Issuu on Google+

Nยบ 135 - ANO XXVI - 2013


2


REVISTA UNA


4


REVISTA UNA


P

PALAVRA DO PRESIDENTE

2013 FOI DIFÍCIL, MAS QUE VENHA 2014!

Editorial Guido Viviani

O

ano que se encerra foi um dos mais duros dos últimos tempos para o segmento automotivo. E mais duro ainda para os Concessionários Fiat, certamente em decorrência do ônus da liderança de mercado, por mais de uma década, no setor de automóveis e comerciais leves. Mas podemos dizer, sem medo de errar, que 2013 nos teria sido muito mais pesado se não fosse a capacidade da ABRACAF em lutar, cotidianamente, incansavelmente, pelos objetivos da Rede Fiat. Luta ferrenha, centrada e consequente. Este esforço, porém, seria contraproducente se a entidade não tivesse contado com a participação ativa e democrática de seus associados. Ao longo deste ano nos superamos em termos de trabalho da Diretoria e das Comissões e no engajamento da Rede, comprovado pela realização de intensas e participativas reuniões do Conselho Nacional, ordinárias e extraordinária. Registramos esses méritos de toda a Rede não como autoelogio, mas para consolidar uma avaliação justa sobre a performance da ABRACAF e – principalmente – para chamar a atenção de todos os Concessionários sobre as perspectivas para o novo ano. Trabalharemos num ano com menos dias úteis; o Carnaval cairá em março; sediaremos mais uma Copa do Mundo; o País será sacudido pelas eleições para os principais cargos executivos e legislativos. Enfrentaremos queda de confiança do consumidor numa economia com cenário volátil, crédito restrito com tendência de alta de juros, e competitividade muito mais acirrada. Estamos lutando para preservar pelo menos parte da redução do IPI. É certo o aguçamento da concorrência e uma disputa ainda maior pela liderança de mercado. Ou seja, nosso negócio continuará sofrendo. E o líder sofre mais, afinal está na linha de frente. Mas nós não nos intimidamos. A ABRACAF está consciente de sua missão e confiante na sua representatividade. Enfrentaremos as dificuldades anunciadas com firmeza e unidade redobradas, apoiados na melhor Rede de Concessionários do Brasil. Feliz Natal para todos e que 2014 venha a recompensar nossos esforços conjuntos.

6


Í

ÍNDICE

14

16

22

26

08

Notas: por dentro do mundo do automóvel

22

Fiat Live Store: inovação na forma de interagir com os clientes

14

Raio-x do mercado de automóveis em 2013/2014

26

Concessionários Fiat vão a Las Vegas conhecer a Mopar

16

Fenatran chega a sua 19ª edição batendo recorde de público

28

O dealer Gustavo Castro da Curvel conta uma história de paixão por velocidade

Baixe um aplicativo de leitura de QR Code no seu Smartphone e passe no código da capa para escaneá-lo.

36

30

Galeria: conheça a MVC veículos do Espírito Santo da dealer Milena Ceolin

36

Aproveite o que é bom. Separamos os melhores resorts do Brasil.

32

Objeto de desejo: a Alfa Romeo mais bela do cuore esportivo

38

Relaxe com algumas curiosidades super interessantes

34

Confira a seleção de bebidas mais caras do mundo

Confira as novidades da Rede Fiat em tempo real. Acesse Facebook/Abracaf.

Siga a @abracaf no Twitter.

EXPEDIENTE Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat Rua Itápolis, 543 - Cep: 01245-000 - São Paulo - SP Fone: 11 3661-9922 e-mail: secretaria@abracaf.com.br Presidente: Guido Benedito Viviani. Vice-presidentes: Hélcio Cardoso de Matos Sobrinho, Paulo Fernando Q. Figueiredo Jr, Ivan Ribeiro Costa, Elton Doeler e José Carlos Dourado A. Júnior Diretor Tesoureiro: Hélcio Cardoso de Matos Sobrinho Diretores: Ademir Saorin, Antonio Simão Stefano Jr., Arthur Bruno O. Schwambach, Augusto Dias Brandão, Celso Antonio Menegaz, Edmundo Cardoso de Souza Filho, Fernando Pontes, Henrique B. Menezes Jr., Ivo Luiz Roveda, Jayme Batista Gonçalves Filho, João Maurício Martins Normanha, Marcelo Pizani, Mário Sérgio Moreira Franco, Maurício de Souza Queiroz, Milena Ceolin e Victor Augusto Vieira Gomes Conselho de ex-presidentes: Luiz Romero Farias Edmo Mendonça Pinheiro, Rubens da Silva Carvalho, Flávio Antonio Meneghetti e José Maurício Andreta Junior Diretor Executivo: Márcio Cardoso Consultor editorial: Enio Lins REVISTA UNA - Projeto, criação e execução: Fatto Comunicação 360º - www.fattostampa.com.br - 11 5507-5590. Coordenação Geral: Márcio Cardoso. Diretor de Conteúdo: Rogério Nottoli (Jornalista responsável - MTB: 31056) - r.nottoli@fattostampa.com.br. Editor de Arte: Renato Prado. Redatora: Juliana Nottoli. Copydesk: Camila Nottoli. Fotos: George Gargiulo, Shutterstock e Divulgação. Assistentes de Arte: Bruno Nottoli, George Gargiulo e Caio Prado. A Revista UNA não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias desde que citada a fonte.

REVISTA UNA


N

NOTAS

NOVAS FOTOS DO 'MONSTRO' DA TECNOLOGIA Vamos falar da última criação da Casa de Maranello (com novas fotos oficiais). Dada a importância das alterações, a 458 Speciale é considerada como o modelo Ferrari que pode superar a espetacular 458 Itália. A potência foi aumentada para 605 cv, o chassi e

aerodinâmica ganharam novos recursos, com a introdução de Side Deslize controle de ângulo (SSC), o software atualizado para a gestão dos diferenciais, caixas de câmbio e amortecedores, sistema de freio de carbonocerâmica Brembo atualizado e componentes aerodinâmicos ativos.

Fiat apresenta ottimo na china A Fiat revelou o novo Ottimo no Salão de Guangzhou, na China. Trata-se da versão hatch do Fiat Viaggio no mercado chinês, ou do sedã Dodge Dart para os consumidores norte-americanos. A fabricante italiana afirmou que com a adição do modelo hatchback de cinco portas no mercado da China, a produção diária da fábrica do sul do país vai praticamente dobrar. As vendas do novo modelo começaram em dezembro.

