Page 1

Ano 21 - edição 114 - Fevereiro 2019 Distribuição Gratuita

o t i e c n o c o v Um no

a c i t Ó m e


EDIÇÃO 114 Fevereiro 2019

Editorial Amigos leitores: É com boas perspectivas que entregamos ao leitor a primeira edição do ano. Acreditamos, sim, que 2019 será o ano das grandes oportunidades e expectativas de um tempo melhor. E mesmo com toda essa crise política, econômica e social, os rumos do país para este ano nos levam a crer que é possível ter esperança. Apesar do número de desempregados ainda registrar 14 milhões, o mercado de trabalho formal esboça sinais de melhora e oportunidades de negócio estão sendo criadas. Pesquisas feitas no setor apontam que pequenas e médias empresas estão otimistas com o mercado, encontrando formas de driblar a crise. Convidamos você, leitor, a permanecer conosco, para um ano novo, um ano de boas mudanças, um ano de boas notícias. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos

Ano 21 - edição 114 - Fevereiro 2019 Distribuição Gratuita

Diretor Alcir Bazzanella (Jornalista-SC 1668 JP) Criação/Diagramação EJR – Serviços de Comunicação Departamento Comercial Edumar Vergett Junior Tel.: (49) 99815 2233 edumarvjunior@hotmail.com revistafeelingedumar@hotmail.com Alcir Bazzanella Tel.: (49) 98809 7373 alcir@abonline.com.br Administrativo: Karine Silva Dias Capa: Foto Rose Wartha/ Edumar Junior Revista Feeling é uma publicação da editora AB Revista e Jornal Impressos Ltda Rua Alcides Tombini – 256 – Bairro Paraíso Caçador – SC CEP 89503-006 Fone: (49) 3567 1584 comercial@abonline.com Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. A opinião das pessoas não reflete necessariamente a opinião da revista. Todas as publicidades são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.

Um novo conicceaito

em Ót


...

Marilia Tacolini e Rose Scotti...

Empresárias, traz a Caçador uma unidade de farmácia da Rede Líder Popular, sendo que esta tem como tem como principio o enunciado “ECONOMIA”, apresentando como intuito da bandeira ofertar serviços de qualidade superiores aos encontrados no mercado, direcionados a linha de oferta de medicamentos e produtos a preços mais baixos. Também, dentro do objetivo está a comercialização da linha de perfumaria. A abertura deste novo empreendimento na área da saúde acontece dia 27 de fevereiro, na Avenida Santa Catarina 497, a partir das 09h00min.. Você é nosso convidado aguardamos sua presença.

O Casal Adriana e João Fernando. Inaugurou em nossa cidade, o Mercadão dos Óculos (Rede de Óticas), esta voltada a prestação de serviços na área de óculos de sol e grau, fornecimento de óculos, lentes de grau, com marcas próprias ou multimarcas. Por sermos uma rede nacional de franquias, somos capazes de atender com elevado padrão qualquer solicitação, em qualquer lugar que estejamos. Para a empresa , os óculos de sol e grau fazem parte do espetáculo da vida de cada um. É um sentimento capaz de construir um mundo melhor. Por isso o Mercadão dos Óculos, procura desenvolver soluções de atendimento ao cliente que realmente transformem a vida das pessoas, buscando felicidade e bem-estar. A empresa busca ser líder no segmento de óculos de sol e grau, tendo uma posição privilegiada, aliando tecnologia, valorização dos recursos humanos e o respeito pelo meio ambiente. Para que um numero maior de pessoas tenham acesso cada vez mais às suas soluções de óculos de sol e grau, estamos sempre criando novas famílias de produtos e abrindo novas frentes com novas unidades de negócios.


O programa está sendo exibido às quintas-feiras às 22h30. Sky - Canal 170 Vivo - 14 - 16 - 87 - 89 Nossa TV - 47 Oi TV - Canal 189 Algar - 374

TV Mocinha Balneário Camboriú TV nova Era Lages TV Joinville Canal YouTube - Programa Alcir Bazzanella ABTV


Relembrando Alcir Bazzanella

...

