Revista Feeling edição 120

Page 1

Ano 21 - edição 120 - Outobro- 2019 Distribuição Gratuita

Um novo conceito em Comércio de eletrônicos

MUNDO

DIGITAL Calendário da Rede Feminina de Combate ao Câncer Caminho da Fé SEAD 2019



Editorial

EDIÇÃO 120 Outubro 2019

Caros leitores: Entramos no mês onde o grande ícone é o “Outubro Rosa” onde através desta campanha educativa maravilhosa que visa a conscientização de exames preventivos ao câncer do colo do útero e também de mama. A grande entidade Rede Feminina de Combate ao Câncer de Caçador através de suas voluntárias realiza um trabalho fantástico sempre buscando motivação e aconchego para com suas pacientes. Num projeto inovador RFCC lançou o Calendário 2020 onde as modelos são pessoas que já passaram ou estão em tratamento. Veja também nesta edição, a Romaria da Fé, a inauguração do mundo digital SITRON, pelo estado com Nivaldo Narã, espiritualidade com Guerino Bebber e muito mais.

Diretor Alcir Bazzanella (Jornalista-SC 1668 JP) Criação/Diagramação EJR – Serviços de Comunicação Departamento Comercial Edumar Vergett Junior Tel.: (49) 99815 2233 edumarvjunior@hotmail.com revistafeelingedumar@hotmail.com Alcir Bazzanella Tel.: (49) 98809 7373 alcir@abonline.com.br Administrativo: Karine Silva Dias Capa Rose Wartha

A todos uma boa leitura. Revista Feeling é uma publicação da editora AB Revista e Jornal Impressos Ltda Rua Alcides Tombini – 256 Bairro Paraíso Caçador – SC - CEP 89503-006 Fone: (49) 3567 1584 comercial@abonline.com Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. A opinião das pessoas não reflete necessariamente a opinião da revista. Todas as publicidades são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.



Aconteceu

...

Alcir Bazzanella

Romaria Joaquim Gabriel Caminhada anual ao Santuário de Aparecida O primeiro acredita, tem fé de que o seu problema pode ser superado, ou ainda que não venha a ser superado ele não sucumbirá. Então, o seu corpo passa a viver com a sensação de que tudo está se encaminhando para uma boa resolução. Já o segundo passa para o corpo a mensagem de que certa dificuldade é insuperável, e muitas vezes uma mensagem até pior, qual seja, a de que a não resolução daquele problema resultará em sofrimento, choro e por Fé e dúvida não andam juntas. Ter fé é que não dizer em "ranger de dentes". abraçar a idéia de que algo é possível "de forma incondicional". Por isso dizemos que o que leva o romeiro a Aparecida a A falta de fé, mais do que nos rar a confiança de que tudo pode se resolver pé é a fé. Nós saímos do ponto de bem, também nos impõe a tormenta de par da com a fé de que é possível achar que mesmo diante de um pingo chegar, e chegamos, apesar de tantas d`água nós morreremos afogados. A dores e provações que enfrentamos falta de fé nos ra a noção exata das pelo caminho. coisas. Um momento de Reflexão:

A equipe do Programa Alcir Bazzanella esteve a convite na residência do casal Liliane e Renato Mar ns Silva, onde buscamos levar até nossos telespectadores e leitores a fé através da Romaria Joaquim Gabriel.

Liliane Negrão Serafim Silva e Renato Martins Silva Filhos Vicenzo Serafim Martins e Benício Serafim Silva

Trata-se de uma caminhada de um grupo de fieis e adoradores de Nossa Senhora Aparecida que buscam aprimoramento espiritual através de uma jornada de Varginha ao Santuário da Padroeira do Brasil em Aparecida.

Ao abraçar a idéia de que algo é possível "a mente passa a comandar o corpo". "Descobri na romaria que o corpo é escravo da mente". Temos que zelar muito pelo que pensamos, pois esses pensamentos é que imprimirão ao nosso corpo sensações boas ou ruins.

