Issuu on Google+

ABIAUTO - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva Janeiro / Fevereiro - 2012


INFORMATIVO ABIAUTO - JANEIRO/FEVEREIRO | 2012

Editorial

Caro Associado,

Primeiramente, que 2012 seja um ano excelente para todos e também para nossa entidade. Sabemos que a cada ano a Abiauto cresce, é mais valorizada e vem conquistando cada vez mais o respeito da indústria automobilística. Pudemos confirmar tudo isso no I Forum Abiauto realizado em maio de 2011 e no 13º Prêmio Imprensa Automotiva, o qual reuniu cerca de 300 pessoas em novembro, no Bufett Torres, em São Paulo. E nosso objetivo é crescer ainda mais em 2012. Para isso, precisamos da ajuda de todos, precisamos de críticas e sugestões, e que mais associados “coloquem a mão na massa”. Queremos organizar este ano o II Forum Abiauto, em junho, e contamos com a participação de todos com sugestões de temas, palestrantes e patrocinadores. Além do Forum, daremos andamento nos cursos de atualização, em novos convênios para os associados e claro, o 14º Prêmio Imprensa Automotiva no final do ano. Precisamos do apoio de todos para que possamos organizar eventos cada vez melhores. Para este ano estamos preparando, também, o recadastramento de todos os associados da entidade. A comissão de ética e conduta está organizando um formulário para que todos respondam. E depois de vários meses, retomamos as novas filiações. Outro item que estava “adormecido” é o site, que também foi retomado.

Assembléia - Seguindo o estatuto, onde diz que

devemos realizar uma assembléia por ano, estamos vendo com as montadoras uma data para que possamos realizar nossa assembléia de 2012 e para que o maior número de associados participe. Os assuntos serão diversos, como balanço anual, ações para 2012, documentação, cursos e recadastramento dos associados. Ainda não definimos a data, mas em breve todos serão informados.

É tanta coisa para fazer, em tão pouco tempo... Mas saibam que vários associados decidiram ajudar e tudo tem ficado mais fácil. Em breve estaremos marcando a Assembléia de 2012. Com este primeiro Boletim de 2012, queremos aproveitar para pedir um ano mais unido de todos os associados, com menos rancor, com mais amizade, com mais paz, com mais amor, com mais solidariedade, com mais sabedoria, com mais sorriso... Principalmente porque a Abiauto é passageira e estaremos nos encontrando nos eventos durante o ano todo.

FELIZ 2012!!!! A diretoria, Presidente: Célia Murgel/SP Vice-Presidente: Saulo Moreno/DF 1º Tesoureiro: Douglas Mendonça/SP 2º Tesoureiro: Ricardo Caruso/SP 1ª Secretária: Sueli Osório/SP 2º Secretário: Fábio Amorim/ AL Conselho Fiscal: Paulo Cruz/MS Conselho Fiscal: Roberto Nasser/DF Conselho Fiscal: Marcondes Viana/CE Comunicação: João Alberto Otazu/SP Suplente: Jorge Moraes/PE Suplente: João Euclides Salgado/MG Suplente: Roberto Massignan Filho/PR

Recadastramento - A diretoria e a comissão de ética e conduta darão início em breve ao recadastramento dos associados da Abiauto. Todos os associados deverão responder ao questionário que será enviado, assim como comprovar o exercício da profissão atualmente. Mais informações serão fornecidas nos próximos meses. Informamos, ainda, que retomamos a análise das fichas de novos associados.


