Page 1


Christianne Barcelos

Pec ad o

de Estimação

1ª Edição - Maio - 2011 Above Publicações Vila Velha - ES


Copyright © 2011 — Above Publicações 1ª edição ISBN — 978-85-63080-42-2

Editor Responsável Uziel de Jesus Revisão Fernanda Rizzo Capa Melissa Roncete Diagramação Fabricio Trindade Ferreira Impresso na Gráfica Viena Todos os direitos reservados pela autora. É proibida a reprodução parcial ou total sem a permissão escrita da autora.

www.aboveonline.com.br


DEDICO Dedico este livro ao meu esposo Pb. Fabrício Barcelos e a minha filha Emanuelle Barcelos, Ambos ajudaram-me com compreensão e paciência frente ao tempo que me empenhei na elaboração deste estudo. Christianne Barcelos


AGRADECIMENTOS Como adoradora do REI JESUS, quero agradecer ao meu Deus pela oportunidade de escrever e entender o Seu plano de salvação e compreender que Ele quer que sejamos seus filhos e Nele tenhamos um modelo a seguir, principalmente, nas nossas ações. Quero acrescentar meus agradecimentos a minha mãe, Sebastiana Barbosa, por ter me gerado duas vezes; uma em seu ventre e outra, por ter me orientado desde pequena a conhecer Jesus; e também aos meus irmãos Giselle Barbosa e Marcos Victor. Dou graças a Igreja Assembleia de Deus Praia da Costa, onde congrego e sou pastoreada pelo pastor Marinewshington, a quem muito admiro..


ORIENTAÇÕES Podemos estimar muitas coisas, apreciar valores e conceitos tidos como normais. Mas, não estou escrevendo para justificar conceitos e deveres sociais que são o conjunto de doutrinas que preconizam o bem comum pela transformação da sociedade e as relações entre classes sociais, raças e nações. Dentro dos conceitos que acredito, quero te convidar a leitura deste livro “PECADO DE ESTIMAÇÃO”, que analisa na óptica cristã o pecado, dando maior ênfase aos ditos costumes corriqueiros que a população enraizou em sua personalidade através dos tempos. Estes embutidos por satanás, para afastar as pessoas do princípio e da sabedoria que vem do Senhor Jesus. A Bíblia é clara em dizer que ele veio para matar, roubar e destruir (João 10:10), porém, se você quer ser um imitador de Cristo (I Co. 4:16 ), você precisa ser testemunha das suas grandezas (Deuteronômio 11:02). Tenho certeza que a partir de hoje, Jesus vai mudar a sua vida, porque a mudança vem com o querer deixar para trás o “velho homem”, e você é nova criatura em Cristo Jesus (II Coríntios 5:17).


Na próxima página encontrará uma ORAÇÃO, quero te ajudar a orar antes de começar a passar seus olhos nas páginas que seguem, foi uma orientação dada pelo Senhor Jesus, pois entraremos em combate contra costumes tradicionais de satanás, e esta investida é antiga, por isso, vamos nos revestir, munir-se, encher-nos da capacitação que o Espírito Santo nos dá, para vencermos todo mau costume, todo PECADO DE ESTIMAÇÃO. Antes de orar, gostaria que respeitasse o processo de Deus, não tente mudar ninguém pelo que você leu, oriente a pessoa a ler, a ser abençoada da mesma forma, se for um adolescente que não gosta muito de ler, marque leituras diárias com ele, se você conhece alguém por algum motivo que não tenha visão, leia para ele, e deixa Deus operar, afinal, cada um se encontrará naquilo que precisa ser curado e restaurado por Deus. Tenha uma leitura sob a regência do Espírito Santo de Deus! Christianne Barcelos


