Page 1

Ano 07

I

nº 35

I

Março e Abril de 2011

Abigraf Regional São Paulo tem nova diretoria Empresário de Ribeirão Preto, Levi Ceregato é o novo presidente para o mandato 2010-2013.

Após três anos como presidente da Abigraf Regional São Paulo, em janeiro Fabio Arruda Mortara transmitiu o cargo para seu sucessor, o empresário Levi Ceregato, fundador e diretor da Gráfica Levi, sediada no município de Ribeirão Preto, e vice-presidente da Seccional Ribeirão Preto por duas gestões. Profissional do setor há mais de 40 anos, o novo presidente da Abigraf-SP tem como principal objetivo tornar a entidade cada vez mais democrática, a partir da valorização do associativismo, que pretende difundir para o maior número possível de gráficas no Estado. “Estarei sempre receptivo às reivindicações dos empresários, trabalhando ao lado da diretoria da Regional e dos integrantes das Seccionais, pois o associado é a razão de ser da entidade”. A missão do novo presidente é dar continuidade ao intenso trabalho desenvolvido pela última gestão, triênio em que muitas foram as conquistas da Abigraf-SP. Dentre estas

Projeto-Impressoes-35.indd 1

se destaca o incentivo ao aperfeiçoamento profissional e a participação em importantes eventos do setor. “Nossa gestão foi marcada pela consolidação da Semana de Artes Gráficas, que teve um desempenho efetivo nos principais pólos gráficos paulistas”, diz Fabio Mortara.

Nesta edição Página 3 Tecnologia wireless chega às gráficas Páginas 4 e 6 Confira a agenda 2011 de palestras e cursos

02/03/11 10:38


Com a palavra

De cara nova A função de presidente da Abigraf Regional São Paulo representa um grande e honroso desafio que assumo neste ano. Temos muitos embates pela frente, em defesa de nosso setor. A indústria gráfica brasileira vem acompanhando o bom ritmo da economia nacional. Conforme os últimos dados disponíveis, a produção de nosso setor cresceu 6,22%, no acumulado de janeiro a setembro de 2010, um número que poderá atingir patamar interessante de expansão, após a tabulação final dos dados do ano passado. *Levi Ceregato é presidente da Abigraf Regional São Paulo.

Por outro lado, nos preocupa muito o déficit de nossa balança comercial, que chegou a US$ 85,8 milhões em setembro de 2010. O saldo negativo da indústria gráfica expressa as desvantagens competitivas do Brasil

Eventos

De 29 de janeiro a 1º de fevereiro aconteceu em Frankfurt, Alemanha, a Paperworld 2011. O evento mundial influencia as tendências do segmento de produtos para escritórios, papelarias e escritórios para a próxima temporada e discute a importância deste setor para a economia mundial. Nos produtos, de um modo geral, a durabilidade e a qualidade mostraram-se quesitos mais importantes. A tendência é para aplicações de strass ou madeira, especialmente nas esferográficas e outros tipos de canetas. Entre os principais destaques estiveram os produtos confeccionados a partir de papéis reciclados, com forte apelo de sustentabilidade em todos os itens de escritório, como nos lápis e cadernos. Nos quatro dias de feira – incluindo os eventos paralelos Creativeworld, Christmasworld and Hair and Beauty – compareceram mais de 107 mil visitantes, os quais conferiram as novidades apresentadas por representantes de 169 países. Entre os participantes brasileiros esteve a Francal Feiras, com o intuito de divulgar a Office PaperBrasil Escolar, estreitando o relacionamento com o mercado internacional de expositores, autoridades e dirigentes setoriais.

I

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-35.indd 2

Mais do que nunca, são imprescindíveis as reformas tributária, previdenciária e trabalhista, há tanto tempo reclamadas pela sociedade e pelos setores produtivos brasileiros. Ademais, é preciso ação urgente para reequilibrar o câmbio. Ao lado dos dirigentes de nosso sistema associativo, estarei firme na defesa das medidas necessárias para que o Brasil possa continuar crescendo. Essa postura responde à tradição das lideranças de nossa entidade, cuja marca sempre foi a combatividade, civismo, engajamento político e muita dedicação às causas da indústria gráfica.

