Revista Abigraf 265

Page 42

SOFTWARE

apólices e cartas de renovação no caso das com­pa­n hias de seguro. A comunicação é toda controlada pela gráfica, que já recebe os dados com a definição de como eles devem chegar ao consumidor final”.

Foto: Álvaro Motta

NOVA FONTE DE LUCROS

Felix von Planta, gerente geral da GMC para a América Latina: “As gráficas que entenderem as novas plataformas como oportunidades sairão na frente com um forte diferencial”

Um passo no sentido da comunicação integrada

U

42

m dos principais de­sa­f ios da in- origem suí­ça, a empresa começou a ­atuar dústria gráfica hoje é deixar de ser em 1993 fornecendo soft­w ares para a vista como um fornecedor de im- produção de extratos ban­c á­r ios. Em 20 pressão para assumir o posto de provedor anos a GMC rompeu as fronteiras do segde soluções de comunicação. Em muitos mento tran­sa­cio­nal para operar em vá­r ias segmentos, essa mudança é cru­cial, ­­á reas, como mar­ke­t ing direto, corda qual depende a sobrevivência reio híbrido, gestão de marca, SOLUÇÕES das empresas. Afinal, a inforaprovação online e trans­ mação há muito abandonou pro­m o­c io­n al, espalhanDA GMC AUXILIAM a fidelidade ao papel, mido-se pelo mundo atraAS GRÁFICAS A SE grando em maior ou mevés de sub­si­d iá­r ias em 26 TRANSFORMAREM nor grau para os meios elepaí­ses, incluindo o BraEM PROVEDORES trônicos. Dominar a gestão sil. De acordo com Felix DE SERVIÇOS DE desse con­teú­do, entregandovon Planta, gerente geral COMUNICAÇÃO. o onde, quando e como o clien­ da GMC para a América Late desejar, é o cerne dessa questão. tina, vá­r ias oportunidades estão Tal transformação exige um novo entendi- se abrindo para as gráficas. “Empresas de mento do empresário gráfico em relação ao ponta não se limitam mais a administrar seu negócio. É preciso reinventar-se, ado- a informação que gerará impressos trantando novos procedimentos e incorporando sacionais [boletos, carnês, contas]. Estão ferramentas alternativas. trabalhando na gestão de todos os docuEntre esses instrumentos estão as so- mentos que envolvem a comunicação enluções da GMC Soft­ware Technology. De tre os seus clien­tes e os clien­tes deles, como REVISTA ABIGR AF  maio /junho 2013

No coração desse processo, chamado de Customer Com­m u­n i­c a­t ion Management (CCM), está o sistema da GMC . Simplificando, o soft­ware, alimentado por essas informações, gera os arquivos que vão se transformar, por exemplo, em uma carta impressa, uma mensagem eletrônica ou um e-​­mail acompanhado de um arquivo em PDF. “E a gráfica, acostumada a cobrar pelo impresso, passa a lucrar também com o ge­ ren­cia­men­to dos dados e com o envio da comunicação eletrônica, adaptada para todos os dispositivos [PCs, tablets, smartphones]”. O executivo explica que a solução da GMC abrange desde o projeto do documento, garantindo que os parâmetros estabelecidos pelos designers sejam traduzidos em comunicação eficaz e dinâmica, passa pelo ge­ren­cia­men­to do con­teú­do, com recursos para monitoramento e controle do ciclo da comunicação, cuida da publicação dos documentos em múltiplos canais e envolve até a coleta e ras­trea­men­to das respostas dos clien­tes. Os avanços são con­tí­nuos e o próximo passo é o uso do HTML5, versão mais recente da linguagem para estruturação e apresentação de con­teú­do na web. Sua aplicação possibilitará a cria­ção, por exemplo, de extratos dinâmicos. Ao recebê-lo, o usuá­r io poderá clicar sobre um gráfico e estendêlo para am­pliar a vi­sua­li­za­ção ou mesmo acessar um vídeo que traz uma mensagem de seu gerente de conta. “O Brasil tem um enorme po­ten­cial nessa área. As gráficas que entenderem as novas plataformas como oportunidades sairão na frente com um forte di­fe­ren­cial”, ressalta Felix. & GMC SOFTWARE TECHNOLOGY Tel. (11) 3443-6225 www.gmc.net


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.