__MAIN_TEXT__

Page 1

Ano 23 - Edição 132 - Janeiro - 2021 Revista Digital

Vamos Juntos Derrotar o Virus Vírus Pela informação com responsabilidade. .

Dra Flávia Hoffmann Mortari Litíase Urinária Dr. Fabiano Locatelli – Delegado Regional Golpes nas Redes Sociais

UNIARP - Biomedicina


Editorial No ano de 2020 vemos de desacelerar, em todos os sen dos, descobrimos também que sozinhos não somos nada, com isso vemos tempo para prestar mais atenção no outro e em nós mesmos. Tivemos que a prender a iden ficar e a lidar com nossas próprias emoções de uma forma nunca vista antes no mundo pós-moderno, sermos mais generosos em relação a si próprio e ao próximo. Tivemos de nos ausentar e, dentro de nossas casas, vemos de nos reinventar, assumir de vez nossa versão beta, e nos transformar a cada dia em termos profissionais, pessoais, comportamentais e de relacionamento. Tivemos de encontrar novas formas de mostrar nossos sen mentos, sem o toque, que é tão habitual em nossas ro nas. Presenciamos marcas que foram à mídia não apenas para falar de seus produtos e serviços, mas para trazer mensagens de solidariedade, de ânimo e de posi vidade. Nunca vimos antes as empresas focarem tanto no cole vo e no humano. Onde alias o fazer junto se tornou um mantra. Com relação ao trabalho, lideres e colaboradores veram que encontrar novas formas de se comunicar com sua equipes, buscando mantêlas a vas e mo vadas através do novo modelo imposto pela ocasião que foi o home office. Enfim agora com a esperança da vacina estamos todos apreensivos para que no ano de 2021 possamos voltar ao normal de nossas a vidades mas sempre lembrando que vemos um exemplo que nada somo sem os outros, portanto a palvara de ordem con nua sendo solidariedade. Nos da equipe da Revista Feeling desejamos a todos nossos amigos e leitores que cumramos todas nossas metas com afinco para estar junto de todos informando-lhes com a credibilidade de sempre. Feliz 2021 Boa Leitura

Sumário 04 - Variedades - Edumar Junior 06 - 07 - Dra. Flávia H. Mortari 09 - Opinião -Quirino Ribeiro 11- Dra. Cleonice dos Santos Mottecy 12 - 13 - Vacinas é viver, a que se destina 14 - 15 - Polícia - Golpes nas redes sociais 17 - Aconteceu - Alcir Bazzanella 18 - Relembrando 20 - Saúde Animal 21 - Economia 23 - Educação 25 - Espiritualidade - Guerino Bebber 26 - 27 - Ollhar Social - Nivaldo Narã 28 -Na Cozinha - Alcir Bazzanella

Diretor: Alcir Bazzanella (Jornalista-SC 1668 JP) (49) 9 8809 7373 - alcir@abonline.com.br Departamento Comercial: Edumar Verge Junior (49) 9 9807 1448 revistafeelingedumar@hotmail.com Administra vo: Karine Silva Dias Bazzanella (49) 3567 1584 - adm@abonline.com.br Criação/Diagramação: EJR – Serviços de Comunicação (49) 9 9815 2244 - edumarvjunior@hotmail.com Departamento Jurídico: Gilson Francisco Kollross Capa: Rose Wartha Revista Feeling é uma publicação da editora AB Revista e Jornal Impressos Ltda Rua Alcides Tombini – 256 Bairro Paraíso Caçador – SC - CEP 89503-006 Todas as matérias e publicidades assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. A opinião das pessoas não reflete necessariamente a opinião da revista.


49 - 998071448

Com 24 equipes na disputa...

A CME São Ludgero conquistou bronze na 32ª Taça Brasil de Bocha de Clubes Masculino, promovida pela Confederação Brasileira de Bocha e Bolão e realizada entre os dias 15 e 17 de janeiro, em Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul. São Ludgero disputou a compe ção com Lenoar Gonçalves da Rosa, Nelson Eing, Adão Moreira, Ilson Füchter Schulz e Jackson Niehues também atuando na função de técnico. (Fonte: ASCOM São Ludgero) Vale salientar a par cipação de Adão Moreira, atleta de Caçador que fez parte da equipe.

Parabéns ao casal... Idima e Hélio Úrio pela comemoração de seus 50 anos de enlace matrimonial, “Bodas de Ouro”. Que Deus con nue os iluminando dando a vocês muita paz, saúde e harmonia.

Heloisa Wartha Nora...

aproximadamente 400 mil seguidores onde os mesmos podem vislumbrar a criação de trinta desenhos por mês. A ideia do livro tomou corpo através de um convite feito por uma editora do Reino Unido sendo o projeto então concluído e lançado o ano passado. O livro pode ser encontrado no site da Amazon, basta procurar pelo nome “Heloisa Nora” Poorly drawn cats.

Lançou o livro “REASONS MY CAT IS MAD”, ela que é acadêmica de Direito na PUC em Curi ba e tem como hobby a criação de desenhos com gatos. A ideia surgiu de uma página criada por ela no Twi er, que possui hoje


Saúde Dra. Flávia

CRM SC 20021

LITÍASE URINÁRIA - O que é e o que podemos fazer? A famosa “pedra no rim” é tecnicamente chamada de li ase urinária ou urololi ase.

