Revista Feeling edição 130

Page 1

Ano 22 - Edição 130- Novembro- 2020 Revista Digital

Agradecemos a todos que nos honraram com sua participação neste .projeto



Editorial Prezados leitores Estamos chegando ao mês dezembro, um ano a pico devido à pandemia, onde a crise sanitária que se abate sobre o mundo é a imprecisão de duas dimensões. Os números oficiais nos mostram apenas uma parcela dos problemas ocasionados pela Covid-19, sendo na maior parte das ocorrências, não por algum po de maquiagem com finalidades polí cas. Para ilustrar essa dificuldade em um único exemplo, pode-se recorrer ao fato de que a Covid-19 não se manifesta de maneira uniforme. Há casos assintomá cos que, se por um lado são evidentemente menos graves e não levam mais gente aos hospitais, por outro podem promover um contágio silencioso. Mas diante de tudo isso devemos sim celebrar as conquistas de médicos na sua linha de frente, pesquisadores, poder publico e sem sombra de duvida daqueles que se recuperam, mas não esquecendo nunca de seguir as recomendações oficiais para conter a doença.

Sumário 04 - Variedades - Edumar Junior 08 - Novembro Azul - Dra. Flávia H. Mortari 10 - Opinião -Quirino Ribeiro 16 - Dra. Cleonice dos Santos Mottecy 18 - Aconteceu - Alcir Bazzanella 19 - Relembrando 20 - Saúde Animal 22 - Economia 24 - Educação 25 - Espiritualidade - Guerino Bebber 26 - 27 - Ollhar Social - Nivaldo Narã 28 -Na Cozinha - Alcir Bazzanella

Diretor: Alcir Bazzanella (Jornalista-SC 1668 JP) (49) 9 8809 7373 - alcir@abonline.com.br Departamento Comercial: Edumar Verge Junior (49) 9 9807 1448 revistafeelingedumar@hotmail.com Administra vo: Karine Silva Dias Bazzanella (49) 3567 1584 - adm@abonline.com.br Criação/Diagramação: EJR – Serviços de Comunicação (49) 9 9815 2244 - edumarvjunior@hotmail.com

Lembrando que a eficiência disto exige esforço, disciplina e respeito às normas ditadas pelas autoridades. Não existem soluções magicas contra o Covid – 19.

Departamento Jurídico: Gilson Francisco Kollross

Estamos juntos, Deus nos abençoe.

Capa: Rose Wartha Revista Feeling é uma publicação da editora AB Revista e Jornal Impressos Ltda Rua Alcides Tombini – 256 Bairro Paraíso Caçador – SC - CEP 89503-006 Todas as matérias e publicidades assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. A opinião das pessoas não reflete necessariamente a opinião da revista.


49 - 998071448

Ivanio Francisco...

Foto Edumar Junior

Celebra a alegria de fazer anos de esperança. Conta teus anos não pelo tempo mas pelo espaço que fazes

Junior Castro...

Realizou nas dependências de seu estabelecimento comercial para reunir amigos e convidados um excelente prato pico da culinária brasileira, a feijoada, esta acompanhada de arroz branco, couve mineira refogada, farofa e laranja em gomos sendo a iguaria é preparada à base de feijões pretos, diferentes carnes e embu dos.

em teu coração. Não pela amargura de uma dor mas pela ressurreição que ela traz. Não pelo número de troféus das tuas conquistas, mas pelo gosto de aventura das tuas buscas. Não pelas vezes que chegaste mas pelas vezes que veste coragem de par r. Não pelos frutos que colheste mas pelo terreno que preparaste e as sementes que lançaste. Não pela quan dade dos que te amam mas pela medida do teu coração capaz de amar a todos. Não pelas desilusões que veste mas pela esperança que infundiste. Não pelos anos que fazes mas por aquilo que fazes em teus anos, e pelas vezes que teu aniversário se tornou uma celebração de vida! Singela homenagem deste amigo colunista. Parabéns, muito bem elaborada não deixando nada a desejar. Es ve presente com amigos e pude comprovar a qualidade da mesma num ambiente descontraído e de muita alegria. Veja alguns registros do nosso amigo Dilson Soares.



Saúde Eleições

Vacina contra câncer de mama.

Uma vacina desenvolvida contra o câncer de mama triplo nega vo apresentou eficácia de 100% na fase de testes em camundongos. O estudo, publicado no periódico Nature Communica ons, foi conduzido pelo Ins tuto Wyss, da Universidade de Harvard, nos EUA, em parceria com o Ins tuto do Câncer Dana-Farber. Os resultados são promissores porque, além de destruir as células cancerosas nos animais, a imunização foi capaz de criar "memória imunológica", o que ajuda a impedir o ressurgimento do tumor. "O câncer de mama triplo-nega vo não es mula respostas fortes do sistema imunológico e as imunoterapias existentes não conseguiram tratá-lo", explicou, em comunicado, o primeiro autor do estudo Hua Wang, do Ins tuto Wyss, da Universidade de Harvard. A vacina seria o "melhor dos dois mundos", pois contém a "força" da quimioterapia para matar as células cancerosas e eficácia, a longo prazo, da imunoterapia. Como um remédio, a substância é aplicada diretamente no local do tumor. Como a vacina foi feita? Desde 2009, a vacina é estudada pelos pesquisadores. Na formulação original, foram incluídas moléculas encontradas em células cancerosas, chamadas de an genos associados a tumores (TAAs).

