Page 1

I

nº 36

I

Maio e Junho de 2011

ção do 15º Co a ng m ra

f ra

Pr og

Ano 07

Profissionais gráficos se reunirão em outubro, durante o Congresso, para conhecer as novidades e discutir as expectativas para o setor. Com o tema “Crescendo com o Brasil”, a 15ª edição do Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), organizado pela Abigraf Nacional e Abrigraf Regional Paraná, com apoio técnico da ABTG, reunirá profissionais gráficos para discutir temas pertinentes ao setor. Entre os diversos assuntos a serem apresentados estão questões como o perfil do novo consumidor, mídias sociais, sustentabilidade, convergência e novas oportunidades. O programa ocorrerá nos dias 9, 10 e 11, sempre no período da manhã. A abertura oficial no dia 8, às 19h, contará com a palestra “Perspectivas para um Brasil Melhor”, apresentada pelo empresário e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles,

Projeto-Impressoes-36.indd 1

seguida de coquetel. O encerramento do Congresso será feito com o painel “Brasil: aproveitando a melhor década da história”, o qual debaterá o impacto de todo o temário do evento na indústria gráfica. O Congresso - patrocinado pela Calcgraf, Ibema, Manroland e Metrics – contará com a participação dos palestrantes Bruno Mortara, Cesar Callegari, Fábio Mestriner, Flavio Botana, Hamilton Terni Costa, José Carlos Brunoro, Lala Deheinzelin, Mariela Castro e Sidnei Oliveira. Haverá ainda uma feira de produtos e serviços gráficos, realizada no Salão Atlântico do hotel. O mais importante evento do setor gráfico nacional acontecerá em Foz de Iguaçu, Paraná, de 8 a 11 de outubro

de 2011, no Hotel Mabu – Thermas & Resort. Aproveite as condições especiais de pagamento antecipado e faça sua inscrição pelo site www.congraf.org.br.

Nesta edição Página 3 Criatividade em anúncios impressos Páginas 4 e 6 SAG chega a outros estados

12/05/11 15:38


Com a palavra

O diferencial do conhecimento Depois de se consolidar em oito regiões administrativas paulistas como eficaz programa setorial de cursos e palestras sobre gestão, produção e vendas, a Semana de Artes Gráficas (SAG), criada pela Abigraf Regional São Paulo e realizada pela ABTG, com apoio do Sindigraf-SP, está crescendo. Graças a uma parceria entre a Abigraf Nacional e o Sebrae Nacional, o evento alcançou neste ano os estados do Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e, em 2012, contemplará outras unidades da Federação.

Levi Ceregato Presidente da Abigraf Regional São Paulo

A iniciativa é muito importante, pois responde a uma das demandas mais recorrentes da indústria gráfica, que é a formação profissional, inclusive de gestores, e a educação continuada. A indústria gráfica é um dos setores nos quais a necessidade de constante atualização é essencial, dado os avanços tecnológicos e as mudanças do mercado. É preciso, portanto, manter-se sempre em dia no contexto dessa dinâmica efervescente. Atender a essa demanda é a missão que a SAG tem cumprido no interior paulista e, a partir de agora, em âmbito nacional.

Acontece

Benefícios

Eventos internacionais e nacionais

Lazer com desconto

De 10 a 12 de maio será promovida a Ipex / Northprint, no Centro de Exposições Harrogate, no Reino Unido. Outras informações no portal www.northprintexpo.com. A Cidade do México receberá, de 17 a 20 de maio, a Expográfica. Mais informações no site www.expografica.com. A Andigráfica 2011 – Feira Internacional da Indústria da Comunicação Gráfica acontecerá de 21 a 25 de junho, em Bogotá, na Colômbia. Outras informações no endereço www.andigrafica.com. Entre os dias 22 e 25 de agosto, em São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, será realizada a 25ª Feira Internacional de Produtos, Suprimentos e Acessórios para Escritórios, Papelarias e Escolas - Office Paper Brasil Escolar 2011. Saiba mais no site www.officepaperescolar.com.br.

A Abigraf Regional São Paulo e o Sindigraf-SP fecharam parceria com o Acquaville Hotel, localizado às margens da Represa Jurumirim na Estância Turística de Avaré. O hotel oferece estrutura completa de lazer, restaurantes com vista panorâmica para a represa, além de equipamentos modernos e diversas opções de atividades de entretenimento. O benefício é válido para todos os associados. Mais informações pelo site www.acquavillehotel.com.br ou pelo telefone (14) 3711-1500.