Festa realizada na década de 70 na Sede Pindorama dos Escoteiros. A Banda os Corsários composta por Nei no baixo, Vilmar Lezan na guitarra, Eduardo Visloski na bateria, nos teclado Hélio Limão e no Vocal Alcir Bazzanella.

Hotel Pinguim na década de 50, pertencia ao Senhor Pascoal e o nome foi dado em homenagem ao do rótulo da cerveja Antártica.

Caçadores nas matas da região de Caçador na década de 50, onde para os mesmos o perdigão, é considerado como uma das melhores aves de caça em termos de esporte e palatabilidade. Lembrando que hoje este tipo de caça é proibido por lei.

Soldados do Tiro de Guerra (década de 50) em instrução. Vale salientar que Os tiros de Guerra (TG) Órgãos de Formação da Reserva (OFR) que possibilita a prestação do Serviço Militar inicial, no município sede do TG, dos convocados não incorporados em Organizações Militares da Ativa (OMA) de molde a atender a instrução, conciliando o trabalho e o estudo do cidadão.


Executado projeto desenvolvido pelo Escritório Modelo da UNIARP O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP apresentou um estudo de Projeto de Reforma e Ampliação do salão paroquial e da área de churrasqueira para a diretoria da Paróquia Cristo Redentor.

O estudo de projeto foi desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo: Willian Pietrowski, Mariane Gmach, Giovane Preisner e Luciano Froguel, juntamente com a coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, e também professora do curso, a arquiteta Fernanda Seleme. O projeto foi executado com sucesso e em breve o novo espaço será utilizado pela comunidade. No projeto foi prevista a reforma e adequação dos sanitários existentes em conformidade com as normas de acessibilidade, e também as áreas técnicas de serviço, preparo e venda de alimentos que atendem na íntegra as normas sanitárias.

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo prestar serviços à comunidade e às instituições que não possuam condições econômicas para a contratação de um profissional habilitado da área, além de divulgar a profissão e servir como um laboratório de práticas acadêmicas do curso, incentivando o contato desde cedo às práticas profissionais e ao desenvolvimento pessoal.


... Perto de Deus, nada medo. Salmo 27(26): Este salmo é tão lindo e claro, que a melhor maneira de falar dele, é reproduzi-lo. Então, assim ele abre as primeiras estrofes: Yaveh é minha luz e minha salvação, de quem eu terei medo? Yaveh é o muro protetor de minha vida, diante de quem eu tremerei?

“Isto porque Ele me dá em sua tenda um abrigo, no dia de minha tristeza; Ele me esconde no lugar secreto de sua morada, ou sobre o rochedo me leva”.( costume conhecido entre os antigos, mesmo em nossa região, época do Contestado).

Na segunda estrofe: “Quando se avançam contra mim os maldosos, para devorar minhas carnes; são eles, inimigos e adversários, que titubeiam e caem”.

E o salmo, continuando com as clareza e beleza, conclui: “Não afastes de Ti teu servo, és Tu o meu abrigo. Não me deixes não me abandone Deus de minha salvação”. (E finaliza): “ Se meu pai e minha mãe me abandonam, Yaveh me receberá”.

E prossegue: “Que uma armada venha se acampar contra mim, meu coração fica sem medo; que uma guerra estoure contra mim, é ali que se fortalece minha confiança”.

Deixei este salmo com poucas palavras de acréscimo, para que você mesmo o repita e saboreie o gosto, o sentido e a profundeza de cada uma das palavras que ele contem.

E o salmista conclui este inspirado pensamento, com um pedido:

Os salmos são a síntese do Antigo Testamento da Bíblia, que se aperfeiçoará com a vinda do Filho de Deus, Jesus, o Cristo, no Novo Testamento. Uma ressalva: Não é porque a perfeição da Lei vem com Cristo, que o Velho Testamento perca sua validade. Jesus disse: ‘Não cairá um só Yod do Velho Testamento, sem que tudo seja cumprido'.

“Uma coisa que eu peço a Deus, a coisa que quero de verdade, é de habitar todos os dias de minha vida; de saborear a doçura de Yaveh, de buscar seu palácio”.


...

