Page 1

Ano 07 | Edição 37 | Julho e Agosto 2011

Vencedoras do Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental

Na segunda edição, as gráficas Posigraf e Plural conquistam troféus nas duas categorias contempladas pela premiação. Posigraf, com o case “Sistema de gestão ambiental Posigraf”. Entre as ações da empresa, destaca-se o programa Carbono Zero, que compensa todas as emissões dos impressos com a adoção de uma área de mata nativa. “O prêmio é para a gestão como um todo, porque todas as nossas causas estão direcionadas à preservação do meio ambiente”, resume Fernanda Prado, gerente de marketing.

Jantar de confraternização após a entrega do Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental

Cerca de 500 convidados, entre autoridades, profissionais e empresários do setor gráfico lotaram o auditório da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp), em São Paulo, na noite de 7 de junho, para prestigiar a entrega do 2º Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental. Na categoria Responsabilidade Socioambiental, a vencedora do troféu “Hasso Weiszflog” foi a Plural Indústria Gráfica, de Santana de Parnaíba (SP), com o case “Iniciativas de responsabilidade social”. Carlos Jacomine, diretor geral da empresa, ressaltou um dos projeto, o Print

Projeto-Impressoes-37.indd 1

School, que conta com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Educação de Santana de Parnaíba e tem como principal proposta capacitar jovens do município para a função de auxiliar gráfico. “As aulas são ministradas por profissionais da Plural e têm o propósito de disseminar conhecimentos nos processos de impressão em rotativas offset”. O troféu “Orlando Villas Boas” de Responsabilidade Ambiental ficou para a gráfica curitibana

Para o diretor técnico da ABTG e diretor da Escola Senai Theobaldo De Nigris, professor Manoel Manteigas de Oliveira, neste ano, além da qualidade apresentada, impressionou o crescimento no número de trabalhos inscritos. Nesta segunda edição – patrocinada pela Cathay APP, Afeigraf, Ibema e Kodak - houve um aumento de 75% no número de inscritos, sendo 40% das inscrições na categoria “Social” e 60% na categoria “Ambiental”.

Nesta edição Página 3 Embalagens cartonadas ganham mais espaço nos supermercados Página 4 Inscreva-se nos Prêmios Fernando Pini e Theobaldo De Nigris

15/07/11 15:30


Com a palavra

O dilema do crescimento No primeiro semestre de 2011 experimentamos, novamente, uma situação conhecida de todos os brasileiros: toda vez que a expansão econômica atinge níveis elevados, o governo se vê obrigado a adotar medidas para conter a inflação e também o consumo e, assim, evitar o surgimento das chamadas “bolhas econômicas”. A restrição ao crédito talvez tenha sido a mais forte medida prática nesse período para estancar uma possível explosão de consumo e, por conseguinte, um aumento de inflação acima da meta. A outra medida foi subir a taxa Selic, que já se mostrou de influência limitada. O fato é que o controle dos juros, no atual cenário econômico, não é mais

instrumento poderoso para manter a inflação sob controle. É necessário pensar em outras formas de se fazer isso, reavaliando a política monetária nacional, com menos interferência nos juros. Na verdade, o Brasil vive um momento econômico muito diferente em relação a outros períodos de euforia do passado recente, onde antigas medidas para estancar o consumo se apoiavam em práticas de monitoramento da circulação da moeda nacional. Por isso, o governo deve prestar atenção na hora de tomar medidas para manter o crescimento econômico. O quadro atual é ainda de muito otimismo, mas precisamos ter consciência do momento diferente que vivemos na hora de propor soluções. Fabio Arruda Mortara, presidente da Abigraf Nacional e do Sindigraf-SP.

Acontece

Benefícios

Circuito nacional de feiras gráficas

Cursos Fiesp/Ciesp

A cidade de Pinhais (PR) sediará, de 17 a 20 de agosto, a Feipack – 5ª Feira Sul Brasileira da Embalagem, que acontece no Pavilhão de Exposições Expotrade. Informações no site www.feipack.com.br. A 25ª Feira Internacional de Produtos, Suprimentos e Acessórios para Escritórios, Papelarias e Escolas - Office Paper Brasil Escolar 2011, ocorrerá entre os dias 22 e 25 de agosto, em São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Saiba mais no site www.officepaperescolar.com.br. Entre os dias 23 e 26 de agosto será realizada a Embala Nordeste – 6ª Feira Internacional de Embalagens e Processos Industrias do Nordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). Outras informações acesse www.greenfield-brm.com. De 1º a 11 de setembro acontecerá a 15ª Bienal do Livro Rio, no Riocentro, na capital carioca. Mais informações no portal www.bienaldolivro.com.br. O 44º ABTCP - Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel será promovido de 3 a 5 de outubro no Expo Transamérica, em São Paulo. Saiba mais sobre o evento no portal www.abtcp.org.br.

