Page 87

Contabilidade, Governança e Accountability em Entidades Desportivas | 87

g) Conselho com pouco conhecimento: muitos dos agentes, em especial o conselho deliberativo, tem pouco conhecimento de GC e de seus benefícios. Há certo menosprezo por conceitos e técnicas de gestão, sendo tratadas como conhecimento acessório e, por vezes, relegadas a profissionais sem formação na área de negócios. Nos clubes, é impensável a presença de profissionais que não sejam médicos na área clínica do clube e de outros que não sejam advogados na área jurídica. Mas é comum a presença de profissionais sem formação na área, como os responsáveis por finanças e marketing, por exemplo; h) Interferências externas na gestão: as interferências de ex-dirigentes, da imprensa em geral e de outros grupos de pressão sobre os gestores leva a ações (ou ausência delas) que não são do melhor interesse dos clubes. Há, eventualmente, a tentativa de influenciar a gestão em seu próprio interesse, resultando em apadrinhamentos, proteções e privilégios, que, caso se adotassem princípios de GC, poderiam ser impedidos.

2.8 O papel do contador O contabilista tem um papel fundamental na preservação dos interesses dos mais importantes stakeholders dos clubes: o associado. Em última análise, é para eles que todos os profissionais do clube trabalham, incluindo atletas. Para que o contabilista cumpra seu papel, algumas posturas, em especial, ele deve adotar.

2.8.1 Fazer o que faz em outras entidades O clube de futebol é uma entidade como qualquer outra e a ela se aplicam todos os princípios de contabilidade, em especial, dar atenção ao Princípio da Entidade, lembrando que o exercício contabilidade deve ser feito para a entidade e, não, para o eventual dirigente. Também objeto de preocupação deve ser o Princípio da Continuidade, em especial porque pode haver interesse do dirigente de ocasião de marcar sua gestão por algum triunfo que comprometa a perenidade do clube.

Profile for Academia Brasileira de Ciências Contábeis

Livro Bate-Bola Contábil  

Lances do Mundo Corporativo no País do Futebol

Livro Bate-Bola Contábil  

Lances do Mundo Corporativo no País do Futebol

Profile for abracicon
Advertisement