ABIAUTO - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva Janeiro / Fevereiro - 2012

13 º Prêmio Imprensa Automotiva Chevrolet Cruze e BMW K1600GT foram os grandes vencedores do 13º Prêmio Imprensa Automotiva, realizado no Buffet Torres, em São Paulo Com Luís Perez / Fotos: Divulgação O Prêmio Imprensa Automotiva se aprimora a cada ano. A última edição, que aconteceu no final de novembro, foi a melhor dos últimos tempos. Tantos os testes quanto os grandes vencedores da 13ª edição foram o Chevrolet Cruze e a BMW K 1600GT. O sedã da General Motors venceu na categoria principal (que leva o mesmo nome da premiação) e também na categoria de Melhor Carro Nacional. A BMW K 1600GT conquistou o prêmio de Melhor Moto Estradeira e também o prêmio máximo entre as motos. Votam na escolha dos melhores automóveis do ano 73 jornalistas especializados, com representantes de todos os Estados brasileiros. “Estamos orgulhosos com essas vitórias do Cruze, o Chevrolet mais vendido do mundo. Esses prêmios reforçam nossa convicção de que o Cruze é um carro que vai além da concorrência”, afirma Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil. Na premiação também ganharam destaque o Fiat Palio, que levou o título de Melhor Carro Popular. O Volkswagen Tiguan foi eleito o Melhor Utilitário Esportivo, enquanto o título de Melhor Minivan ficou com o Citroën C3 Picasso. O compacto Audi A1 foi o Melhor Carro Importado. O título de Melhor Picape também foi para a Volkswagen, com a Amarok. Por fim, o Ford Fusion Hybrid venceu na categoria Carro Verde. Entre as motocicletas, o Prêmio Moto Imprensa Automotiva 2011 ficou com a BMW K1600GT. A Melhor Moto Urbana/Street também foi BMW, no caso, a F800R. A marca também levou o título de Melhor Moto Estradeira – BMW K1600GT. A categoria Melhor Moto Esportiva registrou empate entre Honda CBR1000RR e Yamaha YZF-R1.

“O Prêmio Imprensa Automotiva cresceu muito e se transformou na maior premiação do segmento automotivo. Hoje o prêmio Abiauto é um selo de qualidade para as montadoras, fabricantes e importadoras. Afinal, a votação é feita pelos principais jornalistas especializados de todas as mídias – revistas, jornais, sites TVs e rádios – de todas as regiões do país, o que garante ampla representatividade”, diz Célia Murgel, presidente da Abiauto. O processo de escolha dos vencedores incluiu uma verdadeira maratona com direito à avaliação de todos os finalistas na pista do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP), no dia 29 de novembro. Na noite desse dia ocorreu a premiação. “Graças ao apoio e profissionalismo de todos os associados e patrocinadores, esta foi a melhor premiação que fizemos, com organização perfeita. Desde o jantar de boas-vindas oferecido pela Tufoil, passando pela votação no ECPA, o autódromo de Piracicaba, onde os carros e motos finalistas foram testados, no sorteio dos capacetes Itália, quanto na solenidade no Buffet Torres Carinás, com expressivas presenças”, afirma Saulo Moreno, vice-presidente da entidade. “É a premiação mais representativa, pois reúne o maior número de jornalistas e que de fato conheceram os produtos sobre os quais estão opinando”. O 13º Prêmio Imprensa Automotiva teve como Patrocinadores Ouro a MAN, a ACDelco e a Teksid; Apoios: Tufoil Brasil, H&R e Prefeitura de São Roque, Reed Exhibitons Alcantara Machado, TSO Brasil, Coca-Cola e Staracer.


INFORMATIVO ABIAUTO - JANEIRO/FEVEREIRO | 2012

Momentos especiais do 13 º Prêmio Imprensa Automotiva


INFORMATIVO ABIAUTO - JANEIRO/FEVEREIRO | 2012

Fórum ABIAUTO 2011 alcança objetivos em sua 1ª edição Encontro reuniu os mais influentes comunicadores do setor automotivo brasileiro que tiveram oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre os assuntos mais atuais do setor com destaque para sustentabilidade e novas tecnologias