Elas foram incorporadas em um pequeno espaço (do tamanho de uma aspirina) para que as células dendrí cas (responsáveis por proteger nosso corpo contra uma ameaça) pudessem reconhecê-las como "estranhas" e, com isso, criar uma resposta imune. Quando os camundongos com câncer de mama triplonega vo receberam a vacina, 100% deles sobreviveram a uma injeção subsequente de células cancerosas sem nenhum caso de recidiva o reaparecimento do câncer. Outro autor do estudo, Alex Najibi, também de Harvard,

explicou que um dos fatores limitantes de vacinas contra câncer é a seleção dos TAAs. "Atualmente, temos apenas uma pequena biblioteca de an genos conhecidos para apenas algumas linhas específicas celulares de certos tumores, e é di cil prever qual pode construir uma resposta imune eficaz." Entretanto, a equipe con nua a explorar a combinação de quimioterapia com vacinas contra o câncer e espera melhorar sua eficácia an tumoral para outros tumores de di cil tratamento. Também aguardam que mais estudos possam ajudar nesse avanço e, eventualmente, que a técnica seja u lizada em pacientes humanos. Por que este resultado é importante?

O resultado é importante porque as mulheres com esse po de câncer não possuem muitas opções de tratamento, como explica Débora Gagliato, oncologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. «Para a grande maioria, a única opção disponível é a quimioterapia. Mas a expecta va de vida dessas pacientes, em geral, é muito baixa, entre um ano e um ano e meio, no máximo", conta a especialista. Gagliato explica ainda que para este po de câncer, que representa 15% dos casos de câncer de mama em todo mundo, também existe a opção da imunoterapia po de tratamento menos tóxico e mais efe vo que a quimioterapia convencional porque ajuda o próprio sistema imunológico do paciente a combater o câncer. "O problema é que não são todas as pacientes que se beneficiam porque, para isso, elas precisam ter um marcador posi vo chamado de PD-L1, mas apenas 40% das mulheres têm. Ou seja, para 60% das pacientes, o tratamento não tem efeito". (Fonte: Viva Bem).


A GENTE FAZ MAIS POR VOCÊ!

E então, já começou o

PROJETO VERÃO 2021?

COMPRE JÁ PELO SITE: formulaexata.com ou pelo whatsapp: (49) 9.9907-7794


Saúde Dra. Flávia

CRM SC 20021

Novembro Azul: Homens, agora é sua vez! Depois do Outubro Rosa, um mês dedicado a educação quanto ao câncer de mama e saúde da mulher, o Novembro azul é des nado a conscien zação da saúde do homem.

(risco de desenvolver aumenta ap[os os 50 anos) hereditariedade (parentes primeiro grau), raça negra e obesidade. O diagnós co é feito através do PSA (An geno Prostá co Específico) e o toque retal. Elevações do exame de sangue (PSA) e um toque retal alterado (iden ficação de nódulos na próstata) indicam a realização de uma biopsia de próstata. O obje vo da biopsia de próstata é re rar pequenos fragmentos da próstata para realizar análise celular, com intuito de iden ficar ou não o câncer. Após o diagnós co do câncer de próstata, há muitas opções de tratamento e, principalmente se o diagnós co for realizado em estágios iniciais, há altas chances de cura.

Esse movimento teve origem em 2003, na Austrália, com nome “Movember” (mouschate = bigode e November = novembro), com obje vo de chamar a atenção para prevenção e o diagnós co precoce de várias doenças que a ngem a população masculina. A ideia surgiu a par r de alguns homens que decidiram deixar o bigode (símbolo da campanha), em prol da importância do cuidado com a saúde do homem. O principal tema abordado nesse mês é o Câncer de Próstata, tendo em vista es mulo ao diagnós co precoce dessa doença. A Sociedade Brasileira de Urologia es ma que em 2020 serão diagnos cados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata, sendo que, a descoberta precoce dessa doença tem chances de cura de mais de 90%. A próstata é um órgão que fica localizado logo abaixo da bexiga, e tem como função produzir o líquido que protege e nutre os espermatozoides do sêmen, que junto com as vesículas seminais formam o liquido espermá co. A região mais periférica da próstata, que está em contato com o reto (parte final do intes no grosso), é composta por pos celulares, que quando sofrem alterações, acabam desenvolvendo câncer de próstata. Os principais fatores de risco relacionado a essa doença são: idade

As opções de tratamento são: vigilância a va (“observar a vamente”), cirurgia (prostatectomia radical aberta, laparoscópica ou robó ca), radioterapia, hormônioterapia (bloqueio do hormônio masculino testosterona), HIFU, braquiterapia e até mesmo quimioterapia. A escolha do método de tratamento dependerá do estágio em que a doença foi diagnos ca. Homens, não deixem de procurar um Urologista, para sua consulta de ro na! Câncer de próstata e várias outras doenças que a ngem os homens tem tratamento! Tenham hábitos de vida saudável! Cuidem-se! Seja um herói da sua saúde! Dra Flavia Hoffmann Mortari Cliva Médica Urologista -CRM SC 20021 Cliva

Urologia - Fone:

49 99152 0260


(49) 99807 1448 revistafeelingedumar@hotmail.com


OPINIÃO QUIRINO RIBEIRO Quirino@scc.com.br (49) 99947.2115

“A falta de transparência resulta em desconfiança e um profundo sen mento de insegurança”. (Dalai Lama). ANA RETA DE CHEGADA Terminamos hoje o mês de Novembro com grandes resultados externos principalmente nas exportações, porém certamente preocupados com o que poderá acontecer no úl mo mês do ano a pico de 2020 e quais as expecta vas que temos para 2021.

de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre a osa sem vacinação, o que demonstra um cuidado extremo com a sanidade animal e é algo extremamente valorizado pelos importadores de carne. Além disso, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul representam a zona livre de peste suína clássica.

EXPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA Superam desempenho de 2019 no Estado e seguem batendo recordes. A China segue como o maior mercado para a suinocultura catarinense, responsável por 55% do faturamento total com os embarques ao longo de 2020. O Estado vem ampliando também as vendas para outros países, como os Estados Unidos (+61%) e o Japão (+129,4), considerados os mais exigentes do mundo.

DESEMPENHO DO BRASIL Hoje, nosso país exporta volume imenso de produtos agrícolas e da pecuária, sustentáveis e de qualidade. Alimenta quase 1,5 bilhão de pessoas de pessoas e garan mos a segurança alimentar de diversos países. No que diz respeito às exportações um sucesso, buscando dólares do exterior.

RESULTADOS EM OUTUBRO Santa Catarina exportou 46,4 mil toneladas de carne suína, faturando mais de US$ 107,9 milhões - um aumento de 46,8% em comparação a outubro de 2019. Segundo o analista da Epagri/Cepa, Alexandre Giehl, pra camente todos os principais mercados ampliaram suas compras. "Em termos de valor, as exportações para a Argen na ob veram seu melhor resultado desde janeiro de 2019, o que pode indicar uma recuperação dos embarques para aquele país. Vale destacar que, até o ano passado, a Argen na estava entre os quatro maiores des nos da carne suína catarinense", explica. DIFERENCIAIS DA PRODUÇÃO CATARINENSE Maior produtor nacional de carne suína, Santa Catarina tem um grande diferencial por conta do seu status sanitário diferenciado, que abre as portas para os mercados mais exigentes do mundo. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), em parceria com a inicia va privada e os produtores, mantém um rígido controle das fronteiras e do rebanho catarinense. O ESTADO DE SANTA CATARINA É o único do país reconhecido pela Organização Mundial

SEGURANÇA ALIMENTAR NO PAÍS A grande preocupação do atual momento está em como será o comportamento da população brasileira com os valores dos alimentos que neste ano apenas neste quesito cresceu 18% este ano. Com a es agem não está havendo soja para produzir óleo, a safra do milho com menos de 20 milhões de toneladas teremos escassez do produto até Fevereiro e os preços subindo. ESTUDO DE UMA CONSULTORIA Aponta que durante nos próximos 2 a 3 anos teremos pouco milho, que a base da alimentação das carnes produzidas em nosso estado, principalmente no oeste, para os rebanhos, bastando ver hoje o preço dos pros produtos como carne e derivados, como torresmo, salame e leite. O PRODUTOR Não pode baixar se preço em função dos custos da silagem, soja, milho, farelo de milho, etc. Por sua vez o consumidor sente muito o aumento nos preços dos alimentos, salario não mexeu, não houve aumento, desemprego e principalmente o dinheiro do auxilio emergencial que foi reduzido pela metade tem seus dias contados. Ou seja, não haverá mais distribuição de dinheiro público.


Pratique a coleta seletiva e separe o lixo. A cidade e o planeta agradecem. Cidade limpa. Direito seu, dever de todos.

Ÿ Limpeza Urbana Ÿ Coleta, Coleta Seletiva e Reciclagem Ÿ Operação de Aterros Sanitários Ÿ Implantação de Aterros Sanitários Ÿ Recuperação de Áreas Degradadas

Rua Conselheiro Mafra, 708 |Fone (49) 3563.2517 |Caçador, SC | Filial: Av. Herbert Hadler, 435 | Fone (53) 4141.1419 | Pelotas, RS


Saúde NOVEMBRO AZUL E O COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA NA PANDEMIA Perante este quadro complexo, entramos no Novembro Azul, movimento desenvolvido neste mês no Brasil, que é espelho de campanhas similares mundo afora, alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro.

Vivemos um ano a pico com uma pandemia que con nua a caminhar em ritmo avassalador, neste momento se evidenciando em uma segunda onda no Hemisfério Norte, com relevo para diversos países da Europa, con nente que deve ser bastante a ngido com a chegada do inverno. O mundo contabiliza mais de 50 milhões de contaminados e mais de 1,2 milhões de mortes. No Brasil, mais de 5,6 milhões de pessoas foram contaminadas e destas, mais de 160 mil perderam a vida. Somado a este quadro sanitário preocupante e ainda em curso, uma crise econômica sem precedentes caminha em uma onda paralela. A despeito disto, as outras doenças não deixaram de exis r, ao contrário, preocupa o fato da desassistência em curso, com cirurgias ele vas desmarcadas por meses e exames preven vos ou de diagnós co adiados. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), houve uma redução de mais de 50% das cirurgias urológicas ele vas e de 25% das cirurgias de emergência. Outra pesquisa, da farmacêu ca Janssen, iden fica uma queda de 70% das cirurgias oncológicas e de até 90% das análises de biopsia, es mando que mais de 50 mil brasileiros deixaram de ter acesso ao diagnós co de câncer. Estes indicadores sinalizam uma onda sanitária municiada por outras doenças que está sendo germinada, precisa ser dimensionada e enfrentada.