Premiação

Paperworld recebe mais de 100 mil visitantes

2

em relação a outros países. Os principais problemas são os altos impostos e juros e os elevados encargos trabalhistas. Tudo agravado pela guerra cambial.

Inscrições para o Prêmio Responsabilidade Socioambiental encerram-se em abril As inscrições para a segunda edição do Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental, abertas em janeiro, poderão ser feitas até 18 de abril. O prêmio, desenvolvido pela Abigraf Nacional e patrocinado pela Cathay APP e Kodak, objetiva estimular práticas corretas nas áreas social e ambiental, no âmbito de toda a indústria gráfica brasileira e também no contexto da sociedade. Dividido em duas categorias, a de “Responsabilidade Social” e a de “Responsabilidade Ambiental”, o concurso premia empresas gráficas brasileiras, associadas ou não à Abigraf. Em 2011, a cerimônia de entrega do prêmio está agendada para 07 de junho. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser obtidos no site: www.premiosocioambiental.org.br.

Publicação mensal da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), com apoio institucional do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP). Responsabilidade editorial: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação, empresa filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Impressão – Laborgraf. Redação: Clarissa Domingues e Tainá Ianone. Projeto gráfico e diagramação: Conceito Comunicação e Design. Impresso em papel couchê fosco 115g. Contatos Abigraf - Tel. (0xx11) 3164-3193 E-mail: dmark@abigraf.org.br. Site: www.abigraf.org.br

02/03/11 10:38


Tendências & Mercados

Panorama

Conexão sem fios Pesquisa do IDC apontou que a América Latina deve investir cerca de US$ 4 bilhões em projetos de infraestrutura wireless este ano. Algumas empresas, entretanto, adiantaram-se e já lançaram seus produtos com conexão de rede sem fio, como a HP e a Simpress. O sistema ePrint da HP chegou ao consumidor final de pequenas e médias empresas e ao segmento de artes gráficas. O produto exclusivo do setor gráfico é o multifuncional HP Desingnjet T2300 eMFP, que conta com o sistema ePrint & Share. “O ePrint traz a liberdade para imprimir. Nossa oferta de tecnologia está disponível para todos os nichos, desde o consumidor final até a grande empresa. Ou seja, estamos trazendo inovação útil a um preço acessível”, diz Fernando Lewis, vice-presidente do grupo de Imagem e Impressão da HP Brasil. A impressora conta com dispositivo touchscreen colorido de fácil compreensão e execução. Na tela é possível visualizar o documento a ser impresso, fazer a edição para alterar características, digitalizar, copiar, criar um PDF final dos projetos e, simultaneamente, compartilhá-los. A solução desenvolvida pela Simpress - empresa do segmento de outsourcing de impressão e gestão de documentos – é aplicável a qualquer segmento do mercado. O sistema facilita o serviço de impressão, dando maior mobilidade, segurança e fácil acesso aos usuários. “Além da mobilidade, a tecnologia traz outras vantagens como fácil configuração e instalação e redução de custos com infraestrutura”, explica Vittorio Danesi, presidente da Simpress.

Gestão

Surdos recebem capacitação gráfica Com o intuito de inserir os portadores de deficiência no mercado de trabalho, desde julho de 1991, o Brasil tem uma lei de incentivo à contratação de pessoas deficientes pelas empresas. Apesar dessa medida, muitas ainda estão fora do padrão e a grande justificativa é a falta de profissionais capacitados. Nesse sentido, convênio firmado há dois anos, entre o Sindigraf-SP, a Escola Senai Theobaldo De Nigris e o Instituto Seli (Instituto de Educação para Surdos) visa proporcionar capacitação na área gráfica a surdos. De acordo com Manoel Manteigas, diretor da Escola, são oferecidos todos os programas, nos níveis de Formação Inicial e Continuada. “São cursos livres, que levam à iniciação profissional ou à qualificação em um tempo relativamente curto. No último ano, 29 jovens surdos foram treinados pelo Senai gratuitamente, em diversas atividades da indústria gráfica. Os cursos oferecidos, que contam com um intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), são de bloquista, encadernação manual de livros, preparação de telas para serigrafia, impressão de serigrafia e desenho de faca de corte e vinco. O Sindigraf-SP e a Escola Senai vão divulgar às empresas a disponibilidade dos alunos concluintes dos cursos. “Nosso objetivo é contribuir para melhorar a empregabilidade destas pessoas”, finaliza o diretor.