Com Tarcisio Dias / Fotos: Madalena Leles Organizado pela ABIAUTO, Associação Brasileira de Imprensa Automotiva, e contando com o apoio de importantes marcas do setor automotivo como Citroën, Fiat, Ford, General Motors, Mercedes-Benz, Peugeot e Volkswagen, além de Goodyear, Kasinski, Magneti Marelli, Dudalina e apoio da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Reed Exhibitions Alcântara Machado, Porto Seguro e Governo do Estado de São Paulo, o Fórum Abiauto 2011 alcançou seus objetivos com a realização de sua primeira edição no dia 16 de maio de 2011, nas dependências da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Com a presença da maioria dos associados da entidade, além de executivos dos principais fabricantes do setor automotivo e representantes do governo e convidados, o Fórum ABIAUTO 2011 foi vitrine para exposição de temas relacionados com sustentabilidade, ética na mídia brasileira, design do futuro e inovação, a tecnologia BlueTec 5 que atende os requisitos do PROCONVE P7, tecnologias e telemática, além de uma mesa redonda que refletiu sobre as mudanças da prática do jornalismo através dos tempos e das relações com as mídias sociais. Entre as palestras realizadas para o público presente, destacamos a fala do diretor de Relações Institucionais da ANFAVEA, Ademar Cantero, que citou a importância do momento atual que revela para o mercado brasileiro a necessidade de estar preparado para vencer o desafio da competitividade. “O setor automobilístico é o mais democratizado, comentado, analisado, criticado e pesquisado justamente porque os jornalistas testam, comparam e orientam o consumidor”, destacou Cantero. O executivo da Goodyear, Miguel Dantas, fez uma das melhores apresentações do dia abordando a sustentabilidade. Ele mostrou que existem muitas possibilidades de diminuir os impactos poluentes gerados pelos carros e pediu reflexão para um modo de vida mais sustentável. “Se alguém disser que precisamos salvar o mundo está mentindo. Nós precisamos salvar a nós mesmos”, ressaltou.

A palestra sobre “A ética na mídia brasileira”, proferida pelo advogado João Luiz Faria, do CONAR, por exemplo, ampliou os horizontes dos jornalistas que desconheciam as atividades do CONAR, conselho que faz autorregulamentação do setor publicitário e que, acionado por consumidores, acaba por interferir na veiculação de campanhas de automóveis e outros produtos. Henrique Galante, da Fiat, revelou o futuro através do design e dos conceitos de inovação, afirmando que o Brasil é o único país, fora da Itália aonde a empresa mantém um departamento de estilo. Foi apresentado o case inédito Uno Ecology, um carro totalmente feito com materiais recicláveis ou provenientes de origem natural. “Inovação é aplicação prática da criatividade”, disse. Eustáquio Sirolli, executivo da Mercedes Benz fez a palestra mais técnica do Fórum, abordando o tema do PROCONVE P7 – Programa de Controle de Polução do Ar por Veículos Automotores, norma equivalente ao Euro 5 Europeu e que passa a vigorar no Brasil a partir de 2012. O engenheiro Ricardo Takahira, da Magneti Marelli apresentou diversos vídeos para esclarecer o tema de telemática, infraestrutura e Eco-Drive, dando uma visão global do assunto e inter-relacionando produtos como Iphone, Ipad, air bag, Microsoft e conectividade. “O carro hoje já pode ser explorado em diversas editorias e não só na automobilística. Hoje estamos perdendo muito tempo no trânsito com os carros, então devemos estar conectados dentro dele também”. Um dos grandes momentos da primeira edição do Fórum ABIAUTO foi a realização de uma mesa redonda composta por membros da própria entidade, executivos de comunicação das fabricantes e profissionais de imprensa do setor automotivo para discutir sobre as mudanças da prática do jornalismo através dos tempos e das relações com as mídias sociais. Foi um momento único para a verdadeira reflexão sobre o papel dos veículos de imprensa e dos profissionais de comunicação. Um seleto grupo representando o passado, presente e futuro da comunicação, que marcaram encontro no mesmo dia e horário no Fórum ABIAUTO 2011. Um momento marcante para fechar com chave de ouro a primeira edição do Fórum ABIAUTO.