Associados da Abigraf-SP, por meio do Sindigraf-SP, têm desconto em cursos promovidos pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Os programas, ministrados ao longo do ano, têm conteúdo diversificado e incluem temas nas áreas administrativa, ambiental, de compras, custos, financeira, gestão de pessoas, logística, marketing, produção, qualidade, recursos humanos e tributos. A grade completa pode ser conferida no site www.ciesp.com.br. Outras informações pelo e-mail cursos@ciesp.org.br ou pelos telefones (11) 3549-3258 e 3549-3233.

Saúde odontológica Visando disponibilizar planos odontológicos com ampla cobertura e abrangência nacional, a operadora Saúde Dental, com apoio da Fiesp, oferece condições especiais para os associados da Abigraf e Sindigraf. Dentre as opções disponíveis há planos individuais a partir de R$ 10,90. Mais informações pelo telefone (11) 3266-5355 ou pelo site www.saudedentalbrasil.com.br.

Publicação bimestral da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), com apoio institucional do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP). Responsabilidade editorial: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação, empresa filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Impressão - RWA. Redação: Clarissa Domingues, Milena Prado Neves e Tainá Ianone. Projeto gráfico e diagramação: Merli.Design. Impresso em papel couchê fosco 115g. Contatos Abigraf - Tel. (11) 3232-4509 E-mail: dmark@abigraf.org.br. Site: www.abigraf.org.br

2

I

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-37.indd 2

15/07/11 15:31


Tendências & Mercados

Vale saber

Embalagens cartonadas ganham mais espaço na indústria alimentícia

Nós, as embalagens e o meio ambiente

Há mais de 50 anos, as embalagens cartonadas do tipo longa-vida mudaram a história da indústria alimentícia do País. O primeiro produto a ser envasado nesse tipo de invólucro foi o leite, mas hoje são encontrados nas prateleiras diversos produtos, como extrato de tomate, suco, achocolatado, água de coco e muito mais. A indústria de embalagens vem contribuindo com essa diversificação e as novidades não param de surgir, a exemplo dos primeiros litros de vinho longa vida e iogurtes do tipo petit suisse UHT que acabam de chegar ao mercado nacional. Nos alimentos sólidos, as inovações ficam por conta dos grãos em conserva, como feijão, milho e ervilha: a tecnologia de envase em embalagens cartonadas do tipo longa-vida foi lançada em 2009, após cinco anos de pesquisas, mas já é utilizada por grandes marcas do setor. Segundo levantamento do Ibope, 95% dos lares brasileiros adquirem artigos da categoria longa-vida. Em 2009, a líder do mercado comercializou 10 bilhões destas embalagens somente no Brasil e a expectativa para este ano é chegar a 11 bilhões.

O Instituto de Embalagens, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, lançou a cartilha “Nós, as embalagens e o meio ambiente”, que visa mostrar às crianças a importância da reciclagem e do consumo consciente. Foram impressos 30 mil exemplares, que serão distribuídos em escolas públicas e particulares de todo o País e também poderão ser adquiridos em lojas e no site do instituto. A cartilha foi impressa em material reciclado e reciclável, impermeável e de alta resistência.

Panorama

Sala de crédito para associados Parceria entre a Abigraf-SP, o Sindigraf-SP e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) proporcionou às empresas associadas das entidades o primeiro encontro “Sala de Crédito”, realizado em 25 de maio. O evento possibilitou aos empresários presentes, a oportunidade de conhecer e comparar as linhas de créditos entre as sete instituições financeiras participantes do projeto - Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Itaú e Nossa Caixa Desenvolvimento. A “Sala de Crédito” é uma iniciativa que tem como objetivo facilitar o acesso às linhas de financiamentos, com atendimento empresarial exclusivo apresentando as melhores e mais adequadas opções para cada tipo de indústria gráfica.

