Page 1

Ano 08 | Edição 42 | Maio e Junho de 2012

Futuro do impresso foi tema da Conferência do GEDIGI-ABIGRAF Evento reuniu especialistas do Brasil e do exterior para promover o intercâmbio de informações sobre a impressão digital.

Realizada em 11 de junho, no Hotel Maksoud Plaza, a 2ª Conferência Internacional de Impressão Digital GEDIGI-ABIGRAF 2012, organizada pela ABIGRAF-SP em parceria com o Grupo Empresarial de Impressão Digital (GEDIGI), com apoio da ABIGRAF Nacional, do SINDIGRAF-SP e da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG). Com 385 participantes de 14 estados, o evento teve presença maciça de executivos do setor, com maioria de presidentes de companhias e profissionais de nível gerencial. A Conferência teve como proposta manter a discussão, troca de ideias e otimizar recursos para o desenvolvimento das aplicações com esse sistema de impressão no mercado gráfico brasileiro. Com o mesmo mote do tema principal, a abertura do evento teve palestra de Cary Sherburne, editora sênior da empresa do segmento de mídia para as indústrias de impressão e

Projeto-Impressoes-42.indd 1

publicação WhatTheyThink, seguida pela videoconferência sobre avaliação da Drupa com Joe Webb. Em seguida, o programa se dividiu em dois fóruns: estratégico e tecnológico. A programação contou ainda com a mesa de debates “Pós-Drupa”, composta por especialistas da Canon, Epson, Gomaq/Riso, Heidelberg, HP, Kodak, Ricoh e Xerox. “Como a Conferência aconteceu logo após a Drupa, apresentamos as novidades para quem não pôde ir à feira”, comenta Flavio Tomaz Medeiros, diretor setorial do GEDIGI e diretor financeiro da ABIGRAF Nacional. O programa foi encerrado com um balanço sobre a Conferência, conduzido pelo empresário Mário César Martins de Camargo, com mensagem e depoimento em vídeo do professor Frank Romano, considerado o “papa da impressão gráfica”. Ao final, os congressistas participaram do lançamento do

livro Futuro da Impressão Digital – Drupa 2012. De acordo com pesquisa realizada pelos organizadores, cerca de 80% dos conferencistas possuem ou trabalham em gráficas. Do total de entrevistados, 70% já trabalham com impressão digital e outros 47% pretendem investir neste tipo de tecnologia nos próximos 12 meses. Sobre os motivos de interesse no evento, 49% dos entrevistados alegaram que estavam buscando atualização tecnológica e 22% buscavam soluções para atuais e novos negócios.

Nesta edição Página 4 Durante uma semana, ABIGRAF promove eventos em comemoração ao Dia da Indústria Gráfica Página 7 Programe-se para a próxima Semana de Artes Gráficas

27/06/12 15:16


Editorial

Junho, o mês da Indústria Gráfica! Em junho, os industriais gráficos puderam participar de um importante evento: a 2ª Conferência Internacional de Impressão Digital GEDIGIABIGRAF 2012. Marcado para 11 de junho, em São Paulo, o encontro reuniu profissionais do Brasil e do exterior para discutir diversos pontos relacionados à mídia impressa no futuro. Porém, os eventos não pararam por aí. Neste mês ainda, no dia 24, comemoramos o Dia da Indústria Gráfica. E para celebrar essa data tão especial para um segmento que emprega mais de 200 mil pessoas diretamente, a ABIGRAF Nacional promoveu a 1ª Semana da Indústria Gráfica - SIGRA 2012 com diversas ações. Confira nessa edição do boletim Impressões algumas das atividades.

Em julho haverá, ainda, a Semana de Artes Gráficas (SAG) em Ribeirão Preto, além de palestras na sede da ABIGRAF e cursos da ABTG. Aproveite as oportunidades para aprimorar conhecimentos de todos os profissionais de sua empresa. Outra novidade, criada com o objetivo de aumentar a participação do gráfico nas atividades da Associação e do Sindicato, são os canais de comunicação Fale com o Presidente e Voz do Gráfico, caminhos para que o associado se faça presente. Em nossa sede, por e-mail ou telefone, teremos sempre o maior prazer em atendê-lo! *Fabio Arruda Mortara, presidente da ABIGRAF Nacional e do SINDIGRAF-SP.