Projeto-Impressoes-35.indd 3

Imposto de Renda 2011 Início do ano é o período em que os cidadãos mais têm deveres com o governo. Nessa rede de obrigações fiscais está a declaração do Imposto de Renda. Apesar de ser feita todo ano, muitas empresas e parte da população esquecem-se de guardar os comprovantes e deixam tudo para a última hora. De acordo com Jorge Lobão, consultor tributário do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal), podem ser mencionadas como despesas dedutíveis na declaração gastos operacionais não computados nos custos, mas necessários à atividade da empresa e à manutenção da fonte produtora, como reparos de bens e instalações destinados somente a mantê-los em condições eficientes de operações. “A partir deste ano, também passará a ser dedutível as doações efetuadas às Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público”, diz Lobão. Na declaração pessoa física são dedutíveis as contribuições à previdência social, inclusive a complementar e o FAPI, despesas médicas, hospitalares e com instrução e a pensão alimentícia. O consultor tributário também alerta que as despesas precisam estar documentadas para serem válidas. “Para evitar cair na malha fina, o contribuinte deve estar atento ao digitar os valores, pois muitas vezes o sistema não detecta o engano, gerando mais tarde conflito de informações com as declarações apresentadas pelas empresas prestadoras do serviço”, orienta. A declaração do Imposto de Renda das empresas pode ser feita até 30 de junho, entretanto a de pessoa física deve ser entregue até 30 de abril de 2011. O documento pode ser enviado pela internet ou entregue em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

impressões Abigraf

I

3

02/03/11 10:38


Palestras

Congresso

Abigraf inicia agenda de encontros

Congraf terá programação especial

Em 15 de março, a Abigraf-SP promoverá a primeira palestra do calendário 2011, “Inovação na embalagem – você pode fazer e vender”. O conteúdo será abordado por Fabio Mestriner, professor-coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). No mês seguinte, no dia 12, o assunto abordado por Hélcio Honda, advogado e sócio do escritório Honda Advogados, será “Assédio Moral”. Os encontros acontecerão sempre às 8h30, na sede da Abigraf à rua Paraíso, 529. Inscrições pelo site www.abigrafsp.com.br.

Tire suas dúvidas

Certificação digital é obrigatória Todas as empresas optantes pelo lucro real, lucro presumido, isentas e imunes, com exceção das enquadradas no Simples Nacional, devem aderir à certificação digital. O documento eletrônico tem validade jurídica e funciona como uma carteira de identidade virtual das empresas. A certificação digital é obrigatória às empresas que emitem notas fiscais eletrônicas e cumprem as obrigações fiscais. “Aquelas que não o fizerem ficam impossibilitadas de fornecer as informações acessórias ao fisco, com pesadas multas pelo não cumprimento das obrigações legais”, explica Domingos Orestes Chiomento, presidente do CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo). “A grande maioria das empresas não faz mais a conta de quanto custa o certificado digital, que sai em media R$ 50 por ano, e sim de quanto custa não ter o certificado, com despesas de deslocamento, burocracia e perda de tempo”, conta Roni de Oliveira Franco, sócio da Trevisan Outsourcing. Segundo Domingos, o Programa Certificação Empresa SP do Governo do Estado de São Paulo distribuirá um kit com cartão inteligente, certificado digital para pessoa jurídica, leitora de cartão digital, disco de instalação e material explicativo do programa. A entrega acontecerá de maneira escalonada a partir de maio de 2011. 4

