Page 1

Ano 20 - edição 112 - otubro 2018 Distribuição Gratuita

Medicina em Destaque Dr. Carlos Wentz Neurocirurgião


EDIÇÃO 112 Outobro 2018

Editorial Caros amigos leitores::

Ano 20 - edição 112 - otubro 2018 Distribuição Gratuita

Nunca uma eleição presidencial teve uma repercussão tão grande, por isso todo o processo eleitoral e importante assim como a participação de todos os brasileiros aptos a votar, para escolher seus representantes, não sem antes pesquisar a vidas dos candidatos, analisar suas propostas e seus projetos.

Medicina em Destaque Dr. Carlos Wentz Neurocirurgião

Diretor Alcir Bazzanella (Jornalista-SC 1668 JP)

A política faz parte da vida de todos os cidadãos e, em especial nesse momento, nunca foi tão certo o provérbio que dizia: “Quem não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”. Por isso, a decisão que tomarmos em 28 de outubro, dia em que será escolhido o presidente da Nação Brasileira e também alguns governadores dos estados através do 2º turno das eleições devemos lembrar que não é só uma escolha, mas, sim, a responsabilidade de fato do "Brasil que realmente queremos", com distri-

Criação/Diagramação EJR – Serviços de Comunicação Departamento Comercial Edumar Vergett Junior Tel.: (49) 99815 2233 edumarvjunior@hotmail.com Alcir Bazzanella Tel.: (49) 98809 7373 alcir@abonline.com.br Administrativo: Karine Silva Dias

buição de renda, educação de qualidade, pleno emprego, salários dignos e justiça imparcial, com representantes que de fato legislam pelos anseios dos integrantes deste grande país, e não por benefícios escusos e negociatas na calada da noite. Participem deste pleito eleitoral consciência e discernimento. Boa Leitura

Foto da capa: Edumar Junior Revista Feeling é uma publicação da AB Revista e Jornal Impressos Ltda Rua Alcides Tombini – 256 – Bairro Paraiso - Caçador – SC - CEP 89503-006 Fone: (49) 3567 1584 comercial@abonline.com Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. A opinião das pessoas não reflete necessariamente a opinião da revista. Todas as publicidades são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.


Alcir Bazzanella

Aconteceu

Wish Body I Health Belo Horizonte Com a proposta de oferecer atividades de bem-estar, saúde e condicionamento físico à população de Belo Horizonte, agregando em seu trabalho exercícios de fortalecimento muscular, posturais, funcionais e aeróbicos e diversas modalidades de artes marciais, tudo isso através de profissionais altamente capacitados e equipamentos de ultima geração. Venha fazer parte desta família.


Medicina do Trabalho DROGAS LÍCITAS NO AMBIENTE DE TRABALHO Por Ana Adeline R. T. Bridi Médica do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No Brasil, o abuso de bebidas alcoólicas lidera a lista de drogas que interferem no âmbito profissional. Em segundo lugar estão as drogas psicotrópicas e em terceiro lugar o tabaco.

causa devido à enfermidade. Nestes casos, o empregado deve ser afastado para tratamento, recurso que auxilia no combate à doença, mas que eleva os custos para o empregador. No ambiente de trabalho, o vicio de cigarro e o uso das drogas psicotrópicas também geram prejuízos. As pausas para fumar podem representar uma perda de produtividade individual de quase meia hora, devido à quebra de concentração que os trabalhadores sofrem antes e depois do consumo e as medicações sabidamente produzem alterações de comportamento, memória, concentração e destreza de movimentos.