Benefícios Fale com o Presidente Diversão nas férias Desfrute as férias de julho com a família na colônia de férias da ABIGRAF em Praia Grande. Associados da entidade têm desconto na diária, que inclui café da manhã, almoço e jantar. A Colônia oferece estrutura de lazer completa para recreação, com ginásio poliesportivo, pista de cooper, piscina, churrasqueira e salão de jogos. Reservas e outras informações estão disponíveis no site www.abigraf.org.br, com Priscila Miranda, pelo e-mail pmiranda@abigraf.org.br e pelo telefone (11) 3232-4513.

Como forma de ampliar o contato com as empresas associadas à ABIGRAF Nacional, Regional São Paulo, ABTG e ao SINDIGRAF-SP foi criado o canal Fale com o Presidente. A ferramenta está disponível nos sites das Associações (www.abigraf.org.br / www.abigrafsp.org.br / www.abtg.org.br) e do Sindicato (www.sindigraf.org.br). Os presidentes Fabio Arruda Mortara, Levi Ceregato e Reinaldo Espinosa estão à disposição para esclarecer suas dúvidas e receber sugestões. Entre que a casa é sua!

Outra alternativa para viajar por um preço acessível é o Club de Férias, que disponibiliza desconto em pousadas, hotéis e chalés em todo o Brasil. O benefício é válido para empresários, funcionários e dependentes das empresas associadas à ABIGRAF. As opções de destinos e valores podem ser conferidos no site www.clubdeferias.com.br. Aproveite essas oportunidades e curta uma folga com sua família!

Áreas de lazer da Colônia de Férias da Praia Grande

2

I

ABIGRAF-SP

Publicação bimestral da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), com apoio institucional do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP). Responsabilidade editorial: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação, empresa filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Impressão: Laborprint. Redação: Milena Prado Neves e Tainá Ianone. Projeto gráfico e diagramação: Merli.Design. Impresso em papel couchê fosco 115g. Contato ABIGRAF/SINDIGRAF - Tel. (11) 3232-4509 E-mail: dmark@abigraf.org.br. Site: www.abigrafsp.org.br e www.sindigraf.org.br

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-42.indd 2

27/06/12 15:16


Palestras

Com a palavra

ABIGRAF e SINDIGRAF-SP oferecem palestras e cursos gratuitos

Metas e sonhos

No dia 15 de março, o SINDIGRAF-SP promoveu a palestra “Planejamento das Necessidades de Caixa e de Capital de Giro nas Micro, Pequenas e Médias Indústrias”. Desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Fundação Instituto de Administração (FIA), o evento apresentou técnicas de planejamento e gestão. O conteúdo foi abordado pelo prof. dr. Ricardo José de Almeida, pesquisador e consultor na área de finanças e sócio-diretor da RJA Assessoria e Treinamento. Em uma iniciativa inédita, o SINDIGRAF-SP promoveu nos dias 09, 11, 13 e 16 de abril o curso Retenções na Fonte: ISS, INSS, IR, PIS, COFINS e CSLL, que teve como objetivo capacitar e reciclar os profissionais que atuam nos departamentos financeiros das indústrias gráficas associadas. Com carga horária de 12 horas e certificado de participação, o conteúdo foi ministrado pelo Profº Luiz Geraldo Alves da Cunha, profissional com 30 anos de experiência com formação pela FGV e Escola Paulista de Direito, e sócio da CT-LUNE – Centro de Treinamento Empresarial. “Novos avisos prévios e trabalho à distância” foi a palestra realizada em 24 de abril. O advogado e consultor de empresas João Augusto de Palma abordou de maneira geral as questões dos novos avisos prévios, com objetividade, auxiliando as empresas nas atividades jurídicas. Em 26 de abril, os gráficos puderam participar da segunda Sala de Crédito, programa fruto de parceria entre a ABIGRAF Regional São Paulo, SINDIGRAF-SP e Fiesp. A edição contou com três empresas (fornecedores e pequenas gráficas), atendidas por seis instituições financeiras: BNDES, Banco do Brasil, Agência de Fomento Paulista Nossa Caixa Desenvolvimento, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander. A iniciativa permite aos participantes conhecer e comparar, em um mesmo local e ocasião, as linhas de crédito oferecidas pelos bancos, taxas cobradas e serviços. Dando continuidade ao Ciclo de Palestras, o SINDIGRAF-SP organizou, em 16 de maio, a palestra “Mídias Sociais: gerando negócios para sua empresa”, em parceria com a Fiesp e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O conteúdo, ministrado por Pedro Waengertner, profissional de marketing digital e tecnologia, apresentou formas de geração de negócios viabilizadas pelo uso das mídias sociais. Encerrando o mês de maio, no dia 29, aconteceu a palestra “Compras públicas: como vender para o governo”. O encontro, realizado com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, teve como palestrante o consultor jurídico Marcio Bertolini.