I

A Abigraf Nacional, com apoio da Abigraf-SP, Sindigraf-SP e ABTG, realizará o “15º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf)”, em Foz do Iguaçu (PR), de 8 a 11 de outubro de 2011. O evento, organizado a cada três anos, tem como objetivo prover atualização mercadológica e abrir oportunidades de negócios para as empresas. Para alcançar essas metas, o Congresso, que terá como tema “Crescendo com o Brasil”, contará com a presença dos principais empresários, líderes do setor e renomados palestrantes. Além da programação de palestras, o Congraf abrigará uma feira, da qual participarão fornecedores do segmento. A 15ª edição do Congraf, patrocinado pela Calcgraf, acontecerá no Hotel Mabu (avenida das Cataratas, km 3,2 - Foz do Iguaçu). Os ingressos poderão ser adquiridos pelo site www.congraf.org.br ou pelo telefone (11) 3232-4500.

Semana de Artes Gráficas

SAG 2011 viajará pelo Brasil Os eventos da Semana de Artes Gráficas 2011, no Estado de São Paulo, terão início com os gráficos de Sorocaba entre os dias 28 de março e 1º de abril. No mesmo mês, o programa seguirá para a cidade de Araçatuba, na semana de 25 a 29 de abril. Este ano a novidade do programa é o acordo firmado entre a Abigraf Nacional e o Sebrae Nacional, que proporcionará a outros três estados brasileiros receberem a SAG. Os primeiros estados inseridos no programa serão Pernambuco, de 21 a 25 de março, e Minas Gerais, de 11 a 15 de abril. A tradicional palestra de abertura da SAG terá como tema “Técnicas de Sustentabilidade para Micro e Pequenas Empresas Gráficas – Certificação para Obtenção do Selo Ambiental FSC”, a qual apresentará os principais processos de desenvolvimento para a conquista da Certificação FSC, visando o aumento da competitividade das empresas gráficas no mercado. As SAGs incluirão também a “Palestra Sebrae” e “Graphia - Projeto de Exportação do Setor Gráfico”, no primeiro dia de realização dos eventos.

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-35.indd 4

02/03/11 10:38


Abigraf em Ação

Abril apoia campanha da Abigraf A Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa, que tem como mote o slogan “Imprimir é dar Vida”, lançada pela Abigraf Nacional em 2010, foi veiculada nas revistas Veja Sustentabilidade, Bons Fluídos, Vida Simples e Claudia, publicações da Editora Abril. O anúncio com o título “Uma nova árvore da educação” foi publicado nas revistas como maneira de informar a população sobre os conceitos corretos da produção de papel destinado à impressão e o compromisso com o meio ambiente. A veiculação do anúncio foi uma ação da editora em apoio ao projeto desenvolvido pela Abigraf.

Programa bolsa de estudos foi ampliado Há seis anos, o projeto “Bolsa Parcial de Estudo em Curso Superior”, iniciativa do Sindigraf-SP com a Escola Senai Theobaldo De Nigris, oferece bolsa de 50% para o curso superior em Tecnologia de Produção Gráfica. A ação tem como objetivo criar oportunidades para os alunos e incentivá-los a alcançar melhor desempenho durante o curso. São beneficiados pelo programa estudantes a partir do segundo semestre, selecionados por dois critérios: necessidade socioeconômica e desempenho escolar no semestre anterior. O benefício foi ampliado e atenderá 20 alunos em 2011. A bolsa tem duração de um semestre, mas pode ser renovada.

Convenção Coletiva de Trabalho O Sindigraf-SP já disponibilizou às gráficas a Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2011, firmada entre o Sindicato e as entidades profissionais que representam os trabalhadores gráficos paulistas. A íntegra do documento está disponível no site www.sindigraf.org.br.

Gerenciamento de vale-transporte Associados da Abigraf, Sindigraf e ABTG terão benefício exclusivo nos serviços oferecidos pela VB, empresa de gerenciamento de vale-transporte. As soluções garantem administração do vale-transporte dos funcionários com excelente custo-benefício. Para ter acesso às vantagens envie um e-mail para rcamilo@abigraf.org.br solicitando o código da promoção. Mais informações sobre a VB no telefone (11) 3232-4521.