Ficamos muito gra ficados com a recep vidade dos anfitriões e ao mesmo tempo até emocionados com o depoimento esta romaria que é algo especial as pessoas de fé. Por que pessoas com problemas grandes os enfrentam com serenidade, sem angús a, enquanto que pessoas com problemas tão insignificantes, sob o ponto de vista de relevância para a nossa sobrevivência humana, sofrem tanto e se angus am? A resposta está na fé. Elissandra Viel Rodrigues e Mauro Sérgio Rodrigues

A fé alivia a dor da dúvida, da ansiedade, do não saber conviver com aquilo que nos incomoda. A fé conforta os corações daqueles que tem dor ou medo, e nos dá a exata noção daquilo que "realmente pode ser considerado um problema". E você? Tem mesmo algum problema na sua vida? E se tem acredita que ele pode caminhar para uma boa resolução? Faça a sua opção mental agora. Tenha fé! De Renato Mar ns: uma reflexão sobre romaria e fé.



...

Canto de louvor à justiça divina.

Salmo 34(33) Um lindo canto de louvor a Deus de uma alma que se sente protegida e amparada por Ele. O salmo tem 22 versículos , todos eles antecedidos pelas 22 letras do alfabeto hebráico. Quando um salmo vem com estas letras, na frente de cada versículo, significa que a sequência das verdades expostas é firme e lógica. Assim, a alegria que se encontra no coração do salmista se expande: ' Eu bendirei Yahvé em todo tempo, seu louvor estará sempre em minha boca; em Yahvé minha alma exulta, que me escutem os humildes, que eles jubilem'. E continua: ' Dai glórias, comigo, a Yahvé, exaltemos juntos o seu nome, (porque) eu procuro Yahvé e Ele me responde, de todos os temores Ele me livra'. De estrofe em estrofe, de versículo em versículo, o grito de louvor da alma satisfeita evolui e cresce : 'Ele se acampa, o anjo de Yahvé, em volta dos Seus fiéis, e os liberta. Saboreai e vede como Yahvé é bom; feiz daquele que n'Ele se abriga'. 'Temei Yahvé, vós, seus santos; aquele que o teme, de nada sente falta'. ' Vinde, meus filhos, escutai-me, o temor de Yahvé eu vô-lo ensinarei. A fera ( selvagem) recém-nascida, está despida e faminta; a quem procura por Yahvé, não faltará nenhum bem'. Assim o salmo está cheio de agradecimento e de satisfação de alma, a verdadeira felicidade, que é uma situação, um estado de bem-estar interior da pessoa. Aqui, na altura da letra ' Num' (N) ele, porque está feliz, solta um conselho, como se fosse um segredo, guardado no seu coração por longo tempo, e exclama: ' Guarda tua língua do mal; teus lábios, de palavras enganadoras; evita o mal, faze o bem, procure a paz e persegue-a'. Depois de traçar, com estas curtas palavras o caminho do justo, o salmista afirma, falando dos justos: 'Eles gritam( gritar é um termo que diz da intensidade maior da oração) ao Senhor, Ele os escuta e de todas as suas angústias os liberta'. Podem vir ' maldades e mais maldades sobre os justos, mas de todas Yahvé os livra. Yahvé guarda todos os seus ossos, nenhum deles será quebrado”.

Este é , na sua essência, o salmo 34, O Canto de louvor à justiça divina. Ora, se a gente tivesse que expor o seu conteúdo num texto discursivo – que possibilita uma percepção mais clara do fluxo das idéias -, a gente faria assim: No salmo 34, o salmista está, inicialmente cheio de felicidade pela vida de união que leva com Deus, e pede para que todos o ouçam e escutem o que ele tem a dizer. Diz que ele está feliz porque, 1º.) quando ele procura a Deus, Ele lhe responde e o liberta dos temores que o atormentam; 2º.) como ele, pode ser qualquer pessoa que se sinta infeliz, Deus o salva de todas as angústias; 3º.) acrescenta que o anjo do Senhor, o enviado por Deus, se instala junto a todos os fiéis de Deus, como se fosse um batalhão de guerra e os guarda; 4º.) apela para os santos, ou seja, aqueles que se põem no caminho da perfeição do seu coração, para experimentem a bondade de Deus ' Saboreai e vede como Yahvé é bom'. Aí o salmista vai para um segundo momento e resolve contar o segredo de toda esta sua felicidade, e diz: ...eu vou ensinar para vocês o 'Temor de Deus', o princípio de toda felicidade e Sabedoria: ' Guarda tua língua do mal e teus lábios de palavras enganadoras ( tudo começa ela língua), evita o mal e faze o bem, procura a paz e .persegue-a'. Está aí tudo dito. E com isto, se abre um novo movimento, que é o caminho e o patamar do homem justo, ou seja, o 'temente a Deus', e aí então o salmista arremata o curso de suas ideias,concluindo: ' contratempos e mais contratempos ( maldades e mais maldades) caem sobre o justo; mas.... de todos o livra Yahvé', a afirma mais: ' Yahvé guarda todos os seus ossos; nenhum deles será quebrado'.(pensamento usado na descrição do Sacrifício de Cristo na cruz). Esta e a toda a beleza do salmo 34.Convido você a sentila mais de perto, colocando-se você diante dele.( Mas, para senti-lo, você tem que ter calma e tempo).