Nervo ciático Por Dr. Carlos Wentz - Neurocirugião

Quem tem problema no nervo ciático sabe como a dor incomoda. O nervo ciático sai da coluna inervando para as pernas. Quando comprimido, inflama gerando dor.

isso não acontece, existem tratamentos com antiinflamatório e analgésico, radiofrequência, injeção de anestésico, fisioterapia analgésica (dor crônica) e fisioterapia fortalecedora (após a dor crônica). A hérnia de disco deve ser tratada quando há sintomas.

Existem muitas dúvidas sobre causas e tratamentos para este caso. Seguem abaixo algumas perguntas frequentes de pacientes e público geral, que frequentam o consultório particular do Dr. Carlos Wentz – Neurocirurgião.

É necessário medicação ou dor vai diminuindo ao longo dos dias?

O que é nervo ciático?

É muito comum quem sofre de dor na coluna tomar muito medicamento sem a indicação do médico.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vem da coluna vertebral. O nervo ciático se inicia no final da coluna, passando pelos glúteos e parte posterior da coxa, e quando chega no joelho ele se divide entre nervo tibial e fibular comum, e chega até os pés. E é nesse trajeto todo que ele pode causar dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico. Quais são as causas mais comuns de dor no nervo ciático? As causas mais comuns da dor no ciático são a hérnia de disco (quando o disco da coluna se rompe. Na maioria das vezes é um pinçamento leve e melhora em seis semanas) e síndrome do piriforme, músculo que fica no bumbum (quando se contrai, pode pinçar o nervo, causando a inflamação e dor). Quando se inicia dor no ciático, ela dura muitos dias? A dor no ciático dura cerca de seis semanas. Quando

Entretanto, eles podem mascarar um problema mais sério e piorar a dor. Se a dor persistir por mais de 3 meses, é sinal de que se tornou crônica. O excesso de anti-inflamatórios pode ainda prejudicar o estômago, o intestino, o fígado, e, principalmente, os rins.

Quando a dor está na fase aguda, é recomendado fazer exercícios? Na fase aguda da dor, não devemos alongar o corpo. Se a dor for leve, tudo bem. Estabilizar os músculos da coluna ajuda a evitar dores. Os exercícios de fisioterapia soltam a musculatura, acomodam as articulações, fortalecem e estabilizam a musculatura. Ainda sobre medicação para tratamento, qual o remédio mais indicado? Remédios para Dor no nervo ciático. Os remédios para dor no nervo ciático, também chamada de ciatalgia, que podem ser prescritos pelo médico incluindo analgésicos e antiinflamatórios como paracetamol ou ibuprofeno em caso de dor leve ou moderada.


E para curar esta inflamação, qual o melhor tratamento?

Fazer massagem ajuda?

Para curar o nervo ciático inflamado deve-se realizar o tratamento indicado pelo médico especialista com remédios, exercícios, e por vezes, fisioterapia. Como saber se é dor ciática? Se acha que pode estar com uma inflamação do nervo ciático, selecione os seus sintomas e saiba quais as suas chances: 1. Dor em formigamento, dormência ou choque na coluna, glúteo, perna ou planta do pé. 2. Sensação de queimação, fisgada ou perna cansada. 3. Fraqueza numa ou nas duas pernas. 4. Dor que piora ao ficar muito tempo parado. 5. Dificuldade para caminhar ou ficar muito tempo na mesma posição.

A massagem com creme hidratante ou óleos essenciais é uma das melhores opções de tratamento caseiro para nervo ciático inflamado porque serve para aliviar a dor e melhorar a movimentação, porque relaxam os músculos das costas, pernas e glúteos, diminuindo assim a compressão do nervo, mas preferencialmente devem ser realizadas por um massagista ou fisioterapeuta e não exclui a necessidade de tratamento na clínica. E quanto a alimentação, existe algum alimento que ajuda no tratamento?

Existe algum exame que pode ser feito para auxiliar no diagnóstico? Os exames de imagem como raio X e ressonância magnética podem ser úteis para avaliar a coluna, ajudando a identificar o que está comprimindo o nervo. Caso a coluna apresente-se saudável e sem alterações, a causa da dor ciática deve ser somente muscular ou da fáscia, e o tratamento é relativamente mais simples. Quando há suspeita de que o nervo esteja mesmo danificado, o que raramente acontece, somente em caso de acidentes graves, pode ser necessário fazer uma eletroneuromiograma, que é um exame que avalia o funcionamento do próprio nervo.

