Page 118

118 | Projeto Bate-Bola Contábil

Análise da Segurança Jurídica

Após a revelação e/ou descoberta de jogadores, se realizase a elaboração do contrato com o clube, privilegiando-se o controlador da Companhia. A Companhia seguirá o modelo em voga atualmente, na qual o contrato de trabalho ficará com o clube, restando ele com toda a responsabilidade de tal relação, como salário, verbas fundiárias, previdenciárias, entre outras, enquanto os direitos econômicos restarão à empresa. Esses contratos, abrangendo direitos econômicos, são realizados caso a caso, ou em bloco, entre clube e companhia, e representam os ativos econômicos da última, contratos que possuem liquidez, certeza e exigibilidade já consagrada em tribunais pátrios.

Oferta de Ativos

Nesta fase, inicia-se o processo de oferta do atleta, para a qual é utilizada a rede de representantes ou mesmo filiais da companhia no Brasil ou exterior.

Fechamento

Esse processo sintetiza o principal foco da companhia, responsável pelo seu lucro e continuidade de suas operações. Sendo o Paraná Clube o detentor do direito federativo, somente ele pode ceder o vínculo relativo ao contrato de trabalho. Apenas após a exclusão desse registro é que o atleta pode se registrar em outra associação. Da mesma forma, o Paraná Clube é quem deve assinar a baixa no registro do jogador na associação federativa, e a venda dos direitos econômicos do atleta, repassando integralmente todos os valores à companhia, que poderá receber diretamente do cessionário do registro.

QUADRO 5 – PROCESSO OPERACIONAL DA ATLETAS BRASILEIROS S/A Fonte: Autores (2013), resumido e adaptado a partir do Planejamento Estratégico (2013).

A atuação operacional da Atletas Brasileiros S/A ocorrerá nos moldes do já amplamente praticado no futebol brasileiro. A formatação operacional em processos, como observado no Quadro 5, pretende proporcionar uma atuação melhor organizada e estruturada, constituindo-se, portanto, em diferencial profissionalizado em sua área de negócios. Na visão de Thompson Jr. e Strickland III (2000), a estratégia, em uma organização, é um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais di-

Profile for Academia Brasileira de Ciências Contábeis

Livro Bate-Bola Contábil  

Lances do Mundo Corporativo no País do Futebol

Livro Bate-Bola Contábil  

Lances do Mundo Corporativo no País do Futebol

Profile for abracicon
Advertisement