Solidariedade A DAF Caminhões e o Grupo Barigui realizaram dia 01 de outubro um jantar, elaborado por Kipratu's serviços de buffet, nas dependências da Cabanha Rancho Fundo para confraternizar e entregar as chaves do caminhão Modelo XF para o Hospital Maicé, conquistado por meio do Consórcio Solidário, onde participaram várias empresas, entidades e pessoas de Caçador e região.

... obrigação de fazer algo pela comunidade em que vive, solicitou também que todos que podem ajudem esta causa, pois algum dia, nós ou algum familiar precisaremos da entidade.

Durante a solenidade foram homenageados pela DAF e Grupo Barigui todos os cotistas do consorcio com uma placa alusiva ao evento. (Fotos: ASCOM Hospital Maicé)

Foram agraciados com o troféu Amigos do Hopital Maicé, o presidente do Grupo Barigui Ivo Roveda e Luiz Gabim , diretor nacional de vendas da DAF recebendo das mãos da Irmã Elizabete e do empresário João Machiavelli.

Nos próximos dias será lançada uma nova campanha, em forma de rifa do caminhão para angariar recursos para o custeio do Hospital. O empresário Gilberto Seleme com diretores do Grupo Barigui e da DAF caminhões.

João Machiavelli, empresário e presidente do Conselho Consultivo do Hospital Maicé agradeceu ao Grupo Barigui e a DAF pelo importantíssimo apoio, enfatizou também em seu discurso emocionado que Deus já lhe deu muito mais que precisava, por isso sente-se na

No registro o empresário Leonir Tesser (TEMASA) Flavio gerente regional (DAF), Henrique Basso (TRANSPOWER) e João Machiavelli (ALFA TRANSPORTES)


A SITRON Eletrônica iniciou... Seus trabalhos na cidade de Caçador no ano de 2003, onde era voltada para o ramo de serviços e assistência técnica, visto que o proprietário Silvio Driessen é técnico especializado no ramo. A parceria do casal Aline Carla Ferreira, ela filha de Lurdes Terezinha Garcia e Jaime Ferreira, e Silvio Driessen tendo como genitores Hilze Carneiro Driessen e Alcides Driessen (in memoriam) tornouse um sucesso fazendo da empresa uma excelente opção no comercio de nossa cidade e região. Os Propriertários Silvio e Aline com seus colaboradores

visando seu conforto trazendo novidades segmentadas na linha de computadores, telas, celulares e apresentador de multimídia fantástico, Toten 43 PL.

Sempre buscando inovação e tecnologia a mesma é referencia em eletrônicos atuando na área de áudio e vídeo, telefonia, eletrônica e informática, elétrica, segurança, som e iluminação profissional, fios e cabos especiais, baterias e pilhas, antenas diversas, painéis e fitas de led, fontes e componentes eletrônicos.

Acesse no site (www.sitroneletro.com.br) e comprove nossa gleba de novidades que trouxemos para você, inauguramos uma nova loja com amplo espaço

Silvio Driessem acoompanhado de sua genitora e convidada

Prolongamento da Av. Senador Salga Filho, 1265 – Bairro Bello e na Av. Sen. Salgado Filho 556 (49) 3567-0846.



...

