Page 1

Ano 21 - edição 122 - Dezembro - 2019 Distribuição Gratuita

Nosso compromisso é você



Editorial

EDIÇÃO 122 Dezembro 2019 Ano 21 - edição 122 - Dezembro - 2019 Distribuição Gratuita

Prezados Leitores:

Nós da Revista Feeling, em primeiro lugar agradecemos a Deus por mais uma jornada cumprida, após não poderíamos deixar de levar nosso votos de estima e consideração a todas as pessoas que acreditaram em nosso trabalho. Desejamos a todos um Santo e abençoado Natal e um ano vindouro repleto de realizações com muita paz e amor nos corações.

Nosso compromisso e você

Diretor: Alcir Bazzanella (Jornalista-SC 1668 JP)

Para Refletir

Criação/Diagramação :EJR – Serviços de Comunicação

Para você ganhar belíssimo Ano Novo... Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta.

Departamento Comercial: Edumar Vergett Junior

Não precisa chorar de arrependimento pelas besteiras consumadas nem parvamente acreditar que por decreto da esperança a partir de Janeiro as coisas mudem e seja claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver. Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, Eu sei que não é fácil mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo dorme e espera desde sempre. BY Carlos Drummond de Andrade.

Tel.: (49) 99815 2233 edumarvjunior@hotmail.com revistafeelingedumar@hotmail.com Alcir Bazzanella Tel.: (49) 98809 7373 alcir@abonline.com.br Administrativo: Karine Silva Dias Capa: Rose Wartha Revista Feeling é uma publicação da editora AB Revista e Jornal Impressos Ltda Rua Alcides Tombini – 256 Bairro Paraíso Caçador – SC - CEP 89503-006 Fone: (49) 3567 1584 comercial@abonline.com Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. A opinião das pessoas não reflete necessariamente a opinião da revista. Todas as publicidades são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.


... Neste registro a...

Pastora Maria Salete Pontes, emoldurada pelos familiares, sua filha Alessandra Pontes Zardo, sua querida neta Larissa Zardo e o genro Alexandre Zardo, que prestigiaram o recebimento da Comenda do Legislativo Catarinense, que buscou homenagear pelos relevantes serviços prestados de assistência social, espiritual, recuperação de dependentes químicos e restauração de famílias, tudo isso buscando uma sociedade catarinense mais justa e igualitária. A sessão especial fez alusão aos 68 anos de fundação da Igreja Do Evangelho Quadrangular (IEQ) no Brasil . Hoje a instituição religiosa conta com 17 mil templos no Brasil e em Santa Catarina esta presente com mais e 750 templos para contribuir para uma Santa Catarina melhor.

Lucas e Rosilene... Quando temos um sonho, a vida faz mais sentido. Quando temos algo pelo qual queremos e precisamos lutar, ganhamos motivação, planejamos o futuro. Há muito tempo vocês vem se esforçando e se dedicando para alcançar o tal sonhado objetivo de se formar. E vocês chegaram lá, com determinação, disciplina e vontade vocês conseguiram. Com certeza muitos momentos foram difíceis, mas vocês encararam o sacrifício com coragem e ânimo, pois sabiam que a recompensa seria maior. Sintam-se orgulhosos de vocês, felizes pela sua realização. Lembremse o seu futuro e o sucesso esta apenas começando. Agora vocês iniciam uma nova jornada em suas vidas, com novos desafios que com certeza vão superar. Parabéns pela formatura em Tecnologia em Processo Gerenciais! Vocês merecem. Sucesso e o que lhes deseja este amigo colunista.

Gabriela Wartha Nora... Foi a ganhadora do Concurso de Tirinhas sob o tema "Livro" promovido pela biblioteca do campus do IFSC de Caçador. O evento fez parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Parabéns a Gabi continue assim demonstrando interesse e criatividade.



...

Aconteceu Alcir Bazzanella

Comemoração Loja XV de Novembro pilares ergueram, com muito suor e zelo, uma luz se acendeu e ali a irmandade floresceu. Desbastando pedras brutas, polindo arestas pontiagudas, traçando retas e metas, aguçando o pensamento de homens livres e forjando eternos aprendizes.

Estiveram reunidos em um jantar de confraternização, irmãos, familiares e amigos em alusão aos 42 anos de Fundação da Loja Maçônica XV de Novembro.