Os cálculos na sua grande maioria tem origem no rim, mas também podem acontecer na bexiga, em consequência de problemas que causam estase urinária. A li ase urinária é um problema de saúde publica, que afeta em media 10% da população nos dias atuais, principalmente relacionado a mudanças na dieta e hábitos de vida. Nos Estados Unidos, a uroli ase é responsável por 1% dos casos atendidos nas emergências e 1% das hospitalizações, com custo de 300 a 400 dólares por pessoa, consumindo 5,3% bilhões de dólares por ano. Infelizmente, no Brasil os dados do sistema público e privado relacionados a li ase urinária não são concretos, no entanto, por tratar-se de um país tropical, acredita-se que os dados sejam semelhantes. A urina é um filtrado do nosso sangue, realizado através dos rins. O obje vo é eliminar substâncias que o organismo não precisa mais e também reter algumas substâncias imprescindíveis, mantendo um equilíbrio diário entre ganhos e perdas. Se a ingestão de água é diminuída, a urina fica com uma coloração mais escura, amarelada, isso acontece porque ela ficou concentrada ou supersaturada (muitas substâncias , chamadas de soluto). Quando esse processo acontece de forma constante e durante um tempo prolongado, essa supersaturação

pode facilitar a formação de cristais que, ao longo do tempo, vão se agrupando e crescendo, formando os cálculos urinários. Sendo assim, a formação desses cálculos (pedras) nada mais é que uma alteração nesse equilíbrio entre perdas e ganhos. A composição mais comum dos cálculos é de oxalato de cálcio (60%), seguido de fosfato de cálcio (20%). As li ases não cálcicas incluem: ácido úrico (7%), estru va (7%), cis na (2%) e outros (4%). Independente da sua composição, as pedras tem o mesmo potencial de causar dor, infecção e até obstrução dos rins. Os cálculos aparecem mais, em ordem de frequência, em brancos, asiá cos, afro-americanos e, mais raramente em índios, porém importante considerar que mais de 1/3 da população brasileira é formada por mistura de várias raças. Considerando fatores familiares, a predisposição para formação de cálcio está entre 25-55% dos familiares de primeiro grau (pai, irmão ou filho), mas, as pessoas que vivem em um mesmo es lo de vida, po cônjuges, tem maiores chances de formar cálculos. Importante destacar que a li ase urinária tem forte correlação com outras doenças crônico-degenera vas, como diabetes, obesidade, hipertensão, dislipidemia, síndrome metabólica e eventos renais e cardiovasculares. Os cálculos podem estar em várias regiões anatômicas do trato urinário. Nefroli ase é o nome técnico para cálculos que ficam no interior do rim. Ureteroli ase é a descrição para cálculos localizados no ureter (canal que drena a urina produzida no rim até a bexiga) e cistoli ase é a denominação para cálculo no interior da bexiga. A manifestação clinica dessas pedras podem variar bastante, desde casos assintomá cos até casos onde há alteração do funcionamento do rim, bexiga, relacionado existência do cálculo. A seguir, resumidamente, quadro clínico, diagnós co e tratamento de cada área anatômica que pode apresentar cálculos urinários.


Nefroli ase:

Ÿ Ÿ

Ÿ

Diagnós co: ultrassonografia ou tomografia computadorizada (padrão ouro). Tratamento: cálculos menores de 5mm tem 68% de chance de eliminação espontânea e cálculos entre 510mm tem 47% chance de eliminação espontânea. Em caso de não eliminação espontânea, a ureterolitotripsia (rígida ou flexível) é o tratamento cirúrgico de escolha

Cistoli ase: Ÿ

Quadro clinico: depende do tamanho do cálculo. Pode ser assintomá ca ou dor lombar alta.

Ÿ

Diagnós co: ultrassonografia ou tomografia computadorizada (padrão ouro)

Ÿ

Tratamento: a depender do tamanho. Cálculos pequenos menores de 5mm pode ser adotada conduta expectante, e se houver crescimento optar por tratamento. Cálculos grandes, considerados coraliformes (quando ocupa pelve renal e totalidade dos outros cálices) requer tratamento cirúrgico (nefrolitotripsia percutânea, litotripsia extracorporea).

Ÿ

Ureteroli ase: Ÿ Ÿ

Ÿ

Ÿ

Quadro clinico: quadro clássico de cólica renal dor lombar unilateral, inicio súbito, associado a náuseas, sudorese, com irradiação para região anterior do abdome, podendo estender-se até bolsa escrotal nos homens e grandes lábios nas mulheres.

Quadro clínico: podem ser assintomá cos ou podem apresentar dor supra púbica, ardência miccional, sangue na urina (hematuria), dificuldade para urinar. Diagnós co: ultrassonografia ou tomografia computadorizada Tratamento: a depender do tamanho e a coexistência de outras doenças. Existem opções endoscópica (através de câmeras) ou até a técnica convencional (cirurgia aberta).

As pedras nos rins não podem ser mais um problema an go, com dificuldades no tratamento. Atualmente existem várias opções terapêu cas para os diversos pos e localidades dos cálculos urinários. Além das medidas comportamentais, que são importantes aliados na prevenção: como beber 2,5L de agua por dia, alimentação saudável e pra car a vidades fisicas. Dra Flavia Hoffmann Mortari Cliva Cliva Urologia CRM SC 20021 - RQE 18674


OPINIÃO QUIRINO RIBEIRO Quirino@scc.com.br (49) 99947.2115

“Todos nós somos ignorantes, só que em assuntos diferentes”. (Will Rogers) Lobby

Futebol Catarinense

O lobby é uma prá ca legí ma, permi da e regulamentada em diversos países do mundo, onde empresas e sociedade civil defendem seus interesses e suas demandas junto ao poder público. Quando o lobby é feito de maneira transparente, a sociedade pode acompanhar as decisões e monitorar os grupos influentes, impedindo que apenas aqueles com poder polí co e econômico possam par cipar do diálogo com o poder público.

Quem vem seguindo os passos da Chapecoense no Futebol Brasileiro é o Brusque Futebol Clube que ano a ano vem crescendo no ranking dos melhores mes do Brasil, chegando este ano a classificação para a disputa da série B do Brasileirão, ficando entre os 40 mes mais importantes do futebol brasileiro.