O movimento com este intuito, pioneiro e mais conhecido no mundo é o Movember, que surgiu em 2003 na Austrália, através dos amigos Travis Garone e Luke Sla ery, os quais inspirados pela mãe de um outro amigo que desenvolvia ações para o combate do câncer de mama, idealizaram um concurso de bigodes para arrecadar fundos. Esta ação repercu u e mul plicou, ao ponto de criarem a Fundação Movember, com todos os recursos arrecadados nas ações, agora mais ar culadas, sendo des nados ao combate do câncer de próstata. O Movember foi ins tucionalizado na Austrália e se disseminou por diversos países, dando origem a outros movimentos, como o NoShave November. No Brasil, a SBU iniciou em 2004, ações de esclarecimento sobre o câncer de próstata no mês de novembro e em 2011 o Ins tuto Lado a Lado pela Vida (LAL) lançou a campanha Novembro Azul. O câncer é um termo genérico que designa um grupo de doenças que pode afetar qualquer parte do corpo humano, sendo causado pela mul plicação desordenada de células, provocado por fatores internos normalmente associados a agentes externos. Os fatores internos prevalentes são os gené cos, hormonais e imunológicos, com os gené cos/hereditários originando de 5 a 10% dos casos. A idade também é um fator interno importante, sendo predominante no câncer de próstata. Entre 80 e 90% dos casos existe associação com causas externas: sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, excesso de peso, maus hábitos alimentares e de vida, entre outros.


O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e foi responsável por 9,6 milhões de mortes em 2018, sendo o câncer de próstata responsável por 1,28 milhão de casos novos, segundo relato da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o Ins tuto Nacional do Câncer (INCA) es ma 65.840 novos casos para 2020, com 15.576 mortes, sendo o 2º po de câncer mais comum entre os homens brasileiros (o 1º é o câncer de pele não melanoma). É predominante na terceira idade, visto que mais de 75% dos casos no mundo ocorrem a par r dos 65 anos.

de sangue para avaliar a dosagem de PSA (An geno Prostá co Específico) e, em se reforçando a suspeita, a biopsia de confirmação. O diagnós co pode ser fechado com a u lização de exames complementares de imagem. Desde 2009, através da Portaria nº1994, o Ministério da Saúde ins tuiu, no âmbito do SUS, a Polí ca Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Ao tempo que precisamos tocar nossas vidas com as limitações que o “novo agora” nos impõe, ainda precisamos nos cuidar com relação as outras doenças que con nuam a exis r. Para tanto, a prevenção e o diagnós co precoce são os remédios mais eficazes. Na crise, se repense, se transforme, CRIE!!! Vem comigo!!! Contatos: Fones/Whatsapp: (47) 99983-6026, (47) 99916-0744 E-mail: ballesteroconsultoremsaude@gmail.com

A próstata é uma glândula existente apenas no homem, do tamanho de uma castanha, localizada abaixo da bexiga e a frente do reto, tendo como principal função auxiliar na produção de sêmen. Esta glândula pode desenvolver 3 doenças: a prosta te (inflamação que a nge 30% dos homens), a hiperplasia prostá ca benigna (HPB) e o câncer. O câncer de próstata se apresenta normalmente assintomá co em sua fase inicial, quando existem sintomas, estes são semelhantes ao do crescimento benigno da próstata, quais sejam: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou noite e, inclusive, surgimento de sangue na urina. Em fase mais avançada: dores ósseas, infecção generalizada ou insuficiência renal. Segundo relato do INCA, o seu diagnós co precoce, assim como em outros pos de câncer, é responsável por 90% das curas. Entretanto, ainda se reveste de imenso “tabu” o exame de toque retal, u lizado para se prover um diagnós co em conjunto com o exame



Nossa equipe agradece a confiança


Saúde Dra Cleonice

Harmonização Facial ou Padronização Facial Toda e qualquer técnica usada por nós profissionais que atuamos nesta área, deve obje var enfa zar a beleza e devemos ter muito cuidado com a padronização dos procedimentos, pois nem todos, para ficar harmônicos, necessitam mudar radicalmente, a sensibilidade e a habilidade do profissional, com certeza, fará evidenciar o belo com técnicas minimamente invasivas e discretas, por mais que um queixo ou um maxilar mais projetado afine um rosto, não significa que isto seja o mais bonito para todos. O mais importante é o “Bom Senso” profissional.

tado maravilhosamente belo. A indicação correta e a combinação de tratamento de reposição volumétrica- preenchedores, toxina botulínica -para sinais de expressão, cuidados de es mulos de pele - atualmente com os tão badalados bioes muladores entre outros, proteção dos danos ac nicos -com o sempre essencial e indispensável protetor solar e também o uso de an oxidantes via oral, ingesrir de muita água e alimentação rica em bons nutrientes, são as pérolas para a harmonia do todo. O segredo do sucesso profissional é ter como obje vo sempre buscar repor as perdas e nunca mudar a anatomia natural. Segundo Philip Hallawell (autor dos primeiros livros sobre Visagismo) : “ A arte de revelar o melhor da iden dade de um ser humano, com harmonia e esté ca, melhora muito a auto es ma”. Isso quer dizer que o visagismo não se limita apenas à beleza exterior, como também traduz o es lo e a personalidade do indivíduo.