Suas paredes observam, aqueles que ali trabalham, degrau por degrau a escada sobem ajudados e apoiados ,pelas mãos do irmão mais velho que guiando na escuridão vislumbrando um pálido do clarão seguem sua missão. Bons ventos sopram do oriente, reforçando a internação chama, que arde no coração que clama, de Norte a Sul ouvir vozes que aconselham. apertando o nó que nos une ,em pé e a ordem. Segue assim a Loja XV, infinito os anos de desejo, casa Justa e direita, fazendo sua história escrevendo suas memórias, sob a luz do maior arquiteto, O grande criador do universo. Dartagnan Boaventura

Neste registro o Grão Mestre adjunto GOB - SC, Nilson Manoel de Souza, um dos homenageados na noite o Irmão Vitor Hugo Monbelli foi agraciado com as seguintes homenagens e medalhas.. Grande Benemérito da Ordem pelos 30 anos na maçonaria. E Estrela da Distinção pelos 35 anos na ordem, Sérgio Fritsch ele Coordenador da 8ª Circunscrição do Gobe – SC e o Venerável Mestre da Loja XV de Novembro , Vilamir Luiz Dociatti. Sobre a sombra de uma árvore, de folhas vivas e amarelas, plantou seu amor, e então no coração dos homens justos e dedicados floriu uma missão. No chão de terra foi traçado, e aprumo levantado, dois



...

Nivaldo Narã

nivaldonara@colunista.com.br

comemorou dia 29, seus 10 anos de atuação.

Moda

A festa foi no lounge da Green Valley, com música, coquetel e muita diversão.

Solidariedade em Tubarão Aconteceu, em Tubarão, no sul do Estado a segunda edição do evento beneficente Arte à Mesa – Transformando vidas, idealizado e organizado por Janine Antunes, Consultora e especialista em Mesa Posta O Marina Fashion Day agitou a passarela flutuante da Marina Itajaí. Com o desfile que apresentou as tendências de moda para o Verão 2020. O evento aberto ao público apresentou as coleções produzidas pelas marcas Rosa dos Ventos, Jorge Bischoff, Ubuntu, Autenticada, Anita Voss e Ana Carttori New York. As modelos da Agência Donaire desfilaram toda exuberância dos looks, em meio às embarcações atracadas em uma passarela sobre as águas, ao som do Dj e também ator Fernando Toledo.

Divulgação: Xs Excess

Comunicação

e Etiqueta à Mesa. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no espaço Le Blanc onde, através da ajuda de profissionais de diferentes áreas, foi possível arrecadar fundos para ajudar o pequeno Pedro Antônio de Jesus, de 3 anos, portador de uma doença grave, chamada Epidermólise Bolhosa Congênita. Este é o segundo ano em que Janine Antunes organiza o evento beneficente, onde convida empresárias de Tubarão e região para organizarem suas próprias mesas com suas louças e utensílios trazidos de casa. "A ideia é que estas mulheres recebam seus convidados e amigos como se estivessem na própria casa". Evento contou com a presença de

Atropelando

convidados do litoral catarinense.

Os brasileiros correm para fugir da nova Previdência. Até o final do ano, o INSS deverá receber mais de 10 milhões de pedidos de aposentadoria. Nos últimos dois anos, 10 mil servidores do INSS se aposentaram e outros dois mil estão cedidos a outros órgãos federais.

Festejo Oftalmos - Hospital da Visão de Balneário Camboriú

Janine Antunes (ao centro-vestido azul) ladeada por anfitriãs no evento. - Foto: Davi Nasciment


99153884


... Na Cozinha Com Alcir Bazzanella

Paelha by Bazzal Ingredientes 1/2 kg de frango em cubos 1/2 kg de suino em cubos 1/2 kg de siri 1 kg de polvo 1 kg de lula 2 kg de mexilhão 1kg de camarão médio 1/2 kg de arroz parbolizado 2 unidades de cabeça de alho grande 3 unidades de tomate para molho 1 unidade de pimentão amarelo Açafrão e sal a gosto Decoração Camarão grande ou lagostim grande Pimentão vermelho a gosto Tomates a gosto

Modo de preparo Parte 1: 15 minutos: Coloque a metade dos alhos para dourar no azeite. Acrescente os frangos temperados. Cozinhe até dourar. Reserve o frango. Em uma panela a parte cozinhar o mexilhão com casca e o camarão grande Parte 2: 20 a 30 minutos: Coloque a metade dos alhos para dourar no azeite. Acrescente as lulas. Cozinhe até dourar.

Parte 3: 40 a 50 minutos: Acrescentar o polvo, frango e o mexilhão. Acrescentar água do camarão até cobrir os ingredientes. Acrescentar o tomate e pimentão picados. Deixar ferver até pegar gosto e ficar suculento. Parte 4: 20 a 30 minutos: Colocar água fria (3 de água para 1 de arroz) e alçafrão. Colocar o arroz. Espelhar o camarão médio. Enfeitar a gosto. Cobrir com papel alumínio. Decoração - Parte 5: 20 minutos: Ferver água com sal. Cozinhar os camarões grandes inteiros ou lagostim até ficarem avermelhados.