Tendo em vista que as pessoas passam grande parte de seu dia no trabalho, dar importância ao tratamento e à prevenção do uso de drogas lícitas é uma questão de responsabilidade social e também do atendimento médico intraempresa. A queda de produtividade, a abstinência, os atrasos, os conflitos com colegas, a indisciplina e os acidentes são alguns dos problemas que o excesso do uso de drogas lícitas vem trazendo para as empresas e as administrações públicas de todo o país. Mais do que mexer com a rotina de produção das organizações, o abuso do consumo dessas substâncias prejudica o bem-estar dos trabalhadores, suas relações familiares e a qualidade de vida em geral. Desde a década de 1960, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o alcoolismo como doença, o que significa que as empresas não podem demitir um trabalhador por justa

A elaboração de um método para abordar o dependente químico e conduzi-lo através do processo de recuperação é uma das dificuldades encontradas no esforço de tratar um tema tão delicado dentro do ambiente laboral, sem inibir os trabalhadores que necessitem de auxílio. Entre as dificuldades, uma das maiores é exatamente sua legalidade, já que não há restrições ao nível de ingestão e ao consumo abusivo.


EDUMAR JUNIOR (49) 998152233

Variedades Variedade O OSB promove a capacitação e oferece suporte técnico aos OS, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de observatórios sociais (OS), organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor: o Sistema OSB. O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Os observatórios sociais chancelados pelo OSB já estão presentes em 134 cidades de 16 Estados brasileiros. Os Observatórios Sociais municipais já têm o propósito de contribuir para a eficiência da gestão pública, para a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos, totalmente isentos de interesses político-partidários ou de promoção pessoal.

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

E os excelentes resultados para a economia aos cofres municipais e para melhoria nos procedimentos de gestão do executivo e do legislativo, conquistados pelo trabalho dos mais de 400 voluntários, observadores catarinenses, credenciam o Estado para a constituição do primeiro OSB Estadual.

Em Caçador esta situado na Avenida Santa Catarina, 556 Fone - 3567 5391


NA COZINHA COM ALCIR Bolo de Carne a moda Mazza Ingredientes 1 kg de carne moída 120 g de farinha de rosca 1 colher de sopa de sal 1/2 colher de sopa de pimenta moída 2 ovos 200 g de presunto 150 g de queijo (6 fatias) 100 g de espinafre 400 g de bacon

Como fazer: Misture a carne moída com a farinha de rosca, sal, pimenta e os ovos. Forre um tabuleiro com papel alumínio e pressione a carne moída temperada na superfície lisa, deixando uma camada de carne bem fina. Depois, adicione uma camada de presunto, queijo e espinafre.

Trocando o papel alumínio do tabuleiro, cubra a superfície com bacon, colocando as fatias umas por cima das outras, para que elas formem uma camada contínua. Depois, coloque o rolo de carne em uma das bordas e enrole mais uma vez com o bacon, usando o papel alumínio como guia, até o rolo de carne estar totalmente envolto.

Usando o papel alumínio, enrole toda a camada de carne, fazendo tipo um rocambole, e selando as bordas com mais carne moída, para que os outros ingredientes não saiam enquanto assam.

Enrole o papel alumínio e asse a 200ºC por 60 minutos, deixando o bacon bem crocante. Servir com arroz branco, ou uma massa ao sugo com saladas verdes.

Anuncie conosco! Ligue: (49) 3567 -1584 (49) 998152233 E-mail: comercial@abonline.com edumarvjunior@hotmail.com


Medicina em Destaque Dr. Carlos Wentz Neurocirurgião Revista Feeling: O que é um neurocirurgião? Dr. Carlos Wentz: Um neurocirurgião é um medico com uma pós graduação ,uma especialização em uma parte das , digamos assim, ciências relacionadas com o estudo das doenças do sistema nervoso, seja cérebro, coluna e nervos periféricos. As ciências neurológicas iniciaram em conjunto, no passado, como um misto de neurologia, psiquiatria e a tentativa de compreender e interferir nas doenças deste sistema chamado sistema nervoso/ e com o tempo e o estudo elas foram separando-se gradualmente em neurologia, neurocirurgia (aquele que atua de maneira intervencionista ou cirúrgica nas doenças que afetam estes órgãos tão nobres).