8


debates para inovar estratégias A terceira edição da Academia Master da Abracaf reúne os sucessores da Associação para criar estratégias que ajudem a inovar o negócio de distribuição de automóveis do Brasil. Neste ano, segundo a consultora Cecilia Lodi, foram realizadas palestras importantes, sempre abordando

temas ligados a necessidade de criar novos argumentos para os jovens dealers superarem as dificuldades do setor com cautela e precisão. Os debates agregam valor às novas ideias e também geram soluções sob medida para o dia a dia da operação na Rede Fiat. Antecipar o futuro, esse é o foco.

vettel de olho na copa O tetracampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel acredita que a seleção brasileira será uma equipe muito forte no próximo mundial de futebol. Segundo o piloto, Alemanha e Espanha correm por fora, mas a equipe de Felipão é a grande favorita. “No papel, a Alemanha parece um time muito rápido, como a Espanha, mas nunca se sabe o que vai acontecer até começar o Mundial”, avalia Vettel - que diz ser fã do futebol do atacante Neymar, do Barcelona. "Ele (Neymar) é muito fera".

500 GQ mira o público masculino A Fiat mostrou mais uma edição especial do 500 no Salão de Los Angeles. Dessa vez é a série GQ Edition, cujo objetivo é tornar o conversível mais atraente aos consumidores do sexo masculino. O modelo ganhou rodas de liga-leve de 16 polegadas, grade dianteira mais agressiva, lanternas com moldura preta, revestimento interno em couro preto entre outros itens.

REVISTA UNA

maserati abre sua primeira loja em sp A Maserati inaugurou seu primeiro showroom independente no Brasil. Com um visual elegante, o espaço foi projetado em parceria com arquitetos italianos, que vieram ao País somente para elaborar e acompanhar a evolução do projeto. A loja segue o padrão adotado nas outras três revendas exclusivas Maserati (localizadas em Dubai, Europa e China).


N

NOTAS

prêmio de inovação

A Fiat Automóveis está entre as empresas mais inovadoras do País e foi premiada com o troféu Best Innovator 2013. O prêmio foi organizado pela revista Época Negócios em parceria com a consultoria A. T. Kearney. Desde 2003, a A.T. Kearney pesquisa as empresas mais inovadoras na Europa e nos EUA. No Brasil, a pesquisa é feita desde 2009 e é a primeira vez que uma montadora de automóveis ganha o prêmio. A Fiat foi representada na cerimônia de premiação por Paulo Matos, gerente de Planejamento Estratégico e Inovação da Fiat.

A FERRARI EXUBERANTE DE NIKI LAUDA

A Ferrari mostrou imagens de um exemplar da 458 Italia que homenageia o tricampeão mundial de F-1 Niki Lauda. De acordo com a marca, o modelo foi criado a partir do desejo de um proprietário, que requisitou os serviços do Tailor Made, programa de personalização da fabricante italiana. O carro foi modificado para ter referências estéticas relativas aos bólidos guiados por Lauda em meados da década de 1970. Ficou definitivamente um luxo. E para poucos.

Aceleram-se os lucros da Fiat A Fiat SpA, holding que reúne as operações de automóveis, comerciais leves e autopeças do grupo Fiat Chrysler, obteve uma receita de 20,7 bilhões de euros no terceiro trimestre de 2013, um aumento de 1,4% em relação ao ano anterior em termos nominais e de 8% sem considerar os efeitos do câmbio. O lucro operacional totalizou 816 milhões de euros no último trimestre, devido ao impacto de taxas de câmbio desfavoráveis e retração de vendas em mercados localizados. O lucro líquido foi de 189 milhões de euros, superior ao de mesmo período de 2012, com uma situação de liquidez bastante fortalecida de 20 bilhões de euros.

10


A FIAT ESTÁ DE OLHO NA SEGURANÇA A Fiat realiza, desde 2007, um curso itinerante de direção segura. O evento tem como principal objetivo formar condutores conscientes para um trânsito mais responsável e também melhorar a relação homem-máquina. Ao todo, mais de três mil pessoas já passaram pelo projeto, que abrange desde clientes Fiat, novos condutores, estudantes e até motoristas profissionais.

O programa trata de três fases de segurança: preventiva, ativa e passiva. A primeira aborda premissas básicas que ajudam o condutor a diminuir o risco de acidentes. A principal delas é a posição de dirigir. Se sentir mais confortável a bordo do veículo, mas com a postura adequada na direção, ajuda a ter um melhor controle frente ao volante.

PARCERIA COM A ARTE A Fiat será o carro oficial do Inhotim, maior centro de arte contemporânea e jardim botânico a céu aberto, localizado em Brumadinho (MG). Para a parceria, a Fiat produziu uma frota exclusiva com diferentes modelos, que incluem Bravo, Doblò Cargo, Doblò Adventure, Novo Palio e Strada Working, para atender às mais variadas necessidades do Museu e de seu público.

TEST DRIVE NO SALÃO DO AUTOMÓVEL A organização do Salão do Automóvel de São Paulo promete novidades para a próxima edição (de 15 a 26 de outubro de 2014). Uma delas será o test drive de lançamentos, incluindo veículos importados. A avaliação deve acontecer nos arredores do Anhembi.

REVISTA UNA


N

NOTAS

uma dodge ram no anhembi A Fiat aproveitou seu espaço na 19ª Fenatran para mostrar também outro modelo do grupo, a Dodge Ram 2500 Laramie, única picape grande à venda no Brasil. Com preço sugerido de R$ 184,9 mil, essa cabine dupla mexicana tem como destaques o motor Cummins turbo diesel 6.7 de 310 cv de potência, a transmissão automática de seis marchas e a tração 4x4 com caixa de redução.

UM FIAT 500 VINTAGE A Fiat lança uma edição especial do 500, para comemorar os 60 anos da criação do primeiro modelo. Inspirado na primeira versão lançada em 1957, o Novo Fiat 500 traz contornos vintage e referências clássicas da década de 1950, tanto em sua carroceria, quanto em seu design interior. E deve chegar ao mercado até o final de 2014. O Fiat 500 Edição 1957 estará disponível apenas em três cores: Bianco, Verde Chiaro e Azul Celeste. E assim como sua versão original, o carro contará com a pintura de seu teto em um tom diferente. A elegância de seu interior será ressaltada por um revestimentos em couro em tons pastel, variando do marrom ao branco, o carro apresenta um ar típico da década de 1950.