Voz do Gráfico O boletim Impressões tem um espaço reservado para o gráfico, empresário ou funcionário enviar sugestões, reclamações, elogios ou dúvidas. Os e-mails podem ser encaminhados para gmartins@abigraf.org.br. Participe! A Abigraf-SP está aguardando suas mensagens.

Publicação mensal da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), com apoio institucional do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP).

2

I

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-36.indd 2

Responsabilidade editorial: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação, empresa filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Impressão – Laborgraf. Redação: Clarissa Domingues e Tainá Ianone. Projeto gráfico e diagramação: Merli.Design. Impresso em papel couchê fosco 115g. Contatos Abigraf - Tel. (0xx11) 3164-3193 E-mail: dmark@abigraf.org.br. Site: www.abigraf.org.br

12/05/11 15:38


Tendências & Mercados

Impressos interativos Embora a mídia eletrônica tenha se aprimorado nas últimas décadas, quando os anúncios impressos empregam um número maior e mais criativo de recursos diferenciados, tornam-se atrativos e eficientes. “Um anúncio especial impacta mais do que um de página simples. Se tiver algum elemento que aguce a curiosidade do leitor, sem dúvida, ele vai parar para ver de que se trata”, afirma Sergio Picciarelli Junior, gerente da área de Desenvolvimento de Novos Produtos da Editora Abril. De acordo com ele, os profissionais de comunicação deixaram de enxergar a mídia impressa como uma plataforma engessada e começaram a explorar suas particularidades e possibilidades.

Anúncio da Heineken, publicado em 2009 na revista Vip, que se transformava em seis bolachas de chopp.

Sergio comenta que o aprimoramento do mercado gráfico brasileiro contribuiu para reduzir os custos desse tipo de publicidade. “Só no ano passado, tivemos encartes produzidos com asfalto, tecido, tintas que reagem à água, 3D, com papel transfer e papel semente”. Ele acrescenta que a desvantagem do Brasil sobre outros países é em relação à tecnologia, porém, este entrave muitas vezes é superado pela capacidade de criar soluções alternativas e pelo conhecimento dos profissionais gráficos brasileiros.

Tire suas dúvidas Gestão

LER pode ser evitada

Assédio Moral é crime!

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é a manifestação de lesões decorrentes da utilização excessiva e da falta de tempo para recuperação. É uma doença caracterizada pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais.

Informações sobre o Assédio Moral têm ganhado repercussão no ambiente corporativo em uma tentativa de eliminar essa prática que consiste na exposição frequente do trabalhador a situações vexatórias e humilhantes. O assédio pode ser provocado pelo superior hierárquico contra um funcionário, mas há casos em que o abuso acontece entre os próprios colegas de trabalho. O crime acarreta a marginalização da vítima e compromete a sua estabilidade emocional, redundando em dano moral. A agressão tem como características a conduta abusiva, abalo psicológico e a finalidade de exclusão. A perseguição, o estímulo à demissão e a tortura psicológica continuada, são alguns dos sinais de assédio moral, que devem, sim, ser denunciados. Como medidas de prevenção do assédio, as empresas devem investir em orientação aos funcionários, política interna, canal para denúncias, proteção da vítima e punição do agressor. O assunto tão importante e de interesse geral foi abordado durante a palestra “Assédio moral nas relações de trabalho”, ministrada por Fábio Abranches Pupo Barboza, coordenador da área trabalhista do Honda Estevão Advogados, que aconteceu dia 12 de abril, na sede da Abigraf.

Geralmente, os sintomas são desencadeados ou agravados após períodos com maiores volumes de trabalho ou jornadas prolongadas. As queixas mais comuns do portador de LER são dor localizada ou generalizada, desconforto, fadiga, dormência e enrijecimento muscular. Apesar de haver tratamentos para o trauma, a melhor solução é evitá-lo com revezamento nas tarefas e pausas obrigatórias de dez minutos a cada 50 minutos trabalhados, bem como procurar conhecer os recursos de conforto do posto de trabalho, adotar as posturas corretas e levantar de tempos em tempos e andar um pouco. impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-36.indd 3