Existem rostos lindos em todos os formatos, quadrados, ovais, retangulares, redondos, por isto nós profissionais devemos atentar para enfa zar a beleza de cada um destes padrões, sem exageros ou sem torná-los ar ficiais. Buscar naturalidade e suavidade faz a diferença entre os profissionais que atuam nesta área da medicina esté ca. A evolução natural do envelhecimento é resultante de uma redução gradual na função celular individual, nas estruturas ósseas, musculares, tecido adiposo e ligamentos de todo o corpo sendo bastante evidente na face. E o profissional que deseja excelência de resultados deve prestar atenção em todos estes detalhes. Quando o paciente faz prevenção do envelhecimento, com procedimentos menores e com ó mo es lo de vida, as modificações naturais são mais lentas e qualquer procedimento realizado será mínimo e deixara um resul-

Um grande beijo e um abraço no coração. Que DEUS abençoe a todos. Dra Cleonice Mo ecy - CRM 4914 Médica



Renato Timm Marins... Aniversariar é um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós, capacidade de recomeçar a cada ano. Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias Afinal comemorar idade nova é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos mo vos e chorar outros, porque amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido, é ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo. Singela homenagem a este grande amigo deste colunista.

Gen l Borille... Gostaria de desejar que o seu a n i v e rs á r i o s e j a u m a d a t a inesquecível e que o seu coração fique iluminado de amor e felicidade. Que Jesus te abençoe muito. Me sinto muito feliz por, de alguma forma, fazer parte da sua história. Que a sua alegria con nue contagiando todos à sua volta. E que nunca lhe falte mo vos para sorrir. Desejo nada menos que o melhor para você. Parabéns e muitas Parabéns! É com muita alegria que festejo o dia do seu aniversário. Seja sempre essa pessoa amável e caridosa.

felicidades.


Ponte coberta Bairro Santa Catarina, atual ponte da Rodoviária - Década de 50.Fonte: Arquivo municipal

Ônibus anos 1960, linha Caçador a Curitibanos, crédito foto Nicéia Correa

Time Avenida anos 1960 com Fauzi, Licão, Laércio , Salem, Kurtz , Granzo o, Ivanio, Flávio Thomé, Jacob Farfud e Cezar Pedrassani.

Rua Carlos Sperança, em Frente Foto Boni Ano 1960 - Carga de Madeiras, Foto Edson Granemann

Rua Carlos Sperança - Década de 50 Fonte: Arquivo municipal

A unidade iniciou oficialmente as a vidades no dia 12 de agosto de 1967, na rua Moacir Sampaio, com apenas duas salas de aula. As professoras da época eram as saudosas Waltraude Gisela Balbach de Almeida e Maria Inês Techi


Saúde Animal Veja 10 cuidados básicos com os animais de es mação É preciso oferecer alimentação, proteção, vacinação e também diversão aos cães e gatos.

te, a vacinação é anual e só pode ser realizada por um médico veterinário. As vacinas previnem doenças graves

Antes de adotar ou mesmo comprar um animal de es -

que podem levar o animal à morte, bem como doenças

mação, é preciso ter em mente que os cuidados necessá-

que podem ser transmi das para os humanos (zoono-

rios para oferecer uma vida de qualidade aos bichinhos

ses).

vão muito além do que providenciar água, comida e um

6. Controle de parasitas

teto.

Os donos ainda devem ficar atentos com infestações de

À veterinária Ana Paula Teixeira da Silva dicas de como

pulgas e carrapatos, que podem transmi r doenças

cuidar bem do seu bichinho. Confira:

graves para os animais e humanos.

1. Proteção

7. Vermífugos

É dever do proprietário proteger seu animal do sol e da

Assim como as vacinas, os vermífugos são muito impor-

chuva, além de impedir que os bichinhos fujam ou saiam

tantes, pois os parasitas intes nais (vermes) podem

sozinhos na rua. Assim, evitamos brigas, atropelamen-

comprometer a saúde dos animais, levando ao emagre-

tos, envenenamentos e crias indesejáveis.

cimento, à queda de pelos, anemias e zoonoses.

2. Alimentação

8. Higiene bucal

Oferecer sempre uma ração de boa qualidade, respei-

Cães e gatos também precisam escovar os dentes, mas

tando as caracterís cas de cada animal e faixa etária

com produtos veterinários específicos. Doenças perio-

(ração de filhote, adulto e idoso). E sempre disponibilizar

dontais, além de causar o desagradável mau hálito, pre-

água limpa e fresca.

judicam a alimentação, causam dor e as bactérias da

3. Castração

boca podem se desprender e causar lesões em outros

A castração é sempre aconselhável quando não se quer

órgãos.

um filhote. Com isso, evitamos superpopulação, aban-

9. Banhos e escovação

donos, doenças uterinas, neoplasias (câncer), doenças

Nos cães, o ideal é dar banho a cada 15 dias. Já nos gatos,

prostá cas, agressividade e marcação de território.