Ao Médico Neurocirurgião, cabe, analisar a parte dos sintomas, exame físico neurológico, bem como os exames de imagem, como rx , topografia e ressonância, entre outros e , finalmente decidir se existe como atuar de maneira cirúrgica sobre o sistema e seus problemas ou doenças. Atua também no tratamento de malformações do sistema, cérebro e coluna e medula; também nos tumores que afetam o cérebro ou a medula. São muitas as doenças e muito difíceis de tratar, pois estas estruturas são sensíveis e vitais. RF: Com relação à coluna, quais doenças relacionadas e quais tratamentos devem ser realizados?

No inicio, em conjunto, destas áreas, nem se imaginava que elas poderiam vir a ser operadas ou abordadas cirurgicamente, e com o tempo e as evoluções da ciência e de pesquisas e observações, chegou-se ao ponto de podermos operar o cérebro, a coluna, a medula e mesmo os nervos do corpo. Na atualidade do nosso país, para se tornar Neurocirurgião, há necessidade de formar-se Médico, e após as provas da Residência Médica, estudar por mais 5 (cinco) anos em Serviço reconhecido de Residência Médica em Neurocirurgia, sendo que ao final, deve realizar as provas da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, para então poder e ter a legitima capacidade de tratar as doenças neurocirúrgicas. RF: Quais as doenças do sistema nervoso? Dr. Carlos: As doenças do sistema nervoso, vão desde os traumatismos do crânio e coluna, os acidentes vasculares, AVCs, isquêmico ou hemorrágico, sendo que estes últimos são os derrames que sangram, eventualmente necessitando de que o crânio seja aberto e os coágulos retirados, na medida do possível, pois apesar de tanto desenvolvimento da nossa época, ainda ha situações que não tem solução, infelizmente.

Dr. Carlos: No caso da Coluna, o Neurocirurgião atua em fraturas da coluna, tumores da medula e das vertebras, hérnias de disco e dores cornificadas, em que o sistema esteja envolvido ou comprometido. Os tratamentos que podem ser recomendados variam bastante, desde a indicação de tratamentos conservadores, ate um grande numero de opções cirúrgicas, que variam de acordo com a situação do paciente e também, com a experiência do Neurocirurgião. Dr. Carlos Wentz possui extensa experiência e diversos cursos ao longo da carreira médica neurocirúrgica, que permitem discernir, escolher os melhores caminhos ou abordagens, seu momento adequado e possibilidades de melhora que o paciente possa vir a ter.


Sempre atento aos novos desenvolvimentos da Neurocirurgia, o profissional tem experiência em métodos clássicos e mais atuais e modernos, adaptando as necessidades do paciente de maneira personalizada. Mais recentemente, Dr. Carlos tem trazido um método muito menos invasivo em cirurgia de coluna, especialmente nas Hérnias de Disco, que é a PLDD (percutâneo laser disc decompression/descompressao percutânea do disco usando Laser Cirúrgico). Neste método de operar as hérnias de disco, não há nem a necessidade de cortar a pele, somente através de finas agulhas, sob anestesia local ou sedação leve, inserir estas agulhas nas regiões afetadas da coluna e, através da agulha, passar fibra de laser, com espessuras variando entre 0,4 a 0,6 milímetros e, através da fibra de laser e do gerador de LASER, aplicar energia que dissolve o núcleo central do disco, fazendo imediato alivio as dores causadas pelas hérnias de disco, em todas as partes da coluna vertebral em que estas estejam causando a dor. Este método cirúrgico, altamente especializado, permite que a internação dure apenas algumas horas, de modo a permitir a volta do paciente ao seu lar no mesmo dia. Vem a diminuir incisões, infecção, reduzir com rapidez a dor e , mesmo sendo extremamente moderno, conseguir até reduzir os custos ao paciente, algo que, sem duvida , é muito importante, desde que não se abra mão da segurança e qualidade do serviço aos pacientes. Dr. Carlos destaca também os novos métodos endoscópicos, com os quais é possível abordar o cérebro e a coluna, com extrema precisão e com maior rapidez e resolutividade. Neste método, da mesma maneira que se faz na cirurgia por vídeo, como ficou conhecida nas doenças dos órgãos abdominais, a vídeo cirurgia ou vídeo endoscópica, microcâmaras são introduzidas, no caso do cérebro ou coluna, trazendo resultados fantásticos de fato, deixando tanto médico, como o paciente seguros e satisfeitos com os resultados. A Neurocirurgia vem trazendo avanços significativos atualmente, e não poderia deixar de ser assim, pois por vezes são doenças muito graves e de difícil tratamento, lembrando que afetam partes essenciais ao ser humano, sua capacidade de comunicação, de movimentarse, de entender o mundo ao seu redor e por vezes inúmero, a necessidade de trazer um alivio ao paciente, ao ser humano em sofrimento por dores severas e incapacitantes, que por vezes afetam até a capacidade de caminhar.


