Revista Abigraf 39

Page 18

CONTROLE DE QUALIDADE DA TINTA, PAPEL, IMPRESSÃO OFFSET

E ROTOGRAVURA Palestra proferida por Maurice Carbonnier por ocasião da 64 STAG realizada pela Escola SENAI "Theobaldo de Nigris". Introdução Para fazer uma impressora, uma indústria assemelhada a toda grande indústria moderna, deve poder definir e julgar as características de execução do trabalho de impressão, suas qualidades gráficas, por um processo exato e objetivo independente do observador. Somente valores em números exatos, ou, na falta, valores de referência, podem conduzir a uma definição dessas qualidades, A elaboração das tolerâncias, imperativo aos métodos que permitam determinar a categoria de perfeição. Estes métodos são de finidos em relação a critérios bem específicos, como discriminado a seguir: processos utilizados; tipos de máquinas, seus formatos, suas velocidades; exigências de qualidade; conjunto de características dos papéis utilizados; escolha das tintas mais indicadas. Certos testes de printabilidade válidos em offset, para máquinas a folha, nem sempre são válidos para rotativas no mesmo processo; existe um teste para cada processo de impressão. É bom conhecer as limitações destes métodos e usar prudência nas conclusões. Nos laboratórios gráficos, é atribuída muito mais importância aos testes de impressão e A. relação tinta/papel, do que às propriedades físicas e mecânicas que, na maioria dos casos, resultam muito satisfatórias. Será necessário, para testes relativamente simples, avaliar a eficiência do papel para trabalhos de reprodução, em uma ou mais cores, e selecionar as tintas que apresentem melhores características. Embora possamos estimar que a tinta de impressão oferece uma certa confiabilidade, ainda há e sempre haverá, um certo número de problemas a serem estudados, desde o campo da adaptação das tintas, até o papel suporte e As condições de tiragem. Qualquer problema destes, poderá ser estudado com antecedência nos laboratórios da gráfica.

Isto, evidentemente, subentende o emprego de uma ficha que contenha todas as informações úteis, por ocasião da encomenda do papel. O objetivo a ser alcançado é de obter resultados correspondentes As previsões. Por conseguinte, os métodos para a avaliação da qualidade dos papéis, que permitam prever as diferenças possíveis no rendimento da impressão, são indispensáveis na escolha dos mesmos. Pelo que mencionamos até aqui, poderá parecer que damos mais importância ao estudo dos papéis e à relação tinta-papel do que somente à tinta, e isto pelas seguintes razões: Na Europa e, talvez, mais particularmente na França, os papéis não são escolhidos e comprados pelo tipógrafo, mas pelos seus clientes; com efeito, as grandes gráficas, ditas "de fôlego", onde a produção esta totalmente assegurada pela impressão de jornais, catdlogos de vendas por correspondência ou publicitários, edições de livros, raramente estão ligados aos editores; ao contrário de certos países em que as Casas Editoras possuem suas próprias gráficas. A seleção dos papéis pelos clientes, requer muito cuidado porque, mesmo se eles dão grande importância à qualidade do produto acabado, ou seja, à impressão fornecida pelo impressor, o critério n9 1 no momento da escolha sera sempre o custo. Este hábito obriga-nos a estar muito atento quanto aos controles que efetuamos desde a recepção das amostras ou do produto, quer ern relação ao papel ou aos nossos clientes. Isto nos possibilita a fazer ressalvas, caso-as entregas não estejam de acordo com o nível de qualidade fixado. No que concerne As tintas, a escolha não apresenta nenhum problema porque essa é a nossa atribuição. A partir do momento em que aparecem problemas específicos, nós decidimos de comum acordo com os técnicos dos nossos fornecedores, quais os tipos que melhor correspondem qualidade do trabalho, As condições de emprego e de revenda.

Objeto dos Testes 1. Finalidade do exame dos papéis A fabricação moderna do papel, muito

industrializada, exige métodos de controle para os produtos básicos, os processos de fabricação e os produtos acabados. O considerável desenvolvimento de nossos artigos, subentende um estudo aprofundado das matérias-primas, antes e depois de sua transformação. Todo papel de fabricação recente, deverá ser testado quanto ao seu rendimento e ao seu emprego determinado, em relação a outros propostos pela concorrência. O departamento de fabricação assim como o de pesquisa, apóiam-se, portanto, nos métodos aprovados pelo laboratório de provas. A química, a biologia, a física, o conhecimento e a experiência dos engenheiros especializados, constituem as bases essenciais e indispensáveis ao exame dos materiais. A pesquisa de "qualidade" de um papel, é realmente o objetivo principal de cada exame. Assim sendo, este termo não designa, um conceito preciso e bem definido; ao contrário, o que determina esta "qualidade" é a soma de diversas propriedades diferentes. Visto que as exigências de qualidade dependem essencialmente do emprego para o qual este papel está previsto, deve então ser tomado em consideração seu preço de revenda, naturalmente de toda a partida. A qualidade designa sobretudo um estado de realização ideal das melhores propriedades de um papel, fazendo o possível para que não seja de qualidade inferior em relação aos outros. Trata-se portanto, de um estado constante de compromisso. De acordo com as informações desejadas a respeito da qualidade de um papel, o exame deve ser realizado de maneiras diferentes. Podemos, por exemplo, nos limitar As seguintes pesquisas: controlar a uniformidade da qualidade em todo o lote; comparar a composição e as propriedades de diversas amostras, especialmente para um campo de emprego perfeitamente determinado; confrontar a capacidade entre os resultados das provas e o comportamento do papel: quanto A sua transformação ou ao seu uso prático. Sempre levando em consideração a diferença entre as propriedades do passe de um lado, e as propriedades de printabilidade, de outro (Runability and Printability).

EM REVISTA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.