Qualidade Ótimos preços Excelente atendimento Avenida Fahdo Thome , 2022 Bairro do Dos Municípios Fone: (49) 3563-0026



...

Geral

...

História do Natal O Natal, dia 25 de dezembro, comemora o nascimento de Jesus Cristo, a figura mais importante do Cristianismo.

invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.

Por esse motivo, para os cristãos, trata-se de uma das principais datas comemorativas, ao lado da Páscoa, em que se celebra a ressurreição de Jesus. O dia de Natal é feriado religioso em muitos locais do mundo. O chamado ciclo do Natal é celebrado durante doze dias, que compreendem o dia 25 de dezembro até o dia 6 de janeiro. Esse período está relacionado com o tempo que os três reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchior, levaram para chegar à Belém, cidade onde nasceu Jesus.

O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis

Outros povos da antiguidade também celebravam a data, seja pela chegada do inverno ou pela passagem do tempo. A partir do século IV, e com a consolidação do Cristianismo, a festividade foi oficializada como Natale Domini (Natal do Senhor). Como não se sabe ao certo o dia em que Jesus nasceu, essa foi uma forma de cristianizar as festas pagãs romanas, dando-lhes uma nova simbologia.

Que o Espirito Natalino Traga aos nossos corações a fé inabalável Dos que acreditam um novo tempo de paz e amor Feliz Natal e um Ano Novo repleto de conquistas Vereador Alcedir Ferlin Lilo

A escolha da data foi determinada pelo Papa Julius I (337-352) e, mais tarde, foi declarada feriado nacional pelo Imperador Justiniano, em 529. Deste modo, sem estar associada à sua origem, o Natal passou a ser comemorado em muitos países.

Símbolos do Natal Presépio O presépio simboliza a união do divino com o terreno, afinal reúne pessoas, animais e a figura de Deus. Ainda no campo religioso, os bonitos anjos usados na decoração do Natal remetem a São Gabriel, o anjo que terá anunciado à Maria que ela seria mãe de Jesus. Os três reis magos são os magos que foram à procura de Jesus para adorá-lo e levar-lhe presentes. Aí está mais uma fator religioso ao lado do costume de dar presentes no Natal, o que faz aumentar o furor do comércio nessa

altura do ano.

...


E as estrelas nos topos das árvores de Natal são justamente o sinal seguido pelos reis magos para encontrar o lugar onde Jesus tinha nascido.

Papai Noel A figura do Papai Noel é inspirada em um bispo turco chamado São Nicolau. Ele costumava deixar moedas próximas às chaminés das pessoas mais necessitadas. É por isso que ele representa a generosidade que acaba invadindo os corações na época natalina.

Arvore de Natal A árvore de Natal é um dos símbolos mais emblemáticos da festa. Nem todo mundo monta o presépio, mas a árvore, muita gente tem. A tradição de montá-la, numa proposta religiosa, é mais recente. Foi Martinho Lutero, a principal figura da Reforma Protestante, quem montou a primeira árvore em casa. Antes de Lutero as pessoas já usavam árvores enfeitadas para comemorar a chegada do inverno. É justamente por isso que não se trata de uma árvore qualquer, mas um pinheiro, porque essa árvore é a que mais resiste aos invernos rigorosos. Ela é, portanto, símbolo de esperança e paz, assim como Jesus para os cristãos. Montada próximo da data festiva, a árvore é desmontada no Dia de Reis, em 06 de janeiro.

Com o tempo, e através de campanhas publicitárias, São Nicolau se tornou popular e deu lugar ao aspecto que hoje conhecemos do Papai Noel, que em vez de moedas, deixa presentes às crianças que se portam bem ao longo do ano.

Ceia de Natal A sua origem vem da Europa, onde as pessoas costumavam deixar a porta das suas casas abertas para receber viajantes.

Ela simboliza a união e a confraternização das famílias. Assim, na véspera de Natal, os familiares se reúnem à mesa para a tradicional ceia de Natal. Na cultura brasileira é comum ter o peru de Natal, as frutas secas e o panetone.

Que as conquistas alcançadas Neste ano sejam apenas s ementes plantadas Que serão colhidas em 2020 Boas Festas Grande abraço do amigo de sempre Vereador Fically


A ABCM e CONEXÃO CAÇA E TIRO agradecem seus Clientes e Amigos pela parceria em 2019 e, desejam que continuem fortalecidas em 2020. Feliz Natal e próspero ano Novo!