O industrial gráfico navega entre metas e sonhos. Os números consolidados do setor gráfico em 2011 demonstram que conseguimos cumprir metas. Nosso setor fechou o ano com crescimento de 0,7% em sua produção, 0,4 ponto percentual acima da expansão geral da indústria de transformação. Empregamos 221.937 trabalhadores nas gráficas, crescimento de 2,3%. Em 2012, apesar de as dificuldades dos juros, impostos e câmbio serem as mesmas, temos um diferencial mercadológico chamado eleições, que sempre acaba estimulando nosso setor, com a produção de “santinhos” e outros impressos típicos de campanha eleitoral. Ainda assim, sonhamos com um país onde o crescimento da indústria gráfica seja consequência direta do alto grau de ensino e cultura de nossa sociedade. Por isso, lutamos pela destinação de 10% do PIB para a educação. Também buscamos um país no qual os investimentos, a boa gestão, a tecnologia e a qualidade sejam parâmetros suficientes para garantir a competitividade da indústria. Uma pátria mais segura onde os exemplos de probidade e ética sejam dogmas inexpugnáveis das próprias instituições.

Esta primeira, de muitas outras ações desenvolvidas em parceria com o SEBRAE-SP já programadas, apresentou às micro e pequenas indústrias como vender de forma competitiva para o Governo.

É com essa perspectiva de transformação positiva do Brasil que devemos vislumbrar as eleições. É no exercício da democracia que podemos viabilizar o sonho de todos nós quanto à construção de um país verdadeiramente desenvolvido.

No dia 21 de junho, aconteceu a palestra sobre Administração do Contas a Pagar, Receber e Tesouraria.

Levi Ceregato, presidente da ABIGRAF-SP

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-42.indd 3

I

3

27/06/12 15:16


Abigraf em Ação

ABIGRAF Nacional divulga benefícios aos sócios-colaboradores A ABIGRAF Nacional lançou recentemente mais uma publicação: o Guia de Benefícios Associados ABIGRAF Nacional Sócio-colaborador 2012. Em suas páginas são apresentados serviços disponíveis aos associados e as vantagens relacionadas à melhoria da gestão empresarial, como o acesso às informações econômicas do setor, participação em grupos empresariais e o envio periódico das Normas Técnicas do Organismo de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica da ABTG (ONS27). Outros benefícios importantes são os descontos na compra de produtos e serviços de empresas parceiras, em normas e consultoria técnica da ABTG e os serviços de capacitação profissional. O conteúdo completo da publicação pode ser baixado no site www.abigraf.org.br. Outras informações pelo telefone (11) 3232-4521 e e-mail rcamilo@abigraf.org.br, com Rogério Camilo.

Mais uma biblioteca entregue! O SINDIGRAF e a ABIGRAF-SP, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, vêm trabalhando desde 2005 na promoção do livro e da leitura, visando oferecer à sociedade uma educação de qualidade. Através da revitalização de bibliotecas, as entidades doaram nos últimos oito anos um acervo de mais de 7 mil livros para 12 bibliotecas. A iniciativa faz parte do projeto São Paulo: Um Estado de Leitores, do Governo do Estado, em parceria com entidades públicas e privadas. Moradores da cidade de Avaí, região de Bauru, interior de São Paulo, comemoraram, no dia 30 de maio, a entrega de sua biblioteca. A doação de 600 livros e um computador foi comemorada com muito entusiasmo na cidade. A reinauguração contou com o apoio da Editora Alto Astral. O projeto passa agora a contar também com o apoio do Sindicado Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que doará publicações de seus associados.