I

3

12/05/11 15:38


Palestras

Inovação em embalagem agrega valor à empresa

Palestra sobre e-commerce e redes sociais

Os avanços nas embalagens em papel-cartão podem ser diferenciais decisivos para expansão de empresas. O assunto foi abordado na palestra “Inovação na embalagem – você pode fazer e vender”, ministrada, em março, por Fabio Mestriner, professor-coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Foram apresentados cases de empresas que expandiram até cinco vezes inovando apenas na embalagem, mostrando que este pode ser um diferencial realmente competitivo para o produto. De acordo com o especialista, a crescente qualidade das embalagens em papel-cartão vem dando uma característica mais ampla que a de proteger os produtos: tornam-se um canal de comunicação com o consumidor.

Em 14 de junho, o assunto abordado pela Abigraf São Paulo em sua grade de palestras será “E-commerce e redes sociais”. O conteúdo apresentado por Lígia Dutra tratará sobre essas duas novas ferramentas eletrônicas, que se tornaram importantes para a competitividade das empresas. O encontro acontecerá a partir das 8h30, na sede da Abigraf (rua do Paraíso, 529 - São Paulo). Para os associados da entidade, a palestra é gratuita. Inscrições pelo site www.abigrafsp.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gmartins@abigraf.org.br ou telefone (11) 3232-4509.

Fabio Mestriner fala aos gráficos sobre inovação na embalagem

Semana de Artes Gráficas Premiação

Novidades para 2011 A 21ª edição do Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, o mais importante do setor gráfico na América Latina, patrocinado pela Chambril e Antalis, traz reformulação na área de impressão digital.

Profissionais recebem aprimoramento A agenda 2011 da Semana de Artes Gráficas (SAG) começou com força total. O sucesso da SAG em São Paulo e a parceria entre a Abigraf Nacional e o Sebrae Nacional (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) possibilitaram sua realização em outros estados. O primeiro a recebê-la foi Pernambuco, que reuniu, em Recife, de 21 a 25 de março, 338 profissionais. Em sua quinta edição, a SAG teve a presença de 337 gráficos em Sorocaba, de 28 de março a 1º de abril. Logo em seguida, o encontro foi realizado em Belo Horizonte, com a participação de 366 pessoas, de 11 a 15 de abril, e em Araçatuba, de 25 a 29 de abril.

Os produtos impressos com essa tecnologia poderão, a partir deste ano, concorrer com outros processos gráficos, tendo acesso a todas as categorias do concurso que não especificam o processo de impressão utilizado. O regulamento já está disponível no site www.fernandopini.org.br. As inscrições começam em 1º de agosto. 4

I

“Agradecemos a especial colaboração e empenho da ABTG e das Abigrafs Regionais para o sucesso das SAGs, em especial as de Recife e Belo Horizonte que tiveram grande receptividade”, diz Sonia Regina Carboni, diretora executiva da Abigraf Nacional. Os próximos encontros acontecerão em Bauru, de 23 a 27 de maio, e em São José dos Campos, de 27 de junho a 1º de julho.

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-36.indd 4

12/05/11 15:38


Abigraf em Ação

Visita às Seccionais Em março, o Rogério dos Santos Camilo, coordenador administrativo e financeiro da Abigraf, Sindigraf-SP e ABTG, levou para as empresas da região de Bauru e Ribeirão Preto o Projeto de Associativismo. Acompanhado de funcionários das duas Seccionais, Rogério visitou as gráficas associadas e não associadas, com o intuito de divulgar os benefícios, serviços, departamentos e publicações disponíveis aos associados, além de ouvir sugestões dos empresários.

Permuta corporativa

Terezinha Auxiliadora, Maria de Lourdes Bianchi e Edson Bianchi, da Abigraf Seccional Ribeirão Preto, receberam Rogério da Regional SP

“O trabalho teve como objetivo apresentar a Abigraf, mostrando o fortalecimento do atendimento personalizado às empresas gráficas, bem como o trabalho de ouvidoria e absorção de ideias de melhorias”, revela.

A entidade está firmando novas parcerias nessas regiões com hotéis, farmácias, locadoras de veículos e escola de idiomas, ações que favorecerão os empresários atendidos pelas Seccionais.