FAÇA ESTA ORAÇÃO COMIGO Podemos estimar muitas coisas, apreciar valores e conceitos tidos como normais. Mas, não estou escrevendo para justificar conceitos e deveres sociais que são o conjunto de doutrinas que preconizam o bem comum pela transformação da sociedade e as relações entre classes sociais, raças e nações. Dentro dos conceitos que acredito, quero te convidar a leitura deste livro “PECADO DE ESTIMAÇÃO”, que analisa na óptica cristã o pecado, dando maior ênfase aos ditos costumes corriqueiros que a população enraizou em sua personalidade através dos tempos. Estes embutidos por satanás, para afastar as pessoas do princípio e da sabedoria que vem do Senhor Jesus. A Bíblia é clara em dizer que ele veio para matar, roubar e destruir (João 10:10), porém, se você quer ser um imitador de Cristo (I Co. 4:16 ), você precisa ser testemunha das suas grandezas (Deuteronômio 11:02). Tenho certeza que a partir de hoje, Jesus vai mudar a sua vida, porque a mudança vem com o querer deixar para trás o “velho homem”, e você é nova criatura em Cristo Jesus (II Coríntios 5:17).


SUMÁRIO PECADO DE ESTIMAÇÃO A mentira pode ser expressa... Quais as causas mais comuns que nos levam ao pecado? O que perdemos com o pecado? O que o pecado GERA? A mentira quando considerada MANIA A atitude de Deus para com o mentiroso Identificando os Pecados de Estimação As consequências que estes pecados nos causam Algumas dessas consequências Atitude do cristão diante da mentira Como vencer estes pecados de estimação

13 14 14 15 15 16 19 20 22 22 24 25

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE A ORIGEM DO PECADO Como o homem adquiriu essa natureza? 1ª Não se pode considerar Deus como o seu autor; 2ª O pecado originou-se no mundo angélico; Perversidade do mundo visível... O que chama a atenção nas profecias de Isaías e Ezequiel? Na história do Universo nunca houve, nem haverá, traição maior... A queda de Satanás... 3ª A origem do pecado na raça humana.

27 27 27 29 33 34 35 36 36

PECADO 38 - O que é o pecado? 38 - O pecado é contra Deus? 42 - Por que o crente deve evitar o pecado? 43 - Como relaciona o pecado viver fora do contexto da fé? 44 - Algumas ideias acima citadas condena-o/a ao pecado? 46 A normalização do pecado 47 PARTE 1 55 PECADO DE ESTIMAÇÃO NA FAMÍLIA 55 Cônjuges onde está o pecado de estimação? 56 Responsabilidades do homem com a família 57 A autoridade do marido 59 Para que esta liderança do homem seja bem sucedida no lar é necessário: 59 Como exercer uma liderança à luz da palavra de Deus? 61 A mulher sabia edifica sua casa: 63


1- Intercedendo 2- Sendo Sábia. 3- Evitar as críticas destrutivas. 4- Fazer o marido se sentir respeitado por ela e pelos filhos. Mas como fazer isto? Quais são os resultados de ser submissa? Filhos o que leva a ter o pecado de estimação? A disciplina livra a criança da morte.

63 63 63 63 66 66 67 67

PARTE 2 71 PECADO DE ESTIMAÇÃO NA ÁREA SEXUAL 71 Adultério 74 Fornicação 77 Homossexualidade 80 Pornografia 84 Masturbação 86 Pecado Virtual 88 Pedofilia 92 PARTE 3 PECADO DE ESTIMAÇÃO NAS FINANÇAS

95 95

PARTE 4 PECADO DE ESTIMAÇÃO RELIGIOSO O que é pecado para a igreja de hoje?

101 101 103

PARTE 5 PECADO DE ESTIMAÇÃO A MENTIRA

107 107

PARTE 6 PECADO DE ESTIMAÇÃO NA POLÍTICA

113 113

PARTE 7 PECADO DE ESTIMAÇÃO NOS VÍCIOS “É gula um pecado”? “O que diz a Bíblia a respeito do jogo? “Qual a visão cristã de fumar? Fumar é pecado?” “O que diz a Bíblia sobre o consumo de bebidas alcoólicas/vinho?”