Durante uma crise do ciático deve-se preferir alimentos anti-inflamatórios como salmão, alho, cebola, linhaça, chia e gergelim. Mas também é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam a inflamação no corpo, que são principalmente as carnes processadas, como salsicha, linguiça e bacon.


Existe algum tratamento alternativo? Além disso, existem outras opções que também podem completar o tratamento, que incluem a realização de sessões de Acupuntura e Reflexologia para alivio da dor e desconforto. Uma outra possibilidade é a osteopatia, que consiste em técnicas que esticam os músculos, tracionando de forma a estalar as articulações, sendo uma boa forma de tratar a escoliose, hiperlordose e a hérnia de disco que geralmente estão envolvidas na causa da dor ciática. Quando a dor no ciático se torna crônica, é preciso operar a coluna? Fica reservada somente para os casos mais graves, quando há hérnia de disco que não melhora com todos os tratamentos acima citados. Nesse caso o cirurgião pode decidir retirar o disco vertebral e colar uma vértebra na outra, por exemplo. Como evitar que a dor volte? Para prevenir que a dor volte e se torne crônica, o recomendado é fazer regularmente alongamentos, que estiquem os músculos das pernas e a coluna. * Evitar o sedentarismo e praticar regularmente atividades como caminhada, Pilates ou Hidroginástica que fortalecem e alongam os músculos; * Tentar manter a postura das costas correta mesmo quando sentado; * Estar sempre dentro do peso ideal; * Manter o abdômen sempre forte para proteger a coluna. Nervo ciático pode inflamar durante a gravidez? Durante a gravidez é comum o nervo ciático ser afetado devido ao rápido aumento de peso, crescimento da barriga e alteração do centro de gravidade da mulher, o que pode levar à compressão deste nervo. Quando isto acontece, a grávida deve procurar um médico especialista, para iniciar o tratamento e minimizar os sintomas apresentados. O tratamento pode ser feito com exercícios de alongamento, compressas quentes e pomadas anti-inflamatórias para passar no local da dor. Se necessária medicação via oral ou injetável, deve ser prescrita pelo médico para garantir

Clinica Médica Neurovital Dr. Carlos Wentz - Crm: 5349 Terapias e Tratamentos Cabeça, Coluna e Nervos Periféricos

Edificio Centro Médico Rua Herculano Coelho de Souza, 727, Sala 302 Cep: 89504-590 -Bairro Reunidas Telefone : 49 3960-0583 Celular : 49-99830-9209


...

Nivaldo Narã

nivaldonara@colunista.com.br

Vitrina

No Mesmo Brasil “Não se deve misturar ciência com religião”, de Marcos Pontes, ministro Ciência e Tecnologia, sobre a declaração de Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Fotos: Divulgação

“Tecnicamente, ele é preparado. Politicamente, terá quem lhe dê suporte, como eu, que estarei à disposição”, de Joice Hasselmann (PSL-SP), sobre a escolha do deputado Vitor Hugo, como líder de governo na Câmara. Lua de Mel

Foto: Divulgação

Verão 2019, direto do Império Ekaterina Canello, na Avenida Brasil, em BC. Cartões da Folia

Continua repercutindo por Santa Catarina o casamento de Débora e Marcos realizado em novembro passado, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Tubarão. Ela filha de José Roberto Nogueira e da socialite Rosemary Luiz da Silva Nogueira, ele filho de Tito José Perito e Mirian Teresinha da Silva Perito.

Os cartões corporativos do governo custaram R$ 52,2 milhões aos contribuintes brasileiros, em 2018, a média foi de quase R$ 9 mil para cada um dos 5.833 portadores destes cartões corporativo no governo. Em tempo: há mais dois outros tipos de cartões, um para emergências da Casa Civil, outro para Compras Centralizadas. No total, os três tipos de cartões custaram em R$ 235,2 milhões. Aroma no Carnaval Com o aumento nos pedidos de autorização para blocos no Carnaval de rua da cidade de São Paulo: a previsão é de 570 blocos para 15 milhões de foliões. O aroma na cidade deverá ser desagradável, apesar de todos os banheiros públicos a serem instalados. É SP fazendo frente com o já tradicional aroma do carnaval de rua no Rio de Janeiro. Lançamento O colunista social Jeff Thomaz do Rio de Janeiro, acaba de publicar seu 24º livro. “Política, champanhota e caviar” onde o veterano colunista, entre outros detona o ex-playboy Chiquinho Scarpa. Jeff explica: “Para ser playboy é preciso ter três “T”: tutu, tesão e tempo e Chiquinho só tem dois “T”, tutu e tempo”.


