abolsamia 127 (jul/set 21)

Page 54

RECOLHA DE INFORMAÇÃO COM O DRONE A ideia é utilizar as características dos drones para realizar um estudo do estado vegetativo de algumas parcelas agrícolas ou florestais. O drone utiliza câmeras de fotografía para que, posteriormente, se possam processar as imagens captadas e observar o vigor da cultura; trata-se de obter um mapa das parcelas que permita melhorar a tomada de decisão no momento de planificar as adubações e os tratamentos fitossanitários.

AVIÃO, DRONE OU SATÉLITE? A utilização de imagens aéreas na agricultura é feita desde os anos 70 do século passado mas, efetivamente, a recolha de imagens foi variando consoante a tecnologia utilizada. Às primeiras imagens obtidas com satélites e com aviões, seguiu-se o uso do drone como plataforma de recolha de informação. Hoje, todavia, as três tecnologias coexistem mas, sem dúvida, as imagens de satélite e de drone são as plataformas mais habituais e aquelas que parecem ser a solução para o futuro.

54

abolsamia

julho/setembro 2021

Procedimento de trabalho Planear o voo

Sistemas de navegação

Devem analizar-se as condições meteorológicas e as proibições de voo na zona. Uma vez estabelecido o objetivo do voo deve ser decidida a altura do mesmo; a altura de recolha das imagens recomendada é calculada de acordo com a altura da cultura e a informação a processar. Um voo standard realiza-se entre os 70 e os 130 metros de altura. A distância entre passagens paralelas também estará entre os limites anteriores: de 70 a 150 m.

Um drone com uma determinada especificação deve ser capaz de se posicionar de acordo com um sistema GNSS (Global Navigation Satellite System). Hoje existem várias constelações de satélites operacionais: GPS (norteamericano), Glonass (russo); BeiDou (China), Galileo (europeu). Antes do voo devem ser registados os pontos de controlo através do posicionamento RTK (cinemática em tempo real) para se ter precisão suficiente tanto na planimetria quanto na altimetria.

Realização do voo Antes da recolha de imagens devem ser colocados painéis refletores para medir as mudanças de luz em diferentes faixas de refletância da faixa visível e em diferentes datas de voo. O mais habitual é serem colocados painéis brancos, pretos e cinzentos de 0.5 m2.

Captação de imagens Com sensores apropriados são captados diferentes comprimentos de onda tanto da luz absorvida como refletida pelas plantas. Desta forma, são geradas imagens de contraste de cor. A técnica tem poucas limitações, exceto as meteorológicas (chuva, ventos acima de 10 km / h, frio extremo).

www.abolsamia.pt


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.