O Brasil Ainda não regulamentou o lobby e, para que exista transparência, é preciso regulamentar essa a vidade. Sem regulamentação, nós não conseguimos entender quais são os interesses que estão influenciando as decisões que afetam a vida de milhões de brasileiros.

Nas novas medidas contra a corrupção Foi proposta na Medida 41 a regulamentação do lobby no Brasil. Dessa forma, traremos mais transparência para essa a vidade e proporcionaremos melhores condições para a integridade nas relações entre as autoridades públicas e diferentes atores da sociedade.

Desembargadores Com salários de R$ 35,5 mil mansais, os Desembargadores Do Tribunal de Jus ça do Mato Grosso (MT) receberam até R$ 274 mil por mês em 'penduricalhos'. Dinheiro público financia gado e fazendas De acordo com reportagem em Alagoas, o deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL) teria u lizado o dinheiro ob do com a 'rachadinha' em seu gabinete para comprar duas fazendas no valor total de R$ 3,8 milhões.

Urna eletrônica Uma empresa de auditoria avaliou e atestou a segurança das Eleições 2020. Para realizar o teste, a empresa re rou equipamentos de sessões eleitorais em todo o país e simulou uma votação paralela, conferindo se os resultados das urnas eram iguais aos votos computados durante o teste. Todos os passos da auditoria foram filmados e alguns Tribunais Eleitorais Regionais transmi ram o processo ao vivo pelo Youtube.

Apoio do patrocínio Sicoob MaxiCrédito que é patrocinador da Associação Chapecoense de volta a série A vem acompanhando esta sequencia e pelo terceiro ano consecu vo renovou na úl ma semana a parceria com o Brusque FC, com novo vínculo foi firmado até dezembro de 2021. Es veram presentes no ato o superintendente Marcelo Adriano Dal Bello; o conselheiro de administração, Paulo Vendelino Kons; e o gerente da agência CESB, Rodrigo Rosa como representantes da coopera va. Já por parte do Brusque, compareceram o presidente Danilo Rezini, o conselheiro Júlio Petermann e o técnico Jerson Testoni.

Ivair Chiella Presidente do Sicoob MaxiCrédito destaca a importância desta renovação para as duas ins tuições. “Primeiramente queremos parabenizar a diretoria, atletas, funcionários e torcedores pelas conquistas que o clube vem tendo. Posterior a isso, é uma parceria entre duas grandes ins tuições, que trabalham com seriedade e possuem forte representa vidade na comunidade. Então a gente fica muito feliz em estar junto de um clube como o Brusque e com a comunidade brusquense”.

O Sicoob Maxicrédito Estampará a parte de traz da camisa, logo abaixo do número. Marcelo Dal Bello, superintendente comercial do Sicoob MaxiCrédito na região do Vale do Itajaí, destaca a valorização e proximidade com a comunidade local. “É um grande orgulho pra nós firmar novamente esta parceria, tendo em vista a visibilidade e, principalmente, estar presente em nossa comunidade valorizando o local, que é um de nossos maiores princípio.


Pratique a coleta seletiva e separe o lixo. A cidade e o planeta agradecem. Cidade limpa. Direito seu, dever de todos.

Ÿ Limpeza Urbana Ÿ Coleta, Coleta Seletiva e Reciclagem Ÿ Operação de Aterros Sanitários Ÿ Implantação de Aterros Sanitários Ÿ Recuperação de Áreas Degradadas

Rua Conselheiro Mafra, 708 |Fone (49) 3563.2517 |Caçador, SC | Filial: Av. Herbert Hadler, 435 | Fone (53) 4141.1419 | Pelotas, RS


Saúde Dra Cleonice

Os desafios da Proteção animal- Amor além da Medicina Minha profissão, que amo: Médica Minha paixão declarada: a proteção animal. Penso que as pessoas que maltrata animais NÃO consiga ser alguém de valor e caráter. A pessoa que se envolve na proteção animal tem que ter um domínio muito grande do emocional, sofremos com perdas que muitos não se importam e acham bobagem.

Minha trajetória neste segmento iniciou quando criança, pois sempre ve um cão, geralmente sem raça definida, muitos eram cães pretos, que hoje são desprezados, quando pouquíssimos adotantes procuram seu animalzinho. Entre a vida corrida de plantões e consultório há mais de 30 anos, minha paixão foi crescendo à medida que falava “ quem cuida de 6 cuida de 8....” e assim foi até os aproximadamente 120 cães, dois gatos (acabo de perder um hoje), muitos gansos, muitos coelhos (que são di ceis de controlar a reprodução), 6 mini horses, muitas galinhas, entre estas angolistas, perus e dois pavões. Ontem mesmo pensava, como gostaria que todos aqueles olhinhos carentes vessem um lar afe vo, mas meu sonho esmorece ao abrir minha rede social e ver muitos abandonando ou doando os seus pets, pelas piores desculpas possíveis e nem falo dos maus tratos, aí vejo que apesar de algumas pessoas maravilhosas que ajudam, o ser humano não aprendeu nada com esta pandemia.

Quero através deste texto parabenizar quem está na luta dos protetores, vocês são anjos na terra, só quem se envolve neste setor sabe que o limite e o amor são infinitos. Gostaria muito que o poder público olhasse com mais carinho aos animais de rua, fizessem mais leis com a tudes que priorizassem as castrações, a posse responsável, isentasse financeiramente, através dos impostos, de alguma forma os protetores e os adotantes, que leis punivas fossem mais rígidas quando dos maus tratos e que as vendas de pequenos animais fossem defini vamente banidas da vida. Quando vejo países europeus que conseguiram resolver defini vamente a questão dos animais de rua e dos abrigos (Holanda, se não me engano) vejo que é possível, basta ter vontade polí ca para isso. Ontem uma amiga protetora me falou algo bem certo: ” quem gosta de animais já está lotado e cada vez menos os adotantes procuram animais sem raça definida” , logo a esperança e solução de parte do problema está na mão dos polí cos, que sinceramente, não possuem vontade nenhuma ,na sua maioria de tentar melhorar esta situação. Quando volto para casa é impossível ficar cansada, pois como vi na rede social em um pequeno filme, por mais que você esteja cheia das energias desgastantes captadas no dia-dia, ao encontrarmos os seres de luz dos pets, tudo volta a ser leveza e amor. Encerro este relato de uma parte muito importante da minha vida na esperança de que o ser humano aprenda um pouquinho com os animais a ser fiel, amar incondicionalmente e ter gra dão, só assim viveremos em um mundo melhor. ADOTE, NÃO COMPRE E SEJA FELIZ. Um beijo a todos e gra dão a DEUS Dra Cleonice Mo ecy


