Page 1

Ano 21 - edição 121 - Novembro - 2019 Distribuição Gratuita



Editorial Diretor

Prezados Leitores:

Alcir Bazzanella (Jornalista-SC 1668 JP) Criação/Diagramação

Em novembro aderimos a campanha Novembro

EJR – Serviços de Comunicação

Azul, sendo assim elaboramos uma entrevista com o urologista Dr. Guilherme Clivatti levando a todos informações de suma importância sobre as doenças que acometem a próstata. Veja a entrevista na integra no canal do You Tube – Programa

Departamento Comercial Edumar Vergett Junior Tel.: (49) 99815 2233 edumarvjunior@hotmail.com revistafeelingedumar@hotmail.com

Alcir Bazzanella. Alcir Bazzanella Ainda poderá conferir Variedades com Edumar

Tel.: (49) 98809 7373

Junior, Aconteceu com Alcir Bazzanella, pelo esta-

alcir@abonline.com.br

do com Nivaldo Narã, Espiritualidade com Guerino Bebber, meio ambiente com SR4, culinária e muito mais.

Administrativo: Karine Silva Dias

Desejamos a todos uma ótima leitura. Capa Rose Wartha

EDIÇÃO 121 Novembro 2019

Revista Feeling é uma publicação da editora AB Revista e Jornal Impressos Ltda Rua Alcides Tombini – 256 Bairro Paraíso Caçador – SC - CEP 89503-006 Fone: (49) 3567 1584 comercial@abonline.com Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. A opinião das pessoas não reflete necessariamente a opinião da revista. Todas as publicidades são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.


... Maya ...

Completar mais um ano de vida é sempre um motivo de festa e muita alegria, especialmente para uma criança como você. Aproveite esta data junto de quem mais ama. Você é e sempre será uma pessoa muito especial; alguém que é como um anjo para sua família. Torço todos os dias para que o amor e a alegria de viver nunca abandonem seu coração. Curta imensamente esta jornada que tem tudo para ser hilariante e cheia de aventuras. E com esse sorriso de criança encare não só este dia, mas sim todos da sua vida. Parabéns! Felicidades sempre. Veja mais alguns registros da comemoração com amiguinhos da escolinha.

Maya emoldurado pelos genitores Karine e Thiago Bazzanella

A aniversariante com os coleguinhas da escola



... Oração de um justo perseguido. Salmo 35 O salmo 35, como o caracteriza o título – o titulo é sempre uma primeira interpretação do conteúdo – vai colocar diante de nossos olhos, um homem justo, seguidor da lei de Deus, sendo perseguido por pessoas a quem ele chama de seus 'inimigos'. A propósito, nos salmos, esta é a postura normal do justo. O servo de Deus, o justo, se identifica com seu Deus, de tal forma, que todos aqueles que não temem a Deus e fazem de sua vida o que eles bem entendem, são também inimigos do homem justo. Ainda, mesmo em nossos dias, existe esta dicotomia, divisão: de um lado, os homens tementes a Deus e que buscam seguir todas as suas ordens e mandamentos; de outro, os que são donos de sua própria vida, que se julgam autossuficientes e que dispensam Deus. Então, se nós vivêssemos profundamente o amor a Deus, nós também consideraríamos inimigos nossos, os que são 'inimigos' de Deus'. Mas, no momento doentio de nossa cultura – o da permissividade total –todos são abençoados por nós, seja lá ele, o outro, de que jeito e forma que quiser ser. Então, a oração do justo perseguido, por ser justo, no meio de pessoas que não procuram a justiça ( o alinhamento com Deus), ele começa sua oração, clamando: 'Acusa, Yahveh, meus acusadores, assalta sobre meus assaltantes; toma armadura e escudo, e levanta-te em meu auxílio; pega a lança e a foice contra meus perseguidores, dize à minha alma:

Sou Eu, tua salvação'. E continua, em outra estrofe: 'Para trás! que recuem confundidos, aqueles que ruminam minha desgraça. Que eles sejam como a folha ao vento, o anjo de Yahveh os empurrando, que o caminho deles seja escuro e deslizante, com o anjo de Yahveh perseguindo-os'. (A força e a cor acentuada das comparações são típicas da cultura oriental, hebraica; o que conta, é o sentido que elas contêm). E o que, para o justo, justifica o seu apelo a Deus, como que servindo de base para sua oração, é o que diz, pelo meio de sua oração: 'Sem motivo algum, eles me armaram uma cilada, cavaram uma fossa para mim'. E logo adiante prossegue: 'E eu, enquanto eles estavam doentes, eu me vestia de um saco, castigando minha vida pelo jejum, como um amigo, como um irmão, eu me portava como uma mãe em luto, triste, vestida de preto, eu me curvava'. E raiando ao extremo de sua dor, reclama ao Senhor: 'Que (ao menos) não possam rir de mim, meus inimigos mentirosos; com suas piscadas de olho entre si, esses que me odeiam sem razão'! E conclui sua oração clamando ao Senhor: 'Tu viste, Yahveh, não sejas surdo, Senhor, não te mantenhas longe de mim', e Lhe promete: 'E minha língua redirá tua justiça, todos os dias