O movimento Unidos Contra a Corrupção é uma coalizão formada por organizações sem fins lucrativos, movimentos e instituições apartidárias, com atuação reconhecida no país, e que são representativas da sociedade civil, da academia e de governos locais. Seu propósito é mobilizar, discutir e propor meios de implementação das propostas da campanha Unidos Contra a Corrupção, as quais contemplam medidas efetivas para combater a corrupção, através da união e com espírito democrático.

basta, é preciso chegar à raiz do problema e quebrar a lógica do privilégio e da desigualdade. Para isso, foi criado o maior pacote anticorrupção do mundo, as novas medidas contra a corrupção. Um conjunto de reformas preparadas por pessoas de diferentes formações e visões. O projeto foi criado em tempo para que candidatos possam conhecer e se comprometer antes e depois das eleições, e para eleitores escolherem candidatos íntegros e comprometidos com o combate à corrupção e com a democracia. É hora da renovação dos nossos representantes, mobilize-se e cobre os seus candidatos. No portal do movimento é possível conhecer as novas medidas contra a corrupção e baixar o manifesto completo. Acesse, informe-se, a mudança começa em você.

A corrupção é um velho problema do Brasil. Vem de longe e, às vezes, parece não ter fim. Não é um mal deste ou daquele governo, deste ou daquele partido, desta ou daquela ideologia. Nem está no DNA do país. Não é inevitável, nem incontrolável. Alguns avanços aconteceram no combate à corrupção, como o julgamento e sentença para políticos envolvidos em casos de corrupção, mas ainda são insuficientes. Afinal, punir é importante, mas não


Riquezas da Catedral São Francisco de Assis A artista visual e restauradora, Iaskara Spilmann, esteve presente no dia cinco de outubro avaliando obras e detalhes da Catedral e também para participar de uma entrevista com Alcir Bazzanella. Ela comenta que dentro de todas outras belezas que já viu em outras cidades, a catedral lhe surpreendeu. “Ao longo desses 16 anos profissionalmente, eu não tinha me deparado com tamanha beleza em uma construção arquitetônica”, afirma Iaskara.

Em sua avaliação, ela relata sobre um item na estrutura da Igreja. “O piso exposto em toda dimensão da Catedral, pode ser azulejo ou de madeira, mas com um detalhe especial, eles foram pintados à mão”, comenta.

O Bispo Dom Frei Severino, também participou da entrevista, comentando sobre o valor de restaurar. “Restauração é garantir a sua vitalidade e guardar a sua originalidade, dando cor e vida”, finaliza.


Nós apoimos esta causa No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, em levantamento apresentado no ISPOR em 2017, que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo de útero.

mensagens divulgadas neste período. Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter em língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em entre 2010 e 2016, cresceram 37% mais ainda encontramse com índice abaixo dos exames recomendados pela Organização Mundial da Saúde(OMS);


Sete sinais que indicam a necessidade de procurar um mastologista câncer inclui as mastites, mais comuns durante o período de lactação. 3-Secreção mamilar

Toda secreção que sai pelo mamilo deve ser investigada. Os exames adequados irão detectar a presença (ou não) de células suspeitas de câncer. Caso esse exame detecte esse tipo de célula, uma investigação mais profunda deve ser realizada. Realizar o autoexame da mama é fundamental e de extrema importância. O ideal é que seja feito uma vez por mês, no terceiro ou quinto dia após a menstruação ou em data fixa para as mulheres que já entraram na menopausa. No entanto, o autoexame não anula a necessidade de consultar um especialista pelo menos uma vez por ano. É recomendável que as mulheres visitem um mastologista a partir do início da vida sexual. Se você realizou o autoexame e notou qualquer tipo de anormalidade nas suas mamas, consulte um mastologista imediatamente.