Parceria da Abigraf-SP, Sindigraf-SP e ABTG com a Tradaq proporciona aos associados permutas corporativas. Com dez anos de experiência, a empresa oferece mais de cinco mil oportunidades de negócios. A permuta multilateral agrega flexibilidade e liquidez ao permitir que mais empresas participem do intercâmbio. Aquelas que possuem capacidade ociosa ou estoque parado podem vendê-lo aos associados Tradaq, e por sua vez, adquirir produtos e serviços que necessitam dentro da rede de permutas. Os associados das entidades estão isentos da taxa de inscrição. Mais informações no site www.tradaq.com.br/parceria-abigraf.

Responsabilidade Socioambiental Nova diretoria Em janeiro foi eleita a nova diretoria da Abigraf-SP. O sucessor de Fabio Arruda Mortara é o empresário Levi Ceregato, fundador e diretor da Gráfica Levi, sediada no município de Ribeirão Preto. A posse acontecerá no dia 7 de junho, no evento de entrega do Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental.

Reinauguração do edifício-sede A Abigraf Nacional, a Abigraf Regional São Paulo, o Sindigraf-SP e a ABTG retornaram ao edifício Cigraf (Centro da Indústria Gráfica), prédio que pertence à Abigraf desde 1998. Foram quase dois anos para concluir o processo de revitalização. Para adequar a estrutura às exigências da prefeitura quanto à metragem de área total construída houve modificações estruturais. Também foram contempladas outras intervenções necessárias, como a melhoria do sistema de combate a incêndios, de refrigeração e de elevadores. A reinauguração das novas instalações acontecerá dia 7 de junho, às 15h, à rua do Paraíso, 529. Reserve esta data!

O anúncio dos vencedores da segunda edição do Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental acontecerá na noite de 7 de junho, na Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp), à rua Tuim, 932, em Moema. Entregue na Semana do Meio Ambiente, o prêmio – com patrocínio da APP-CATHAY, AFEIGRAF e Kodak – contempla as categorias de “Responsabilidade Ambiental” e “Responsabilidade Social”. Reserve esta data!

Vale saber

Visão do arqueiro vira estratégia de mercado O livro “A Excelência na Visão do Arqueiro” apresenta as técnicas e métodos dos ágeis e precisos arqueiros da antiguidade, adaptados ao universo empresarial dos anos 2.000. O autor, Sérgio Hage, aborda as competências desenvolvidas no esporte com arco e flecha, como visão estratégica, trabalho em equipe, negociação, orientação para resultados e para o cliente e o desenvolvimento de pessoas. (Editora Senac Nacional, 64 páginas, R$ 29) impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-36.indd 5

I

5

12/05/11 15:38


Cursos – ABTG

Quem faz a Abigraf-SP Em fevereiro e março a Abigraf Nacional e Abigraf-SP receberam juntas a associação de 15 empresas. Conheça um pouco mais sobre elas. Abigraf Nacional

12 de maio “Gestão Comercial para a Indústria Gráfica” Assunto: capacitação de atendimento. Público-alvo: gerentes e supervisores de vendas, representantes comerciais, vendedores e promotores de vendas do mercado gráfico. 17 a 19 de maio “Mecânica Básica para Impressores Offset” Assunto: capacitar profissionais a identificar principais falhas operacionais de máquinas offset, verificando causas e propondo soluções relacionadas a desgastes, elementos de máquinas, processos de manutenção, recuperação e lubrificação. Público-alvo: empresários, mecânicos, impressores, técnicos e auxiliares. 24 de maio “Gestão Financeira para a Indústria Gráfica” Assunto: desenvolver a visão de negociação das empresas gráficas com o mercado bancário e financeiro. Público-alvo: micro e pequenos empresários, gerentes e público em geral. 14 a 16 de junho “Controlando as Variáveis de Impressão Offset” Assunto: analisar os problemas apresentados durante a impressão, possíveis causas e soluções. Público-alvo: impressores e supervisores de impressão offset. 21 de junho “Um modelo diferenciado de Atendimento ao Cliente Interno e Externo” Assunto: apresentar um modelo diferenciado de atendimento, aperfeiçoando técnicas e desenvolvendo habilidade para garantir a satisfação dos clientes. Público-alvo: líderes e profissionais de atendimento interno e externo. 11 a 14 de julho “Custos e Formação do Preço de Venda” Assunto: transferir conceitos técnicos e procedimentos que permitem a imputação de todos os custos da empresa para a formação de preço de venda. Público-alvo: custos e orçamentos para a indústria gráfica.  Local: Auditório da ABTG Endereço: Rua Bresser, 2315 Mooca – SP Informações: curso@abtg.org.br ou (11) 2797-6706