117 117 118 118 120 121

CONCLUSÃO 123


PECADO DE ESTIMAÇÃO “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado”. (Jo 8:34). Temos o costume de alimentar muitas coisas em nossos lares, como a prática de um bom esporte, passeios familiares, alimentar alguma vaidade pessoal, podemos ter um animal de estimação. Considerando nesta aplicação que a palavra estimar significa uma admiração, apreciação pelo objeto ou prática adotada. Quando se trata da vida Espiritual, podemos citar vários costumes para alimentar nossa alma, como ter a prática de ler a bíblia e estudá-la, ler bons livros, sempre estar louvando a Deus com nossas atitudes, ser membro ativo de uma igreja, ajudar a quem precisa e ser submisso ao nosso líder. Poderia continuar citando vários costumes que é a estima do crente, onde ele encontra prazer.

“Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”. (Salmos 1:2) Mas existe um perigo que nos cerca todos os dias, que as consequências são incalculáveis, tanto para a nossa vida com Cristo quanto até para as nossas gerações futuras. Pois, cada um de nós pode ser vigilante e reconhecer o nosso Pecado de Estimação, pois os alimentamos, cuidamos bem dele e até brigamos por causa deles se alguém tentar nos ajudar a abandoná-los. A prática se torna tão comum que não vemos mais problema em praticá-lo. Agora sim, podemos juntos através desta leitura ajudar você a identificar a causa , de onde veio, quais são estes pecados de estimação e como se livrar deles, vencê-los.

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas, certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. (Hb 10:26,27) Christianne Barcelos

13


A mentira pode ser expressa: - por palavras;

“A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”. (Pv. 6:19)

-pelo modo de vida e pensamento;

“Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair”. “Eles somente consultam como o hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem”. (Selá.) (Sl. 62:3 e 4)

-para justificar um erro;

O erro faz revelar a mentira. “E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira”. (II Ts.2:11)

-por falsa religião;

“Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si”; “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”. (Rm.1:24-25)

Quais as causas mais comuns que nos levam ao pecado? 1- Falta de comunhão e intimidade com Deus.

“Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade”. (I JOÃO 1:6)

2- Falta de meditação e conhecimento da palavra de Deus “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. (Sl 119:11)

14

Pecados de Estimação


3- Falta de vigilância espiritual

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. (Mt 26:41)

4- Subestimar o poder de Satanás

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. (I Pe 5: 8)

5- Falta de conhecimento de batalha espiritual e intercessão “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. (Tg 4:7) “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. (Ef 6: 10-12)

O que perdemos com o pecado? 1- A alegria da salvação

“Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”. (Sl 51:12)

2- A paz com Deus

“Mas os ímpios não têm paz, diz o SENHOR”. (Is 48:22)

3 - A comunhão com Deus

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de JESUS Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”. (I JO 1:7)

O que o pecado GERA?: 1 - Paralisação dos seus sonhos e projetos –

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”. (Pv 28:13)

Christianne Barcelos

15


2 - Medo, ansiedade, angústia, opressão, depressão etc.

“Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia”, (SL 91:5) “A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra”. (Pv 12:25) “DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. (Sl 46:1) “Depois se diminuem e se abatem, pela opressão, e aflição e tristeza”. (Sl 107:39)

3- Afastamento e separação de Deus

“Se te voltares ao Todo-Poderoso, serás edificado; se afastares a iniqüidade da tua tenda”. (JÓ 22:23)

4- Enfermidade e morte

Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) (Sl 32: 1-5)

5- Complexo de culpa

“Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos”. (Is 6:5)

A mentira quando considerada MANIA: Mania é uma palavra que vem do grego e significa loucura. 16