... Amazônia 4.0: desenvolvimento econômico não precisa ser sinônimo de desmatamento Conheça o projeto que pode transformar a floresta Amazônica em um polo tecnológico e incentivar o empreendedorismo sustentável na região Não é de hoje, e nem a toa, que os olhos do mundo todo estão voltados para a floresta Amazônica. A floresta com a maior biodiversidade do planeta é também a maior floresta tropical que restou. Porém, pensar em conservação como única alternativa para proteger a Amazônia, pode ser ingênuo e ineficiente, dada a imensidão do território e as peculiaridades da região. Ao contrário disso, temos o desmatamento que abre espaço para a agricultura/pecuária e para a mineração que, sem muito esforço, podemos reconhecer ineficiente também, principalmente por questões ambientais. Na contramão disso, o Projeto Amazônia 4.0, encabeçado pelo cientista e pesquisador Carlos Nobre, propõe um novo olhar para a exploração e o desenvolvimento econômico daregião, combinando tecnologia e conhecimento da biodiversidade. Amazônia 4.0 vem de Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial (que, em resumo, é o que há de mais moderno em tecnologia utilizada pelas indústrias) e tem como base explorar o potencial dos recursos da amazônia utilizando tecnologias como inteligência artificial, nanotecnologia, blockchain e internet das coisas (IoT).

O potencial econômico dos recursos da Amazônia é imenso, porém muito pouco explorado. Um exemplo disso é a Ucuúba, árvore utilizada sobretudo para fazer cabos de vassoura que ganhou um valor 3 vezes maior em pé, depois que se descobriu, através de pesquisas, que a manteiga extraída do seu fruto tem um valor enorme para a indústria de cosméticos. Por isso, a ideia do Projeto Amazônia 4.0 é criar laboratórios na floresta Amazônica que sirvam para produção e capacitação da comunidade local, transformando a floresta em um centro tecnológico e de empreendedorismo sustentável. O fato é que a Amazônia é uma infinitude de oportunidades de encontrar o que atenda às mais diversas necessidades humanas no século 21, de comida à remédio, esperando serem descobertas. Cabe a nós, brasileiros, liderarmos as pesquisas para nos apropriarmos de todo esse conhecimento e gozarmos do consequente desenvolvimento econômico da região, que beneficiará não só os estados amazônicos, mas a nossa economia como um todo. Equipe SR4 - Soluções em Certificação Florestal


...

Aconteceu

Neoberto Balestrin...

Alcir Bazzanella

isso significa cidadania, com muito orgulho proclamo, então: Sou Cidadão Caçadorense com muito orgulho sim, orgulho este desprovido de qualquer vaidade“.

Recebendo o título de Cidadão Honorário de Caçador, das mãos do prefeito Saulo Sperotto. Vale salientar que o homenageado enfatizou a comenda com as seguintes palavras: “Meus amigos, recolho as dádivas que me permitem sustentar a minha família, a esta cidade continuarei dando o meu empenho e a minha dedicação. E, se tudo

Momento em que o Homenageado adentra ao recinto com sua esposa Rosana Repa Balestrin e seu primogênito João Antônio Repa Balestrin.

Edumar Junior... Esteve presente na Chácara do Luis onde elaborou para a turma de casais de Alexandre Zardo uma feijoada, sendo que a iguaria foi muito elogiada por todos os presentes. O mesmo agradece a todos pela confiança depositada em sua equipe e até uma próxima oportunidade.

Kyria e Tiago...

Os melhores acontecimentos da nossa vida duram apenas breves instantes, mas deixam memórias que nos conseguem acompanhar para sempre. E o nascimento de um bebê é um momento assim, capaz de nos transformar e mudar tudo ao nosso redor. Queremos felicitar vocês pelo precioso tesouro que trouxeram ao mundo! A felicidade que estão sentindo é também sentida por nós e por todas as pessoas que lhes querem bem. Desejamos as maiores bênçãos para essa maravilhosa criança que tem agora do seu lado. Deus os ilumine sempre, desejos de toda a equipe Feeling.