GOVERNO QUER INCENTIVAR CARROS HÍBRIDOS

Criticado pelos parceiros comerciais do Brasil como medida protecionista, o InovarAuto, que prevê incentivos à fabricação de automóveis no Brasil e sobretaxa carros importados, dá tanta satisfação ao governo que os ministérios do Desenvolvimento e da Fazenda decidiram uma segunda fase. Há duas semanas, os dois ministérios acertaram estender o programa aos chamados carros

híbridos, movidos a eletricidade e combustível líquido e outras fontes alternativas de energia. Os detalhes dos incentivos a serem concedidos a esses automóveis ainda estão em debate na equipe econômica. Pelo Inovar-Auto, as montadoras já podem reduzir em até quatro pontos percentuais o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), dependendo do investimento em inovação e desenvolvimento de engenharia no País. 12


A BARBIE GANHA UM FIAT A boneca mais fashion do mundo acaba de ganhar o carro mais estiloso da Fiat. A novidade é uma parceria da Fiat com a Mattel. O Fiat 500c da Barbie apresenta pintura cor de rosa, além do design e glamour já característicos do modelo. O charme fica por conta do teto aberto e dos detalhes internos (bancos, painel e cinto de segurança), numa reprodução bem próxima do modelo original. A Barbie que acompanha o carro também tem seu look inspirado no Fiat 500c, com camiseta exclusiva.

DOBLÒ 2014 COM MAIS CONFORTO Referência em multivans desde o seu lançamento e sucesso de vendas no mercado, o Fiat Doblò acaba de chegar com sua linha 2014. Ao trazer novidades que o deixam ainda mais competitivo e somando as características que já fazem dele um verdadeiro “family car”, como o ótimo espaço interno, a disponibilidade para transportar até sete pessoas, o alto nível de conforto, a

versatilidade e o prazer ao dirigir, o Doblò 2014 fica muito mais atraente para o seu público e também frente à concorrência. O Fiat Doblò 2014 chega com mudanças internas e externas que agregam, além de mais valor ao produto, satisfação ao consumidor brasileiro. Os novos conteúdos deixam o modelo ainda mais moderno, bonito e confortável.

cHRYSLER AINDA NÃO VAI VENDER SUAS AÇÕES

CARRO DO ANO: ELEIÇÃO COMEÇA NO ANO QUE VEM O tradicional prêmio Carro Mundial do Ano tem divulgada a lista dos 28 modelos indicados (12 são europeus, sete japoneses, cinco dos Estados Unidos e quatro da Coréia do Sul). A votação ficará sob responsabilidade de um júri composto por jornalistas de 21 países que começarão a votar nos finalistas a partir de 4 de fevereiro do ano que vem.

REVISTA UNA

A Fiat descartou, segundo a agência Reuters, a possibilidade de a Chrysler lançar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) antes do final deste ano. A notícia vai na contramão daquilo que outra investidora da companhia, o fundo United Auto Workers, havia divulgado.


N

NEGÓCIOS

RAIO X DO MERCADO As vendas de 2013 devem empatar com as do ano passado. A esperança é que dezembro seja um mês notável. Já para 2014 não se aguarda nada melhor.

T

odas as fichas estão sendo apostadas no mês de dezembro, para o mercado empatar ou ficar um pouquinho maior do que 2012. Tanto a Fenabrave, associação dos distribuidores, quanto a Anfavea, associação das montadoras, esperam o dinheiro do 13º salário e as oportunidades que podem ser criadas com o final do desconto do IPI, em janeiro. É que as vendas de carros, caminhões e ônibus caíram 8,25% em novembro na comparação com outubro, com 302.950 unidades emplacadas, segundo balanço divulgado pela Fenabrave. Em relação ao mesmo período de 2012, também houve queda, de 2,82%. Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves também baixaram: foram vendidos 288.221 carros em novembro, uma queda de 8,06% na 14


comparação com outubro. Sobre o volume de novembro de 2012 também houve recuo, de 2,95%. No acumulado de 2013 até novembro foram comercializadas 3.240 milhões de unidades de autos e comerciais leves, baixa de 1,54% sobre o intervalo de janeiro a novembro de 2012, quando foram emplacados 3.291 milhões de veículos. A média diária de vendas aumentou 5,7% passando de 13.630 unidades ao dia para 14.411 em novembro, mas houve três dias úteis a menos, 20 contra 23 em outubro - sem contar o feriado do Dia da Consciência Negra, que aconteceu em alguns dos maiores

AUTOS E COMERCIAIS LEVES 294.233

mercados do País, como São Paulo e Rio de Janeiro."Se tivéssemos tido 22 dias úteis, o mercado teria crescido 3,07%. Assim, o resultado pode ser considerado positivo", comenta o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti. A Fenabrave espera que o ano termine com 3,85 milhões de veículos emplacados, que, excluindo o setor de motos, seria um novo recorde. O ano de 2012 terminou com 3,80 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados. Neste ano, de janeiro a novembro, foram vendidos 3,41 milhões, volume 0,84% menos do que no mesmo período do ano passado.

CAMINHÕES

ÔNIBUS

313.490

288.221

12.969

13.533

11.707

2.952

3.182

3.022

SETEMBRO SETEMBRO

OUTUBRO OUTUBRO

NOVEMBRO NOVEMBRO

OS DEZ CARROS MAIS EMPLACADOS 1 - NOVO GOL 2 - FOX 3 - STRADA 4 - HB20 5 - NOVO PALIO 6 - ONIX HATCH 7 - SANDERO 8 - UNO MILLE 9 - NOVO UNO 10 - VOYAGE REVISTA UNA

ANO: 177.714/ MÊS: 14.714 ANO: 118.059/ MÊS: 9.394 ANO: 111.576/ MÊS: 6.953 ANO: 110.996/ MÊS: 10.064 ANO: 110.704/ MÊS: 9.382 ANO: 110.565/ MÊS: 10.317 ANO: 91.872/ MÊS: 9.772 ANO: 87.256/ MÊS: 7.786 ANO: 83.376/ MÊS: 8.050 ANO: 82.618/ MÊS: 5.930

2

014

Para o jornalista Pedro Kutney, pela primeira vez em dez anos as vendas de automóveis e comerciais leves deverão apresentar queda na comparação com o ano anterior, ou com muito esforço empatar. Em seu artigo na Automotive Business ele prognosticou que “não se espera nada melhor para 2014. A economia brasileira não decola, a inflação cede pouco, os juros sobem, o crédito tornase seletivo, os carros continuam muito caros no País em relação à renda média da população – a despeito do desconto do IPI.” Lendo a conclusão de consultorias ligadas ao mundo do automóvel, Kutney escreve que “muito em breve a ociosidade das fábricas de veículos pode alcançar 40% da capacidade total”. Segundo cálculos da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), o índice de ociosidade das plantas brasileiras Os carros continuam vem aumentando muito caros desde 2010. Este ano a utilização deve no País girar em torno de em relação 80%, mas a tendência à renda é de queda contínua média da para 70% até 2015. população. O mercado espera a decisão sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que, de acordo com o prazo dado pelo governo federal, deve voltar à alíquota normal a partir de janeiro. Com isso, há a expectativa de que as vendas em dezembro sejam esquentadas para aproveitar o último mês no desconto do IPI.