4-Retração mamilar Se seu mamilo não é do tipo invertido naturalmente e você percebeu alguma retração com ou sem dor, procure um mastologista rapidamente. Esses podem ser sinais indiretos da presença de um tumor. 5-Nódulo palpável É importante procurar um médico se notar qualquer nódulo palpável nas mamas. Eles podem indicar a presença de massa benigna, ou de algum tumor maligno. Os nódulos cancerosos são espessos, compactos, duros e de contornos mal definidos. Por isso, se você notou uma massa dura e indolor visite um mastologista para investigá-lo o mais rápido possível, com exames apropriados.

1-Aumento de volume na mamaEsse sinal pode ser apenas uma alteração funcional benigna da mama (AFBM), mas também pode indicar a presença de um tumor maligno. Se for um nódulo canceroso, ele pode se desenvolver, aumentando o tamanho da mama. O aumento de volume mamário que não tenha relação com o ciclo menstrual ou com a gravidez / lactação, deve ser comunicado ao médico. Esse sinal é ainda mais preocupante se acontece de forma unilateral, ou seja, somente em uma das mamas.

6-Descamação mamilar As causas das descamações nos mamilos podem ser inúmeras. Por isso, é preciso estar atento se ela está acompanhada de sintomas como a dor, nódulos, mudanças no formato do seio ou secreção de líquidos do mamilo, pois pode estar relacionada a uma mastite, (infecção nas mamas), cistos ou a um tumor de mama.

2-Vermelhidão Uma vermelhidão na pele pode ser sintoma de carcinoma mamário inflamatório (câncer raro), ou um sarcoma mamário com comprometimento dos vasos linfáticos da pele. A pele fica vermelha porque existe entupimento dos vasos linfáticos pelas células cancerígenas. Normalmente, essa vermelhidão é fria e indolor. O diagnóstico diferencial para esse tipo de

7- Dores As dores nas mamas, na maioria das vezes, são de origem benigna. Mas ignorá-las não deve ser uma opção, afinal, sempre existem exceções. Informe ao médico sobre as dores para que ele possa investigar as possíveis causas. Consulte um mastologista regularmente e garanta a saúde das suas mamas!


Salmo 25 (24): Oração no perigo. Alguns salmos dos cinco livros de salmos que constituem o Saltério, ( o conjunto dos salmos) tem seus versículos ( ou linhas) antecedidos pelas letras do alfabeto hebraico. Os versículos aparecem desta forma porque querem chamar atenção do orante, sobre o fato de que eles foram escritos com muito sequência ou ligação entre si. Este salmo tem os seus versículos antecedidos pelas 22 letras do alfabeto, constituindo, 44 linhas. Olhem aqui uma coisa característica da linguagem bíblica: um versículo vem escrito em duas linhas, ou partes (que, tecnicamente, são chamados de 'hemistíquios', ou seja duas metades),sendo que a segunda metade completa o sentido da primeira. Aqui, nos salmos, são versos, mas no texto comum, na prosa, são frases, e aí, na frase, ocorre a mesma coisa: a segunda parte explica a primeira. Por exemplo, quando a filha do Faraó tirou o menino hebreu da água ,disse: ' Como vou chama-lo? Que nome lhe darei?' E em seguida disse: 'Já sei. Vou chama-lo de Moisés, porque 'o salvei das águas'. Então, a palavra 'Moisés', em hebraico, significa: 'salvo das águas'. Quero dizer: a segunda parte da frase explica. Mais claramente, o sentido da primeira parte. A expressão, aqui, 'salvo das águas' não significa apenas que ali ele podia se afogar, mas, sobretudo, significa que a filha do Faraó tirou o menino do decreto do rei de afogar todo os meninos dos hebreus, assim que nascessem e fossem reconhecidos como meninos. Aqui, neste salmo: ' Oração no perigo' , o salmista se