...

Economia

...

Missão da FIESC em Israel Em missão à Israel, industriais catarinenses conheceram diversas entidades, em Tel Aviv, que são referência em alta tecnologia, como o Instituto Volcani, principal instituição do país em pesquisa agrícola, e o Instituto Weizmann, que se destaca mundialmente na pesquisa básica em ciências naturais e exatas. “Israel está se desenvolvendo rapidamente.

O presidente da FIESC lembra que Israel é um país altamente tecnológico, mas o que chama muito a atenção é o viés de negócio. “Queremos incentivar algumas empresas, principalmente as familiares, a conhecerem essa cultura”, completou. Neste final de semana, a agenda da comitiva se iniciou no sábado, com palestra do fundador da Israel Connection, Roni Kaplan.

É um país novo que não dispõe de riquezas naturais. Isso obrigou os israelenses a desenvolverem tecnologias para superar os desafios”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar.

A instituição promove a aproximação entre Israel e a América Latina. O grupo também conheceu o Centro Peres para Paz e Inovação, onde percorreu as principais inovações israelenses do passado, presente e como deve ser o futuro.

Ele lidera a comitiva, que também é integrada pelo diretor de inovação, José Eduardo Fiates, pelo diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, além de industriais, representantes do Sebrae, Acate, Fapesc e governo catarinense.

Com uma população de 8,8 milhões de habitantes, Israel tem um PIB de US$ 369,9 bilhões e nos últimos dez anos se destacou como uma das economias que mais crescem entre os países da OCDE. No ano passado, o PIB expandiu 3,3%.

Comitiva da FIESC de em Tel Aviv


... Medicina ... Entrevista Dr. Guilherme RF – Como é feito o diagnostico para o tumor prostático? Dr. Guilherme: Depois que você identificou uma alteração no exame de sangue que é o PSA ou no toque retal você tem que prosseguir investigação, sendo que o diagnóstico é feito através da biópsia prostática onde o médico retira 12 fragmentos da próstata e manda para análise para identificação do tumor.

RF - O que é a próstata? Dr. Guilherme: Próstata é um órgão que faz parte do sistema reprodutor masculino, é uma glândula que fica localizada logo abaixo da bexiga, tem em torno de 20gr, serve para produzir um líquido que vai dar nutrição aos espermatozoides sendo essa sua função básica. RF – Como é feito o rastreamento para o câncer de próstata? Dr. Guilherme: O mesmo deve ser feito através do PSA, exame de sangue e também do toque retal, sendo que é indicado pela Sociedade Brasileira de Urologia para todos os homens a partir dos 50.

RF – Qual outro tipo de exame disponível para chegar à decisão de uma biopsia? Dr. Guilherme: Hoje a ressonância multi paramétrica de próstata e um dos exames que usamos para tal decisão, mas vale afirmar que a mesma não substitui a biopsia tradicional. RF – O urologista também trata de mulheres? Dr. Guilherme: Sim tratamos de mulheres com infecção urinária de repetição incontinência urinária, prolapso genitais então é uma especialidade bem abrangente e tem uma área boa para a uroginecologia que é uma área que vai cuidar do sexo feminino.


É uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Apesar do apoio de várias entidades não governamentais, o movimento, em especial no seu aspecto relacionado ao câncer de próstata, é repudiado pelo (MSB) Ministério da Saúde brasileira e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), devido à ausência de indicações científicas para a realização do rastreio.

Outras entidades que se colocam contra esta atividade são a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), o United States Preventive Services Task Force, o Canadian Task Force on Preventive Health Care e o United Kingdom National Screening Comittee.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando

necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

O movimento surgiu na Austrália , em 2003, chamado November, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

Em vários países, o November é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.


99153884


... Inauguração

Nivaldo Narã

nivaldonara@colunista.com.br

Inaugurou em Balneário um novo point da beleza e bem-estar, o Espaço Da Vinci, na Avenida Brasil. O coquetel para convidados agitou o local. O projeto é uma sociedade entre a empresária Dai Polano e o esteticista Leonardo Barbosa. A ideia também, segundo os sócios é transformar o espaço num ponto de encontro das artes, através de parcerias com artistas locais.

Bailarina do Faustão Emanuele Pamplona

Os sócios Dai Polano e Leonardo Barbosa com a modelo e digital influencer Francielly Ouríques Oktoberfest As personalidades que marcaram presença no Camarote Oktoberfest mit Eisenbahn contribuirão, para que o espaço fosse o mais concorrido e desejado na festança de Outubro, em Blumenau; assim conquistando mais uma vez, grande sucesso na maior festa alemã da América. Abaixo fotos de algumas presenças:

Modelo Mariana Weickert

Miss SC Milena Sens

Miss Joinville Haeixa Pinheiro, o modelo Paulo Passini entre outros. Fotos: Alex Sandro Miranda e Marco Luca/Night & Cia.