Evento

Condições especiais para inscrições do Congraf em julho Foz do Iguaçu (Paraná) receberá entre os dias 8 e 11 de outubro a 15ª edição do Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf). O evento, organizado pela Abigraf Nacional e Abigraf Regional Paraná, com apoio técnico da ABTG, reunirá profissionais gráficos para discutir temas pertinentes ao segmento. O Congresso - patrocinado pelo Sebrae, Ibema, Calcgraf, Manroland e Metrics – acontecerá no Hotel Mabu – Thermas & Resort. Para o conforto dos participantes de São Paulo, a Abigraf fechou uma parceria com a agência Beleza Tropical (www.belezatropical.com. br e (11) 2225-0476), com condições especiais para compra de passagem aéreas, hospedagem e passeios aos associados da entidade. Os profissionais que realizarem as inscrições até 30 de julho poderão efetuar o pagamento parcelado em três vezes. Não perca esta oportunidade! Inscrições e outras informações sobre o Congresso no site www.congraf.org.br. impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-37.indd 3

I

3

15/07/11 15:31


Premiação

Palestras

Inscrições começam em agosto

Plataformas digitais na indústria gráfica

O mais importante evento do setor gráfico na América Latina, o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, estará com inscrições abertas a partir de 1º de agosto. Poderão se inscrever as empresas gráficas brasileiras que imprimiram seus produtos em território nacional de 1º de outubro de 2010 até a data de encerramento das inscrições em 2011. A 21ª edição do Prêmio entregará láureas em 64 categorias na impressão de produtos e em 13 categorias para os fornecedores. Ainda serão distribuídos três prêmios de Atributos Técnicos do Processo — chamados de Grand Prix. O evento será patrocinado por Antalis, International Paper - Chambril, Goss, Grupo Bignardi, Kodak, Sebrae e Trends of Print. O regulamento já está disponível no site www.fernandopini.org.br.

Prêmio Theobaldo De Nigris: inscrições abertas As inscrições para o XVIII Prêmio Theobaldo De Nigris estão abertas até 29 de julho. O concurso da Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf) visa distinguir e premiar a qualidade integral do produto gráfico latino-americano, bem como estimular a competitividade entre os países. O julgamento ocorrerá entre 29 de agosto e 2 de setembro. A premiação está prevista para outubro. 4

I

E-commerce e redes sociais foram os temas de palestra da Abigraf-SP realizada em 14 de junho, na sede da entidade. A iniciativa teve o objetivo de apresentar aos profissionais da indústria gráfica diversos cases brasileiros na área de e-commerce. A palestra foi proferida pela especialista Lígia Dutra, professora da ESPM/SP no curso “Primeiros passos no varejo online”, com experiência no tema.

Aspectos legais da terceirização O assunto a ser discutido na palestra da Abigraf-SP, em 2 de agosto, será “Aspectos legais da terceirização”. O advogado e sóciodiretor do escritório Honda Estevão Advogados, Hélcio Honda, abordará todas as vertentes da terceirização de serviços. O encontro acontecerá na sede da Abigraf (rua do Paraíso, 529 - São Paulo), a partir das 8h30. Para os associados, a palestra é gratuita. Inscrições pelo site www.abigrafsp.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gmartins@abigraf.org.br ou telefone (11) 3232-4509.

Semana de Artes Gráficas

Mais de 2.500 pessoas inscritas nas SAGs Sucesso absoluto do projeto Semana de Artes Gráficas no primeiro semestre de 2011, que foi encerrado com o número recorde de 2.500 participantes de 247 empresas. Depois dos eventos realizados em Sorocaba e Araçatuba (SP), além de Pernambuco e Minas Gerais – já registrados pelo Impressões – em continuidade à parceria entre a Abigraf Nacional e o Sebrae Nacional (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os gráficos de Porto Alegre (RS) receberam pela primeira vez a Semana de Artes Gráficas. A semana de curso aconteceu de 9 a 13 de maio e reuniu 391 pessoas. A cidade paulista de Bauru sediou pela quinta vez consecutiva o encontro de 23 a 27 de maio, com a participação de 600 profissionais. Também no Estado, o município de São José dos Campos recebeu a SAG de 27 de junho a 1º de julho. Os próximos eventos acontecerão em Ribeirão Preto, de 25 a 29 de julho, e em São José do Rio Preto, de 22 a 26 de agosto.