Pecados de Estimação


Para a psiquiatria a mania é um distúrbio mental caracterizado pela mudança exacerbada de humor, com alteração comportamental dirigido, em geral, para uma determinada ideia fixa e com síndrome de quadro psicótico grave ou agudo, característico, embora não exclusivo (mania secundária), do Transtorno ou Distúrbio Bipolar e se caracteriza por grande agitação, loquacidade, euforia, insônia, perda do senso crítico, grandiosidade, prodigalidade, exaltação da sexualidade e heteroagressividade. A concepção vulgar, porém, trata como manias alguns hábitos que, entretanto, não são propriamente manias, em nada interferindo na vida individual ou social do indivíduo. Recebem este nome, por exemplo, alguns costumes caracterizados por alguma fixação (como colecionismo), repetição exagerada de gestos, etc. A mania no sentido figurativo confere excentricamente, extravagância, esquisitice. Um gosto exagerado ou imoderado por alguma coisa. Mania é o alvo desse gosto ou desejo, geralmente, fora do comum. Pode acarretar em um mau costume também, um hábito prejudicial, por se tornar uma idéia fixa e doentia. São exemplos de manias: a megalomanias (mania de grandeza), a mitomania (mania de mentir), a ninfomania (mania pelo sexo, na mulher). A mitomania é a tendência patológica mais ou menos voluntária e consciente para a mentira. Normalmente, as mentiras dos mitomaníacos estão relacionadas a assuntos específicos, porém podem ser ampliadas e atingir outros assuntos em casos considerados mais graves. Uma menina cujo pai é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram. Justamente pelos mitômanos não possuírem consciência plena de suas palavras, os mesmos acabam por iludir os outros em histórias de fins únicos e práticos, com o intuito de suprirem aquilo de que faltam em suas vidas. O pastor ou pastora que é sensível ao Espírito Santo de Deus consegue perceber em sua jornada de fé casos claros de mitomania em algumas pessoas que os procuram. É considerada uma doença grave, necessitando o portador dela de grande atenção por parte dos amigos

Christianne Barcelos

17


e familiares. Inclusive de uma busca de libertação, para que Deus quebre essa cadeia que prende essa alma a um poço de escuridão. Dizer a verdade é um sofrimento para quem tem mitomania, doença definida como uma forma de desequilíbrio psíquico caracterizado essencialmente por declarações mentirosas, vistas pelos que sofrem do mal como realidade, mas sabemos quem é o pai da mentira, e por isso sabemos que o diabo investe no crescimento da mentira no ser humano, assim assolando cada vez mais e angustiando a alma que está se destruindo. Bem nós precisamos entender que a mitomania a psicologia não explica sua origem, alguns dizem que não se sabe ao certo os motivos pelo qual a mitomania se manifesta no indivíduo. Primeiro, porque acarreta milhares de fatores sócio-psicológicos da pessoa afetada e, segundo, porque enfatiza uma situação social, podendo, então, mostrar-se eventual dependendo das circunstancias presentes na época em que o indivíduo está vivendo. Na maioria das vezes é por desejo de aceitação daqueles que o rodeiam, acha bonitinho o filho inventar e continuar inventando, mais tarde o indivíduo acha normal mentir. Tratamento para cura de um mitomaníaco, reside muitas vezes na implementação de um quadro de cuidados que associa o tratamento em meio psiquiátrico do problema subjacente a um acompanhamento psicoterápico. Tal acompanhamento torna-se a parte mais importante, sendo realizado pelas pessoas que rodeiam o mitômano e que o mesmo requisitou para ajudá-lo. Mas posso afirmar que essa doença de vínculo espiritual, essa aflição da mentira ela tem cura com a busca e entrega ao Senhor Jesus. A bíblia é clara em nos revelar a origem de onde veio o pecado e para onde vai o pecador. A legalidade às vezes é tão grande na vida de um indivíduo que ele é possesso, e muitas vezes cometem suicídio. “Este caminho deles é a sua loucura; contudo a sua posteridade aprova as suas palavras”.(SL 49:13) “Escutarei o que Deus, o SENHOR, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não voltem à loucura”. (SL 85:8)