F

FENATRAN

festa da

fe na tran A Fenatran é o Salão

Internacional do Transporte, evento tradicional na área

de produtos e serviços destinados aos transportadores

de cargas e operadores logísticos.

Este foi o cenário para a

Fiat fazer

importantes lançamentos.

C

om mais de 35 anos de tradição, a Fenatran promove a realização de negócios e a exposição dinâmica de lançamentos globais para milhares de profissionais do setor interessados em conhecer as tendências do segmento. Em sua 19ª edição, este ano bateu o recorde de público: mais de 61 mil visitantes circularam entre modelos capazes de carregar até 250 toneladas, além de alguns caminhões que priorizam o conforto com itens como micro-ondas, bafômetro e cafeteira na cabine e chegam a custar cerca de R$ 1 milhão. 370 empresas apresentaram suas novidades no evento. A feira foi

16


Novo Uno Furgão.

inovadora e exclusiva terceira porta. Em mais de dois mil metros quadrados de área, a Fiat Automóveis mostrou toda a sua gama de comerciais leves, confirmando a versatilidade de seus modelos nas mais variadas aplicações. Representando um grande centro urbano, foram expostos no estande 22 veículos em várias das suas configurações, mostrando a versatilidade, praticidade, tecnologia e inovação dos seus produtos. Um dos destaques foi o Novo Uno Furgão, apresentado como veículoconceito na edição 2011, partindo da base do consagrado novo Fiat Uno, o que atesta a versatilidade da sua

a primeira a exibir a totalidade das novidades da mudança na tecnologia de motorização dos veículos para atender a norma Euro 5 – regras de emissões para veículos pesados. Na carona dos caminhões, algumas das maiores montadoras brasileiras aproveitaram para fazer seus lançamentos. A Fiat, empresa líder de vendas do mercado nacional há 12 anos, apresentou dois importantes produtos para o segmento: o Novo Uno Furgão e o Novo Fiorino, inteiramente renovado e mais moderno. Para Lélio Ramos, diretor comercial da montadora, outro grande destaque da marca é o recém-lançado Fiat Strada com sua

REVISTA UNA

Novo Fiorino, grandes mudanças.

Novo Fiorino


F

FENATRAN

22

veículos mostram a versatilidade, praticidade e tecnologia da Fiat na Fenatran.

Tudo para garantir a agilidade plataforma, ele traz design mais atual, robusto, com ampla gama de opcionais e ótima capacidade de volume de carga. O Novo Uno Furgão também recebeu novas motorizações, agora com propulsores 1.0 e 1.4 EVO Flex. Trata-se de uma ótima opção de transporte de volumes para pequenos empreendimentos como padarias, floriculturas, entregas rápidas e serviços de manutenções. Também está sendo apresentado no evento o Novo Fiorino, que contará com novo design a partir da versão.

Destaques para o Doblò e Ducato.

18


As melhores opções de carro você tem. Conte com o crédito do Itaú para vender bem. Sujeito a análise de crédito.

Itaú Financiamento de Veículos. O crédito mais rápido e consciente do mercado. Na hora da escolha do carro, sua orientação é fundamental. Com o financiamento, é da mesma forma. No Itaú, você tem a resposta do crédito do seu cliente em segundos para que ele saia de carro novo, inclusive nos fins de semana. Aproveite para divulgar os carros da sua revenda no iCarros para milhões de compradores online. www.itau.com.br

Aproveite e divulgue os carros da sua revenda no iCarros para milhões de compradores online. www.icarros.com.br

REVISTA UNA

Itaú. Feito para você.


F

FENATRAN

Facilidade nos centros urbanos Para mostrar que a nova Fiorino é multiuso, a Fiat expôs modelos já preparados para o trabalho.

As suas já comprovadas características de robustez e versatilidade serão reforçadas pelo novo design mais moderno, pelos novos conteúdos de série e pela nova motorização 1.4 EVO Flex, que tem excelente torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. Entre as versões presentes no Salão, um Novo Fiorino transformado em ambulância exemplifica com maior nitidez a versatilidade do novo veículo. Na Fenatran, o público presente teve a oportunidade de vivenciar pessoalmente a grande variedade de veículos comerciais oferecidos pela Fiat para os grandes centros urbanos, onde há restrições para o fluxo de veículos pesados de entrega. Meios de transportes do porte da Ducato, Doblò, Fiorino e a nova picape Strada, são responsáveis pela movimentação de um enorme volume de cargas, contribuindo para uma melhor fluidez do tráfego. Os comerciais leves também se destacam por proporcionar significativa economia de combustível, agilidade e praticidade quando comparados aos veículos comerciais pesados. Outros destaques: Novo Uno Furgão voltado para o serviço de entrega de floriculturas, que conta com diversas adaptações direcionadas para esse

{

As novidades da Fiat mostram o investimento da montadora em opções de transporte para pequenos empreendimentos e entregas rápidas.

{ 20


Espalhados pelos 2 mil metros quadrados do estande da Fiat, a montadora mostrou várias aplicações de seu modelo transformado, como Ducato Petshop, que traz mesa para tosa e banheiro com chuveiro, Ducato Ambulância UTI, entre outros.

tipo de trabalho; Doblò Cargo com porta lateral e revestimento interno de fórmica para a entrega de alimentos, da Bauducco; Doblò Cargo, destinado para lavanderias, com porta lateral que leva a um compartimento para roupas sujas e porta traseira com

Magnisi bla faccummy nullan hendip eugiamc onsequisi

divisões para cabides do tipo corrediço; Ducato Petshop, que traz mesa para tosa e banheiro com chuveiro; Ducato Ambulância UTI; entre outros. A liderança de nove anos nesse mercado atesta a preferência do público pela marca, que possui uma completa gama de veículos que atendem aos mais diferentes tipos de serviços, sejam eles voltados para carga ou transporte de passageiros. Esse sucesso deve-se também à Rede de Concessionários Fiat, com mais de 600 pontos de atendimento estrategicamente espalhados por todo o Brasil. REVISTA UNA


I

INOVAÇÃO

Fiat live store Fiat live store Fiat live store T

est drive. Essa parece ser uma palavra mágica entre as montadoras e Concessionários - do tipo andou comprou! Para os jornalistas especializados é o primeiro contato com novas tecnologias que vão rechear suas matérias opinativas. Agora, o test drive se expandiu: a Fiat Automóveis fez o que parecia impossível ao lançar uma forma inovadora que possibilita uma interação inédita entre internauta e um carro real. Chamase Fiat Live Store. A ideia é que, através do computador, qualquer pessoa pode ter contato com especialistas treinados. E, em tempo real, testar virtualmente qualquer modelo da Fiat. É uma plataforma revolucionária, onde é possível tirar uma dúvida sobre o funcionamento do sistema de som, ou como se faz o rebatimento dos bancos, por exemplo. Na primeira fase do projeto, segundo João Ciaco, diretor de marketing da Fiat, nove pessoas que foram treinadas por mais de três meses para fazer o

Fiat Live Store é uma forma inovadora que possibilita uma interação inédita entre internauta e um carro de verdade.