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-37.indd 4

15/07/11 15:31


Abigraf em Ação

Cigraf é reinaugurado

Mais apoio à campanha da Abigraf

Antes da cerimônia de posse dos presidentes, os dirigentes reinauguraram a sede das entidades, no bairro do Paraíso, na capital paulista. O evento contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, empresários, presidentes de sindicatos e representantes de entidades Prefeito Gilberto Kassab participa da de classe. reinauguração do Cigraf ao lado dos diretores das entidades

Parabéns aos novos presidentes e às entidades! Autoridades políticas e empresários fizeram questão de registrar os parabéns aos presidentes e, também, pela reinauguração da sede, o edifício Cigraf, na mesma data. Convidados para os eventos, aqueles que não puderam comparecer encaminharam mensagens de congratulações. Manifestaram-se desta forma: o ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; a ministra de Estado da Cultura, Ana de Hollanda; o ministro de Estado das Comunicações, Paulo Bernardo Silva; o coordenador residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek; os senadores, Eduardo Matarazzo Suplicy e Marta Suplicy; os deputados federais, Keiko Ota e William Dib; o deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Alexandre Barbosa; o presidente da Coteminas, Josué Christiano Gomes da Silva; o sócio-fundador da Gráfica Trindade, Murilo Lima Trindade; o diretor industrial do Grupo Bignardi, Ivan Duckur Bignardi; e a gerente de vendas da Rubbercity, Sonia Marinera.

Novas diretorias são empossadas As novas diretorias da Abigraf Nacional, da Abigraf-SP, da ABTG e do Sindigraf-SP tomaram posse oficialmente em 7 de junho. “Tenho, com a diretoria e todas as regionais, a tarefa de dar sequência ao trabalho competente das administrações anteriores”, disse o presidente da Abigraf Nacional, Fabio Arruda Mortara, que também foi empossado como presidente do Sindigraf-SP. Fortalecer as regionais, chegar aos 27 estados da Levi Ceregato, Reinaldo Espinosa, Mário federação e ampliar a atuação junto ao César e Fabio Mortara Executivo, Legislativo e Judiciário são alguns dos pleitos que os presidentes irão encampar. Na ABTG, Reinaldo Espinosa foi reeleito presidente por mais um mandato, enquanto Levi Ceregato terá sua primeira gestão como presidente da Abigraf-SP.

A Abraf (Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas), a Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) e a Artefatos (Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Papel, Papelão, Cortiça e Embalagens Especiais ou Personalizadas) aderiram à Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa, da Abigraf Nacional. Agora, são 25 entidades nacionais de apoio à iniciativa, além da Fiesp, incluindo representantes de diversos segmentos da indústria gráfica e dos setores de celulose e papel, livros, revistas, máquinas e insumos, além das áreas de publicidade, propaganda e marketing. O site www.imprimiredarvida.org.br oferece todos os esclarecimentos sobre a campanha.

Dumont festeja chegada de novos livros O Sindigraf-SP doou, em maio, para a Biblioteca Municipal Vereador Roberto Donega 600 livros, todos de títulos diferentes. A biblioteca Fabio Mortara na entrega fica na cidade dos livros à biblioteca de de Dumont, Dummont município localizado a cerca de 20 quilômetros de Ribeirão Preto (SP). Na ocasião, também foi entregue um computador HP PRO 4000, que será utilizado na administração do acervo.

Software para orçamentos

Participação especial

A Abigraf Regional São Paulo fechou mais uma parceria em benefício aos seus associados. O acordo com a Zênite Sistemas proporciona desconto de 30% na aquisição do sistema G.Works Solution 2.0 – Lite. Diferenciado, moderno e abrangente, o programa tem como principal característica a facilidade de uso e a agilidade na confecção de orçamentos. O sistema é voltado para as empresas de pequeno porte, nos segmentos de offset plana, serigrafia e digital. Mais informações sobre este e outros programas podem ser obtidas pelo site www.zsl.com.br.