18

Pecados de Estimação


“Ele morrerá, porque desavisadamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá”. (Pv5:23) “O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura”. (Pv14:29) “E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim, a saber, que também isto era aflição de espírito”. (Ec 1:17) “Que desfaço os sinais dos inventores de mentiras, e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, e converto em loucura o conhecimento deles”. (Is 44:25) “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”. (I Co 1:18) “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios”, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura”. “Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”. (Mc.7:21-23)

A atitude de Deus para com o mentiroso: -destrói quem mente;

“Destruirás aqueles que falam a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento”. (Sl.5:6) “O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio”. (Pv.12:15)

-não habitará em Sua casa;

“Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá”. “O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos”. (Sl.101:6-7)

Christianne Barcelos

19


-Ele abomina;

“Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina”: “Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente”, “O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal”, “A testemunha falsa que proferir mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”. (Pv.6:16-19) “Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite”. (Pv.12:22)

-tapa a boca;

“Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se taparão as bocas dos que falam a mentira”. (Sl.63:11)

-não deixa impune;

“A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará”. “Muitos se deixam acomodar pelos favores do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes”. “Todos os irmãos do pobre o odeiam; quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Corre após eles com palavras, que não servem de nada”. “O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem”. “A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá”. (Pv.19:5-9)

Identificando os Pecados de Estimação: Precisamos lutar constantemente e sem trégua contra o pecado, apesar de ser difícil viver sem pecar, o pecar como erro

20

Pecados de Estimação


e arrependimento é uma situação, mas é fácil identificar o de estimação, por que são aqueles que até gostamos de cometer, eles são sempre repetidos por que sentimos prazer em cometê-lo. Pode neste momento achar um absurdo a minha afirmação, mas no decorrer da leitura vai perceber que todo o pecado que é estimado, ele é alimentado pelo seu dono, é por que o seu praticante sente prazer em estimá-lo, então não é visto nem mais como laço de satanás, que veio para destruir as famílias, onde as práticas do pecado trazem maldições para o seu lar e bloqueios para sua vida espiritual. O inimigo conhece nossas dependências e fraquezas, e aquele que não estiver firmado na verdade que é a palavra de Deus, e buscar a libertação para sua iniqüidade, vai infelizmente continuar na igreja sendo um espectador do evangelho, sem crescimento em sua obra, pois como Deus vai nos confiar seus projetos, sendo que não reconhecemos áreas que são bombardeadas para nos enfraquecer na presença de Deus. “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. (Jo10: 10) Vamos enumerar alguns tópicos e identificar os Pecados de Estimação:

1 - Quando ele não nos incomoda.

Quando já não somos incomodados pelo pecado, não ficamos angustiados e tristes, pode ser um pecado de estimação. Ex.: Uma pessoa ligou para sua casa e você manda dizer que não está. “Os insensatos zombam do pecado, mas entre os retos há benevolência”. (Pv 14:9)

2 - Quando ele não nos entristece.

Quando o pecado não nos causa tristeza ele se torna muito perigoso, tudo muito comum, nesta hora a pessoa está sujeita a ciladas de satanás, suas portas e janelas estão abertas para a investida dele, você já delegou poderes para o inimigo entrar. Ex.: Há, mais eu sabia, esse casal tem que se separar

Christianne Barcelos

21


mesmo, ele não presta e nem ela, não tem jeito não, ninguém da jeito nisso... “Porque eu declararei a minha iniqüidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado”. (Sl 38:18)

3- Quando não o abandonamos.

Esses pecados nos dominam ao invés de serem por nós dominados. Nós acariciamos e com isso eles são nutridos por nós e crescem junto conosco, comendo como se fossem da nossa própria carne e bebendo do nosso próprio corpo. Procuramos agradar nossa própria vontade e não a Deus, ou seja, Deus precisa esperar enquanto o pecado é servido em primeiro lugar. Ex.: Masturbação, Sexo fora do casamento, prejudicar pessoas com calúnias, etc... “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”. (Selá.) (Sl 32:5)

As conseqüências que estes pecados nos causam. As marcas que os pecados de estimação deixam em nossas vidas são inúmeras, marcas que deixam seqüelas quase incuráveis, quando não nos levam a morte. Ex.: Prática de furto.

