de Tecnologia Fotovoltaica ocorreu nos dias 27 a 29 de Abril em Stuttgart na Alemanha. A tecnologia Fotovoltaica é uma tecnologia que converte a radiação solar diretamente em eletricidade. O método mais conhecido para se produzir energia solar é através das células solares. As células fotovoltaicas necessitam de ser protegidas do meio ambiente e estão normalmente inseridas entre folhas de vidro. Quando é necessária uma maior quantidade de energia do que uma célula consegue produzir, as células são eletricamente ligadas entre si para formar um módulo fotovoltaico (painel solar). Um metro quadrado de módulos pode produzir em média 100 W/h de energia. Os módulos são ligados entre si para gerar

eletricidade necessária. A PHOTON´s é uma feira moderna e profissional, organizada pelos editores da revista Photon Internacional, líder mundial da área de PV. A 6ª PHOTON Photovoltaic Technology Show foi acompanhada por uma série de conferências de alto nível, atraindo especialistas da indústria, bem como empresas de comissionamento e startup com soluções de produtos novos e conceitos. Com o objetivo de atualização de conhecimentos em busca de novas parcerias internacionais, a MRG TECNOLOGIA esteve presente no mês de Abril em duas feiras da área de tecnologia na Alemanha. Os eventos contaram com exposição, palestras e mini-cursos de diversas áreas.

continua...

Sobre o Relé de proteção Pág. 05

NOTÍCIAS MRG

Integração MRG e Sou mais MRG Pág. 04

Projetos em Ação

Pág. 03


MRG

02

Novembro / Dezembro 2009

Capa

Editorial Queridos leitores, nesta edição iremos falar sobre as feiras mundiais de Automação em que a M RG e steve p re s e nte . Também vamos contar sobre a história da automação, a importância do relé de proteção, além de notícias do RH, projetos em ação da MRG, dentre outros. Boa Leitura!

Lorena Rocha

MISSÃO Desenvolver soluções através da Tecnologia

VALORES - Agilidade - Ética - Credibilidade - Compromisso - Profissionalismo - Resultado - Inovação - Equipe

HANNOVER MESSE 2010 HANNOVER MESSE é a líder mundial em feiras de tecnologia industrial. É também o lugar ideal para obter as últimas novidades da área de automação industrial. A feira é focada em inovação tecnológica e na aplicação criativa do conhecimento existente.

automação industrial, automação de processos automação Predial e Industrial. -Energias Renováveis: As energias renováveis são já uma parte estabelecida do mix de energia de amanhã. Este setor apresentou o que há de mais novo em equipamentos e serviços para energia solar / aquecimento solar, biomassa, biogás, biocombustíveis, energia geotérmica e hidrelétrica. A MRG esteve presente na edição 2010 da feira em busca de novos conhecimentos, aumentar na competitividade entre as empresas da área por meio de tecnologia de ponta e trocar informações com especialistas de um espectro completo de diversos setores industriais.

E s t e ano a feira contou com nove setores, com destaque para os seguintes: - Automação Industrial: Uma visão única e abrangente de todas as áreas de automação industrial. As três categorias principais apresentadas foram:

Hoje a automação está presente na maioria das indústrias pelo mundo afora. A palavra que, do latim, significa mover-se por si, é um sistema automático o qual os mecanismos se monitoram para um bom funcionamento, medindo e corrigindo sem a necessidade do homem. Podem ser usados métodos computadorizados ou mecânicos para reduzir a m ã o - d e obra, exemplos são os braços robóticos em linhas de produção. No século XVIII, na Revolução Industrial, teve início o uso de equipamentos e máquinas industriais para realizar tarefas exercidas pelos homens. Desde então, houve melhorias e modificações em tais equipamentos.

Sempre visando a produtividade e confiabilidade. Em meados da década de 60, com avanço da microeletrônica, surgiram os primeiros CLP's(Controladores Lógicos Programáveis), que logo substituíram os painéis de relés, reduzindo assim, o consumo de energia, difícil manutenção e modificações de comandos e as fiações. Henry Ford, fundador da Ford Motor Company e primeiro a aplicar a montagem em série, usou PLC's em sua linha de montagem e alavancou o desenvolvimento da automação. A MRG trabalha nessa á r e a desenvolvendo projetos para grandes e m p r e s a s . Te m o s clientes do setor farmacêutico, têxtil, entre outros.


MRG

03

Novembro / Dezembro 2009

Projetos em Ação © Foi realizada a 2ª etapa da reforma das instalações elétricas sede Fornecedora Máquinas e Equipamentos. © Nós da MRG estamos fornecendo mão de obra especializada na área de Instalações Elétricas para a APC Brasil, empresa

pertencente ao grupo internacional Schneider eletric. © Foi concluída com sucesso a instalação elétrica e de acionamentos da máquina RAMA fabricante alemã Monforts na Filati.