*Valores de acordo com a faixa etรกria.


...

Meio Ambiente

Serviços Ecossistêmicos tura; * O crescimento de vegetação que retira CO2 da atmosfera e mantém a qualidade do solo, evitando que a erosão coloque em risco encostas, moradias e o fluxo dos rios; * A polinização das plantas feita por insetos e outros animais, que possibilitam os frutos dos quais depende boa parte da produção de alimentos; * A formação de corais e manguezais que funcionam como barreiras, impedindo o avanço do mar sobre ilhas e continentes. É claro que esse fluxo de serviços, depende de Ecossistemas bem conservados, o que implica em uma urgente redução dos impactos da ação humana no meio ambiente.

O único tipo de serviço que o dinheiro não compra Sabemos que vivemos em uma grave crise ambiental, que põe em risco a economia, o bem estar da sociedade e até mesmo a nossa sobrevivência. Uma forma de enfrentar essa crise, é contar com os serviços que a natureza desenvolveu de maneira sofisticada durante milhões e milhões de anos, os chamados Serviços Ecossistêmicos. Um Ecossistema pode ser definido como um relacionamento complexo e dinâmico entre animais, plantas, microorganismos e dos elementos naturais (terra, água e ar), todos vivendo em equilíbrio.

Mas dá para perceber que em nenhum desses serviços prestados pela natureza existe a intervenção do homem? Esta é a principal característica que define os Serviços Ecossistêmicos. Enquanto os Serviços Ambientais são ações humanas que contribuem para a manutenção, recuperação ou melhoria da natureza, os Serviços Ecossistêmicos só podem ser feitos pela própria natureza. Por isso eles são extremamente valiosos. Estima-se que o valor global dos Serviços Ecossistêmicos seja algo em torno de 145 trilhões de dólares por ano. Isso porque a vida do ser humano e a economia, dependem diretamente desse "capital natural", desse serviço que o dinheiro não pode pagar.

Logo, Serviços Ecossistêmicos são os bens e serviços oferecidos pelos próprios ecossistemas que beneficiam, direta e indiretamente, a vida e a preservação do planeta. Alguns exemplos de Serviços Ecossistêmicos: * A chuva que cai regularmente e repõe a oferta de água para uso da pessoas, das indústrias e da agricul-

A l c i r

Sport

Business


... Mantenha a forma com Drozelev

A Drozelev tem uma rede de produtos manipulados, pensando no bem-estar do consumidor. Neste verão, uns dos produtos mais procurados são os Shakes Diet. Eles são essenciais quando se trata de emagrecer, além de saborosos e práticos, ideal para se encaixar na rotina do nosso dia a dia. Melhor que emagrecer, é perder peso de forma equilibrada, sem abrir mão da saúde. Pensando nisso, os Shakes contêm uma fórmula balanceada, possuindo nutrientes indispensáveis para um emagrecimento seguro e saudável, podendo substituir até duas refeições ao dia. Além dos Shakes, a Drozelev tem um mix de Whey

Protein 100%, suplementos que fornece aminoácidos essenciais para o corpo e promove maior crescimento de nitroogêni (fator de crescimento muscular). Em sua formula, não possuí colesterol, sacarose e gordura trans, além de outros benefícios.

É possível conhecer todos os produtos da Drozelev e adquiri-los sem sair de casa, acessando o site www.Drozelev.com.br, mas, para quem é como eu, e gosta de pegar no produto para ter certeza se irá levá-lo, poderá estar indo nas boas farmácias do ramo. Conheça alguns dos variados sabores dos Shakes Diet e Suplementos Whey Protein:

Caçador


Profile for abonline

Um novo conceito em ótica  

Um novo conceito em ótica  

Profile for abonline
Advertisement