Algumas dessas conseqüências. 1- Negligência na oração, obstáculo à oração, a perda do prazer de orar; “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir”.

“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”.

22

Pecados de Estimação


“Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade”. (Is.59:1-3)

2 - Negligência na leitura da palavra de Deus.

A sua leitura já não nos desperta a atenção, já não nos comove o coração. ”PORTANTO, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas”. (HEBREUS 2:1)

3 - Causa ruína.

“A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína”. (Pv26:28)

4 - Será descoberta.

“O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura por um só momento”. (Pv.12:19) “Os seus passos firmes se estreitarão, e o seu próprio conselho o derrubará”. (Jó18:7)

5 - Esfriamento espiritual.

Vem o descontentamento com a igreja, reclama do pastor, reclama do culto, do horário, dos presbíteros, reclama do povo da igreja, reclama de tudo, etc. “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”. (MATEUS 24:12)

6 - Torna-nos escravos de satanás, é presa fácil de suas ciladas.

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”. (Ap.21:8) “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que amam e cometem a mentira”. (Ap.22:15)

Christianne Barcelos

23


“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”. (J0 8:44)

7 - Abandono da fé.

Como conseqüência dos pecados de estimação, infelizmente, chega à hora do abandono por completo da fé que uma vez foi o bem mais precioso. A mente se torna cauterizada e o homem vive numa estagnação espiritual e morte eterna. “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortaleceivos”. (1 CO16:13) “Eis que ele está com dores de perversidade; concebeu trabalhos, e produziu mentiras”. “Cavou um poço e o fez fundo, e caiu na cova que fez”. (SL.7:14-15)

Atitude do cristão diante da mentira: -falar a verdade;

“Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”. (Ef.4:25) “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos”, “E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”; (CL.3 : 9-10)

-verdade, fruto do Espírito;

“Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); (Ef.5:8-9)

-Jesus é a verdade;

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (J0 14:6)

24

Pecados de Estimação


“Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus”. (JO 3:21) “Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte”. (JO 8:51)

Como vencer estes pecados de estimação: A busca a Deus tem que ser com muita intensidade. O verdadeiro convertido está sinceramente engajado na luta contra o pecado. Por isso, este livro vai ajudar a identificar situações que a luz da palavra de Deus vamos vencer e derrotá-lo. Vejamos alguns conselhos práticos para vencê-los.

1 - Voltar à intimidade com a Palavra de Deus.

A Bíblia e o pecado não podem conviver juntos. “Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele”. (Pv 30:5)

2 - Tendo uma atitude de arrependimento.

“E o filho lhe disse: Pai pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho”. (Lc15: 21)

3 - Confessando.

“Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado”. “Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”. “Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares”. (Sl 51:2-4)

4 - Desejando uma vida pura e santa.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”. ( Sl 51:10)

Christianne Barcelos

25


5 - Crendo no poder purificador de Jesus.

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”. (1 J0 1:7)

6 - Vida abundante em oração.

É necessário mergulhar a alma na presença de Deus. A oração nos revigora, desperta em nós o que antes estava adormecido. “Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia”. (Sl 66:20)

7 - Resistir o diabo.

Temos que estar empenhados contra o pecado em exterminá-lo. Precisamos nos lançar contra o pecado onde quer que o encontremos, não podemos nos dar sossego. “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. (Tg 4:7) Podemos concluir que a bíblia é bem clara em dizer que o salário do pecado é a morte, mas aquele que estiver em Cristo nova criatura é. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. (Rm 6:23) “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (II Co 5:17)

26

Pecados de Estimação


UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE A ORIGEM DO PECADO “Deus é imaculado, nem mesmo como homem pecou, Deus é imutável, é o mesmo ontem, hoje e eternamente...”