Programa de design de embalagens aberto aos associados A fim de estimular as empresas de micro e pequeno porte a reformularem as embalagens de seus produtos, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) desenvolveram um projeto no qual subsidiam 50% do valor da criação ou modernização das embalagens. A iniciativa busca adequar as embalagens aos critérios de mercado, transformando-a em um aliado no aumento das vendas. Os projetos, com valores acessíveis, serão desenvolvidos por agências de design especializadas. A ação proporcionará possibilidade de competição no mercado, otimização de custos, redução de perdas, ganho na eficiência no transporte e posição melhor perante a concorrência. Para participar do projeto envie um e-mail solicitando informações para projetosebrae@abre.org.br.

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-35.indd 5

I

5

02/03/11 10:38


Cursos – ABTG

Acontece De 27 a 30 de abril acontecerá, no Expo Center Norte, em São Paulo, a 3ª Digital Image - Premedia & Print Solutions. O evento reunirá os maiores e principais fornecedores do setor de impressão digital e de premedia. Mais informações no site www.digitalimaging.com.br. A 16ª edição da Cards Payment & Identification acontecerá no Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo, de 2 a 4 de maio. Outras informações no portal www.cards2011.com.br.

15 de março “Redução de Desperdícios na Indústria Gráfica” Assunto: capacitar as empresas a melhorar o fluxo de trabalho, reduzindo prazos de entrega, desperdício e custos, e eliminando horas improdutivas. Público-alvo: donos de gráficas, gerentes e supervisores de produção e profissionais de PCP de empresas gráficas. 29 de Março “Produção Gráfica para Vendedores” Assunto: ministrar de forma expositiva todas as fases de produção de uma peça gráfica, da pré-impressão, passando pela impressão até o acabamento, com análises de materiais de apoio, contato com novas tecnologias e descrição de processos. Público-alvo: produtores gráficos, designers, operadores de pré-impressão, orçamentistas, vendedores, profissionais que contratam serviços de gráficas e demais profissionais envolvidos com desenvolvimento de projetos gráficos. 05 a 07 de abril “Problemas e Soluções na Impressão Offset” Assunto: analisar os problemas apresentados durante a impressão, as possíveis causas e soluções. Público-alvo: ajudantes, impressores e encarregados de impressão. 12 de abril “Formação de Líderes de Produção” Assunto: identificar as forças de pressão do ambiente de transformação e competitividade, entender porque os recursos humanos se transformaram em capital intelectual, conscientizar sobre a necessidade de mudança dos modelos tradicionais de liderança e gestão de pessoas. Público-alvo: líderes de produção. 03 a 05 de maio “Qualidade no acabamento gráfico” Assunto: analisar produtos e processos visando a melhoria da qualidade do acabamento gráfico. Público-alvo: profissionais do segmento gráfico.  Local: Auditório da ABTG Endereço: rua Bresser, 2315 Mooca – SP Informações: curso@abtg.org.br ou (11) 2797-6706

6

I

Em tempo A Arlon apresentou novas séries de vinis com acabamento laminado. São adesivos tipo cast recomendados para veículos e sinalizações outdoor, impressos com equipamentos jato de tinta. Agfa investe na impressão digital e aprimora soluções com sistema Dotrix Modular. O equipamento tem entrada em bobina que atende as necessidades do setor gráfico comercial e de embalagens. A Casal Sign lançou tinta para impressão sublimática. O produto possui características idênticas aos de origem europeia, porém com um custo de tinta até 20% menor. A Kodak anunciou a abertura de uma nova operação de acabamento e embalagem de chapas digitais no Brasil. A unidade irá cortar, manter estoque e fornecer todos os formatos de chapas digitais offset.

Entre em contato com a Abigraf

Decon Um dos serviços disponibilizados pela Abigraf aos seus associados, são os estudos desenvolvidos pelo Departamento de Estudos Econômicos (DECON) da entidade. O setor realiza análises periódicas sobre a indústria gráfica nacional e os seus segmentos, além de informações conjunturais sobre a economia brasileira. Os estudos, divididos por mês e estado, podem ser adquiridos na íntegra. Mais informações pelo site www.abigraf.org.br ou telefone (11) 3232-4500.