Comitiva da FIESC de em Tel Aviv


...

Segurança do Trabalha

...

Aula pratica de rapel e plataforma elevatória na Pós-Graduação da UNIARP Dias 22 e 23 de novembro, estudantes da turma de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNIARP participaram de aulas práticas de rapel e plataforma elevatória. A atividade foi realizada na disciplina “Trabalho em altura”, ministrada pelo professor Juliano Nascimento dos Passos. Dia 22, os estudantes tiveram uma aula prática sobre amarras e os diferentes tipos de “nós”. Na oportunidade o professor apresentou os diversos tipos de cordas e os “nós” de ancoragem, segurança transporte, união de cordas, e em que situação utilizar cada um deles. Dia 23, foi a aula prática foi no Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador, com atividades de rapel e trabalhos com plataforma elevatória. O professor Juliano explica que existe uma grande diferença entre um profissional de Engenharia de Segurança que vivenciou os detalhes do trabalho em altura na prática e o que somente tem a teoria. “Com um maior entendimento das particularidades, dificuldades e medos que o trabalho em altura pode proporcionar, nossos futuros engenheiros mais preparados para a elaboração das análises preliminares de risco e a emissão de permissão de trabalho, construindo assim um local de trabalho mais saudável, confortável e principalmente mais seguro”, comenta.

A Engenharia de Segurança do Trabalho é um ramo da engenharia voltada para a prevenção de riscos relacionados ao trabalho e ao meio ambiente. Visa acima de tudo a qualidade de vida dos trabalhadores reduzindo ao máximo o número de acidentes e a incidência de doenças ocupacionais.

A responsabilidade do Engenheiro de Segurança vai além do preceito de reduzir o número de acidentes, ele é o profissional habilitado capaz de organizar de forma técnica e eficiente todos os processos referentes à segurança e higiene do trabalho.

Que o Natal nos dê a grandeza da humildade, para que possamos colher por todo Ano Novo, as glórias do amor, os frutos do nosso trabalho e as bênçãos da fraternidade!!! Feliz Natal Ano Novo abençoado!! Ricardo Barbosa Vereador



...

...

Geral

Confraternização Universal Todo mundo comemora a chegada do ano novo em clima de festa e renovação. É um dia em que celebra-se a paz entre as pessoas que gostamos e que estão perto, mas tem mais história por trás disso aí.

Foi só em 1967 que o Dia Mundial da Paz foi instituído oficialmente pelo Papa Paulo VI, entrando em vigor em 1968.

No dia 1º de janeiro é comemorado o Dia Mundial da Paz (ou simplesmente Dia da Paz), cuja a data também é feriado mundial – como o nome sugere. Mas você sabe o porquê da existência desse dia? Vem cá que vamos te explicar as origens. Antes de tudo, vamos entender a procedência dessa comemoração do "ano que virá". A paz é um sentimento de harmonia com outras pessoas e a relação entre os seres humanos e o tempo sempre foi de admiração e agradecimento. Há mais de 2000 mil anos, os povos babilônicos comemoravam o início do ano apenas em março, devido à chegada da primavera no hemisfério norte.

Com o coração cheio de gratidão, peço a Deus, para que esse Natal e o Ano Novo fortaleçam em nós a decisão de se lutar cada vez mais por um mundo mais justo, mais fraterno e cheio de PAZ. Desejo a todos os caçadorenses um Natal de muita PAZ, ALEGRIA e AMOR.

Era nessa época que eles voltavam a praticar a agricultura e esse momento ficou conhecido como o reinício

E que em 2020 todos possam alcançar as suas metas com dignidade e respeito ao seu semelhante.

da vida. Os romanos definiram posteriormente o dia 1º de janeiro como a data símbolo dessa renovação de vida, o Ano Novo. Em 1582, ela foi inserida no calendário gregoriano, promulgado pelo Papa Gregório XIII.

Cleony Figur Vereadora


A Meioeste tem a experiência e o conhecimento para solucionar os problemas decorrentes do lixo, da limpeza urbana, coleta, coleta seletiva e implantação e operação de aterros sanitários, de forma planejada no âmbito social e do meio-ambiente. A empresa está calcada em pilares sólidos de consciência am iental, social, visão de futuro, atenção aos detalhes, profissionalismo, seriedade, suporte técnico e tecnológico, comprometimento com o desenvolvimento sustentável, foco nos resultados, precisão na execução e operação de projetos e processos, qualidade total, valorização humana e profissional, segurança e solidez nos resultados.