Como o homem adquiriu essa natureza? Podemos dividir esse breve comentário em três partes para melhor entendimento... 1ª Não se pode considerar Deus como o seu autor; 2ª O pecado originou-se no mundo angélico; 3ª A origem do pecado na raça humana.

1ª-Não se pode considerar Deus como o seu autor; Esta idéia é claramente excluída pela Escritura. Podemos compreender que seu decreto eterno evidenciou a entrada do pecado no mundo, mas não se pode interpretar isso de modo que faça de Deus a causa do pecado no sentido de ser Ele o seu autor responsável.

Longe de Deus o praticar a perversidade...

Portanto vós, homens de entendimento, escutai-me: Longe de Deus esteja o praticar a maldade e do Todo-Poderoso o cometer a perversidade! (JÓ 34:10).

Absolutamente não há falta de retidão n’Ele...

Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. (DT 32:4)

Christianne Barcelos

27


Para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça. (SL 92:15)

Ele não pode ser tentado pelo mal...

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. (TG 1:13)

Quando criou o homem, criou-o bom e à Sua imagem... E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.(Gn. 1:27)

Ele positivamente odeia o pecado...

Porque abominação é ao SENHOR teu Deus todo aquele que faz isto, todo aquele que fizer injustiça. (DT 25:16) Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal. (SL 5:4) E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio, diz o SENHOR. (ZC. 8:17) O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma. (Sl. 11:5) E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. (Lc. 16:15)

Cristo fez provisão para libertar do pecado o homem... No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (Jo1:29)

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (IICr 7:14)

Seria blasfemo falar de Deus como o autor do pecado...

Muitas teorias fazem de Deus o autor do pecado e é contrária

28

Pecados de Estimação


a origem do pecado, não somente à Escritura, mas também à voz da consciência, que atesta a responsabilidade do homem. E por isso, conceitos deterministas que representam o pecado como uma necessidade inerente à própria natureza do homem, deve ser rejeitada, perante tantos dados que nos atestam à supremacia de Deus. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.(Jo3:16)

2ª O pecado originou-se no mundo angélico; Na tentativa de investigar a origem do pecado, devemos retornar à queda do homem e fixar a atenção em algo que sucedeu no mundo angélico (Gn 3). A Bíblia nos ensina que Deus criou um grande número de anjos, e estes eram todos bons, quando saíram das mãos do seu Criador, (Gn 1.31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto). Mas ocorreu uma queda no mundo angélico, queda na qual legião de anjos se apartou de Deus. A ocasião exata dessa queda não é indicada, mas em (Jo 8.44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira). Jesus fala do diabo como assassino desde o princípio (kat’arches) significa desde o começo da história do homem, e em (1 Jo 3:8 Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo).

Não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio... E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; (Jd 1:6).

Não estavam contentes com a sua parte, com o governo e poder que lhes fora confiado. Se o desejo de serem semelhantes Christianne Barcelos

29


a Deus foi a tentação peculiar que sofreram, isto explica por que tentaram o homem nesse ponto particular.

Uma referência á queda de Lucifer...

Na Bíblia podemos observar o texto de Isaías 14.4-27, juntamente com a de Ezequiel 28.11-19, como referências à queda de Satanás. Embora o contexto imediato, não trate especificamente de Satanás, a maior parte do que sabemos sobre o seu estado original, sua rebelião e sua queda, está baseado nestes dois textos. Vamos ler em Isaías uma profecia contra o rei da Babilônia, e em Ezequiel, uma repreensão ao rei de Tiro.

Para Continuar sua leitura clique aqui e adquira este livro

30

Pecados de Estimação


Christianne Barcelos

31


32

Pecados de Estimação

Pecado de Estimação  

Podemos estimar muitas coisas, apreciar valores e conceitos tidos como normais. Mas, não estou escrevendo para justificar conceitos e devere...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you