9

especialistas foram treinados para atender os visitantes .

atendimento e explicarão detalhes dos modelos da montadora às pessoas por meio do sistema MyStream, uma espécie de capacete criado pela agência ClickIsobar. Nele, há uma câmera posicionada na mesma altura e direção dos olhos do atendente, que está na Fiat Live Store, uma estrutura que fica

localizada na fábrica em Betim (MG). A estrutura conta com estúdio de mais de 600 m², onde estão inicialmente os modelos Freemont, Fiat 500 Cabrio, Punto, Palio e Strada Adventure. O acesso ao Fiat Live Store será feito por meio do site www.fiat. com.br/livestore e, após informar poucos dados pessoais ou se conectar via Facebook, visualizará um vídeo de introdução. A parte que interessa é a de poder escolher um dos carros que quer conhecer em mais detalhes. Após conhecer o carro em detalhes, começa o test drive virtual - o grande objetivo da plataforma –, com o especialista ao volante. É tudo muito inovador. Terminado o contato através do computador, o visitante é convidado para agendar um test drive real na Concessionária mais próxima. É muito bacana porque você ganha tempo ao saber se você gostou do modelo e se ele atende as suas expectativas. Tudo em tempo real.

22


e

Terminado o contato através do computadoR, o visitante é convidado para agendar um test drive real na concessionária.

Passe o celular e veja como funciona o Fiat Live Store.

REVISTA UNA


Imagens meramente ilustrativas, com alguns itens opcionais.

Respeite os limites de velocidade.

A STRADA INOVOU OUTRA VEZ. COM FIAT ITAUCARD, VOCÊ TAMBÉM INOVA NA HORA DE VENDER UM ZERO KM PARA SEUS CLIENTES.

Consulte o Contrato do Cartão de Crédito e o Regulamento do Programa de Pontos Fiat Itaucard em www.itaucard.com.br e conheça suas condições, tais como anuidade, critério de paridade de pontos, saldo mínimo necessário para cada resgate, quantidade máxima de pontos que podem ser acumulados a cada ano civil e a cada período de 3 (três) anos. A solicitação do cartão está sujeita a análise e aprovação de crédito. 1. O desconto máximo varia de acordo com o tipo do cartão (Nacional, Internacional, Gold ou Platinum). 2. Condição promocional, por tempo indeterminado, que não tem o condão de alterar o Regulamento do Programa de Pontos, podendo ser cancelada mediante prévio aviso. 3. Verifique os parceiros participantes e demais condições em www.itaucard.com.br/beneficios.

24


fiat.vc/strada SAC 0800 707 1000

Seus clientes podem garantir, com descontos exclusivos, a única picape do mundo cabine dupla com 3 portas. Utilizando o cartão Fiat Itaucard, 5% dos gastos se transformam em pontos que podem ser trocados por descontos de até R$ 20 mil na compra de um carro novo1. E mais: produtos ou serviços pagos na concessionária com o Fiat Itaucard pontuam em dobro2. O cartão dá ainda 50% de desconto em ingressos de cinemas, peças de teatro e jogos de futebol³. Ofereça o Fiat Itaucard para seus clientes e divulgue o resgate de pontos na compra de um zero km. Inovação nos carros e na forma de vender para seus clientes é só na Fiat.

Consulte as condições em www.itaucard.com.br/fiat

SAC: 0800 728 0728 - todos os dias, 24 horas. Ouvidoria: 0800 570 0011 - dias úteis, das 9h às 18h. REVISTA UNA


M

MOPAR

mopar recebe rede fiat

em las vegas Concessionários da Rede Fiat viajaram aos Estados Unidos para conhecer a Mopar, marca que atua no mercado de peças e acessórios.

A

Mopar, marca de personalização que atua no mercado de peças, acessórios e serviços para os veículos das marcas Fiat e Chrysler nos Estados Unidos, convidou 10 pessoas (seis Concessionários um gerente regional, um representante da Abracaf e dois representantes Fiat) para conhecer as suas instalações. A ação foi uma campanha de venda de acessórios, com a seguinte mecânica: os Concessionários que tivessem o maior ticket médio (faturamento de acessórios/emplacamento varejo) ganhariam a viagem para Las Vegas e tickets para o evento Drag Race. Além de patrocinar uma equipe, a Mopar é famosa nos EUA na preparação de carros para a corrida e em arrancadas (drag race). Tudo isso porque a marca de personalização que atua no mercado de peças, acessórios e serviços para os veículos das marcas Fiat e Chrysler, desembarcou

recentemente na Rede Fiat, oferecendo ainda mais tecnologia, personalização e exclusividade para os veículos da marca. FENATRAN Nem bem a viagem terminou, a Mopar apresentou ao público, durante a Fenatran, o novíssimo Extensor de Caçamba com tripla função para a picape Fiat Strada e a Central Multimídia para os Fiat Strada, Siena EL e Palio Weekend. Vale lembrar que esses produtos foram projetados por engenheiros da Fiat Chrysler, com alta qualidade de funcionamento, normatização e homologação. Todos com 100% dentro da garantia dos veículos. Com o Extensor de Caçamba com tripla funcionalidade e todo produzido em alumínio, a picape Strada amplia sua capacidade volumétrica, ganha um divisor de cargas internas e, ainda, uma rampa de acesso, facilitando as entradas e saídas de motos e outros objetos.

Sofisticação e modernidade

A

Todos os acessórios têm alta qualidade de funcionamento, normatização e homologação.

Central Multimídia da Mopar combina sofisticação e tecnologia em um único aparelho. Ela reúne diversas funções, garantindo conforto, segurança, facilidade de operação e possibilidades variadas de interação entre o motorista e o veículo. Em sua tela HD touchscreen de 6.2 polegadas e resolução de 800x480 pixels, o condutor poderá operar as diferentes funções presentes no acessório, como sistema GPS com mapa de navegação e DVD Player.

Já podem ser encontrados na Rede Fiat vários acessórios Mopar, como rádios, kit de sensor de pressão de pneus e Kit sensor de alerta.

26


novos acess贸rios para a linha fiat.

REVISTA UNA


C

COMPORTAMENTO

família das

pistas o dealer gustavo castro, da curvel, conta uma história de família: a paixão pela velocidade.