INFORMATIVO ABIAUTO - JANEIRO/FEVEREIRO | 2012

ABIAUTO na FENATRAN – Feira Internacional do Transporte Com J. A. Otazú

Depois do sucesso da participação no 26º Salão Internacional do Automóvel, em 2010, a ABIAUTO foi convidada no ano passado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora da Fenatran – Feira Internacional do Transporte, para participar do maior evento de negócios do segmento de caminhões na América Latina com um estande. “É muito gratificante ver o interesse e reconhecimento do Juan Pablo de Vera (Presidente) e do Toninho Alves (Gerente de Comunicação) da Reed Exhibitions Alcantara Machado, pela nossa entidade. A parceria firmada entre a maior empresa organizadora de eventos no mundo e a ABIAUTO só tende a crescer”, agradeceu Célia Murgel. Em nosso espaço exclusivo no Pavilhão de Exposições do Anhembi tivemos a oportunidade de receber diversos empresários e dirigentes do setor de transportes, notadamente aqueles amigos da indústria automobilística, além de nossos associados de todo o Brasil e diversos jornalistas do segmento dos pesados que quiseram conhecer melhor nossas atividades e propostas. “A ABIAUTO vem crescendo bastante nos últimos anos e está cada vez mais reconhecida pela comunidade da indústria automobilística e consequentemente do modal de transporte rodoviário. Nossa presença na Fenatran acabou estreitando nossos relacionamentos e serviu para maturar novas idéias envolvendo os jornalistas dos segmentos de caminhões, transporte e logística”, comentou a presidente da entidade.

Estande foi ponto de encontro dos associados de todo o Brasil e diversos jornalistas do segmento dos pesados

Abiauto participa do Salão do Automóvel de Los Angeles A Volkswagen convidou a presidente da Abiauto, Célia Murgel, para representar todos os associados da entidade no Salão do Automóvel de Los Angeles (EUA) que aconteceu em novembro. Foram dois dias de visita ao salão para ver de perto as novidades da indústria e um dia para conhecer a bonita cidade de Los Angeles, capital do cinema. “A viagem foi uma conquista de todos os jornalistas associados da Abiauto, pois há anos temos lutado para aumentar a credibilidade da entidade diante de toda indústria automobilística, e a Abiauto fazer parte da lista foi muito importante”, diz Célia Murgel. Durante o Salão, além das novidades das marcas, circulavam no estande da VW dois famosos ex-pilotos de F1: Jack Ix e Hans Stuck. “Eu e Paulo Brandão fizemos uma entrevista exclusiva com os dois pilotos”. “Deixo aqui registrado o convite da VW e o agradecimento em nome de todos os associados da Abiauto”, conclui a presidente.


INFORMATIVO ABIAUTO - JANEIRO/FEVEREIRO | 2012

O que também faz uma associação

Abiauto além de uma associação competente e atuante está mostrando que realmente respalda e premia seus associados Com Irene Câmara / Victor Pinto / Roberto Nunes e Marcus Copetti

Alguns fatos que aconteceram em 2011 merecem ser retratados nesse boletim. Conheçam as histórias da “carteirada” do Victor Pinto, do Diário do Pará, e do Roberto Nunes do Jornal A Tarde, da Bahia. Para completar, o Marcus Copetti, do Motores na TV, RS, conta como foi a viagem para assistir as 500 Milhas de Daytona, EUA, que ganhou da Goodyear, no sorteio do prêmio Abiauto em 2010. Estados Unidos - Foi no evento do Fiat 500, em Miami. A fila tava grande e alguns funcionários da imigração no aeroporto de Miami estavam fazendo muitas perguntas. Quando chegou a minha vez, ao apresentar o meu passaporte, inclui também minha carteirinha da Abiauto, que carrego comigo na minha carteira. Ao vê-la, o funcionário a leu e disse: “Press? Confirmei que sim e falei que era convidado da Fiat para um grande evento de lançamento em Miami. Então, tudo foi rapidinho e ele me liberou em segundos, enquanto outros jornalistas do nosso grupo continuaram se ‘enrolando’, tentando explicar o que estavam fazendo ali. A carteirinha da Abiauto realmente abre portas inimagináveis! Victor Pinto, associado desde 1998. Salão de Detroit - Uma associação de classe sempre auxilia o profissional. Em 2010, fui cobrir pelo Jornal A TARDE o salão de Detroit. No primeiro dia, todo jornalista deve validar sua credencial de imprensa, apresentando um documento com foto na entrada do Cobo Center. Meti a mão no bolso do blazer para apresentar meu passaporte e não é que esqueci no hotel. Ai, ouvi dos colegas: pega o People Mover, trenzinho rápido que faz um trajeto que passava no hotel. Mas futuquei a minha mochila e encontrei a carteirinha da ABIAUTO em um dos bolsos. Velhinha, surrada e fora de validade, apresentei ao fiscal...Ele verificou, conferiu a foto e colocou a pulseira no meu braço...Ufa, a ABIAUTO me salvou! Roberto Nunes, associado desde 2006.