Levi Ceregato participa da inauguração da Biblioteca de Avaí.

4

I

1a Semana da Indústria Gráfica SIGRA 2012: para valorizar o setor De 24 de junho a 1º de julho, a ABIGRAF Nacional e o SINDIGRAF-SP realizaram a primeira Semana da Indústria Gráfica (SIGRA 2012). O evento em comemoração ao Dia Nacional da Indústria Gráfica (24 de junho) e aos 47 anos da ABIGRAF Nacional teve como proposta valorizar a indústria gráfica brasileira e evidenciar a importância do setor para a sociedade e sua atuação social e ambientalmente responsável. Realizada com apoio das 22 Regionais da ABIGRAF no País e da ABTG, a SIGRA 2012 teve sua programação direcionada aos industriais e profissionais gráficos, lideranças empresariais da cadeia produtiva, representantes do governo e personalidades políticas. Iniciando as atividades, no dia 25 de junho, foi realizada a “Ação na Praça”, um evento educacional que levou cerca de 140 crianças entre 10 e 11 anos do SESI-SP à Praça Victor Civita, tendo como foco a educação ambiental. Na sequência, aconteceu o “5º Ciclo de Sustentabilidade na Cadeia Produtiva”, entre os dias 26, 27 e 28 de junho, com o tema “Passo a passo para ser uma gráfica sustentável”, uma série de palestras que discutiu o conceito da sustentabilidade entre as indústrias gráficas, através de boas práticas ambientais e sociais. Outra novidade da SIGRA 2012 foi o “Prêmio Personalidade do Ano”, reconhecimento ao trabalhado em favor de um Brasil melhor e mais desenvolvido, entregue em cerimônia no dia 28 de junho no São Paulo WTC Hotel. O prêmio simboliza uma nova etapa da indústria gráfica brasileira e sua estatueta foi confeccionada em resíduos sólidos da indústria gráfica pelo SENAI-SP Design. Na mesma data foram reconhecidas iniciativas do setor e da imprensa com o destaque “Sustentabilidade na Cadeia Produtiva”, nas categorias sócio e ambiental. Encerrando a SIGRA 2012, no dia 01 de julho, foi realizada a “Indústria Gráfica em Movimento - Corrida Corpore Bombeiros”, um circuito de rua com percurso de 10km, saindo do Parque de Independência no Ipiranga.

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-42.indd 4

27/06/12 15:16


Abigraf em Ação

ABIGRAF Nacional participa de ato contra a desindustrialização em SP Mais de 90 mil pessoas, entre industriais, estudantes e sindicalistas, compareceram ao “Grito de Alerta”, manifestação contra a desindustrialização do País, promovido por sindicatos patronais e de trabalhadores. O presidente da ABIGRAF Nacional e do SINDIGRAF-SP, Fabio Arruda Mortara, participou do ato e endossou que o momento deve ser de união entre o setor produtivo e trabalhadores. “É extremamente importante apoiarmos movimentos em prol de medidas que tornem a produção

mais barata, garantindo trabalho e emprego para a população brasileira”, disse. O evento, realizado em 4 de abril, foi organizado por centrais sindicais (Força Sindical, CUT, UGT, CGTB, CTB e Nova Central) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e outras entidades patronais.