Meio Oeste Ambiental LTDA. Rua Conselheiro Mafra, 708

Filial: Av. Herbert Hadler, 435

Caçador, SC

Pelotas, RS

Fone (49) 3563.2517

Fone (53) 4141.1419


... Salmo 36(35): Malícia do pecador e bondade de Deus. É um salmo curto, com apenas

13 versículos,

Pessoa verbal: ' Yahvé, os céus estão cheios do teu

compostos de 2 hemistíquios (duas

amor; até as nuvens, a tua verdade; tua justiça ( é tão

linhas),descrevendo, do 1º ao 5º,a malícia do

alta) como as montanhas de Deus; teus julgamentos (

pecador (

tão profundos) como o grande abismo'.

o não temente a Deus, chamado de

'ímpio ou seja, não-piedoso,

não voltado para

Deus, na linguagem dos salmos), e do 6º versículo

E continua, belamente : ' O homem e os animais, tu

até o fim, o salmo mostra a bondade de Deus com

os socorres, Yahvé' , e interrompendo a descrição,

todas as suas criaturas.

exclama: ' como é precioso o teu amor, oh Deus! E retomando, prossegue:

'Assim, os filhos dos

É, pois, uma contraposição do Deus- Bom, e

homens, à sombra de tuas asas, encontram abri-

Benfazejo, contra a maldade, a pequenez e insensa-

go'.(Aqui a figura da choca, tão frequente na Bíblia

tez da criatura, com ênfase, do homem eu não

,representando o amor de Deus).

reconhece o seu Criador. Este salmo é tão bem escrito que não se encontra Assim inicia, caracterizando o homem, no caso, o

outo jeito de falar dele, senão ater-se a ele mesmo,

'ímpio : o pecado ( a não aceitação de Deus) está no

sem distanciar-se dele, e assim prossegue, falando

fundo do seu coração ( lá onde devia estar a Lei de

da bondade divina com relação às suas criaturas: '

Deus); e continua: ' nada de temor de Deus diante

Elas ( as criaturas) se embriagam da gordura da Tua

de seus olhos'. ( esta é a caracterização do 'ímpio',

casa; nas torrentes de tuas delícias, Tu as desseden-

na Sagrada Escritura).

tas; em Ti está a fonte da vida; por meio da tua luz , nós vemos a luz'.( Neste último verso, o salmista

E prossegue a descrição deste homem, ou seja do

esquece os outros seres e fica apenas pensando no ser

homem que tem este comportamento com relação

humano, por isso,' nós, e não ' eles').

ao seu Criador: ' Ele se enxerga com um olhar demais lisonjeiro , para descobrir e detestar o seu

Nos últimos versículos faz a síntese, juntando o

erro; as palavras de sua boca : fraude e desfeita,

tema da ' malícia do pecador com a Bondade divina' ,

acabou de ser um sábio. Enquanto os outros fazem

lá do título, e conclui, dirigindo-se a Deus: 'Guarda

o bem, ele rumina a maldade, até em seu leito; ele se

teu amor àqueles que Te conheceram, ( reconhece-

obstina no caminho que não é bom, o mau, e dele

ram ?), e Tua justiça , aos corações retos. Que o pé

não larga mão'.

dos soberbos não me esmague; que a mão dos ímpios não me casse!

Depois de descrever o comportamento mau do homem ( que o torna um homem ímpio ou seja: não

E sentencia, finalizando:' Ei-los aí, caídos, os

temente a Deus, os salmista passa a falar da bonda-

malfeitores, abatidos , sem poder se levantar'.

de de Deus-Criador, dirigindo-se a Ele em 2ª.


Gostou da revista? Anuncie conosco! Ligue: (49) 3567 1584

(49) 99815 2233 (49) 99815 2244


...

... Loja de Novidades São Jorge João na década de 40

Igreja de São Sebastião Que se situava na antiga empresa laminadora da família Soletti, Comunidade da laminadora. Localizada no bairro Bom Sucesso

Instalações do Frigorifico Dom Porquito na decada de 60

No tempo dos festivais, os Soyus composto pelo jovens, Elton, Erci, Vitor Hugo e Ivan

Hospital São Francisco em Caçador, foi o primeiro Hospital de Caçador - SC

Ônibus da empresa Reunidas de Caçador na década de 60.


A l c i r

Sport Business O programa esta sendo exibido nas quintas-feira às 22h30m. Sky - Canal 170 - Climatempo Vivo - Canais 559 - 89 - 3 -4-9 OI TV - Canal 189 Internet: www.abonline.com.br

49- 99815 2233/998152244

Revista Potencial o portfólio de Caçador Aguardem 99815 2233 98809 7373




Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.