Nascar é tudo aquilo e muito mais do que se sabe Chavões, chavões e mais chavões. Tudo o que imagina sobre a Nascar é verdade e mais um pouco!! A confirmação de que os americanos inventaram uma competição que é puro marketing (sem deixar de ser uma corrida de automóveis) pode ser comprovada graças ao sorteio promovido pela Abiauto em 2010, durante a escolha dos melhores veículos daquele ano. Fomos conhecer a Coke Zero 400, em Daytona Beach, no mítico circuito da Flórida. A Goodyear patrocinou o Prêmio Abiauto 2010 e apóia as provas de turismo da National Association for Stock Car Auto Racing – Nascar. Foi escolhida uma corrida símbolo dessa categoria criada em 1948: Daytona 400, que aconteceria justamente no feriadão do Dia da Independência americano: entre 30 de junho e 2 de julho de 2011. Já instalado no Hotel Hilton, em Daytona Beach, você reconhece que a cidade é semelhante às do litoral paulista, repleta na temporada e “às moscas” na entressafra. Lojas vazias e muitas casas pedindo manutenção indicavam que apenas o Autódromo Daytona International Speedway teria atrativos para os visitantes. Os colegas jornalistas da América Central estavam mais preocupados em conhecer os diversos shoppings centers da região, com destaque para os outlets e o staff da Goodyear providenciou um passeio na sexta-feira, já que a corrida principal seria no sábado. Perdemos a prova da Nascar Nationwide Series, com “míseros 650 hp” nos motores V8. É uma prova com estreantes como o gaúcho Miguel Paludo, veteranos ou estrelas em ascensão. Já a Nascar Spring Cup Series traz 850 hp nas carrocerias de Ford Fusion, Dodge Charger, Chevrolet Impala e Toyota Camry, o prato principal de um evento que já começara na quinta-feira, em Daytona Beach. Como se vê nas transmissões, a festa dos americanos começa cedo, com centenas de motor-homes instalados no perímetro central do autódromo. Eles levam tudo, para o final-de-semana, desde o cachorro ao vovô e a vovó. Metade da tarde e as meninas saltando na piscina plástica, enquanto vovó lia um livro. Os rapazes jogam algo semelhante a nossa bocha ou passeiam entre as dezenas de lojinhas espalhadas na área central e entrada do Speedway. Dá pra comprar desde a camiseta do piloto preferido às peças usadas pelas equipes. O marketing flui nos camarotes dos patrocinadores e pequenos aparelhos de TV, alugados por poucos dólares, informam individualmente a posição do piloto e trazem imagens exclusivas antes, durante e


INFORMATIVO ABIAUTO - JANEIRO/FEVEREIRO | 2012

após a prova. Uma novidade para o brasileiro é que o circuito foi liberado para o público até 30 minutos antes da largada. Milhares de fãs invadiram a pista, sentados na inclinada reta de largada. Mas após o show de Martina McBride, cantora country que embalou os visitantes por meia hora, e seguida pela apresentação de cada um dos 40 pilotos que disputariam aprova, os comportados espectadores seguiram para seus assentos liberando a pista para os bólidos da Nascar. Não quero falar da corrida em si, repleta de bandeiras amarelas e tudo aquilo que (não) entendemos como competição. Vale comentar a continuação dos shows de música em outra área do autódromo, bem como das intensas filas nas lojas de souvenires. O parque de diversão era completo e muitos estavam lá com filhos pequenos. A corrida estava sendo transmitida em diversos telões e os namorados podiam contar a seus pais as inúmeras trocas