Neste projeto foi envolvido a equipe de Instalações Elétrica e de Automação. Nossa equipe de Instalações Elétricas está desenvolvendo serviços que oferecem soluções completas em manutenção. O nosso laboratório está equipado com modernos instrumentos para análise e diagnóstico de falhas e defeitos. Temos estreitas relações com diversos fornecedores internacionais de componentes eletrônicos, facilitando assim os trabalhos para os setores de compras e manutenção, gerando vantagens como: queda nos custos de manutenção e redução significativa dos tempos de parada de máquinas, aumentando o lucro e a produção dos nossos clientes. © O Projeto Tupi na Fresenius Kabi está sendo concluído a linha 3. Já foi concluído a linha 1 com sucesso com montagem e instalação e start-up.

Na Automação realizamos projetos de automação industrial, predial e residencial com a garantia de satisfação dos nossos clientes. Durante toda a nossa história adquirimos experiência e tecnologia em atividades diretamente ligadas a área de automação. Somos especializados em realizar todas as etapas de um projeto, desde o estudo da melhor arquitetura de hardware, software e especificações de equipamentos até montagem, instalação, startup e acompanhamento pós-venda, oferecendo soluções completas, com tratamento personalizado. Nossos engenheiros e técnicos possuem larga experiência em desenvolvimento de programas supervisórios, softwares para CLPs, programação de IHMs, retrofitting, integração de equipamentos, comunicação em rede entre outros.

Conhecendo a Equipe Este mês vamos conhecer o estagiário Francistony Oliveira, que já faz parte do grupo MRG há um ano. Francistony trabalha com elaboração de projetos na área de instalações elétricas. Seu futuro é promissor, pois ele sempre se mostra comprometido e interessado nos projetos desenvolvidos pela MRG. Uma pessoa adoravel pelo seu jeito calmo de ser, todos da empresa o respeitam. Seus hobbies são: games e futebol. Hoje vamos conhecer o perfil do colaborador Francistony Oliveira.


Maio / Junho 2010

MRG

04

NOTÍCIAS DO RH PROGRAMA SOU MAIS MRG Programa “Sou mais MRG”, é um projeto desenvolvido para os jovens em formação profissional da MRG que hoje e composto por estagiários e recém contratados que ainda estão se profissionalizando. O Projeto visa alinhar as competências Técnicas e Comportamentais para a atuação profissional na empresa. Identificamos as potencialidades de atuação buscando fortalecer a carreira dos envolvidos no programa, assim como tornar dos nossos serviços com alto padrão de qualidade e eficiência. O projeto “Sou mais MRG”, conta com avaliação de potencial, desenvolvimento de carreira e avaliação de desempenho. O programa tem duração de 12 meses. Nosso segundo encontro trabalhamos a temática:postura profissional. .

INTEGRAÇÃO MRG No ultimo dia 29 de maio de 2010 realizamos nossa integração. Trabalhamos com os nossos colaboradores a competência comunicação. A competência comunicação é essencial para os colaboradores da MRG, pois como prestamos serviços a outras empresas, precisamos ter uma postura adequada. Na integração foi ensinadas técnicas de oratória, exercícios de respiração, exercícios de relaxamento mandibular e maneiras de se comportar com o público. Foi proposto aos colaboradores que se apresentassem usando as técnicas ensinadas, dando um fedback após cada apresentação. Esta integração para MRG teve o objetivo de aprimorar o desempenho dos colaboradores em relação a competência comunicação.


MRG

RELÉ DE PROTEÇÃO por Paulo Ricardo Sua função é de proteger de maneira eletrônica e programável um determinado equipamento ou uma instalação elétrica inteira, onde está envolvido condutores, chaves, transformadores e até mesmo a vida de pessoas. Sua capacidade de proteção é dividida em funções, onde cada uma delas tem suas características e sua maneira de atuação, temos abaixo uma tabela onde temos exemplos de funções:

Acima temos exemplos de funções mais usadas no mercado, vamos escolher a função 51 para explicar melhor como funciona. Primeiro é

Maio / Junho 2010

muito importante ter em mãos todos os cálculos de projetos, tais como, corrente de curto circuito, corrente nominal dos condutores, potência do transformador e o mais importante, o tempo de atuação da proteção do fornecedor, que no nosso caso é a Coelce. Teremos que implantar esses valores na programação do relé, usando a sua própria n o m e n c l a t u r a . A p ó s Te r parametrizado o rele, teremos que mandar um sinal que sai d i re ta m e nte d a i n sta l a çã o passando por TC's, para que assim o relé possa ler e avaliar as