M

inha história com o automobilismo começou em 1989 quando meu pai, Cássio, começou a disputar o Torneio Rio-Minas de Marcas no autódromo de Jacarepaguá. Naquela época, então com dois anos de idade, ia com ele em algumas corridas e gostava muito de estar perto dos carros, do barulho dos motores e do clima do autódromo em geral. Em 1995, surgiu a oportunidade de andar de

Kart. Era a época da moda dos circuitos de Kart Indoor. Todos os finais de semana eu corria, porém, sempre fui muito pesado em relação aos outros de minha idade e não investi nos karts de verdade. Longos anos se passaram até 2007, quando foi inaugurado o primeiro circuito de asfalto de Minas Gerais. O Megaspace surgiu como a realização de um sonho para os mineiros, que sempre formaram ótimos pilotos mas não tinham uma

praça esportiva para a prática do automobilismo. Em sua primeira fase, o circuito tinha apenas 1.500 metros de extensão, mas já era o suficiente. Comprei um Palio mais antigo e mais barato, pois não queria investir muito caso não levasse jeito para a coisa. Comecei a correr no Marcas e Pilotos MG na temporada de 2008. Após duas corridas, decidi investir num carro novo e ir para uma equipe mais competitiva, para ter chances de brigar no pelotão de frente.

28


"

Em 2014, disputarei a Copa Marshal de Marcas integralmente.

"

REVISTA UNA

Foram três anos disputando apenas o campeonato em Minas. Em 2011 o Megaspace fechou para obras de ampliação da pista e os pilotos que disputavam o campeonato procuraram outros lugares para competir. O caminho natural foi disputar etapas no Rio de Janeiro e São Paulo. Foi o que fiz, porém, não ia em todas as etapas e por isso não disputei o campeonato todo. O primeiro semestre de 2012 não foi diferente. Disputei várias etapas do Campeonato

Carioca de Marcas com alguns bons resultados, mas a dificuldade em enquadrar o Palio no regulamento dificultou muito as coisas. Em agosto a nova pista do Megaspace ficou pronta, agora com 2.600 metros de extensão. Conseguimos enquadrar o Palio no regulamento para ser competitivo e já na primeira corrida, vitória. E 2013 está sendo um ano de muita experiência. Decidi participar da Copa Marshal de Marcas e Pilotos em Interlagos

com um atraso de três etapas desde o ínicio, na categoria que abriga o maior grid do Brasil, com média superior a 40 carros. O maior desafio foi acertar o Palio, único veículo Fiat no grid, para a pista de Interlagos, onde o domínio dos Chevrolet Celta e Corsa é imenso. Apesar das dificuldades o carro tem se mostrado competitivo e durável. A temporada de 2013 está servindo de preparação para a temporada seguinte, quando terei a chance de disputar integralmente o campeonato.


G

GALERIA MVC - São Mateus

mvc

veículos

A

história da MVC Veículos se iniciou há 35 anos, quando abriu as portas pela primeira vez. Com o tempo, seus fundadores ao perceberem o potencial de crescimento da região que atuavam, decidiram abrir mais três lojas – nas cidades de São Mateus, Aracruz e Nova Venécia. Os frutos de gerações dedicadas a esse empreendimento foram aparecendo e se fortalecendo, visto que atualmente a MVC Veículos venceu por nove anos

consecutivos o recall da marca mais lembrada na região, e há mais de 10 anos é líder de mercado com 32% de Market Share, totalizando mais de 4 mil carros novos vendidos em 2012. O grupo MVC, por sua vez, também atua no ramo do agronegócio, a fim de sempre diversificar sua área de atuação. Tal atividade vem rendendo muitas experiências e sucessos. O grupo é conduzido pelos empresários Vanderlei e Milena Ceolin, com o auxílio de Haroldo Del Rey, formando o

30


MVC - Linhares

MVC - Aracruz

35 anos de sucesso.

MVC - Linhares

conselho administrativo, além do diretor financeiro Renzo Ceolin e da diretora comercial Raísa Ceolin que ajudam a manter o equilíbrio da empresa. E é em virtude do grande empenho por parte da diretoria e dos colaboradores que vestem com tanta lealdade a camisa da MVC, que este grupo vem consolidando os bons resultados e a satisfação ao cliente. Já que para este grupo, o importante é ser corajoso o suficiente para arriscar em novos desafios e humilde o bastante para sempre aprender.

REVISTA UNA


OBJETO DE DESEJO

A ALFA MAIS

BELA DO COURE

SPORTIVO

A

penas quatro 8C-2900 Mille Miglia foram construídos pela Alfa Romeo e pela Carrozzeria Touring em 1938. Com eles, a Alfa dominou inúmeras corridas, com Carlo Pintacuda ao volante. Um dos carros foi comprado mais tarde pelo Conde Felice Trossi,

e em 1940 mudou de dono: a 8C-2900 foi para os EUA para a coleção de Tommy Lee, que correu em Pikes Peak e Watkins Glen. Um jovem mecânico com o nome de Phil Hill foi o próximo proprietário e, com ele, venceu em Pebble Beach, ganhando a Del Monte Cup em 1951. Ralph Lauren comprou

o Alfa em 2004. Após completa e minuciosa restauração de Paul Russell, que devolveu o carro a sua configuração Mille Miglia, a 8C-2900 foi destaque em uma exposição “Velocidade, Estilo e Beleza”, no Museu de Belas Artes de Boston – todos os carros eram do designer Ralph Lauren.

32


REVISTA UNA


V

VIP

S A D I B E S B A R A aS C O S I D MA O MUN D O Bar dos Sonhos, com algumas das bebidas mais raras e caras do mundo, custa mais de

R$ 10 milhões. Aqui, mais que um gole ou uma dose, vale o conhecimento e a história por trás das garrafas.

R ev e l at io n Projetadas pelo designer Karim Rashid, a coleção Revelation Bombay Sapphire é uma combinação de gin, cristal e arte.

R$

466mil 34


Muitas garrafas deste champanhe foram perdidas num naufrágio. Hoje é vendida no hotel Ritz-Carlton em Moscou.

R$

640 mil

M a ca lla n l a liqu e b ot t l e Considerado um dos melhores single malts do mundo, este uísque escocês foi produzido na década de 40. É raro.

tEQ U ILA LEI 925 A garrafa da tequila mais cara do mundo é feita com mais de 3,6 kg de platina pura e 6400 mil diamantes, totalizando 415 quilates.

R$

REVISTA UNA

8,2 milHões

R$

233 mil di v a

Esta vodka escocesa é preciosa e os preços variam conforme os diamantes que são colocados dentro da garrafa para filtrar a bebida.

