abolsamia 127 (jul/set 21)

Scroll for more

Page 78

ESPECIAL

FNA2021 Aposta (mais) reforçada no cliente A Tractomoz marcou presença na FNA, em Santarém, demonstrando uma panóplia de máquinas - incluindo as moto 4 da Segway, que já foram o tema de capa da Revista abolsamia na sua edição nº 126 – , mas o grande destaque foi mesmo a máquina de vindimar Gregoire, nas versões rebocada e automotriz - novidade da Tapal na feira -, cujas características lhe conferem uma eficiência e fiabilidade capazes de atrair atenções.

a

bolsamia falou com Luís Mendes sobre vários temas relacionados com o presente e futuro da empresa, e o gerente da Tractomoz não escondeu que o crescimento que a empresa tem apresentado nos últimos anos dá confiança para pensar no futuro com ambição e mais capacidade para ajudar os clientes.

78

abolsamia

julho/setembro 2021

SEMPRE A CRESCER MESMO EM PANDEMIA Apesar de um ano e meio de pandemia, que limitou muitos setores e empresas, a Tractomoz conseguiu responder bem à adversidade e Luís Mendes explica qual poderá ter sido a razão. “A pandemia não nos afetou e pensamos que a causa é estarmos ligados a uma cadeia de bens de primeira necessidade. Este ano, até ao fim de maio, registámos um crescimento de 25% em relação a 2020, sendo que já tínhamos crescido 12% em relação a 2019”, explicou o gerente da Tractomoz.

OBJETIVOS PARA A TAPAL A empresa Tapal foi adquirida pela Tractomoz no final de 2020 com um objetivo muito claro e imediato. Mas há metas também a médio e longo prazo. “A aquisição da Tapal foi feita em dezembro de 2020 e é uma empresa completamente independente da Tractomoz, sendo que os proprietários nem são as mesmas entidades, só a gerência de ambas é minha. É uma estratégia para estarmos mais próximos dos agricultores de culturas de alto valor como vinha, hortícolas e frutas, etc.”, explicou, identificando a zona onde irão apostar: “O que queremos fazer é beneficiar a zona oeste, com mais uma opção de tratores usados e máquinas novas para essas culturas. Vamos trabalhar todas as marcas de que já dispomos menos tratores novos. Serão só tratores usados multimarcas e máquinas novas e usadas multimarcas.”

A Tractomoz marcou presença na FNA com um espaço dividido com a Tapal e M&M-Motors (Mendes & Mendes), empresas do grupo.

INOVAÇÃO É «EVOLUÇÃO CONSTANTE» Questionado sobre a inovação tecnológica na Agricultura, Luís Mendes foi bastante claro: em breve a automatização será ainda mais avançada porque é uma área em “evolução constante”: “A inovação tecnológica na agricultura já não vai parar e não demorará muito a vermos tratores e máquinas autónomas comandadas por pessoas através de computador ou telemóvel. Já existe mesmo uma capacidade de análise elevada dos dados dos campos que são cultivados.”

CENTRO DA TRACTOMOZ EM PORTALEGRE PARA 2022 Os desafios têm sido imensos desde que a pandemia surgiu mas a Tractomoz não baixa os braços perante a adversidade. “Para 2022, temos a ambição de abrir um Centro em Portalegre, pois o distrito precisa que estejamos próximos desses agricultores e empresários agrícolas que ali estão estabelecidos. A nossa intenção é fortalecer as nossas restantes filiais (Évora, Coruche, Beja, Ferreira do Alentejo, Muge e Bombel) de forma a que tudo seja cada vez mais otimizado e com menos custos”, referiu Luís Mendes, acrescentando que a Feira Agroglobal, em Setembro, da qual a Tractomoz é parceira, é uma boa oportunidade para “aumentar a exposição de Moto 4, UTV e SSV.”

www.abolsamia.pt