Saúde VACINAS É VIVER, A QUE SE DESTINA boa parte, a recusa vacinal. A entidade expressou, inclusive, preocupação com o retorno da praticamente erradicada poliomielite e colocou a recusa a vacinação entre as 10 ameaças à saúde global.

Esta pandemia que aterroriza o mundo desde o início de 2020, já contaminou quase 100 milhões de pessoas e vitimou por volta de 2 milhões. O Brasil, terceiro país em casos e segundo em óbitos apresenta, oficialmente, mais de 8 milhões de contaminados e já passou dos 200 mil óbitos. No momento em que uma segunda onda, igualmente feroz, assola todos os países do globo, com duas novas cepas virais importantes surgindo no Reino Unido e na África do Sul, tendo o Reino Unido e a Alemanha em lockdown e os EUA com uma onda de contágio e mortes cada vez mais crescente, com o nosso país evidenciando uma nova onda de contágio em praticamente todos os estados e tendo Manaus, assim como no início desta pandemia, vendo o colapso do seu sistema de saúde e como fato novo, o surgimento de uma nova cepa viral, em contraponto, o direito de viver é reafirmado com o auxílio da ciência e com as vacinas que começam a imunizar as pessoas. Segundo o site Our Word in Date, da Universidade de Oxford, o qual contabiliza em tempo real os países e o volume de pessoas imunizadas mundialmente, por volta de 60 países já iniciaram a imunização e mais de 30 milhões de pessoas já foram imunizadas, mas a discussão contrária à vacinação existe e é preocupante. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia identificado em 2019 o perigo representado pelos movimentos contra a vacinação, isto é evidenciado no aumento de casos de algumas patologias que estavam erradicadas ou sob controle, por exemplo, o Sarampo registrou um aumento de 30% nos casos em todo o mundo e isto se deve, em

Vivemos um mundo onde o extremismo ideológico, distante da ciência, aderente e, por vezes, construtor de fake news sobre diversos temas, tem desconstruído um trabalho de gerações de sanitaristas e de pessoas que procuram se informar sobre a veracidade dos fatos, a qual teve nas vacinas, ferramenta de custo/benefício importante na esfera da saúde, como principal responsável pela erradicação da Variola, da quase erradicação da Poliomielite e do controle de tantas outras doenças. Em um mundo abalado sanitariamente e financeiramente por esta pandemia, onde os sistemas políticos e econômicos estão sendo colocados em xeque, os ideários extremistas, o nacionalismo exacerbado e a xenofobia também focam as suas ações nefastas contra este bem maior das pessoas que é o direito de se proteger contra as doenças, através das vacinas. As primeiras tentativas de se conceber uma vacina, remontam ao século XVIII, na China, na África e na Ásia, tendo como foco a Variola, doença viral que causava a morte de 30% dos infectados. Percebendo que os sobreviventes de um ataque de Variola não eram reincidentes da doença, estes povos tentavam provocá-la de uma forma mais branda, utilizando algodão contendo resíduos das feridas ou pus de infectados, introduzindo no nariz ou em arranhões, picando a pele com agulhas contaminadas ou até usando roupas íntimas de doentes, a isto se denominou Variolização.


A primeira vacina data de 1796, elaborada pelo médico inglês Edward Jenner, o qual observou que ordenhadoras contaminadas com Cowpox, doença do gado semelhante à Variola, se mostravam imunes a doença.

militar, uma campanha de vacinação criada pelo Governo Federal, criou o personagem “Sujismundo”, negacionista e contrário à vacina e que era desconstruído para criar consciência na população da necessidade de se vacinar.

Após uma série de experiências, ele inoculou um menino de 8 anos com o pus retirado de ferida de uma ordenhadora contaminada com Cowpox, o garoto apresentou uma infecção branda e se recuperou em 10 dias.

Vacina não tem nacionalidade, tem segurança e eficácia, é garantia de viver para muitos. Na crise, se repense, se transforme, CRIE!!! Vem comigo!!!

Meses após, Dr. Jenner inoculou o menino com pus contaminado com Variola e o garoto não apresentou a doença. Esta vacina rudimentar chegou ao Brasil em 1804, comprada pelo Barão de Barbacena, visto o grande surto de Variola que assolava o país, trazida de Lisboa até a Bahia em navio, passada braço a braço, por negros escravizados. A Variola, responsável pela morte de 300 milhões de pessoas somente no século XX, foi declarada pela OMS como erradicada no mundo em 1980. Desde então, a ética médica e os processos de elaboração de uma vacina evoluíram e a metodologia utilizada na descoberta da primeira vacina seriam inaceitáveis. Nos dias atuais o desenvolvimento de um imunizante abrange 6 etapas, baseia-se no tripé segurança, eficácia e qualidade, com rígido controle de todos os processos. Esta importante ferramenta sanitária, que é utilizada para doenças virais e bacterianas, salva milhões de vidas anualmente e tem o Brasil como modelo de operacionalização através do seu Programa Nacional de Imunização (PNI) criado em 1973 e regido pela Lei Federal nº 6259/1975, o qual abrange atualmente 36 mil salas de vacinação, por volta de 72 mil profissionais vacinadores, aplicando anualmente 300 mil imunológicos, entre os quais, 27 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas. Importante ressaltar que 16 vacinas constantes da Carteira Nacional de Imunização são obrigatórias, como rege o Estatuto da Criança e do Adolescente. Seria importante que campanhas sanitárias fossem implementadas, em 1973, em pleno regime