de liderança, mesmo entretidos em outros desejos. Vale lembrar que era feriadão do 4 de Julho e muitos permaneceram na região, acampados no autódromo e aproveitando as praias de Daytona Beach. Quem ganhou? Nem lembro mais. Na “Terra de Marlboro”, o cowboy vencedor sempre é endeusado, mas só após ter passado pelo espaço Vip do patrocinador e ter assinado dezenas de autógrafos para os fãs. Nada acontece por acaso e os efeitos milionários são gerados com interesse de diversão e lucro. Aos colegas brasileiros, uma constatação: apesar da nossa auto-estima baixa, não somos tão erráticos e desorganizados como nos auto-proclamamos: em meio a um seleto grupo de representantes latino-americanos, nossos atrasos foram inexistentes, não nos perdemos nos shopping nem compramos fraldas ou artigos de cozinha. O Brasil e o México são mais parecidos nas virtudes do que a maioria sabe e creio que a Goodyear americana enxerga a categoria verde-amarela com orgulhosa aprovação. Marcus Copetti, associado desde 2006.

Giro rápido

Documentação - A regularização da Abiauto

Vamos montar as grades das palestras, palestrantes, é outro item muito discutido entre os associados. data, local, etc. O associado que quiser participar da organização e dar idéias também, por favor, entrar Informamos que está faltando entregarmos apenas uma ata de assembléia para ver se aceitam, enfim, e em contato conosco. A ideia é realizá-lo em junho. conseguimos regularizar a entidade. Caso negativo, Cursos 2012 - Em 2011 queriamos ter realiprecisamos repensar o que fazer. zado mais cursos para os associados. Porém, Site da Abiauto - Muitos associados têm recla- a falta de tempo foi um grande inimigo. Mas vamos mado do site da Abiauto estar fora do ar. Como retomar os cursos e palestras este ano. Faremos uma fazer um site requer tempo, acabou ficando para “de- nova pesquisa para saber do interesse de cada um e os assuntos prioritários para começarmos a organizápois”. E passou muito tempo. No ano passado, Fabio Amorim, de Alagoas, decidiu assumir a reestruturação los. Curso básico de motores? Tipos de transmissão, do site. Agradecemos o apoio do Fabio e informamos como funcionam? Veículos híbridos? Novas tecnoloque o trabalho está caminhando e em breve mostra- gias? Aguardem a pesquisa. remos o novo desenho. Recebemos muitas sugestões Carteiras da Abiauto - As carteiras da para conteúdo e serviço para os associados e agradeAbiauto referente a 2012 já estão sendo cemos a ajuda e compreensão de todos. produzidas. Se você ainda não enviou sua foto 3x4, II Fórum Abiauto - Depois do sucesso do I Fó- não perca tempo e envie para Andrea pelo email: rum Abiauto, realizado em maio de 2011, inicia- andrea@casadanoticia.com.br remos a organização do II Fórum Abiauto.

ANIVERSARIANTES DE JANEIRO/FEVEREIRO 03/01 - Fábio Amorim 19/01 - Chico Lelis 19/01 - Jorge Moraes

30/01 - Nereu Leme 31/01 - José Luiz Vieira 01/02 - Freire Neto

02/02 - Eduardo Regal 05/02 - Jarbas Filho 10/02 - Gilberto Gardesani

uita saúde, Desejando m es e tudo de paz, felicidad ssos bom para no associados!!!

Informativo da Abiauto - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva Coordenação: Célia Murgel / Editoração eletrônica: Tarcisio Dias Al. dos Nhambiquaras, 1518 - 3º andar - SP - 04090-003 - Tel: (11) 5536-9086 / 2503-7611


2012 - nº 1 - Informativo ABIAUTO