Tire suas dúvidas

Evento

Direitos e deveres nos acidentes de trabalho

Feira mostra novidades do setor de embalagem

Entre 2007 e 2008, as notificações de acidentes de trabalho cresceram 13,4%, passando de 659.523 registros para 747.663, dados do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os acidentes podem ser causados por várias situações e envolver diferentes fatores, como falta de preparo, de equipamentos protetores, ou mesmo desatenção por parte do funcionário. Ainda assim, vale lembrar que nem sempre os acidentes são físicos, motores ou sensoriais. Dependendo das circunstâncias às quais os colaboradores estão expostos, podem vir a ter problemas psicológicos, sofrer de estresse e ansiedade. Ao ser vítima de um acidente ou de traumas por pressões no trabalho, o funcionário deve procurar um médico e comunicar a empresa do ocorrido. “O empregador deve então comunicar à Previdência Social no primeiro dia útil seguinte ao fato, por meio de um documento chamado Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)”, explicou a advogada trabalhista e previdenciária do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), Andreia Tassiane Antonacci. Em caso de afastamento médico, fica por conta da empresa o custo dos primeiros 15 dias de ausência do empregado e, após este período, os segurados da Previdência Social têm direito ao auxílio doença do INSS, devendo o empregador, entretanto, continuar a recolher o FGTS. “Após ficar afastado e receber alta médica, o acidentado tem estabilidade por 12 meses, contados a partir da alta médica do INSS, de acordo com o artigo 118 da Lei nº 8.213, de 1991”, informou a especialista.

Entre os dias 24 e 27 de abril, São Paulo recebeu a Expo Embala, evento que apresentou as principais novidades do mercado. A feira, com apoio institucional da ABIGRAF Nacional, é focada na cadeia de embalagem para fornecedores e consumidores de todos os setores da economia. Durante quatro dias, expositores apresentaram novidades em matérias-primas, automação industrial, artes gráficas, reciclagem e logística. A participação da ABIGRAF não se limitou ao apoio do evento, a entidade também contou com um estande diferenciado, todo estruturado em papelão micro-ondulado, com apoio da Escala 7 Editora Gráfica.

Fabio Mortara, Sidney Anversa e Lygia Flores no estande da Abigraf no Expo Embala

A conferência estratégica Pack Summit, realizada durante o evento, discutiu assuntos ligados a macrotendências, à competitividade nos negócios, sustentabilidade e segurança e inovação, reunindo executivos de empresas como Ambev, Nestlé, Pão de Açúcar, além de acadêmicos e representantes de entidades, como Instituto de Tecnologia de Embalagem (ITAL), Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX) e Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA).

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-42.indd 5

I

5

27/06/12 15:16


Quem faz a ABIGRAF-SP e a ABTG Entre os meses de maio e junho, a ABIGRAF-SP e a ABTG receberam a associação de novas empresas. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

ABIGRAF-SP Autopel Automação Com. e Inf.: localizada em Santana do Parnaíba, Grande São Paulo, a empresa conta com completa estrutura para o corte de bobinas, impressão em offset e flexografia aplicando policromia, atendendo clientes em todo o País e América do Sul. Tel.: (11) 2808-3999 Site: www.autopel.com EAG - Empresarial Artes Gráficas: há 17 anos no mercado, a empresa oferece soluções de impressões offset, digital, grandes formatos e dados variáveis, além do desenvolvimento de designs e acabamentos. No portfólio de artigos produzidos estão adesivos, agendas, convites, brindes e banners. Tel.: (11) 3748-9182 Site: www.eagcopiadora.com.br EDS Press Indústria Gráfica: preparada para oferecer soluções personalizadas em arte visual e gráfica, a empresa desenvolve logotipo, folder, envelope, papel timbrado, cardápio, cartão de visita, embalagem, além de impressos comerciais. O atendimento ao cliente, a qualidade dos impressos inovados constantemente e a entrega customizada são os diferenciais da gráfica para surpreender seus clientes. Tel.: (11) 2351- 2428 Site: www.edspress.com.br Ethos Editora Gráfica: há cerca de dez anos no mercado, a empresa atua no segmento promocional oferecendo serviços principalmente para agências da região da Grande São Paulo. O parque gráfico de 500 metros quadrados, comandado por 15 colaboradores, produz catálogos, revistas, folhetos, panfletos, revistas, cartões de visita e impressos em geral. Tel.: (11) 2951-4766 Site: www.ethosgrafica.com.br Liderusi Ind. e Com. de Peças Gráficas: há mais de vinte anos atendendo o mercado gráfico, a empresa, localizada em Cajamar e com parque industrial de mais de 2.400 metros quadrados, é especialista na produção de peças para manutenção e reposição de máquinas, além de oferecer insumos para o setor. Tel.: (11) 4446-1444 Site: www.liderusi.com.br