Contatos: Fones/Whatsapp: (47) 99983-6026, (47) 99916-0744 E-mail: ballesteroconsultoremsaude@gmail.com


Polícia Os principais golpes online Oferta de emprego

Você recebe uma oferta de emprego muito tentadora, com um salário alto e poucas exigências. Ao entrar em contato com o empregador, ele diz que você precisa pagar o valor de um teste médico para realizar sua admissão. Depois do pagamento, o golpista desaparece e só então a ví ma percebe que a vaga era falsa. Entrevista com Dr. Fabiano Locatelli, Delegado Regional da Comarca de Caçador referente a golpes efetuados nas redes sociais, disse ele que assim que forem contatados através de uma das modalidades abaixo, entrem em contato com a Policia Civil para que se possam tomar as medidas cabíveis, não efetuem depósitos. (Foto: Internet)

Golpe da loteria

Cobranças falsas

Neste golpe, você recebe um e-mail avisando que ganhou um prêmio generoso e, para re rá-lo, precisa pagar um valor e compar lhar algumas informações pessoais.

Se você tem algum serviço por assinatura, tome muito cuidado com as cobranças feitas no seu cartão de crédito! Pois através deste po de serviço os golpistas usam realizar falsas cobranças que podem passar despercebidas se você não tomar cuidado com sua fatura.

Geralmente, o prêmio vem de outros países e de sorteios que você nunca se inscreveu. É importante verificar o remetente, como sempre, e guardar o comprovante de todos bilhetes de loteria que você compra para evitar ser enganado por estes contatos falsos.


Golpe do WhatsApp

Os criminosos usam informações das redes sociais do alvo para entrar em contato e pedir o código de seis números enviado pelo próprio WhatsApp por mensagem para concluir a liberação do uso da conta em outro aparelho. Eles costumam se passar por funcionários das redes sociais, alegando que erros estão ocorrendo no perfil da ví ma e que precisam de alguns dados pessoais para resolver o problema. Depois de clonar o WhatsApp, os golpistas entram em contato com amigos e família, se passando pela própria ví ma para pedir altas quan dades de dinheiro. A melhor forma de se proteger é não compar lhar dados específicos com qualquer pessoa.

Doações para ins tuições que não existem

Relacionamento online

Os golpistas usam aplica vos de relacionamento e salas de bate-papo para encontrar pessoas que estão em busca de um novo amor. Com o passar do tempo, eles começam a pedir dinheiro, alegando que estão passando por momentos di ceis e chantageando a ví ma emocionalmente. Geralmente, essas pessoas demonstram afeto rapidamente para construir uma relação próxima o mais rápido possível e ganhar a confiança da ví ma e aumentar as chances de receber o dinheiro.

Como se proteger de um golpe online Dicas prá cas que você pode colocar em ação agora mesm, se proteger e aproveitar apenas o melhor que a internet lhe oferecer:

Verifique sempre o remetente da mensagem Suspeite de preços baixos demais, visite outras lojas para conhecer a faixa de preço do produto ou serviço; Tome cuidado com links falsos, pesquise o site no Google antes de clicar no link recebido;

Não ofereça dados pessoais facilmente Um dos golpes mais frequentes durante a pandemia: doação de dinheiro para ins tuições falsas. Neste caso, você recebe um e-mail falando sobre alguma causa que precisa de sua ajuda financeira, com dados para depósito ou transferência bancária.

Suspeite de e-mails com imagens e textos de baixa qualidade, empresas confiáveis costumam prestar atenção aos detalhes que são ignorados pelos golpistas; Pesquise a reputação da empresa e busque indicações.


(49) 99807 1448 revistafeelingedumar@hotmail.com


Aos familiares e amigos de Jucy Varella da vida. Cabe a quem fica após a morte de um ente amado ou amigo querido, resignar-se diante daquilo que é inevitável para todos. Resta-nos rezar e pedir paz para quem fica e para quem vai. Hoje dizemos adeus, amanhã outros se despedirão de nós. Façamos o nosso tempo de vida valer a pena! Que mesmo com as nossas dores, saudades e tristezas, possamos ser felizes, ser fortes e adquirir sabedoria. Há muitos sonhos a serem realizados, há muitos caminhos a trilhar. Podemos dizer adeus, mas carregar para sempre em nossos corações o amor daqueles que conosco viveram. M Ù YŤŲ ĚŠTẀ V W Ŭ ȘẄ Ů Ẃ ŞŨ ȚĦ ŤŪ ĚẀ W Ų Ŭ H Ù ȘŠÜ U V TŰ Ů ȚĚŪ ŤŠẀ Ħ Ö Ŭ Ų ĚÙ V W TȚȘŨ YŤŠẀ Ħ Ó Ů Ū Ü Ŭ ĚẂ Ù V Ų H ŤW ŠTĦ Œ Ū YŦẀ Ü Ũ ĚŐ Ù ŞŬ V Ẃ ŤŲ W H ŠU TŮ Ħ Ĝ ĻȘŪ Ğ Uma singela homenagem a esta pessoa impar em todos os sen dos de: Alcir Bazzanela e família. Programa Sport Business Equipe da Revista Feeling.

A vida é feita de encontros e desencontros, de chegadas e par das, e na vida vamos enfrentar muitas despedidas. Por mais que doa dizer adeus, é preciso saber que a morte um dia chega para todos. E quanto mais nos tornamos conscientes da morte, mais devemos saber viver a vida, e saber superar as dores do adeus para seguir em frente. Da morte ninguém pode fugir, mas a vida sempre con nua para alguém. Viver é um mistério que se revela aos poucos, e a morte é o grande mistério que só se revela com o fim


Relembrando

Show Vanderley Cardoso, Promoção Radio Caçanjure, Ano de 1967.