R$

2,3 milhÕES


V

VIP

OS MELHORES RESORTS

DO BRASIL

Para você aproveitar o que é bom, a Revista Una selecionou as estações de férias mais badaladas e cobiçadas da atualidade. Afinal, viver bem é a maior das artes!

Kenoa Beach Resort Imagine o cenário do Paraíso. Sol, praia, natureza e muitos mimos. Isso mesmo. A 30 km de Maceió, em Barra de São Miguel, o Kenoa Resort mistura luxo com ecologia, numa fantástica praia do nordeste. Tudo no hotel é para aproveitar o lugar paradisíaco, que conta com um restaurante winebar e lounge, campo de golfe, spa e fitness center. Diárias a partir de R$ 1.170.

Ponta Dos Ganchos Exclusivo resort em Governador Celso Ramos, a 40 km de Florianópolis, Ponta dos Ganchos tem 25 bangalôs sofisticados, spa, cinema e quadra de tênis, tudo frente a uma das praias mais lindas do sul do País. Só sabe quem conhece. Com diárias a partir de R$ 1.410, o resort é exclusivo para maiores de 18 anos.Tudo para garantir o sossego! 36


TRANSAMÉRICA comandatuba Super reputado resort de luxo, combina requinte e ecologia em meio a um maravilhoso trecho do litoral da Bahia. Num cenário de 21 km de praias cercado por coqueirais, o resort oferece esportes náuticos, spa e um campo de golfe de categoria internacional com 18 buracos. Diárias a partir de R$ 840.

Txai pRAIA DE ITACARÉ Para você curtir momentos inesquecíveis, o paradisíaco cenário de Itacaré, no sul da Bahia, foi o escolhido para a localização do Txai Resort. Lugar lindo demais, muito privilegiado. Localizado entre a serra coberta de Mata Atlântica e o oceano, o resort de luxo oferece apartamentos e bangalôs espaçosos com vista para a bela natureza local. Diárias a partir de R$ 986.

tivoli Praia do Forte Promove como poucos resorts a integração do homem com a natureza. A flora e a fauna presenciam todas as áreas de lazer, principalmente no belíssimo spa, com tratamentos estéticos, massagens e circuito de banhos. Todos os apartamentos são voltados para o mar. Três restaurantes, oito piscinas estão à disposição dos hóspedes. Diárias a partir de R$ 1.155. REVISTA UNA


V

VIP

Voce Sabia? O nome completo do pintor Pablo Picasso era: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz Picasso.

Uma criança de quatro anos faz em média 400 perguntas por dia.

No Havaí, existe uma cachoeira em que a água às vezes sobe, em vez de cair.

As roupas usadas pelos astronautas nas caminhadas espaciais chegam a pesar 135kg.

O último desejo de Napoleão foi ter a cabeça raspada e seu cabelo distribuído entre os amigos.

38


TODAS AS ATENÇÕES VOLTADAS PARA O SEU CLIENTE. COM O SEGURO DOS CONCESSIONÁRIOS FIAT, A TRANQUILIDADE ENTRA EM CAMPO.

Veículos FIAT merecem seguros FIAT, garantidos pela Indiana Seguros. Certeza de qualidade e credibilidade, com a força da marca que seu cliente escolheu. Certeza também de conquistar a confiança e a garantia de mais vendas para a sua concessionária. Tenha e ofereça esta grande exclusividade.

ww w.india n a.com.br

Baixe um leitor de QR Code em seu celular e aproxime o telefone do código para baixar o ringtone da campanha.


INFORME PUBLICITÁRIO

Um ano de

Luis Fernando Staub Diretor Presidente do Banco Fiat

A

s operações de financiamento de veículos registraram bom desempenho nos últimos meses de 2013. E um dos destaques foi o aumento de crédito nas operações de comercialização de carros e comerciais leves. O mês de dezembro

sempre é cheio de otimismo, já que o 13º salário injeta mais dinheiro na economia e a inadimplência deve manter seu movimento de queda. É com esse panorama que chegamos ao fim de 2013. Um ano de mudanças na estrutura do Banco Fiat, que já demonstraram que estamos no caminho certo. E não foi nada muito complicado: aproveitamos o bom momento vivido pela indústria automobilística e toda a experiência do banco para colocarmos em prática um

40


superação novo modelo comercial. Hoje temos novos profissionais que chegaram para inovar as operações, trabalhando cada vez mais próximo do Concessionário Fiat para oferecer o serviço mais completo, rápido e descomplicado do mercado e contribuir, sempre, para a realização do sonho de seus clientes. Tenho certeza que a nova estrutura de atendimento trará ainda mais vantagens competitivas para o Banco Fiat, para as Concessionárias Fiat e para a própria Fiat Automóveis. Modificamos o presente para que o futuro seja mais promissor. Com tantos acontecimentos em um único ano, encerramos 2013 com o sentimento de missão cumprida. A parceria do Banco

REVISTA UNA

Fiat com a Rede Fiat possibilitou que a Fiat mantivesse novamente a liderança em vendas no mercado brasileiro. Para 2014, os desafios continuam. Espero que, juntos, iremos superar o que vier pela frente. Aproveito a oportunidade para desejar um Feliz Natal e muita prosperidade em 2014, a todos da ABRACAF, da Rede Fiat e aos amigos da Fiat Automóveis.

Bons negócios, boas festas e um próspero ano novo!


INFORME PUBLICITÁRIO

Financiamento iCarros agiliza as vendas

Ao se interessar por alguma oferta no site, o cliente preenche um cadastro e pode solicitar a aprovação online de crédito do Banco Itaú.

N

egócio rápido e com praticidade. É isso que a ferramenta Financiamento iCarros tem proporcionando aos seus clientes em todo o País. Agilidade para os compradores que têm crédito pré-aprovado e facilidade para fechar a compra muito mais rapidamente. A estratégia de anunciar veículos pela internet já vem mudando o processo de venda das lojas e concessionárias. Isso pode ser comprovado pelos resultados das empresas. Maurício Mendes, da Itavema Fiat, é parceiro do iCarros há cerca de três anos e investe na internet há pelo menos 12 anos. “Cerca de 45% dos contatos são de clientes exclusivos da internet”, diz. Levando em conta apenas os resultados de vendas obtidos por meio do iCarros, ele comenta que aproximadamente 12% é o volume de vendas efetivas. “A venda on-line já faz parte do cotidiano da empresa, os vendedores fazem a manutenção dos anúncios e entram em