Meio Ambiente

Abelhas: por que falamos tanto delas atualmente? Entenda a função delas na natureza, além de produzir mel, e porquê a sua extinção seria o fim da humanidade também Tem coisa mais gostosa que um cafezinho preto para começar o dia? Ou então um suco de laranja no café da manhã? Pois saiba que tanto um como o outro pode desaparecer do nosso cardápio em pouco tempo se não fizermos alguma coisa pelas abelhas - e logo! E esse desaparecimento não se restringe apenas ao café ou à laranja, mas a melancia, o maracujá, o tomate, a berinjela, a abobrinha e mais uma infinidade de alimentos que consumimos todos os dias até as plantas que servem de alimento para outros animais, todos correm o risco de desaparecer. A grande questão é que, sem as abelhas, a vegetação seria drasticamente reduzida e a vida como um todo, também.

polinização. Dá para perceber a importância delas? Agora imagine que este inseto tão importante para o equilíbrio da natureza esteja desaparecendo ou morrendo massivamente de uns anos para cá. Eis o motivo de falarmos tanto das abelhas atualmente! Albert Einstein, físico alemão do século XX, já falava sobre a dependência da raça humana à existência das abelhas: “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”

tem comprovado, dia após dia, é a grande interdependência entre esses múltiplos fatores que têm dizimado as abelhas. Mas o que, afinal, nós podemos fazer para evitar a catástrofe que seria o desaparecimento total das abelhas? A primeira coisa que podemos fazer é repensar a forma como nos relacionamos com esses insetos. Você sabia que nem todas as abelhas têm ferrão? No Brasil existem pelo menos 250 espécies nativas sem ferrão. Que tal plantar algumas flores ou árvores no seu jardim para servir de alimento e, consequentemente, deixar que elas façam o seu precioso trabalho de polinizadoras? Mas lembre-se: nunca use produtos químicos ou inseticidas, isso pode ser nocivo para elas!

Tudo isso porque elas são responsáveis pelo processo de reprodução dessas plantas, chamado polinização, que é o transporte do pólen de uma flor para outra - o que elas acabam fazendo enquanto simplesmente se alimentam. A polinização pode ser feita também por outros animais como borboletas e beija flores e até pela água ou pelo vento, mas o animal mais famoso pela capacidade de polinização é, sem dúvida, a abelha.

Mas o que mais intriga a comunidade científica do mundo todo é que não há uma razão única para o declínio desses polinizadores, e sim, múltiplas causas.

Imagine que 85% das plantas do mundo todo dependem da polinização para se reproduzir e que as abelhas são responsáveis por 90% dessa

Dentre elas podemos citar o uso intensivo de agrotóxicos, o desmatamento e as queimadas, as mudanças climáticas e até doenças. E o que se

A l c i r

Business

Podemos também repensar a forma como nos relacionamos com a agricultura e, principalmente, com a origem dos nossos alimentos. Já que uma das principais causas do desaparecimento das abelhas está relacionada ao uso dos agrotóxicos na agricultura convencional. E, claro, cobrar das autoridades a criação de políticas públicas que incentivem a redução do uso de agrotóxicos e mudança na forma de fazer agricultura, além de projetos sociais e urbanos que promovam interação da sociedade com abelhas nativas.


Grupo Força Rosa – Calendário 2020 Aconteceu nas dependências da egrégia casa legislativa, numa iniciativa da Rede Feminina de Combate ao Câncer a solenidade de lançamento do Calendário 2020, onde através deste projeto buscou homenagear todas as mulheres guerreiras da comunidade caçadorense, em especial ao do Grupo Força Rosa que permitira a exposição de sua imagem para esta belíssima ideia que tem também como finalidade angariar fundos para os trabalhos excepcionais que a entidade realiza em Caçador.

Mulheres do Grupo Força Rosa

A voluntária Indima Úrio falando sobre o Grupo Força Rosa criado no ano de 2017 durante a sua gestão quando presidente da entidade, tendo como função fazer um acompanhamento através de estatísticas para melhor evoluir os trabalhos RFCC.

Durante a solenidade foram homenageados com o recebimento de um exemplar do Calendário mais um mimo todos os apoiadores presentes ao evento

Representando o Legislativo o vereador Ricardo Barbosa, sua esposa Naira Zanella e a sra Nair Zanella. A presidente da Rede Feminina de Caçador Laura Rodrigues Colpini, enfatizou sobre o desenvolvimento dos trabalhos de prevenção e acompanhamento das mulheres caçadorenses.