O presidente da Abigraf Nacional e do Sindigraf-SP, Fabio Arruda Mortara, participará do “RISI Latin American Conference”. O congresso será realizado em São Paulo de 29 a 31 de agosto. Fabio será moderador do painel “O que os consumidores estão buscando nas empresas de celulose e papel?”, no último dia do evento das 14h às 14h45. Outras informações no portal www.risiinfo.com/events/la_conf/index.html. impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-37.indd 5

I

5

15/07/11 15:31


Cursos – ABTG

Quem faz a Abigraf Nacional e a Regional São Paulo Entre abril e junho, a Abigraf Nacional e a AbigrafSP receberam juntas a associação de 18 empresas. Conheça um pouco mais sobre elas. Abigraf Nacional

19 de julho “Fechamento de arquivos para a indústria gráfica” Assunto: ministrar a preparação de arquivos editorados conforme especificações técnicas e descrever as maneiras usuais de fechamento de arquivo dentro das normas vigentes. Público-alvo: designers, operadores de pré-impressão e profissionais de editoração eletrônica que atuam em agências, estúdios de arte, birôs de serviço ou gráficas. 02 de agosto “Produção gráfica” Assunto: fornecer um panorama geral sobre o fluxo da produção gráfica, tratando das operações e características da préimpressão, impressão e acabamento. Público-alvo: clientes da indústria gráfica, profissionais de agências de propaganda e editoras, produtores gráficos, designers, vendedores e demais interessados. 9 a 11 de agosto “Problemas e soluções na pósimpressão” Assunto: analisar os problemas apresentados durante o acabamento, possíveis causas e soluções. Público-alvo: operadores e supervisores de acabamento. 16 de agosto “Escola de Vendas II” Assunto: aprimorar os colaboradores das áreas comercial e correlatas, através de treinamento específico de vendas. Público-alvo: gerentes e supervisores de vendas, representantes comerciais, vendedores e promotores de vendas. 27 de agosto a 3 de setembro “Custos e formação de preço para a indústria gráfica” Assunto: transferir conceitos técnicos e procedimentos que permitam a imputação de todos os custos da empresa para a formação de preço de venda. Público-alvo: profissionais do departamento de custos e orçamentos. 30 de agosto “Gerenciamento de cores” Assunto: dar elementos fundamentais para a implantação de fluxo de trabalho com gerenciamento de cores em empresas gráficas. Público-alvo: profissionais das empresas gráficas e clientes.  Local: Auditório da ABTG Endereço: rua Bresser, 2315 Mooca – SP Informações: curso@abtg.org.br ou (11) 2797-6706

6

I

Ecalc Informática Ltda.: tem experiência de mais de 30 anos no ramo gráfico, desenvolvendo sistemas para auxiliar a gestão dos negócios dos parceiros. Atua no mercado de soluções informatizadas com softwares de orçamento, gestão empresarial, administração financeira e planejamento e controle de produção, bem como serviços de apoio e consultoria nas áreas de custos, vendas, estratégica e financeira; consultoria de RH, de contabilidade e treinamento de pessoal. Tel.: (11) 3847-1999 Site: www.ecalc.com.br Xerox Comércio e Indústria Ltda.: líder em tecnologia para gestão de documentos e processos de negócios, com sede no Rio de

Janeiro desde 1965, a empresa conta com 136 mil colaboradores em 160 países. Oferece equipamentos digitais de impressão corporativa em alto volume e produção gráfica digital, bem como serviços relacionados a documentos ou processos de negócios. Tel.: (11) 4009-6318 Site: www.xerox.com Zênite Sistemas Ltda.: localizada em Belo Horizonte (MG), há mais de 20 anos no mercado de softwares de orçamento de indústria gráfica, a Zênite tornou-se referência no desenvolvimento de sistemas de gestão para o mercado. São mais de mil gráficas no Brasil utilizando soluções desenvolvidas pela empresa. Tel.: (31) 3419-7300 Site: www.zsl.com.br

Abigraf-SP A Ponto Design Composição Gráfica Ltda.: o estúdio atua em diversos segmentos da área de design. Além dos serviços gráficos oferecidos pela agência, os clientes podem solicitar desenvolvimento de embalagens e produtos, branding e ferramentas da área digital, como sites. Tel.: (11) 2772-7711 Site: www.apontodesign.com ALC - Press Indústria Gráfica Ltda.: há cerca de uma década, a gráfica localizada no bairro da Barra Funda, região oeste da capital paulista, oferece aos clientes todas as etapas dos serviços gráficos, desde a préimpressão até o acabamento. Tel.: (11) 3392-5165 ArtPress Bureau (CSC Núcleo Gráfico e Editorial Ltda): fundada em 1970, a gráfica tem sede própria de 500 metros quadrados no Bom Retiro, centro de São Paulo. Atua na área de pré-impressão e impressão digital. Oferece serviços de gravação de chapa em CtP, fotolito imposicionado, prova digital, digitalização, tratamento de imagem, finalização e diagramação de arquivo. Tel.: (11) 3226-4959 Site: www.artpressbureau.com.br Art Press Clicheria Ltda.: instalada no município de Valinhos (SP), tem em sua gama de serviços pré-impressão e clichês para flexografia, papelão ondulado, rótulos autoadesivos e matrizes para corte e vinco. Tel: (19) 3871-8483 Site: www.artpressonline.com