Bisco Dom Orlando Do chegada em Caçador para assumir a Diocese em 1969

Time do Juventude de Caçador Foto - Carlos Chiarello Da esquerda para direita, em pé:Erly Faut, Ivo Raize, Alfredo Chiarello, Itacir Perin, Delcio Bressan, Bizinella e Irazine Freiberguer. Agachados: Baú, Elídio, Maquiavelli, Ivan Mazzon, Clovis Dallazem e Emir Fauth.

Prédio Hospital de Caridade e Maternidade Jonas Ramos De Caçador . Ao Fundo Dom Porquito.

Cantor Apresentador Radialista Alcir Bazzanella

Concurso Miss Santa Catarina 1958 Candidata de Caçador Iria Schuller Miss Itajaí Srta. Carmem Erhardt, Miss Joaçaba Srta. Jurema Maria Fabrin, Miss Blumenau Srta. Lilian Schidt, Miss Florianópolis Srta. Sonia Mara Dell Valle , Miss Videira Srta. Rita Antonia de Oliveira Cercal e Miss Caçador Srta. Iria Schuller , com Leonice Ba stelli


Geral

Evite aglomerações e ambientes fechados. Mantenha os ambientes ven lados. Não toque os olhos, nariz ou boca sem antes higienizar as mãos. Higienize suas mãos com água e sabonete liquido ou álcool gel, principalmente após tossir, espirrar ou assoar o nariz.

Use lenço descatável para assoar o nariz. Ao tossir ou espirrar apoie no cotovelo, nunca nas mãos. N ã o co mp a r l h e co p o s , talheres e objetos pessoais. Algumas infecções respiratórias podem ser prevenidas. Verifique sua carteira de vacinação ou vá até uma unidade de saúde para obter maiores informações.


Saúde Animal Vacina: importada x nacional Qual a diferença entre a vacina importada e a nacional? As diferenças são gritantes e importantes, mas esse termo é inapropriada para diferencia-las. O termo ideal seria vacina é ca, representada pelas importadas e vacina não é ca, grupo composto pelas vacinas nacionais. Mas o que leva uma vacina a ser é ca enquanto a outra não? São pelo menos 3 fatores importantes… vamos lá!

O primeiro fator é adjacente a produção da vacina em si. As vacinas americanas são controlados por órgão local (foods drugs administra on – FDA), onde é pesquisado a quan dade de princípio a vo de cada vacina, os chamados epítopos vacinais. Desta forma, o FDA atua na cer ficação da qualidade da vacina em sua origem, atestando que cada lote contenha a dose ideal para a imunização efe va de cada cão vacinado. Por outro lado, nosso país padece da falta de um órgão similar, atribuindo a cada laboratório as pesquisas e análises da qualidade de seus produtos. Segundo fator marcante consiste na conservação do produto. Como são produtos biológicos, a temperatura é um fator crí co e precisa ser man do entre 2 a 8°c. Clínicas veterinárias e hospitais que se des nam a imunização dos cães, frequentemente possuem equipamento específico de conservação, chamado chiller. Este, por sua vez, permite o acesso as vacinas de forma rápida, sem necessidade de abertura de portas ou outros meios que permi rão descontrolar a temperatura. Além disso, o Chiller possui disposi vo informa vo com temperatura em tempo real e sinalização da qualidade

de refrigeração das vacinas. Por sua vez, as vacinas nacionais são administradas em casas de ração, sem uma padronização de conservação. Vacinação-importada-x-nacional bhO terceiro fator, e talvez o mais importante, é o papel do médico veterinário. Este profissional é o único que pode cer ficar a administração adequada do produto, a qual deverá ser realizada de forma assép ca, garan ndo que não ocorrerá infecções bacterianas secundárias a administração da vacina. Além disso, por meio da avaliação clínica prévia, o médico veterinário cer ficará se o pet está apto ou não a vacinação, garan ndo a adequada resposta imunológica posterior a vacinação. Novamente, quando administramos o produto em casas de ração e/ou pet shops não há padronização quanto ao po de profissional que realizará o procedimento. Comprometendo assim a aplicação do produto, bem como a assepsia que deveria ser empregada. Além disso, o conhecimento quanto ao estado de saúde do pet e a capacidade de ser vacinado ou não fica restrito ao médico veterinário. Em síntese, é basicamente isso. O produto é co tem a sua produção controlada e fiscalizada, bem armazenado e devidamente aplicado, seguindo as normas de higiene, assepsia e administrado somente em animais plenamente hígidos. Por outro lado, o produto não é co deixa de cumprir essas obrigatoriedades e acarreta em mais dúvidas do que certezas, onde o estado imunológico e a prevenção de doenças do seu melhor amigo estará em jogo.


Educação

Economia

FIESC e Apex-Brasil discutem negócios internacionais. Em reunião virtual, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e o representante da Apex-Brasil para a região sul, Gabriel Isaacsson, discu ram a ampliação da parceria em negócios internacionais. O encontro, realizado nesta segunda-feira, dia 25, contou também com a par cipação da presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação, Maria Teresa Bustamante, e do gerente de internacionalização da FIESC, Alexandre Mar n.

gente fala de negócios internacionais também estamos falando de parcerias, de ganha-ganha e de inserção em cadeia global. A ideia da Apex-Brasil com os escritórios regionais é estar mais próximo”, disse. (Fonte: Texto e Foto - ASCOM FIESC)

A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 81 setores produ vos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Aguiar destacou a par cipação significa va da indústria nas exportações e importações do estado, a eficiência dos portos, a tradição empreendedora e a polí ca fiscal adequada. ”A nossa proposta é aumentar a nossa par cipação na corrente de comércio internacional, seja pela exportação ou pela importação. Está na hora de o Brasil buscar maior valor agregado e fortalecer a indústria.