A Meioeste tem a experiência e o conhecimento para solucionar os problemas decorrentes do lixo, da limpeza urbana, coleta, coleta seletiva e implantação e operação de aterros sanitários, de forma planejada no âmbito social e do meioambiente. A empresa está calcada em pilares sólidos de consciência am iental, social, visão de futuro, atenção aos detalhes, profissionalismo, seriedade, suporte técnico e tecnológico, comprometimento com o desenvolvimento sustentável, foco nos resultados, precisão na execução e operação de projetos e processos, qualidade total, valorização humana e profissional, segurança e solidez nos resultados.

Meio Oeste Ambiental LTDA. Rua Conselheiro Mafra, 708

Filial: Av. Herbert Hadler, 435

Caçador, SC

Pelotas, RS

Fone (49) 3563.2517

Fone (53) 4141.1419


Na Cozinha ... Com Alcir Bazzanella

FILÉ DE TILÁPIA À BELLE MEUNIÈRE Rendimento: 6 pessoas Tempo de preparo: 25 a 30 Minutos INGREDIENTES 500 g (1 pacote) filé de tilápia 400 g (1 pacote) camarão médio rosa 100 g alcaparras 1 vidro pequeno de champignon (fatiado) 1 dente de alho amassado 2 colheres de azeite Sal e limão e salsinha para temperar Modo de Preparo Tempere os filés de peixe com sal, limão e salsinha. Reserve. Em um panela coloque 1 colher de azeite, junte o alho amassado e deixe dourar. Adicione o camarão, as alcaparras e por último o champignon fatiado. Vai juntar uma água do camarão, desligue o fogo quando secar e reserve. Em uma frigideira antiaderente coloque uma colher de azeite, só para untar. Deixe esquentar bem, coloque os filés de peixe, aos poucos, para não juntar água. Assim que grelhar bem, vire cuidadosamente para grelhar do outro lado. Coloque os peixes grelhados em uma travessa e despeje a fritada de camarão por cima.

R. Ercílio de Lima, 419 Martello (49) 3563 1207 Av. Fahdo Thomé 1650 Bom Jesus (49) 3567-8229 Caçador - SC

O amigo da família


Epagri ganha prêmio Fritz Müller em três categorias A Epagri mais uma vez mostra sua força ao se con-

Armadilhas para insetos

sagrar vencedora em três categorias da edição 2019 do Prêmio Fritz Müller , que é promovido

Armadilhas com garrafa PET evitam uso indiscriminado de

pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de

agrotóxicos.

Santa Catarina (IMA) e destinao a projetos e inicia-

A solução da Epagri , feita com garrafas reutilizadas, pode ser

tiva que vão além da legislação ambiental e que

usada para controlar os insetos de forma mais sustentável e

resultam em benefícios da conservação do meio

barata, evitando o uso excessivo, indiscriminado e exclusivo

ambiente.

de agrotóxicos para o controle de pragas. As armadilhas adesivas coloridas para insetos consistem em superfícies de coloração amarela ou azul impregnadas com uma substância adesiva. O uso está baseado em estudos que indicam que os comprimentos de onda emitidos por determinadas superfícies coloridas atraem diferentes espécies de insetos.

A entrega do Prêmio Fritz Müller acontece no dia 10 de dezembro, na sede da Fiesc, em Florianópolis. Além do troféu, os projetos premiados receberão o Certificado IMA de Gestão Ambiental.

Com esse certificado, o Instituto reconhece que os resultados ambientais da organização contemplada estão fazendo a diferença na preservação ambiental catarinense.

A Empresa levou o prêmio nas categorias Reciclagem, Agricultura Sustentável e Produto Ecológico e foi a instituição mais vezes premiada neste ano.


Inimigo natural

Erva-mate do Planalto Norte No Planalto Norte, erva-mate é produzida junto com araucária O projeto “Indicação geográfica da erva-mate do Planalto Norte Catarinense” foi premiado na categoria Produto Ecológico. Nessa região, a erva-mate é produzida em sistema agroflorestal, contribuindo para a manutenção de grande parte da floresta de araucária.

Pesquisa busca um inimigo natural para praga que pode dizimar pomares.

A Epagri se uniu a outras instituições para pleitear uma indicação geográfica (IG) para esse produto.