6

I

Arconvert Brasil Ltda: instalada em Jundiaí (SP), tem capacidade de produção de até 90 milhões de metros quadrados por ano de filmes e papéis autoadesivos. Possui ainda uma área dedicada ao acabamento de bobina e outra para folhas, além de um armazém para produtos semi-acabados e matérias-primas. Tel: (11) 4525-5220 Site: www.arconvert.com.br Crown Roll Leaf do Brasil: há mais de oito anos comercializa filmes para hot stamping e hologramas de segurança. Filial da empresa americana Crown Roll Leaf, está situada em Guarulhos (SP) e atende empresas em todo o Brasil e da América Latina. Tel: (11) 2409-2173 Site: www.crowndobrasil.com.br Goss International Sistemas de Impressão Ltda: com mais de 170 anos de inovação nos Estados Unidos, a Goss International tem sede em Barueri (SP), responsável pela gama completa da área comercial, impressão de jornais e de acabamento. Tel: (11) 4689-6550 Site: www.gossinternational.com

Abigraf-SP AM Produções Gráficas: com experiência de 40 anos no mercado, a gráfica oferece aos clientes serviços de editoração eletrônica, pré-impressão e impressão digital. Tel: (11) 5574-0791 Artes Gráficas Panorama: desde 1982 no segmento gráfico, fazem parte do grupo as empresas: Gráfica Panorama, Sacolas Panorama e Brindes Panorama. Nas opções de brindes estão cadernos, agendas, calendários e blocos de notas. Tel: (11) 5061-9555 Site: www.graficapanorama.com.br

AZ Artes Gráficas e Editora: fundada há 16 anos, é uma empresa estruturada para criar e produzir material gráfico plano para adesivos, apostilas, calendário, cardápios, cartuchos, comandas, embalagens folhetos, material promocional, entre outros. Tel: (11) 2609-8277 Site: www.azgrafica.com.br Braspor Gráfica e Editora: em operação desde 2005, a gráfica, localizada em Osasco (SP), conta com 360 funcionários para atender os clientes nas demandas de produtos promocionais, que vão desde a pré-impressão até o acabamento. Tel: (11) 3601-2226 ou 3601-6067 Dellagrafe Gráfica e Editora: a estrutura de mil metros quadrados atende às necessidades dos clientes mais exigentes com serviços de pré-impressão (fotolito, prova digital e CtP) e vários recursos de acabamento (facas especiais, laminação, verniz UV e relevos). Tel: (11) 2692-2999 Site: www.dellagrafe.com.br Ello Flex Brasil: focada na confecção de rótulos e etiquetas adesivas, a Ello Flex, atende empresas de todos os segmentos, porém com maior representatividade na área de cosméticos. Tel: (11) 4441-1700 Site: www.ellobrasil.com.br Formatho Impressos: tem como missão prover soluções gráficas inovadoras, oferecendo produtos de qualidade, preços justos e rapidez no atendimento. O parque gráfico, instalado em Jundiaí (SP), é planejado para a produção de pequenas e médias tiragens. Atua também nos segmentos de impressos promocionais e comerciais, com processos offset e digital. Tel: (11) 4816-6003 Site: www.formatho.com.br

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-36.indd 6

12/05/11 15:38


Agenda do Gráfico Agendas de Obrigações – maio e junho de 2011

JC Indústria Gráfica: a empresa de Guarulhos (SP) produz folderes, malas-direta, cartazes, livros, revistas, embalagens e etiquetas adesivas. Entre os serviços disponibilizados estão pré-impressão, impressão, dados variáveis, dobras especiais, intercalação e acabamento em geral. Tel: (11) 2451-7767 Site: www.jcgrafica.com.br Lasergraf Reproduções Gráficas: completando 30 anos de atuação, a Lasergraf tem serviços gráficos que incluem cartões de visita, folderes, pastas, embalagens e cartazes, produzidos em formatos diferenciados, com uso de cores especiais, além de serviços de acabamento em geral. Tel: (11) 2201-2324 Site: www.lasergraf.com.br P+E Galeria Digital: Com longa experiência no mercado gráfico e de acabamento, oferece encadernação, facas especiais, empastamento, corte e vinco, meio corte, laminação, dobras, furação, serrilha blocagem, montagens e manuseios. Tel: 2348-0525 Site: www.pmaisedigital.com.br Sinai Artes Gráficas: instalada na capital paulista há dez anos, tem grande parte do trabalho direcionado para a impressão de livros religiosos. A especialidade confere à gráfica grande experiência na produção de materiais nesse segmento. Tel: (11) 5621-6500 Zanardo Indústria Gráfica: atendendo em todo território nacional, oferece excelência em produtos e serviços prestados, desde a pré-impressão até o acabamento. Entre os artigos estão cartelas blister e skin, cartuchos, catálogos, folderes e pastas. Telefone: (11) 2940-3021 Site: www.graficazanardo.com.br