Digital Page Gráfica e Editora Ltda.: o parque gráfico instalado no bairro do Tatuapé, região leste de São Paulo, possui equipamentos direcionados à impressão gráfica digital de produtos promocionais e editoriais, com todas as opções de acabamento. Além disso, a gráfica, com 40 funcionários, é a única no País a ter uma rotativa digital. Tel.: (11) 2090-2900 Site: www.digitalpage.com.br Engegraf Graf. e Editora Ltda.: fundada em 1992, a gráfica tem sua missão pautada pela eficiência, agilidade e compromisso na execução dos mais diversificados tipos de trabalhos gráficos, principalmente os promocionais. Para atender cada cliente de maneira exclusiva, produz os mais variados formatos de impressos com diversos tipos de acabamento. Tel.: (11) 5071-0501 Site: www.engegraf.com.br Formag´s Gráfica e Editora Ltda.: localizada em São Bernardo do Campo (SP), há mais de 20 anos, trabalha sob a premissa da qualidade na realização de impressos promocionais. Sempre buscando oferecer produtos exclusivos e diferenciados, a gráfica tem capacidade para realizar todos os processos de produção, da préimpressão ao acabamento. Tel.: (11) 4353-4353 Site: www.formags.com.br Gráfica e Editora Monteart Ltda.: atua desde 1995, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes, entregando serviços gráficos de qualidade. Com sede própria em São José dos Campos (SP), a empresa

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-37.indd 6

15/07/11 15:31


realiza constantes investimentos em equipamentos e treinamentos para os colaboradores. Oferece soluções na área editorial, além de cartões-postais e de visita, cartazes, folders, calendários, embalagens e sacolas. Tel.: (12) 3922-7158 Site: www.monteart.com.br Gráfica Foco: com sede em Cotia – município da região metropolitana de São Paulo – a gráfica, que iniciou suas atividades no mercado há pouco tempo, oferece impressos comerciais. Tel.: (11) 4616-8222 Improta Gráfica e Editora Ltda.: há quase 30 anos atua nos segmentos promocional, ponto de venda, préimpressão e gerenciamento de cores. Preocupada com o meio ambiente utiliza tintas a base de soja, as quais reduzem em 64% a emissão de componentes voláteis na atmosfera em relação às tintas convencionais. Tel.: (11) 2331-0177 Site: www.improtagrafica.com.br Ongraf Gráfica e Editora Ltda.: no mercado gráfico há nove anos, a empresa que já tem como tradição a impressão em offset de envelopes, folders, folhetos, apostilas e cartões, está agora passando por uma migração para atender um novo nicho, o editorial. Tel.: (11) 2911-7968 Site: www.ongraf.com.br Policolor Artes Gráficas Ltda.: no mercado paulistano desde 2000, atende os segmentos comercial, promocional e editorial. Trabalha com baixa e média tiragens, oferecendo serviços de préimpressão (desenvolvimento de projetos, paginação e imposição), impressão (offset, sinalização, serigrafia e tipografia) e pós-impressão (acabamentos em geral). Tel.: (11) 3621-5152 Site: www.graficapolicolor.com.br Prado & Zamboni Ltda.: a sede de 400 metros quadrados está localizada em Itatiba, interior de São Paulo, e atende clientes da região Metropolitana de Campinas e da capital. Com 69 anos de história, inicialmente como o jornal A Tribuna, à época o único da cidade, juntou esforços para atuar como gráfica promocional, fornecendo todos os tipos de impressão plana. Tel.: (11) 4524-6186 Site: www.pradozamboni.com.br Printmidia Gráfica Editora e Comércio Ltda.: focada nos impressos promocionais, a gráfica de Birigui, no interior paulista, oferece também aos clientes impressão editorial. Um dos principais diferenciais da empresa, com experiência de 17 anos, é disponibilizar uma estrutura completa de impressão em offset e digital, com todas as etapas até o acabamento, além de um estúdio fotográfico e de profissionais em design para criação. Tel.: (18) 3641-5550 Substrato Indústria e Comércio de Produtos em Serigrafia Ltda.: instalada em Bauru (SP), a gráfica oferece às empresas da cidade e região impressão de produtos corporativos, promocionais e específicos para as necessidades de cada cliente. Com estrutura completa para realizar os processos gráficos, a Substrato tem uma vasta gama de serviços e tipos de acabamento. Tel.: (14) 3103-0070 Site: www.substratoserigrafia.com.br