O apresentador Alcir Bazzanella com membros da AMIMU abrilhantaram o evento com uma canção de Elvis Presley.

Rua Ernesto Martello, 60 Centro, Caçador Telefone: (49) 3567-5266


Aproximadamente 120 mulheres são atendidas mensalmente pela entidade para os exames além de agendamento de 30 mamografias e se necessários consultas com mastologista e ginecologista da rede publica. Além disso, são desenvolvidos como bazar que gera renda para os trabalhos da entidade, a criação do grupo Força Rosa por mulheres que passaram ou estão acometidas pela doença, onde são reunidas para motivação e recreação.

Presentes, o Secretario da Saúde, Dr. Ademar Schmitz e representando o prefeito municipal Cassio. A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Caçador é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos tendo como objetivo prevenir o câncer de colo de útero, realizar diagnostico preventivo do câncer de mama e apoiar pacientes mastectomizadas, A historia da RFCC de Caçador teve inicio iniciou suas atividades em julho de 1987, quando foi declarada entidade de utilidade publica municipal, onde desde então passaram pela entidade várias diretorias deixando sua marca de amor e carinho através do importantíssimo trabalho de voluntárias. O trabalho da enfermeira da RFCC consiste em colher o material para o exame laboratorial bem como o toque das mamas, e quando necessário é agendada a mamografia em nosso hospital.

Além disso, trabalham também com palestras educativas em escolas industrias e onde são solicitadas para manter a informação sobre prevenção e tratamento, usam do artesanato para confecção do Coração do Bem que é doado para proteção dos seios das mulheres com câncer e muito mais. A RFCC de nossa cidade integra o projeto Fios da alegria, que coleta cabelos para a confecção de perucas que são emprestadas as pacientes. Parabéns as 25 voluntárias que fazem este trabalho magnifico. Deus as abençoe. Sempre.



Nivaldo Narã

nivaldonara@colunista.com.br

Turístico O Rio de Janeiro, dos assaltos, batalhas diárias e balas perdidas não inspiram mais turistas de vários países. Conforme demonstrado na Pesquisa da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelando que, entre julho de 2018 e julho de 2019, o Rio acumulou 4.633 demissões no setor de turismo. Já São Paulo, no mesmo período, gerou 14.087 postos de trabalho na área de turismo.

... disponível na Camila Klein no Balneário Shopping.Fotos Divulgação Festejando

Espaçoso Os gabinetes dos ministros do Superior Tribunal de Justiça são imensos. Alguns medem quase 1.200 metros quadrados. A justificativa é que foram previstos 66 ministros, quando projetaram o luxuoso prédio do STJ. Mas são apenas 33, que foram incorporando o espaço disponível. Coleção Camila Klein

“As grandes músicas são compostas pelos instrumentos mais nobres: os que estão dentro de nós”. Esta é a essência da nova coleção Sinfonia da Camila Klein, que resgata a obra dos grandes mestres da música clássica com o propósito de inspirar as mulheres. Chega às lojas a família Pietra Vivaldi. Toda a profundidade e sofisticação de Vivaldi é traduzida nas peças compostas pelas combinações cuidadosamente elaboradas de cristais e pedras naturais,. Como o nome sugere, as grandes obras deste artista foram o ponto de partida para a criação de peças sofisticadas e detalhistas. A novidade está

Arquiteta Georgea Golunski, graduada pela Uniavan, comemorou recentemente no apartamento da família, na Avenida Atlântica em Balneário Camboriú, entre familiares e amigos essa importante conquista. Georgea já atua na área ao lado da mãe, a Designer Lili Golunski onde atualmente são parceiras na Mostra Artefacto Sense 5, assinando a vitrine do espaço, Artefacto Beach & Country.Foto Divulgação: Camilla Carniel BMW Já foram produzidos mais de 55 mil carros, na fábrica do BMW Group, em Araquari, que completou cinco anos em setembro. A unidade ocupa 1,5 milhão de metros quadrados, dos quais 500 mil m² são pavimentados. O investimento feito entre 2014 e 2018 soma R$ 1 bilhão, e R$ 132 milhões adicionais foram aplicados nos últimos doze meses para os novos BMW Série 3 e X5 e X4. Exorbitante Conforme dados da pesquisa da União Parlamentar, o Congresso Nacional gasta R$ 10,8 bilhões por ano. São quase R$ 30 milhões por dia pago pelos cofres públicos. É o segundo mais caro do mundo. Só perde para os Estados Unidos. Trabalham mais de 25 mil pessoas no Congresso. Há senador com cortejo de 78, trabalhando só para ele. Cada congressista brasileiro custa seis vezes mais que um parlamentar francês.