Em parceria com en dades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospec vas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à par cipação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produ va brasileira.

A industrialização é importante para que o país possa realmente encontrar o caminho do desenvolvimento. Uma das nossas premissas na FIESC é aumentar a internacionalização do setor e, para isso, contamos muito com o apoio da Apex”, declarou.

Também produz estudos de inteligência comercial e compe va com o obje vo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais.

Gabriel, que recentemente assumiu a representação da Apex para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, destacou a agenda de comércio exterior para Santa Catarina, os fluxos de importação e exportação e chamou a atenção para outros modelos de negócios internacionais, como parcerias para desenvolvimento produ vo e o incen vo ao aumento da par cipação de empresas catarinenses em cadeias globais de valor. “Quando a

Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui Unidades de Atendimento nos estados brasileiros e Centros de Negócios (CNs) nos principais mercados globais. Esses centros funcionam como plataformas des nadas a auxiliar no processo de internacionalização das empresas brasileiras, prospectar oportunidades de negócios e incrementar a par cipação nacional nos principais mercados globais, além de servir de referência para a atração de inves mentos estrangeiros.


6

6


Educação

Educação

Uniarp lança o curso de Biomedicina Atenta às demandas da comunidade, a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Unirp) lança para 2021 o curso de Biomedicina. Responsabilidade e trabalho em equipe, são palavras que definem o profissional biomédico. De uma importância ímpar na área das ciências da saúde, o biomédico está presente em cerca de 30 áreas de atuação. É o profissional responsável pela realização de todos os exames que competem a patologia clínica e está presente no diagnós co por imagem. Ele também é responsável pelo controle da qualidade de alimentos e bebidas, assegura a qualidade da água da água que você ingere, do ar que você respira e até do solo que se cul va.

O biomédico também é responsável pela recuperação da autoes ma através da Biomedicina Esté ca, onde realiza uma gama de procedimentos esté cos, tanto faciais quanto corporais. Atua em pesquisas cien ficas nos mais diversos segmentos, realiza o diagnós co e auxilia na formulação de protocolos clínicos contra microrganismos mul rresistentes e, também, realiza a codificação gené ca destes microrganismos a fim de descobrir suas par cularidades para o desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas. O Brasil contou com biomédicos para o mapeamento do genoma completo do novo coronavírus dois dias após o primeiro caso da COVID-19 ter sido registrado no país. São muitos biomédicos responsáveis pela condução de laboratórios de pesquisa da COVID-19 no país e até

mesmo, par cipando do desenvolvimento da vacina. Em todos os lugares, em muitos protocolos, a cada novidade na área da saúde, temos a presença do Biomédico. Um dos principais requisitos para exercício da profissão de biomédico são o senso de liderança e trabalho em equipe. Este profissional está inserido em equipes mul disciplinares, ao longo da sua carreira, tendo que dividir e delegar tarefas, fazer a gestão da equipe de trabalho, traçar metas e trabalhar com rigor para alcançar seus obje vos.

O curso de Biomedicina da Uniarp possui duração total de quatro anos e será ofertado no campus de Caçador, em regime noturno e dentro das 30 áreas de atuação deste profissional, o biomédico formado pela ins tuição, estará habilitado em patologia clínica, pelos estágios curriculares obrigatórios e, também, terá a possibilidade de adquirir mais uma habilitação em qualquer outra área através do estágio obrigatório final. O curso de tem como principais diferenciais: estrutura totalmente nova, construída em consonância com os propósitos do curso e a prá ca biomédica do dia a dia, laboratórios modernos, com equipamentos únicos no Estado. Além de um corpo docente altamente qualificado no ensino com métodos a vos e, em sua maioria, composto por mestres e doutores. (Fonte – ASCOM – UNIARP)


Hino ao Senhor da tempestade. Salmo 29 (28): O salmo 29, um pequeno hino de louvor, de apenas onze versículos, pede ao orante para que olhe para o universo e reconheça que Deus é o Senhor. A palavra 'senhor' significa, - especialmente escrito em letra inicial maiúscula -, 'Senhor', designa a maior autoridade entre todos os seres existentes. Ele, Yahvé é o Senhor, porque Ele é Deus e Criador, e habita no topo da pirâmide existencial cósmica e transcendental. Para expressar esta verdade de que ' Yahvé é o Senhor', o salmista recorre à imagem da tempestade, onde existem ventos fortes, chuvas transversais, trovões e relâmpagos que cortam os céus e fendem a terra. A literatura clássica criou a figura do dragão que cospe fogo por suas narinas , para limpar o seu caminho. Assim, o salmista traz para esta oração todos este cenário para mostrar a todos os que 'temem ao Senhor' que Yahvé é grande e cobre, com sua presença e força, toda extensão do universo. E sendo Deus desta forma e você sendo alguém que vive no temor do se Senhor, então fica dito que toda a força de Deus não vem posta para assustar a gente, mas para mostrar que a força de Deus está para garan r a proteção cole va e individual dos que a Ele pertencem. Veja como termina o salmo: ' Yahvé dá o poder a seu povo; Yahvé, bendiz o seu povo com a paz'. Então , o poder de Deus, Senhor da tempestade, não está para Deus, mas para todo o homem que se ajunta aos que 'temem o Senhor', tornando-se seu seguidor e fiel. Mas para chegar a esta conclusão, que é a meta do salmista: demonstrar a força de Deus como sendo uma tempestade indomável, antes disso, ele percorre um caminho. Aliás, toda meta é sempre antecedida por um processo. Assim, desde o 1º, versículo ele vê o Senhor cheio de glória e poder no seu templo, depois sobre as águas inumeráveis do mar, depois sobre as árvores mais gigantescas, os cedros do Líbano, e, por fim sobre os desertos imensos com raios cortantes, e conclui: 'Yahvé se senta em seu trono, como rei eterno'. Esta compreensão de Deus – que é poderoso e bom , e que tudo coordena para o bem do seu povo – é muito confortante para todo aquele que se faz e que se sente 'amigo de Deus'. Ele pode dizer para consigo mesmo: Eu tenho o Senhor do Mundo, aquele que fez o céu e a terra, como meu amigo e protetor. E está escrito: Se Deus está por mim, quem será contra mim', quem poderá ser contra mim, para que eu me abale?