acha no 'perigo', porque não sente a presença de Deus na sua vida, por isso clama: 'Faze-me. Senhor, conhecer o teus caminhos (primeira parte), ensina-me os teus 'sentiers'. (segunda parte). (Em francês, esta palavra 'sentiers' significa os pequenos caminhos secretos que levam mais facilmente a um lugar. Em italiano é 'trodo',mas em português, falta um termo que diga isto).Enfim, o salmista quer achar, urgentemente, o meio para estar perto do Senhor, porque Ele é ' o Deus de minha salvação'. Mais adiante, o orante continua insistindo: ' Em razão do teu nome ( isto é, baseado no teu ser, e não nos meus méritos) Yahvé, perdoa os meus erros, porque eles são grandes'. Aqui o fiel que reza está reconhecendo que Deus está ausente dele, por causa dos erros que cometeu. Então pede que Ele os esqueça. Ele precisa da presença do seu Deus. Ele busca sem cessar esta aproximação, porque sabe que o Seu conhecimento , Deus só o concede a quem o teme , e escreve : ' O segredo de Yahvé está reservado áqueles que O temem, sua aliança (comunhão) para que d´Ele tenham conhecimento'. Isto quer dizer que o homem só pode conhecer a Deus, tentando aproximar-se d´Ele e então , pela comunicação com o homem, Deus lhe concede experimenta-Lo, ou seja, conhece-Lo. Jesus, mais tarde, vai dizer a Pedro que o havia reconhecido como ' Filho de Deus': não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus'. Portanto, o conhecimento de Deus para o homem, vem sempre do alto. A nós, cabe apenas busca-lo, procura-lo, ir atrás de Sua face, e Ele se mostrará.


A l c i r

Sport

Business


Meio Ambiente O que são os selos ambientais? Ou seja, os selos ambientais certificam empresas e produtos de estarem adequados à critérios, muitas vezes extremamente rigorosos, de preservação ambiental e sustentabilidade, proporcionando o reconhecimento pelo consumidor. O selo FSC®, por exemplo, é o selo ambiental mais reconhecido mundialmente, pois é o único que vai além das questões ambientais e aborda de forma igualitária as florestas, as pessoas e a economia envolvidas nos processos. Ao escolher um produto com o selo FSC®, o consumidor está garantindo a sua parte não somente na preservação ambiental, mas em questões sociais e econômicas que estão diretamente ligadas à sustentabilidade. E quem ganha com isso? Pesquisa revela que o consumidor brasileiro é quem mais valoriza e procura por produtos de origem responsável A cada dia mais informado e mais consciente da necessidade de preservação ambiental, os brasileiros são os que mais procuram por produtos com certificados ambientais. É o que aponta uma pesquisa recente apresentada pelo Conselho de Manejo Florestal®, realizada em 13 países. Questionados se comprariam produtos certificados, 40% dos entrevistados responderam que sim, com certeza, e 33% disseram provavelmente sim, totalizando 73%. Porém, ao mesmo tempo em que o nosso consumidor é o que tem maior inclinação para comprar produtos sustentáveis, nosso país também lidera o ranking mundial do desmatamento, juntamente com a Indonésia. Mas o que são estes certificados? Conhecidos popularmente como “selos verdes”, os selos ambientais diferenciam produtos que apresentam menor impacto no meio ambiente em relação a outros produtos disponíveis no mercado. Eles têm como objetivo, promover a melhoria da qualidade ambiental de processos e produtos através da conscientização dos consumidores e produtores.