Seguem abaixo as agendas contendo as principais obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias, de âmbito federal, estadual e municipal, a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor. Cumpre informar, que as agendas abaixo não esgotam certas determinações legais a serem cumpridas em razão de atividades econômicas e sociais específicas. O DEJUR – Departamento Jurídico permanece à disposição para esclarecimentos de dúvidas (dejur@abigraf.org.br)

Maio Até dia 4 (4ª feira) 5 (5ª feira) 6 (6ª feira) 10 (3ª feira) 20 (6ª feira) 25 (4ª feira) 31 (3ª feira)

Obrigações ICMS - Fatos Geradores - ABR/11 (CNAE – 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) Pagamento dos salários de ABR/11 FGTS - ABR/11 CAGED - ABR/11 DCTF - mensal DACON - mensal Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - ABR/11 – envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo Previdência Social – INSS SIMPLES NACIONAL PIS/COFINS - fato gerador - ABR/11 IPI ICMS - fato gerador - ABR/11 (CNAE – 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

Junho Até dia 3 (6ª feira) 7 (3ª feira) 10 (6ª feira) 20 (2ª feira) 24 (6ª feira) 27 (2ª feira) 30 (4ª feira)

Obrigações ICMS - Fatos Geradores -MAI/11 (CNAE – 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) Pagamento dos salários de MAI/11 FGTS - MAI/11 CAGED - MAI/11 DCTF - mensal DACON – mensal Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - MAI/11 – envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo Previdência Social - INSS SIMPLES NACIONAL PIS/COFINS - fato gerador - MAI/11 IPI ICMS - fato gerador - MAI/11 (CNAE – 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-36.indd 7

I

7

12/05/11 15:38


ro de

11 20

15 ºC

QU E

f gra on

.

2011. RAF G N CO À VENDA OS ING O RE TÃ IMAR S X SS O ES R P UA A Á O GR DO FUTU VÃ R O 11 de outu -8a b

S O ICA ÁF

J

ÚLTIMOS DIAS DE PREÇO REDUZIDO NO CONGRAF. FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO. ACESSE WWW.CONGRAF.ORG.BR.

CRESCENDO COM O BRASIL

Foz d o Ig u a çu C

M

Y

CM

MY

Confira os valores para participar do congresso mais aguardado da Indústria Gráfica, que neste ano acontece em Foz do Iguaçu considerado um dos pontos turísticos mais visitados do país. Descubra as facilidades para você realizar um investimento certo e trazer grandes resultados para sua empresa e para sua carreira.

CY

CMY

K

I NGRES SOS

Pagamento até dia 31/05

Pagamento até dia 30/07

Pagamento até dia 01/08

*Associados

R$ 490,00

R$ 590,00

R$ 690,00

*Não associados

R$ 670,00

R$ 790,00

R$ 920,00

*Estudantes

R$ 245,00

R$ 295,00

R$ 345,00

**Associados

R$ 150,00

R$ 175,00

R$ 200,00

**Não associados

R$ 200,00

R$ 230,00

R$ 265,00

Acompanhante

(*) - 3 dias de Congresso, coquetel de abertura e almoço de encerramento (**) - Somente coquetel de abertura e almoço de encerramento. Não dá direito as palestras.

Mais informações pelo telefone: 11 3232 4509 ou acesse www.congraf.org.br e confira descontos e parcelamentos.

Patrocínio:

Diamante: Apoio Editorial:

Apoio Técnico:

Realização:

Prata:

Projeto-Impressoes-36.indd 8

12/05/11 15:38

Impressões - 36  

Boletim Impressões - Edição 36

Advertisement