Terapia Comunitária: Um encontro que transforma o jeito de ver e conduzir a vida.

Page 118

118

Depois de ter participado da formação em TC, me ocorreu um fato na minha Unidade de Saúde, um dia chegou uma determinada pessoa e abriu a porta da minha sala e falou: “vim te pedir ajuda, sou usuária de craque, estou numa situação muito difícil, tenho Aids”. Eu disse que a ajudaria no que fosse possível [...] pedi para ela sentar e conversarmos normalmente [...] (Francisca)

Corroborando com Barreto (2008) o vínculo é tudo aquilo que liga os indivíduos entre si, e os mesmos às suas crenças, aos seus valores e a sua cultura, conferindo-lhes identidade e sentimento de pertença. A TC impulsiona a corresponsabilidade na busca de novas alternativas existenciais e promove mudanças fundamentadas em três atitudes básicas no processo de trabalho em saúde, são elas: acolhimento respeitoso, formação de vínculos e empoderamento das pessoas. Tem também se revelado para os gestores de saúde e comunidades como um instrumento estratégico, favorecendo a efetivação do SÚS, respondendo dentro deste universo a importantes diretrizes, como eqüidade e universalidade, e ainda, como grande fonte de inclusão e cidadania (BRASIL, 2008). Para os trabalhadores da ESF esta ferramenta tem contribuído e facilitado no estreitamento de vínculos com os usuários, como também entre os próprios trabalhadores das equipes. Vem contribuindo ainda, com o desenvolvimento da habilidade em lidar com o subjetivo de cada usuário, podendo oferecer um cuidado integral e mais humanizado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.