Nivaldo Narã

nivaldonara@colunista.com.br

O assombro das armas Segundo a BBC News Brasil, foram registradas junto à Polícia Federal 179.771 em 2020. O que representa um aumento de 91% em relação a 2019, que teve 94.064 novos registros. Até o momento no governo de Jair Bolsonaro, o número registrado de novas armas somam 273.835, um aumento de 183% em relação ao total registradas em 2018.

Militarizado A Secretaria Geral da Presidência da Republica é a única em relevância no palácio do Planalto, na mão de um civil e ocupada interinamente por Pedro Souza, mais esta na mira de Bolsonaro, que cogita nomear mais um militar para pasta.

Aniversariante

gar “riquezas nacionais”, em maio de 1997, quando a Vale foi priva zada. Em agosto do ano passado, o governo Bolsonaro vendeu 137,6 milhões de ações da mineradora a R$ 58,76 casados. Recentemente a ação da Vale bateu R$ 100.

Novo e caro São Paulo ganhou um novo endereço fashion com a chegada do CJ Shops Jardins, o novo shopping de São Paulo, encravado no meio dos Jardins, já nasceu com um recorde. Pelo período de um almoço em seus restaurantes, os frequentadores do CJ Jardim pagam, no mínimo, R$ 65 pelo estacionamento.

Pouco fumo Conforme o Ministério da Agricultura, a área de cul vo do tabaco no Brasil vai cair 6% na safra 2020/2021. É consequência da postura da Philip Morris e da Sousa Cruz, que têm pressionado os agricultores cada vez mais com preços baixos. Boa parte dos produtores de fumo tem optado pelo plan o de milho e soja, bem mais rentáveis.

Parabéns a você

Festejou recentemente a passagem de seus 22 anos, o jovem es lista de Balneário Camboriú, Rick Pilat, que recebeu um seleto grupo de amigos no Atelier Vogel Drinks, na Praia Brava. Foto: Carlos Alves

A gordura dos eleitos Grande parte dos municípios brasileiros sequer arrecada o suficiente, para pagar os altos salários dos vereadores eleitos e empossados em todo pais em 2021. Ao todo mais de 57 mil vereadores e com eles por tabela, mais um grande número de assessores; e juntando a isso as verbas, custos e regalias dos gabinetes tudo por conta da população.

Sem noção Quando deputado, Jair Bolsonaro defendeu o fuzilamento do presidente Fernando Henrique Cardoso por entre-

Festeja mais uma primavera no dia 30/01, este seu colunista, que em plena pandemia da covid-19 par lha, com seus amigos e leitores, sua esperança de um novo e feliz ano de vida, que será regado de champanhe e saboroso bolo de aniversario, em Pe t Comité.Foto: Nivaldo Narã


Sua Majestade O brasileiro arrumou um jei nho para comemorar, ou melhor, cair na folia no carnaval em 2021, apesar dele ser cancelado por todo pais devido à pandemia da covid19. Ar stas estão em intensa movimentação, para que os amantes da maior festa da alegria do planeta, que seria neste ano nos dias 13 a 16 de fevereiro, não fiquem sem cur r e celebrar. Para isso vários representantes do carnaval já preparam varias lives para o deleite dos foliões. Assim sendo este vosso fotógrafo e colunista apresenta; uma pequena mostra nostálgica do desfile que assis e fotografei pela TV, no carnaval do ano passado.


Na Cozinha Com Alcir Bazzanella

Parmegiana de carne moída

Ingredientes 1kg de carne moída 1 gema 1 envelope (68g) de pó para creme de cebola 1 dente de alho picado 2 colheres (sopa) de farinha de rosca Sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto 1 xícara (chá) de farinha de trigo para empanar 2 ovos ba dos 1 xícara (chá) de farinha de rosca para empanar Óleo para dourar 300g de queijo muçarela ralado Manjericão fresco para decorar

Molho 2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola picada 2 dentes de alho picados 1 e 1/2 xícara (chá) de molho de tomate Manjericão fresco picado a gosto

Modo de preparo Para o molho, aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a cebola e o alho até dourar. Adicione o molho de tomate e cozinhe, em fogo baixo, até encorpar. Junte o manjericão, misture e desligue o fogo. Reserve. Em uma gela, misture a carne moída, a gema, o creme de cebola, o alho, a farinha de rosca, sal, pimenta e salsinha. Amasse com as mãos até homogeneizar. Pegue porções da massa e abra na palma da mão para formar os bifes, apertando. Para empanar, passe pela farinha de trigo, pelos ovos ba dos e pela farinha de rosca. Frite, aos poucos, em óleo quente, em imersão, até dourar. Escorra em papel absorvente. Transfira para um refratário, regue com o molho quente e cubra com a muçarela. Leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 10 minutos. Decore com manjericão e sirva em seguida. Acompanha: arroz com açafrão na manteiga, batata palha, saladas verdes. Como sugestão de bebida um vinha branco seco.

Quer anunciar: (49) 3567 1584 (49) 98809 7373 – (49) 99807 1448 revistafeelingedumar@hotmail.com


Feeling Potencial de Caรงador Ja circulando

Mostre e divulgue sua empresa para o Brasil e o mundo Em 2022 venha anunciar aqui


Profile for abonline

Revista Feeling edição 132  

Advertisement