contato com os clientes constantemente”, relata. Como forma de melhorar e dinamizar as vendas, o iCarros possui a ferramenta Financiamento, que funciona de maneira bem simples. Ao se interessar por alguma oferta no site, o cliente preenche um cadastro e pode solicitar a aprovação on-line de crédito do Banco Itaú. Essa ficha, mesmo que não preenchida totalmente, vai automaticamente para análise de crédito. Em pouco tempo o cliente obtém uma resposta por e-mail se conseguiu aprovação. A revenda também recebe e-mails com todas as fichas para ser informada que houve interesse em suas ofertas e pode entrar em contato. “Nós utilizamos a ferramenta Financiamento iCarros constantemente. Recebemos os dados e entramos em contato com o cliente por telefone, e-mail ou até mesmo por SMS”, conta Mendes. Segundo dados fornecidos pela revenda, da média de 650 vendas por mês, 80 já 42


são contatos recebidos lugar”, comenta Sousa. celular e que pode ter sido e na própria web”, afirma. com propostas e fichas de A ideia de que receber a digitada, por exemplo, de um Em alguns casos, o iCarros financiamento preenchidas. proposta e o crédito préaeroporto, às 2h da manhã”, é a principal fonte de vendas A melhor maneira aprovado facilita a venda é afirma Sousa. das empresas. de atrair novos clientes e compartilhada por Gonçalves. À medida que o “Tenho uma revenda que conseguir o retorno esperado “O Financiamento é uma revendedor descobre essa tem espaço para apenas dois é manter os anúncios digitais ferramenta de venda muito nova forma de fazer negócios, veículos, mas o faturamento atualizados. boa, pois ela gera negócio. a praticidade é garantida. dela gira em torno de 30 Para aprimorar a busca dos Segundo Mendes, a prática Mesmo que o cliente não veículos vendidos por mês”, compradores, a forma como é adotada pela Itavema Fiat. tenha o crédito totalmente diz Gonçalves. o iCarros classifica as ofertas “Todos os clientes contatados aprovado, o lojista recebe a Mesmo com o facilita tal retorno. Émerson são cadastrados em nosso informação do interesse por financiamento dentro do site Gonçalves é operador do Itaú sistema e periodicamente seu anúncio e pode manter os fazendo parte do cotidiano de no Rio de Janeiro e, para ele, é feito um follow-up para o iCarros classifica muito bem mantermos contato. Todos os seus anúncios. “Esse é um meses, nós enviamos e-mails diferencial na comparação aos clientes com campanhas com outros sites”. da montadora.” Em sua avaliação, a Esse retorno é importante parceria com o iCarros turbina não apenas para mostrar o as vendas e faz com que a loja interesse da loja no cliente, fidelize seus clientes. “Além mas também para fidelizar disso, faz um marketing da loja futuros compradores que não com um custo baixo e tem a puderampor realizar compra e encontra a opç dados para uma venda futura. algumas lojas, a tendência é Cliente se interessa umaveículo consultoria do promotor do em algum momento. Em “O vendedor ganha para ter seu crédito analisado. Após preenchimento que o número aumente mês Cliente se interessa por um veículo e encontra a opção as informações vão para análise de crédito. iCarros”, completa. caso de crédito aprovado, empara questão agilidade a mês. Isso porque o produto terdeseu crédito analisado. Após preenchimento, A utilização da internet o processo é ainda melhor. e tem diferentesvão para análise ainda é razoavelmente uma asclientes informações de crédito. para facilitar o trato com Afinal, ele contempla todas para sua carteira, pois até novidade. “Os lojistas ficaram os clientes já é prática as partes negociação. mesmo quando não se impressionados com a Banco Itaú da avalia os dados e faz a disseminada em todo o Brasil. O cliente tem ado facilidade aprova o cadastro, ele tem a tecnologia de integração e pré-aprovação crédito. Banco Itaú avalia os dados e faz a Em Curitiba (PR), o operador de análise de crédito na possibilidade de tentar fazer a ainda estão se acostumando pré-aprovação do crédito. de negócios do Itaú Antônio comodidade de casa ou venda. Já o comprador ganha com a ideia. Afinal, não é todo Cleiton Sousa ratifica o uso celular e o lojista já percebe em agilidade e comodidade. dia que ligam o computador da rede para seduzir novos qual categoria de veículo Afinal, ele consegue ser mais pela manhã e se deparam clientes. “O site já ganhou o comprador busca e qual objetivo em sua pesquisa e com uma aprovação de muito espaço em redes sociais Cliente recebe alerta deoferecer. que tem crédito produto deve consegue fazê-la de qualquer crédito que chegou de um Cliente seum interessa um veículo e encontra a opção e que pode procurar a loja. pré-aprovado Cliente se interessa por veículopor e encontra a opção Cliente recebe alerta de que tem crédito para ter seu crédito analisado. Após preenchimento, para ter seu crédito analisado. Após preenchimento, pré-aprovado VEJA COMO FUNCIONA informações vãodepara análise de crédito. e que pode procurar a loja. as informaçõesasvão para análise crédito.

Revendas Revendas

RevendasRevendas

Revendas

Loja também recebe alerta de que um clie Banco Itaú avalia os dados e faz a com potencial de compra se interessou po Cliente se interessa por um veículo e encontra a opção Banco Itaú avalia os dados e faz a Banco Itaú avalia dados e Cliente se interessa Lojatambém também recebe alerta de que com Loja recebe alerta de um quecliente um cliente pré-aprovação do crédito. anúncio. As fichas incompletas e não apro para ter seu crédito analisado. Após preenchimento, pré-aprovação dodocrédito. com potencial de compra se interessou por um faz a pré-aprovação crédito. por um veículo e encontra potencial de compra se interessou por um anúncio. também chegam ao lojista.As fichas as informações vão para análise de crédito. anúncio. As fichas incompletas e não aprovadas a opção para ter seu incompletas e não aprovadas também chegam ao lojista. também chegam ao lojista. crédito analisado. Após preenchimento, as Banco Itaú avalia os dados e faz a informações vão para pré-aprovação do crédito. Cliente recebe alerta de que tem crédito Cliente recebe alerta de que tem crédito análise de crédito. Cliente recebe alerta de que tem crédito pré-aprovado e que pode procurar a loja. Negócio fechado com agilidade. Mais vendas para Negócio fechado com agilidade. Mais pré-aprovado e queepode procurar a loja. pré-aprovado que pode procurar a loja. lojas, mais clientes satisfeitos com sua compra. paracom as lojas, mais clientes satisfeitos. Negóciovendas fechado agilidade. Mais vendas para as lojas, mais clientes satisfeitos com sua compra. REVISTA UNA

Loja também recebe alerta de que um cliente Cliente recebe alerta de que tem crédito Loja também recebe alerta de que um cliente potencial de comprapor se interessou por um pré-aprovado e que pode loja. comprocurar potencialacom de compra se interessou um



Revista UNA – nº 135