Agenda do Gráfico Agenda de obrigações – julho e agosto de 2011 Seguem abaixo as agendas contendo as principais obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias, de âmbito federal, estadual e municipal, a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor. Cumpre informar, que as agendas abaixo não esgotam certas determinações legais a serem cumpridas em razão de atividades econômicas e sociais específicas. O DEJUR – Departamento Jurídico permanece à disposição para esclarecimentos de dúvidas (dejur@abigraf.org.br). Julho Até dia 5 (3ª feira) 7 (5ª feira) 8 (6ª feira) 11 (2ª feira) 20 (4ª feira) 25 (2ª feira) 58.29-8) 29 (6ª feira) Agosto Até dia 3 (4ª feira) 5 (6ª feira) 10 (4ª feira) 19 (6ª feira) 22 (2ª feira) 25 (5ª feira) 58.29-8) 31 (4ª feira)

Obrigações ICMS - Fatos Geradores -JUN/11 (CNAE – 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) Pagamento dos salários de MAI/11 FGTS - JUN/11 CAGED - JUN/11 DCTF - mensal DACON – mensal Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - JUN/11 – envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo Previdência Social - INSS SIMPLES NACIONAL PIS/COFINS - fato gerador - JUN/11 IPI ICMS - fato gerador - JUN/11 (CNAE – 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

Obrigações ICMS - Fatos Geradores - JUL/11 (CNAE - 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) Pagamento dos salários de JUL/11 FGTS - JUL/11 CAGED - JUL/11 DACON - mensal Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - JUL/11 - envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo Previdência Social - INSS DCTF - mensal SIMPLES NACIONAL PIS/COFINS - fato gerador - JUL/11 IPI ICMS - fato gerador - JUL/11 (CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-37.indd 7

I

7

15/07/11 15:31


11_ABF_002111_ANUNCIO_CONGRAF_PARCELA_21X29.7_AF.pdf 1 13/07/2011 15:33:13

INSCREVA-SE HOJE NO CONGRAF E PARCELE EM ATÉ 3 VEZES. PARA SABER MAIS ACESSE O SITE WWW.CONGRAF.ORG.BR

G ON

de

2

15 ºC

É O MELHOR JE ITO SUA GRÁFICA DE E R ANT S AO FU A G - 8 a 11 de outub T ro HE RAF

O. UR 011

C

Z DO IGUAÇ TÉ FO U A R I

CRESCENDO COM O BR ASIL

Foz d o

Iguaçu

Aproveite as opções de parcelamento e participe de um congresso de grande prestígio para a Indústria Gráfica. Você ainda vai conhecer Foz do Iguaçu, um dos pontos turísticos mais procurados do país e sede do evento em 2011. Conf ira as condições especiais de pagamento e invista no sucesso de seu futuro e de sua empresa.

Inscrições até 31/7/2011, com pagamento em até 3 parcelas no boleto bancário ou cartão de crédito. INSCRIÇÕES

Pagamento até o dia 30/9/2011

*Associados *Não associados

R$ 590,00 R$ 790,00

*Estudantes

R$ 295,00

Acompanhante **Associados **Não associados

R$ 175,00 R$ 230,00

(*) 3 dias de evento, coquetel de abertura e almoço de encerramento. (**) Somente coquetel de abertura e almoço de encerramento. Não dá direito às palestras.

Mais informações ligue para 11 3232 4509 ou acesse www.congraf.org.br

Patrocínio Diamante:

Apoio Técnico:

Realização:

Patrocínio Prata:

Projeto-Impressoes-37.indd 8

15/07/11 15:31

Impressões - 37  

Boletim Impressões - Edição 37

Advertisement