este intervalo deve ser maior. Os banhos devem ser com

4. Passeios e brincadeiras

produtos veterinários e com mínimo de estresse possí-

Animais também precisam de atenção e carinho. Por

vel. Durante estes momentos, você observa melhor seu

isso, é necessário passear regularmente com os cães e

animal e, assim, pode notar algo diferente ou errado.

brincar com brinquedos. Desse modo, es mulamos

10. Visitas ao veterinário

tanto a parte sica quanto a psicológica, ajudando a

É de grande importância realizar, pelo menos, uma vez

prevenir doenças causadas por estresse e obesidade.

ao ano uma consulta com o veterinário. Muitas doenças

5. Vacinação

podem ser evitadas com a prevenção. Esteja sempre

Cães e gatos possuem um esquema vacinal de acordo

atento a qualquer mudança de comportamento ou hábi-

com sua espécie e caracterís cas individuais. Geralmen-

to do seu animal, pois isso pode sinalizar doenças.(Fonte: net)


Geral

Evite aglomerações e ambientes fechados. Mantenha os ambientes ven lados. Não toque os olhos, nariz ou boca sem antes higienizar as mãos. Higienize suas mãos com água e sabonete liquido ou álcool gel, principalmente após tossir, espirrar ou assoar o nariz.

Use lenço descatável para assoar o nariz. Ao tossir ou espirrar apoie no cotovelo, nunca nas mãos. N ã o co mp a r l h e co p o s , talheres e objetos pessoais. Algumas infecções respiratórias podem ser prevenidas. Verifique sua carteira de vacinação ou vá até uma unidade de saúde para obter maiores informações.


Educação

Economia

Santa Catarina lança programa de inovação voltado para o agronegócio O agronegócio catarinense está com os olhos voltados para o futuro. Nesta terça-feira, 17, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e suas empresas vinculadas - Epagri, Cidasc e Ceasa lançaram o Programa Agroinovação SC. O obje vo é es mular inicia vas inovadoras e aprimorar as polí cas públicas voltadas para o setor produ vo. As ações já executadas terão uma nova diretriz e a meta é fomentar o ecossistema de inovação voltado ao agro. "O Agroinovação traz a possibilidade de pensarmos de forma inovadora nos desafios que o agronegócio de Santa Catarina tem pela frente. Queremos criar essa cultura de inovação na Secretaria da Agricultura, Epagri, Cidasc e Ceasa, levando isso para as polí cas públicas e o direcionamento de recursos para fazer de Santa Catarina um estado protagonista e referência em tecnologias voltadas para o agro", destaca o secretário de Estado da Agricultura, Ricardo de Gouvêa.

O obje vo do programa é es mular inicia vas inovadoras e aprimorar as polí cas públicas voltadas para o setor produ vo (Foto: Ricardo Wolffenbu el/Secom). O novo Programa contempla diversas ações, entre elas o mapeamento do setor de inovação, capacitação e melhoria da conexão entre startups e setor produ vo. Além disso, a Secretaria da Agricultura , Epagri, Cidasc e Ceasa passarão por uma mudança de diretrizes, focando no futuro da agropecuária. A intenção é incorporar inicia vas inovadoras nas polí cas públicas, a vidades de fomento, pesquisa, extensão rural, comercialização e defesa agropecuária de Santa Catarina. O primeiro passo será conhecer o que vem sendo desenvolvido de pesquisas e/ou soluções com possibilidade de aplicação prá ca para a agricultura

catarinense. "Santa Catarina é um grande produtor de alimentos e também de tecnologias e inovações. Queremos unir esses setores para que juntos possamos pensar no agro do futuro, levando mais qualidade de vida e renda para os produtores rurais e pescadores que vivem em nosso estado", ressalta Ricardo de Gouvêa. O Programa Agroinovação SC será desenvolvido com o apoio do VIA Estação Conhecimento, grupo de pesquisa ligado à Universidade Federal de Santa Catarina.

Edital aberto Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Secretaria da Agricultura publicou dois editais para mapear startups e Ins tuições de Ciência, Tecnologia e de Inovação (ICTs) especializados no setor agropecuário e promover conexões entre o ecossistema de inovação e as cadeias produ vas. Por meio do chamamento público será possível iden ficar as startups e as soluções tecnológicas que ofereçam soluções para a agricultura, pecuária, pesca e agroindústria em Santa Catarina, promover a divulgação dessas inicia vas para o setor produ vo e subsidiar novas polí cas públicas de fomento à inovação. As Agritechs, Foodtechs e as ICTs cadastradas estarão aptos, de forma não exclusiva, a par ciparem das ações implementadas pelo Agroinovação SC e pelo Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura (NITA), bem como de outras inicia vas e polí cas que poderão ser implementadas. "Nós contamos com todas essas empresas que atuam dentro do agronegócio para que possamos fazer esse mapeamento e que par cipem desse programa”, ressalta o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen. As startups e Ins tuições de Ciência, Tecnologia e Inovação interessados em par cipar do Edital podem se inscrever no link, até o dia 9 de dezembro de 2020. Informações adicionais para imprensa: AISEAPDR