Benefícios

Consultoria gratuita Criada em 2007, a ABTG Junior foi desenvolvida com o objetivo de prestar consultoria gratuita às micro e pequenas empresas do setor gráfico. Em apenas um dia, os especialistas da ABTG fazem uma análise completa das operações industriais da empresa. A gráfica recebe um relatório detalhado, com os pontos positivos e negativos, as consequências no processo e as soluções. O relatório, sem custos para as empresas, visa reduzir erros e desperdícios e melhorar a gestão técnica. Podem participar do projeto gráficas com até 20 funcionários, localizadas na grande São Paulo. Entre em contato com a equipe da ABTG Junior pelo telefone (11) 2797-6700.

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-35.indd 6

02/03/11 10:38


Quem faz a Abigraf-SP

Agenda do Gráfico

Tradição e qualidade no Ipiranga

Agendas de Obrigações – março e abril de 2011

Instalada há 23 anos em um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, o Ipiranga, a BND Artes Gráficas tem experiência suficiente para atender aos seus diversos clientes com os mais diferenciados produtos. Com o intuito de acompanhar a evolução do mercado e oferecer cada vez mais artigos de qualidade a um preço competitivo a aquisição de novas máquinas e a informatização do departamento comercial foram essenciais. A empresa prima pela qualidade dos produtos, por isso, procura ter profissionais capacitados e equipamentos com tecnologia adequada às atuais exigências do mercado. As características que marcam a trajetória da BND Gráfica são o atendimento personalizado, prazo de entrega, qualidade e impressão de pequenos volumes. Apesar da forte atuação na área de impressos comerciais, com a produção de envelopes, formulários, receituários e cartões de visitas, a BND Artes Gráficas oferece também produtos promocionais e fiscais. BND Artes Gráficas Telefone: (11) 2914-6750 Endereço: rua General Lecor, 1.111 Ipiranga Site: http://graficabnd.com.br

Vale saber

Cartilha Trabalhista O Sindigraf-SP e a AbigrafSP elaboraram e enviaram gratuitamente aos seus filiados a Cartilha Trabalhista. Desenvolvido de maneira objetiva e prática, o material mostra as diversas situações relacionadas ao tema. O documento é um instrumento de informação sobre os direitos e deveres de dirigentes e trabalhadores e visa contribuir para um ambiente mais harmonioso nas empresas. Outras informações no Departamento Jurídico pelo e-mail: dejur@abigraf.org.br ou telefone (11) 3232-4502.

Seguem abaixo as agendas contendo as principais obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias, de âmbito federal, estadual e municipal, a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor. Cumpre informar, que as agendas abaixo não esgotam certas determinações legais a serem cumpridas em razão de atividades econômicas e sociais específicas. O DEJUR – Departamento Jurídico permanece à disposição para esclarecimentos de dúvidas (dejur@abigraf.org.br) MARÇO/2011 Até dia 3 (5ª feira) 4 (6ª feira) 7 (2ª feira) 10 (5ª feira) 18 (6ª feira) 21 (2ª feira) 25 (6ª feira) 31 (5ª feira)

Obrigações ICMS - Fatos Geradores - FEV/11 (CNAE – 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) Pagamento dos salários de FEV/11 FGTS - FEV/11 CAGED - FEV/11 DCTF - mensal DACON - mensal Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - FEV/11 – envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo Previdência Social – INSS SIMPLES NACIONAL PIS/COFINS - fato gerador - FEV/11 IPI ICMS - fato gerador - FEV/11 (CNAE – 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

ABRIL/2011 Até dia 5 (3ª feira) 7 (5ª feira) 08 (6ª feira) 20 (4ª feira) 25 (2ª feira) 29 (6ª feira)