A Meioeste tem a experiência e o conhecimento para solucionar os problemas decorrentes do lixo, da limpeza urbana, coleta, coleta seletiva e implantação e operação de aterros sanitários, de forma planejada no âmbito social e do meioambiente. A empresa está calcada em pilares sólidos de consciência am iental, social, visão de futuro, atenção aos detalhes, profissionalismo, seriedade, suporte técnico e tecnológico, comprometimento com o desenvolvimento sustentável, foco nos resultados, precisão na execução e operação de projetos e processos, qualidade total, valorização humana e profissional, segurança e solidez nos resultados.

Meio Oeste Ambiental LTDA. Rua Conselheiro Mafra, 708

Filial: Av. Herbert Hadler, 435

Caçador, SC

Pelotas, RS

Fone (49) 3563.2517

Fone (53) 4141.1419


Na Cozinha Com Alcir Bazzanella

Receita de Paleta de Cordeiro ao Molho de Hortelã Ingredientes 1,5 kg de paleta de cordeiro 1 xícara (chá) de tomilho 8 ramos de alecrim 2 ramos de hortelã 2 xícaras (chá) de vinho tinto seco 1 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem 1 talo de alho poro picado 2 xícaras (chá) de salsão picado 4 dentes de alho amassados Zimbro a gosto Sal grosso a gosto 3 xícaras (chá) de suco de laranja

Modo de Preparo Faça pequenos cortes com a faca na carne e coloque o tomilho dentro. Em seguida, coloque o alecrim e a hortelã por cima. Regue a carne com o vinho e com o azeite. Por fim, acrescente o alho poro, o salsão, o alho, o zimbro, o sal, o suco de laranja, cubra com papel alumínio. Deixe marinar no refrigerador por 4 horas. Em seguida, leve para assar no forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 90 minutos horas. Para acompanhar batatas ao murro com óleo de oliva e pão preto

R. Ercílio de Lima, 419 Martello (49) 3563 1207 Av. Fahdo Thomé 1650 Bom Jesus (49) 3567-8229 Caçador - SC





A l c i r

YouTube

Programa O programa está nas TV Sky - Cana 170 - Clima Tempo Domingo às 23hs Reprise Segunda/Terça à Zero horas Vivo - 14 - 16 - 87 - 87 - 89 Nossa - TV 47 Oi TV - 189 Algar - 374 TV nova Era Lages TV Joinville

Com novo Canal no YouTube: Programa Alcir Bazzanella


Um dos maiores... Nomes da medicina caçadorense, Dr. Antão A. Timm com sua equipe em frente ao Hospital e Maternidade Jonas Ramos. Vasco da Gama de Caçador – 1968-1969 Em pé da direita para a esquerda. Berardi, Lauro Bugre, Carazinho, Isca, Pedrinho, Nelson. Agachados da esquerda para a direita, Sabará, Ligação, Oscarsinho, Jonas, Idalino. Baile de Debutantes de Caçador... As madrinhas do Clube 7 de Setembro em 1972, Maria Bussatto Zandavalli, Nely Seleme, Angelina Roveda, Nelcy Berger.

Neste registro o saudoso piloto caçadorense e na época diretor da TMO Marcos Olsen acompanhado de sua esposa Léa

No Voleibol de Caçador... Helena Costa Gans, Neca Pompermaier, Sra. Osmar Stievens, Lurdes Timermann, Ivete Zandavalli, Sra. Moises Comazzetto, Sra. Solleti, Ana Lassi, Vanira Adami, Sra. Beto Costa Neves, Diva Adami Telck,Sofia Poletto, Catia Guerra Ludwig e Ione Costa.