O meio ambiente ganha, pois tem seus recursos devidamente preservados, a fauna e a flora devidamente protegidos e as comunidades, devidamente amparadas. As empresas ganham, pois se destacam e se posicionam melhor no mercado, afinal, comprovam atitudes sustentáveis que são a cada dia mais bem vistas pelo consumidor. E o consumidor ganha, porque além de fazer a sua parte na preservação ambiental, ainda assegura-se de estar consumindo produtos de extrema qualidade. Ou seja, todos ganham! E o nosso planeta e as futuras gerações agradecem!


Nivaldo Narã

nivaldonara@colunista.com.br

Brasileiros O novo presidente que assumir em janeiro, encontrará um país com 23,3 milhões de pessoas na pobreza, com renda inferior a R$ 233 por mês. Esse número equivale à soma de habitantes do Paraná e Rio Grande do Sul.

Alô As vendas de celulares no Brasil estão encolhendo. Este ano deverão ficar em média 3% abaixo de 2017, quando alcançaram cerca de 50 milhões de unidades. Nesse volume estão incluindo celulares básicos, os modelos intermediários. No caso dos smartphones, que têm mais recursos, a queda pode chegar a 7%.

Luxo Marcas como Prada e Louis Vuitton estão voltando a investir no mercado de luxo na China, depois de um corte de gastos durante cinco anos. Os jovens são responsáveis por mais de US$ 73 bilhões ao ano e representam um terço do mercado mundial desse segmento. Na China existe quase cinco mil shopping centers e nas lojas de luxo há entradas exclusivas para quem não quer ser notado.

Condicional Os médicos que cuidam de Jair Bolsonaro andam irritados com informações erradas passadas por amigos dos familiares do candidato, sobre seu estado de saúde. Sobre debates, eles sentenciam: Bolsonaro não terá condições de participar nem de um debate no segundo turno, se chegar lá.

Censurável A distribuição de incentivos fiscais no Brasil é muito estranha. Por exemplo: comprando uma garrafa de água mineral, ou na compra de qualquer tipo de queijo exposto nas prateleiras não se paga um centavo de PIS e nem de Cofins. Na compra de uma moto, há isenção de IOF na operação de crédito. Comprando um carro a prazo, pagase IOF. Já um barco ou um avião, não se paga PIS e Confins na compra. E por aí vai.

Condolências

Vida que segue

A coluna registra seu pesar a toda família, parentes e amigos, no falecimento ocorrido no dia 10 de setembro de 2018, em Caçador, aos 81 anos, do nobre empresário OLMAR JOSÉ SALAMONI.

Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo, se divide entre Rio e Brasília, onde tem escritório. Fora da eleição é sempre visto em shows e restaurantes. No mês passado foi a uma apresentação de Gilberto Gil, num novo local de eventos à beira do Lago Paranoá. E também é assíduo frequentador de um novo bar de vinhos, que abriu no Parque da Cidade.

A primavera tem início em setembro e termina em dezembro. Época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas, período em que a natureza fica bela, presenteando todos com cores e perfumes. Photos by: Nivaldo Narã

Neymar Jr. O Jogador vai entrar para o Guinness, livro dos recordes, que sai em outubro pela HarperCollins Brasil. Não será pela quantidade de quedas em campo ou pela coleção de atos de má performance e arrogância, mais pela transferência para o Paris Saint-Germain, em 2017. Em tempo: O clube pagou US$ 262,8 milhões, que chegaram a US$ 364,8 milhões. O que fez dele o jogador mais caro na soma das transferências ao longo da carreira.

Remodelando O varejo farmacêutico do grupo Carrefour vai expandir sua rede de drogarias próprias – hoje são mais de 120 lojas e a ideia é chegar a 200 unidades no ano que vem. Em tempo: O Carrefour quer diversificar ainda mais seus negócios no Brasil, que incluem até a abertura de restaurantes.

Primavera em Caçador


346951


Profile for abonline

Medicina em Destaque  

Medicina em Destaque  

Profile for abonline
Advertisement