Rialgraf Indústria Gráfica: localizada em Cotia, a empresa atua há 11 anos no mercado, oferecendo serviços de impressão e acabamento de embalagens em papel-cartão, rótulos e adesivos. Os três prédios da gráfica abrigam o parque gráfico, onde cerca de 18 profissionais atuam para atender, principalmente, a indústria alimentícia de São Paulo. Tel.: (11) 4702-7739 Site: www.rialgraf.com.br Silva Marts Comp. Gráfica: sediada em Campinas, a empresa atende o mercado editorial e promocional dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Com experiência de 30 anos, a gráfica dispõe de máquinas meia folha e folha inteira de oito e dez cores, e máquinas de acabamento em grampo e lombada quadrada. Tel.: (19) 3112-8700 Site: www.graficasilvamarts.com.br

ABTG Editora Segmento: líder do setor de publicações segmentadas está no mercado editorial há 17 anos. A empresa publica doze títulos (seis revistas e seis guias), além de mais de uma dezena de títulos e séries especiais nas áreas de educação e empresarial. Tel.: (11) 3039-5600 Site: www.editorasegmento.com.br

Cursos – ABTG 10 a 13 de julho Tema: Custos e Formação de Preço Pit Peça Data Finalização Produção Gráf. Revisão para21Formato ax 14Indústria Gráfica ABF000112 cm 13/01/2012 Anúncio Público-alvo: colaboradores das áreas de PCP, vendas, orçamentos, produção, estoque, logística e qualidade. » www.abtg.org.br

Redação

Dir. de Arte

At

Mercado Gráfico: Como Vender Mais? -

PCP - Segmento Promocional e Comerci

24 a 26 de julho Como Aumentar a Rentabilidade Controlan Tema: Mecânica Básica para 5 de março Impressores Offset Formação de Inspetores da Qualidade Público-alvo: empresários, mecânicos, Produção Gráfica - 27 a 29 de março impressores, técnicos e auxiliares. Como Eliminar os 7 Desperdícios do Pro 12 de abril

Formação de Orçamentista para Indústri

Local: Auditório da ABTG Endereço: rua Bresser, 2.315 Mooca – SP

-

Excelência na Impressão Offset - 24 a 26 Formação de Líderes de Produção - 7 de

Qualidade e Produtividade na Flexografia

Controle do Processo Produtivo em Gráfic Problemas e Soluções de Pré-Impressão -

Gestão Integrada da Qualidade, Meio Am para a Indústria Gráfica - 12 a 14 de junh

Informações: Produção Gráfica para Vendedores - 26 a curso@abtg.org.brOs cursos são realizados das 18h45 às 21h45. - Cursos Cursos com a duração de 1 dia serão realizados das 9 ou (11) 2797-6706 VAGAS LIMITADAS.

6

I

impressões Abigraf

Inscrições pelo telefone: (11) 2797-6700 Fax: (11) 279 Local: Rua Bresser, 2.315 – Mooca (dentro da Descontos: 5% de desconto para pagamento Consulte-nos sobre pacotes para empresas.

PREPARE-SE PARA IMPULSIONAR A SUA CARREIRA.

Patrocínio

Apoio

ABTG. Cursos que fazem você ir mais longe no mercado. Projeto-Impressoes-42.indd 6

27/06/12 15:16

Apoio E


Semana de Artes Gráficas

Agenda do Gráfico

SAG visitará interior paulista

Agenda de obrigações – julho e agosto de 2012

Após visitar as capitais Vitória (ES), Natal (RN) e Palmas (TO) e as cidades paulistas de Araçatuba, Bauru e São José dos Campos, a Semana de Artes Gráficas (SAG) seguirá pelo interior do Estado de São Paulo. Os próximos municípios a sediarem o evento serão Ribeirão Preto (23 a 27/07) e São José do Rio Preto (20 a 24/08). Durante o encontro, os empresários participam de seminários sobre vendas, prospecção de clientes e elaboração de mapas de custo. O projeto da ABTG conta com patrocínio da ABIGRAF-SP e SINDIGRAF-SP. Para efetuar inscrição ou obter mais informações, basta acessar o site www.abtg.org.br ou entrar em contato através do número (11) 2797-6700 e pelo e-mail sag@abtg.org.br.