6

6


Educação

Educação

UNIARP prossegue com inves mentos em estrutura sica e qualificação docente 2020 foi um ano de desafios para a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). A pandemia do novo coronavírus alterou a ro na acadêmica. As aulas remotas desde o Colégio de Aplicação até os cursos de graduação, pós-graduação e nos mestrados mobilizou todos os professores e funcionários técnico-administra vos para uma nova realidade, por meio da internet. Mesmo diante deste cenário desafiador, a Universidade prosseguiu com projetos de obras e melhorias na sua estrutura sica. Além da compra de equipamentos para os diversos cursos e setores. Também houve grande atenção com a qualificação docente para melhores resultados para todos os acadêmicos. Foi realizada a troca de piso do 1º andar do bloco A, e o mesmo acontecerá nos demais andares em 2021. Foi feita a reforma do bloco C para comportar salas e laboratórios para o curso de medicina, ampliação de mais dois pavimentos no bloco C e construção da guarita na entrada da área de convivência. Para 2021 serão instalados dois elevadores entre os blocos A e C (espaço da an ga sala dos professores), para atender normas de acessibilidade.

Entre as melhorias realizadas, destaque para o Teatro da UNIARP que foi completamente reformado. As obras incluem pintura interna e externa, reforma na parte elétrica, troca de todo o piso e da cobertura externa, plataforma elevatória para pessoas com deficiências, troca do assoalho do palco, rees lização externa da fachada, sistema de som completo para eventos de qualquer porte, novo sistema de clima zação e de iluminação, reforma dos banheiros e troca de todas as poltronas. Foram realizadas ainda reformas nos banheiros do bloco A, reformas no térreo do bloco B com troca do piso, pinturas e iluminações, construção de nova sala de Orientações Metodológicas, Sala de Professores de Tempo Integral e reforma e ampliação na Farmácia Escola, setor de Apoio, repaginação da Sala dos Professores e Escritório Modelo, além da construção de floreira com bancos e lixeiras de madeira.

Disse o Presidente da ins tuição, Neoberto Balestrin : “Nossa experiência de ensino depende de fazer melhor uso do espaço disponível, enquanto trabalhamos para entregar uma infraestrutura de referência. Precisamos inves r para oferecer melhorias para toda a comunidade acadêmica, bem como foco em espaços para aprendizagem social e interação colabora va”, comenta.


Invocação e ação de graças. Salmo 28 (27) O tulo aí posto retrata o conteúdo ou o procedimento da oração deste salmo.( Nós já colocamos isto em salmos anteriores: 'o tulo dos salmos é uma tenta va, feita não pelo salmista, mas pelo seu intérprete, na busca da compreensão do conteúdo).

um pequeno, mas forte, olhar de indignação contra os ímpios.( outra palavra que na Bíblia significa, literalmente: aquele que não crê e não aceita Deus na sua vida, quer dizer, vive e age como se Ele não exis sse, tornando, assim, um inimigo de Deus.

Assim sendo, o salmo 28 ,num primeiro movimento, se volta para Deus e pede, com insistência, para ser ouvido. Assim ele exclama: 'escuta a voz da minha oração, quando eu grito(termo que indica a força do pedido) para ; quando eu levanto minhas mãos, Yahvé, para o santo dos santos'.

E como o salmista se iden fica com Deus, porque ele o ama, ele, o salmista, tornando-se de certa forma 'um com Deus', o inimigo de Deus passa a ser inimigo do salmista.

O 'santo dos santos' é a parte do templo reservada para a presença de Deus, arca da Aliança, e na qual só os sacerdotes tem permissão para entrar. A expressão acima : 'quando eu levanto minhas mãos para o santo dos santos' revela um comportamento de todo judeu, até hoje man do, de , na hora de sua oração, voltar o orante sua face e suas mãos na direção do Templo, o ´; único lugar da presença de Deus com todo seu Poder e Glória .( a palavra 'glória' indica o resplendor, o fulgor da presença divina, assim como as vestes são a expressão do poder da pessoa). Entre este movimento do salmo, o de invocar a Deus com veemência e a ação de graças, existe

Não dizemos nós: ' o amigo do meu amigo, é meu amigo. Por isso, a jus fica va dos ataques do salmista contra o ' impio'. Mas este movimento de atritos contra o ímpio, muito encontradiço nos salmos, logo termina, e irrompe numa ação de graças sen da e forte: ' Bendito seja Yahvé , porque Ele escuta a voz da minha oração'. E acrescenta um versículo que poderia ser o refrão deste salmo na hora da sua reza: 'eu recebi ajuda e minha carne refloresceu; de todo o meu coração eu rendo graças. 'Yahvé, força para o seu povo, fortaleza de salvação para seu messias( o rei ). E conclui este belo salmo de Ação de Graças: ' Yahvé, salva teu povo, bendize tua herança, conduze-os, lava-os (carrega-os) para sempre'.


Nivaldo Narã

nivaldonara@colunista.com.br

Vulgarizador

Servindo de modelo em tempo de covid mundial. O Old Vic Theater, teatro londrino que começou a funcionar em 1818 e que comporta 1067 assentos, vendeu 30 mil ingressos em 73 países ao longo da pandemia para peças encenadas ao vivo pelo streaming. A façanha representa o equivalente a mais de 27 noites de lotação esgotada. Viva!