Na categoria agricultura sustentável a Epagri venceu com o projeto “Biodiversidade e potencial de uso de

A IG é um reconhecimento, concedido pelo Instituto

parasitoides no controle biológico da mosca-das-frutas

Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que garante

sul-americana no Meio-Oeste de Santa Catarina”,

que um produto só tem aquelas propriedades porque é

também desenvolvido pela pesquisadora Janaína.

influenciado por características ambientais ou culturais do território.

Realizado desde 2013, o projeto se propõe a estudar a biodiversidade de inimigos naturais da principal praga

O projeto, que envolve profissionais da pesquisa e da

das frutíferas de clima temperado do Sul do Brasil, a

extensão da Epagri nas regiões de Florianópolis e

mosca-das-frutas sul-americana. Estudos e observações

Canoinhas, realizou estudos que subsidiaram o dossiê

a campo indicam que quando o ataque dessa praga é

para o pedido da IG. O pedido já está em avaliação no

intenso, as perdas podem chegar a 100%.

INPI.

Apesar de ainda não estar encerrada, a pesquisa já apresenta importantes resultados. Foram registradas seis diferentes espécies de parasitoides realizando o controle biológico natural da mosca-das-frutas sulamericana na região Meio-Oeste de Santa Catarina. Também foram feitos o primeiro registro para o Sul do Brasil da espécie de parasitoide Aganaspis nordlanderi e o registro inédito da mosca-das-frutas sul-americana como hospedeira de Aganaspis nordlanderi no Brasil.



...

...

Time da Agência FORD de Caçador, que disputou o Torneio Primeiro de maio no ano de 1960.

Igreja Metodista de da década de 1939.

Antiga casa de Eduardo Bento e Maria Bortolon Bento, na esquina da Rua Carlos Esperança com Rua Nereu Ramos, aonde foi construída a antiga Telesc, hoje empresa Oi. Na varanda, em frente a casa, segurando um patinete Rubens Bento, a esquerda segurando uma boneca, Noêmia Bento Moreira e a direita segurando a mão de uma criança, Diva Bento Farah. - Década de 30. Fonte: Arquivo Municipal Equipe de Caçador Tiro para os JASC DE 1969 Sebastião Sorgatto, Alfredo Chiarello, Romeu Sorgatto, Vitório Chiarello, João Wisloski, Morona, Nelson Martins e Dino Zardo

Agência FORD de Caçador (PEDRASSANI E CIA LTDA), Rua Santa Catarina, esquina com a Conselheiro Mafra.


História de superação do Hospital Maicé é apresentada em Campos Novos Integrantes do Conselho Consultivo do Hospital Maicé estiveram em Campos Novos-SC dia 03 de outubro para falar sobre os desafios e conquistas na história de superação do hospital.

Schmitt (IMAS), após a mudança na gestão do hospital.

A apresentação ocorreu durante o lançamento do Projeto “Abrace”, uma ideia realizada pelos membros do Plano de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) para ajudar o Hospital de Campos Novos.

Outro ponto foi a apresentação do 'Case' do projeto, 'Hospital do Bem” realizado no Hospital Maicé em Caçador, onde os membros falaram da história de superação do hospital com ações do poder público e privado e da população nas mudanças em prol de um “Hospital para Todos”.

Participaram da apresentação os conselheiros Henrique Basso, Vitor Mombelli e o diretor superintendente do Maicé, Sérgio Schmitz Júnior, Leonir Tesser. O evento contou com a presença de membros do DEL, representantes do Poder Público e Privado além de Membros do Poder Executivo e Legislativo além de empresários de Campos Novos. No primeiro momento houve uma apresentação pelo Diretor Técnico do Hospital Dr. José Athanásio, Euclides Dall'Oglio falando e mostrando a todos como estava a situação do hospital e as mudanças feitas primeiramente pela Administração Municipal, a apresentação também abordou um pouco do que foi feito pelo Instituto Maria

O projeto Abrace surgiu após uma apresentação feita ao DEL pelo Instituto IMAS em uma reunião, após isso os membros do DEL iniciaram um planejamento para poder desenvolver uma forma de ajudar ainda mais o hospital de Campos Novos. Com informações: http://www.jornalceleiro.com.br


Buffet Livre Buffet Kilo Marmitex

Atendemos: Café da manhã | Almoços | Casamentos | Formaturas | Convenções

Excelente café completo todas as manhã a R$ 11,90

Rua Domingos Sorgatto 495 | Fone: (49) 3565 4545 | 9.9978-8698

Nosso Objetivo Sua Satisfação



Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.