05

intensidade de corrente é inversamente proporcional ao tempo de atuação, esse tempo é calculado de maneira que sua atuação seja mais rápida do que a da Coelce, para que não tenhamos um desligamento total, o tempo será calculado brevemente pelo relé, conforme os valores implantados por nós, teremos que escolher o tipo de curva de atuação, onde cada uma tem sua fórmula. Em uma situação o relé atuar, seu mecanismo fechará um contato secos, onde geralmente se usa p condições de corrente, se ele a r a c h a v e a r s i n a i s d e identificar algo fora do que foi disjuntores ou chaves. programado, sua função entra em estado de atuação, ou seja, a

hahaha

HUMOR

Duas senhoras idosas estavam tomando o café da manhã num restaurante. Ethel notou alguma coisa engraçada na orelha de Mabel e disse: - Mabel, você sabe que está com um supositório na sua orelha esquerda??? Mabel respondeu: - Eu tenho um supositório na minha orelha?? Ela o puxou, olhou para ele e então disse: - Ethel, estou feliz que você tenha visto... Agora eu acho que sei onde encontrar meu aparelho auditivo...

hahah

a

a h a hah

Marcos Amorim - 09/05 Antonio Eudes - 15/05 ANIVERSARIANTES: Marco Antonio - 26/05 Vitor Januário - 27/05 PARABÉNS!!! Lorena Rocha - 08/06


MRG

06

Maio / Junho 2009

TESTES PSICOLÓGICOS E PROCESSO SELETIVO Algumas pessoas têm curiosidade de saber o que dizem, outras não acreditam em sua eficiência e importância e há ainda aqueles que digam que são dispensáveis, mas a realidade é que os testes psicológicos estão cada vez mais presente na vida dos profissionais, não importando sua área de atuação.

MRG

Além de fazer parte do processo seletivo, os testes psicológicos estão presentes e são utilizados em outras áreas, como na área hospitalar onde os testes podem ser empregados no intuito de se conseguir um diagnostico especifico e pensar em intervenções eficientes, na jurídica onde a avaliação psicológica pode ser pedida por ambas

Uma publicação de da MRG tecnologia

de distribuição gratuita e dirigida.

Martin Geis Diretor

as partes envolvidas em um processo, no consultório clínico onde os testes trazem outra leitura do paciente, e também são empregados como fase obrigatória em concursos e para que se consiga tirar a habilitação. Por esses motivos os testes psicológicos fazem parte de nossas vidas, constantemente ouvimos falar de “testes de personalidade”, “inteligência”, ou que envolvem desenhos. Exatamente por os testes psicológicos serem variados e pesquisarem diversos aspectos é que eles estão presentes no processo seletivo. Os testes são variados e podem investigar vários aspectos pessoais e profissionais do indivíduo dependendo da necessidade da empresa.

Joceli Geis Gerente de RH Lorena Rocha Recursos Humanos Paulo Ricardo Instalações Elétricas Marcelo Aguiar Projetos de Instalações Elétricas Marielen Cologna Administrativo/ Financeiro Ábner di Cavalcanti Automação Industrial Diagramação e Finalização Ábner di Cavalcanti Lorena Rocha

Av. Godofredo Maciel, 2317 - Sl 107 Maraponga - Fortaleza-CE - 60.710-001

85-3296.3676 www.mrgtecnologia.com.br

Os testes funcionam como um complemento do processo seletivo do candidato. É por meio deles que podemos avaliar traços de personalidade, conduta social, características pessoais, de comportamento, atitude no trabalho e o quanto o profissional está apto para a execução de uma tarefa ou assumir determinado cargo. Por esse motivo, sua aplicação é tão importante no processo seletivo, os testes psicológicos irão confirmar ou não o quanto o candidato está apto para exercer determinada função dentro da empresa. Nós da MRG utilizamos a avaliação psicológica nos recrutamentos & Seleção e programas

COPA 2010 Fique por dentro da copa: O Brasil não deu sorte dos últimos mundiais e caiu em um dos grupos mais difíceis da Copa do Mundo de 2010. A seleção enfrentou na primeira fase Portugal, de Cristiano Ronaldo, a Costa do Marfim, de Didier Drogba, e a Coréia do Norte. Nas Oitavas-definal, mostrou sua arte derrotando o Chile com o placar de 3x0. Infelizmente, o Brasil encerrou sua participaçã o na copa nas Quartas-de-final, onde pegou a Holanda. A Copa ainda não acabou, temos 4 times concorrendo ao título de campeão mundial. São eles: Alemanha, Espanha, Holanda e Uruguai. A final será dia 11 de Julho. Estamos torcendo para o time da terra natal da empresa.

Zeitung Maio / Junho 2010  

Participação da MRG nas feiras internacionais, história da automação, reles de proteção...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you