Participantes da SAG em Araçatuba

Vale saber Futuro da Impressão Digital O livro “A Impressão Digital a Serviço da Indústria de Comunicação do Século XXI” traz aos leitores informações a cerca da impressão digital a serviço da indústria da comunicação do século XXI, visão geral dos principais processos de ID, equipamentos de eletro-fotografia, jato de tinta e de grande formato, além de tabelas comparativas. A publicação escrita por Bruno Mortara, coordenador da ONS 27 e sócio-diretor da Prata da Casa, escritório de consultoria na área gráfica, é direcionada a empresários, estudantes e profissionais gráficos. O livro foi lançado durante a 2ª Conferência Internacional de Impressão Digital 2012 GEDIGI-ABIGRAF.

Seguem abaixo as agendas contendo as principais obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias, de âmbito federal, estadual e municipal, a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor. Cumpre informar, que as agendas abaixo não esgotam certas determinações legais a serem cumpridas em razão de atividades econômicas e sociais específicas. O Departamento Jurídico da ABIGRAF (Dejur) permanece à disposição para esclarecimentos de dúvidas (dejur@abigraf.org.br). Julho Até dia 4 (4ª feira) 6 (6ª feira) 10 (3ª feira) 13 (6ª feira) 16 (2ª feira) 20 (6ª feira) 25 (4ª feira) 31 (3ª feira)

Obrigações ICMS - Fatos Geradores - JUN/12 (CNAE - 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) IRRF (fato gerador - 22 a 30.JUN.12) Pagamento dos salários de JUN/12 FGTS - JUN/12 CAGED - JUN/12 DACON - mensal Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - JUN/12 - envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo IRRF (fato gerador - 01 a 10.JUL.2012) ICMS – Diferencial entre alíquota interna e interestadual (SIMPLES NACIONAL) EFD- PIS – COFINS (Lucro Real – fato gerador - MAI/2012) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 16 a 31.JUN.2012) Previdência Social – INSS DAS – SIMPLES NACIONAL PAEX – Medida Provisória nº 303/06 DCTF – mensal (fato gerador - JUN/12) IRRF (fato gerador - 11 a 20.JUL.2012) PIS/COFINS (fato gerador - JUN/12) IPI ICMS - fato gerador - JUN/12 (CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 01 a 15.JUN.2012) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2 SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial DES – Declaração Eletrônica de Serviços (fato gerador – MAI/2012)

Agosto Até dia 3 (6ª feira) 7 (3ª feira) 10 (6ª feira) 14 (3ª feira) 15 (4ª feira) 20 (4ª feira) 21 (3ª feira) 23 (5ª feira) 24 (6ª feira) 30 (5ª feira) 31 (6ª feira)

Obrigações ICMS - Fatos Geradores - JUL/12 (CNAE - 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) IRRF (fato gerador - 22 a 31.JUL.12) Pagamento dos salários de JUL/12 FGTS - JUL/12 CAGED - JUL/12 DACON - mensal Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - JUL/12 - envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo EFD- PIS – COFINS (Lucro Real – fato gerador - JUN/2012) IRRF (fato gerador - 01 a 10.AGO.2012) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 16 a 31.JUL.2012) ICMS – Diferencial entre alíquota interna e interestadual (SIMPLES NACIONAL) Previdência Social – INSS DAS – SIMPLES NACIONAL PAEX – Medida Provisória nº 303/06 DCTF – mensal (fato gerador - JUN/12) IRRF (fato gerador - 11 a 20.AGO.2012) PIS/COFINS (fato gerador - JUL/12) IPI ICMS - fato gerador - JUL/12 (CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador - 01 a 15.AGO.2012) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2 SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial DES – Declaração Eletrônica de Serviços (fato gerador – JUN/2012)

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-42.indd 7

I

7

27/06/12 15:16


Projeto-Impressoes-42.indd 8

27/06/12 15:16

IMPRESSÕES 42  

IMPRESSÕES 42