Obrigações ICMS - Fatos Geradores -MAR/11 (CNAE – 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) Pagamento dos salários de MAR/11 FGTS - MAR/11 CAGED - MAR/11 DCTF - mensal DACON – mensal DACON – semestral Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - MAR/11 – envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo Previdência Social - INSS SIMPLES NACIONAL PIS/COFINS - fato gerador - MAR/11 IPI ICMS - fato gerador - MAR/11 (CNAE – 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

impressões Abigraf

Projeto-Impressoes-35.indd 7

I

7

02/03/11 10:38


OZ DO IGUAÇU A, F R O UMA FRO AG MAIS N

Prepare-se para a 15ª edição do CONGRAF (Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica) um consagrado evento, que acontece a cada 3 anos e traz o que há de mais moderno no setor.

outu bro

O Congresso contará com a presença de palestrantes nacionais

U

d

e internacionais que tratarão desde assuntos técnicos à gerenciais, além de uma exposição de fornecedores com grandesnovidades do setor gráfico.

11 20

15º Co

A:

8a

e

raf ng

RO

V EN AI TR

R TE DI IR ASSADO VI P I U D SE E O SEU FU E T 11 de

C

O CONGRAF será realizado em Foz do Iguaçu, que é o 2º destino mais

M

procurado por turistas no Brasil e está localizado no estado do Paraná.

Y

A cidade tem diversos atrativos como as famosas cataratas e a tríplice

CM

fronteira com o Paraguai e a Argentina.

MY

Fo z

CY

d o Igu açu

Venha para a fronteira do conhecimento. O sucesso da sua empresa passa por aqui.

CMY

K

Agende esta data e participe: 8 a 11 de outubro de 2011.

Realização:

Visite o nosso site www.congraf.org.br AN_PREMIO_SOCIAMBIENTAL_DATA_DE_INSCRIÇÃO_A5 copy.pdf

1

20/12/10

15:11

2º Prêmio ABIGRAF de Responsabilidade Socioambiental

C

As inscrições são de janeiro a abril, mas o reconhecimento é para toda vida.

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Para estimular, cada vez mais, as práticas conscientes para o meio ambiente e a sociedade ABIGRAF está realizando a 2ª edição do Prêmio Socioambiental. Em 2009 o prêmio foi um sucesso com gráficas de diversas regiões do país participando. Não perca essa oportunidade e mostre seu

Inscrições abertas para o Prêmio Socioambiental dia 17/01. Inscreva-se. CATEGORIAS

JULGAMENTO

O Prêmio A BIGR A F DE RESP ONSA BILIDADE S O C I O A M B I E N TA L t e m d u a s c a t e g o r i a s :

D e 2 5 d e a b r il a 2 7 d e m a i o d e 2 0 11.

A – R e s p o n s a b ili d a d e S o c i a l B – R e s p o n s a b ili d a d e A m b i e n t a l

PREMIAÇÃO A s g r á fi c a s v e n c e d o r a s n a s d u a s c a t e g o r i a s receberão os seguintes troféus:

CERIMÔNIA DE ENTREGA DOS PRÊMIOS 0 7 d e j u n h o d e 2 0 11, d a s 19 h 0 0 à s 2 3 h 3 0 . Após a entrega dos prêmios será oferecido um coquetel.

LOCAL

A – R e s p o n s a b ili d a d e S o c i a l – “ Tr o f é u A b i g r a f d e R e s p o n s a b ili d a d e S o c i a l H a s s o W e i s z fl o g”

Auditório da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo. R . Tu i m , 9 3 2 , M o e m a , S ã o P a u l o – S P, C E P 0 4 514 -10 3 .

B – R e s p o n s a b ili d a d e A m b i e n t a l – “ Tr o f é u A b i g r a f d e R e s p o n s a b ili d a d e A m b i e n t a l O r l a n d o V ill a s B ô a s”

REGULAMENTO E FICHA DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÕES

Estão à disposição no site do Prêmio: w w w. p r e m i o s o c i o a m b i e n t a l . o r g . b r

D e 17 d e j a n e i r o a 18 d e a b r il d e 2 0 11.

Mais detalhes podem ser o b t i d o s n o t e l e f o n e 11 3 2 3 2- 4 5 0 0 .

“case” para o mercado.

www.premiosocioambiental.org.br

Projeto-Impressoes-35.indd 8

02/03/11 10:38

Impressões - 35  
Impressões - 35  

Boletim Impressões - Edição 35

Advertisement