Evaporação Conforme levantamento feito dos xingamentos na campanha eleitoral de 2020, contra as candidatas: os mais usados são: comunista com 284 posts, Peppa (278), porca (47), burra (45), ridícula (34), falsa (23), louca (22). As mais atacadas foram Joice Hasselmann, candidata à prefeitura de São Paulo com 612 ataques; Manuela D'Ávila, candidata à prefeitura de Porto Alegre (582) e Benedita da Silva, candidata à prefeitura do Rio (52).

Sufocado

A Petrobras concordou em pagar US$ 4,8 bilhões e R$ 27,7 bilhões em multas, Para não virar ré nos EUA. O valor é sete vezes maior que as sentenças da Lava Jato devolveram aos cofres da estatal.

Evaporação A Petrobras concordou em pagar US$ 4,8 bilhões e R$ 27,7 bilhões em multas, Para não virar ré nos EUA. O valor é sete vezes maior que as sentenças da Lava Jato devolveram aos cofres da estatal.

O Rio de Janeiro devera atravessar um período ainda mais asfixiante em sua economia. Sem a queima de fogos na noite de passagem de ano e sem o carnaval, misturados à baixa ocupação dos hotéis. Tudo isso junto deverão produzir a perda de bilhões na economia do estado. Só o carnaval movimenta de 2 a R$ 4 bilhões. Magnificente A cantora Iza virou a garota-propaganda dos sonhos de consumo de profissionais de marke ng e anunciantes. Iza começou há pouco tempo sua carreira, mas já assinou contratos publicitários com Apple, Brahma, Itaú, Coca-Cola, Natura, MAC, Fila, Hering, Plié, Leão e Chili Beans. E de pompa, forma o júri do The Voice Brasil.

Alterna vas

Modelo Pandemia Sem alterna vas; varias comunidades brasileiras vem adotando soluções especiais para onde deixar os filhos quando forem trabalhar. São mães que improvisam creches comunitárias para dar conta dos filhos das vizinhas, sem atender a mínima regulamentação, ou seja: remunerada de modo similar aos aplica vos de transporte ou entrega em domicílio.


Grife Acostamento

também em ser poeta e cronista. Mo a diz que não usa mais cocaína, mas

A empresária Elizandra Brescovit foi a anfitriã na inauguração da nova loja franquia, da grife Acostamento, em Balneário Camboriú. O evento seguiu todas as normas do novo formato, devido à pandemia e recebeu cerca de

fuma maconha pra camente todos os dias.

40 pessoas. A noite contou com bar de drinks e a presença de influencers, imprensa e da turma do bom gosto,

Atra vo

que foram conferir as novidades da loja e da marca. Apre-

Na In missimi, neste novembro de Black Friday, esta

sentada pelo diretor cria vo da marca Deva Ferrasini.

apresentando grandes ofertas, com muitos descontos e

4935:

opções de looks, roupas, su ãs, calcinhas, bodies, pijamas, cuecas e muito mais. Oportunidade de renovar o guarda-roupa e economizar no presente de Natal ou naquela compra que você está namorando há tempos. As promoções são válidas para as lojas

sicas e e-

commerce da marca até dia 29 de novembro. Nas lojas de Balneário Camboriú, no Balneário Shopping e em Blumenau, no Shopping Neumarkt.Fotos: Divulgação In missimi

Gi Ataliba, a empresária Elizandra Brescovit e Nani Santos. Foto: Camila Carniel- Imagens de coleção da Acostamento

Publicação Nelson Mo a, 76 anos, produtor, jornalista, compositor e escritor, apresenta seu novo livro “De c... para lua” e garante que no novo trabalho “colocou tudo para fora”. São 480 páginas que lembram Boates Cariocas, lançado em 2019. Num dos trechos, admite que atolado na cocaína (apresentada pelo jornalista Tarso de Castro) pensou


Na Cozinha Com Alcir Bazzanella

Conchiglione Regeados Ingredientes: 100g de conchiglione 1 xícara e ½ ricota 1/2 tomate picado 2 colheres (sopa) de requeijão. 600ml de leite integral 3 colheres (sopa) de margarina 3 colheres (sopa) de farinha de trigo Salsinha à gosto Pimenta do Reino à gosto Noz Moscada à gosto (opcional) Sal a gosto à gosto 50g de queijo mussarela ralado 50g de queijo parmesão ralado 150 gramas de nozes

Modo de preparo: Cozinhe o conchiglione por 6 minutos em água salgada, escorra. Prepare o Recheio misturando a ricota, tomate picado, salsinha picada, 2 colheres de requeijão e tempere com sal e pimenta do reino. Em uma panela, derreta a manteiga, junte a farinha de trigo e misture bem, adicione o leite aos poucos misturando sempre com um batedor de arame para não empelotar, tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Não deixe engrossar muito. Desligue o fogo e derrame esse molho em uma travessa. Recheie os conchiglione e coloque na travessa em cima do molho, cubra os queijos ralados e leve para assar por 20 minutos em forno médio (180ºC). Ao servir polvilhe com nozes picadas, para acompanhar saladas verdes um vinho nto encorpado como um Cabernet Sauvignon.

Quer anunciar: (49) 3567 1584 (49) 98809 7373 – (49) 99807 1448 revistafeelingedumar@hotmail.com


Feeling Potencial de Caรงador Ja circulando

Mostre e divulgue sua empresa para o Brasil e o mundo Em 2022 venha anunciar aqui