ABFamiliar // Newsletter Nº 7

Page 1

Bolsas de Estudo Caixa Económica do Porto

Universidade Sénior Saúde Seguros Poupanças Subsídios Turismo Funerária

Promovemos qualidade de vida www.abfamiliar.pt

Newsletter nº 7


Agosto 2020

Nesta

Edição

03 Caixa Económica do Porto

Por Ilda Helena Oliveira e José Ferraz Alves

05 Seguros ABFamiliar Por Elisabete Lemos

07 Viagem Moinhos de Argontim Turismo ABF

08 Liga das Associações de Socorro Mútuo do Porto Por Luís Polónia Por Pedro Sousa Por Artur Condé Por Marcia Ferreirinha

Por Pedro Barroso Moreira Por Carla Magalhães Por Carlos Jorge

10 Parceiro em destaque Taipas Termal Novas Parcerias

13 Informações

Universidade Sénior 2020/2021 Bolsas de Estudo 2020


ABFAMILIAR INFORMA...

Caixa Económica do Porto

Quem é a Caixa Económica do Porto Por Ilda Helena Oliveira e José Ferraz Alves A Caixa Económica do Porto (CEP) - anexa à A Beneficência Familiar (ABF) é uma Instituição de crédito, cujos estatutos foram aprovados no Alvará Régio de 24 de agosto de 1905, sendo presentemente a única caixa económica anexa existente em Portugal.

“constituição” de caixas económicas anexas, estas “só podem ser constituídas para a exclusiva prossecução dos fins de associações mutualistas, misericórdias ou outras instituições de beneficência”. Ora, o Código das associações Mutualistas, aprovado pelo Decreto-Lei nº 59/2018, de 2 de agosto, refere, no nº 1 do artigo 2º, que os “fins fundamentais das associações mutualistas” consistem na “concessão de benefícios de segurança social e de saúde destinados a reparar as consequências da verificação de factos contingentes relativos à vida e saúde dos associados e seus familiares e a prevenir, na medida do possível, a verificação desses factos”. Ou seja, a CEP, enquanto “elementos de vitalidade” da A Beneficência Familiar (ABF) (artigo 6º, nº 1 dos Estatutos desta) auxilia a Instituição a que é anexa na prossecução dos seus fins, não tendo por finalidade a reprodução de capital.

Em Portugal, a primeira Caixa Económica foi criada em 17 de Agosto de 1836, por Decreto Régio, a Monte de Piedade. Com a introdução deste Decreto, foi atribuída às Caixas Económicas a possibilidade de receber depósitos e com esses fundos efetuar empréstimos sobre penhores, o que permitiu nesta altura, combater a prática de agiotagem, reafirmando assim a proteção (auxílio) aos seus Associados, segundo os princípios do Mutualismo. Porém, a primeira Caixa Económica criada pela atuação dos ditos “cidadãos responsáveis” é o Montepio dos Servidores do Estado (atualmente Montepio), em 1844. No ano de 1845 é fundada a Caixa A CEP segue uma atividade caraterizada pela Económica de Angra do Heroísmo. matriz social e mutualista pelo que não distribui dividendos individualmente aos seus associaAté ao fim da Monarquia, foram constituídas dos: os resultados dos exercícios anuais são remais doze Caixas Económicas, cinco delas por investidos socialmente, através da transferência Associações Mutualistas e uma por Misericór- (até 90% do seu valor) para a ABF, permitindo dias. Durante a República só foram criadas mais o desenvolvimento das modalidades de apoio seis Caixas Económicas, sendo a última no ano social que constituem a sua missão. É uma Inde 1932. stituição de Crédito, supervisionada pelo Banco de Portugal, que está ao serviço dos associados Atualmente, só existem três Caixas Económicas, da ABF. duas bancárias e uma anexa. Atualmente, a CEP oferece remuneração a Em 9 de junho de 2016 procedeu-se à alter- depósitos a prazo e empréstimos com garantias ação dos Estatutos da CEP, em conformidade do penhor de ouro e matérias preciosas, que com o Regime Jurídico das Caixas Económicas se caraterizam pela rapidez e pouca burocracia aprovado pelo Decreto-Lei 190/2015 de 10 de na concessão e flexibilidade de pagamentos de setembro, que classifica as caixas económicas juros e reembolso de capital. em 2 modalidades – caixas económicas anexas e caixas económicas bancárias, atendendo ao Conforme refere o Padre Lino Maia no estudo “A respetivo volume de ativos. Importância económica e social das IPSS em PortuComo as caixas económicas são instituições de crédito, este diploma veio também reforçar as regras de governo interno, de forma a assegurar a transparência e a imparcialidade, que são cruciais à manutenção da gestão sã e prudente. Pelo exposto, as caixas económicas têm uma assembleia geral, uma direção e um conselho fiscal, que são distintos e independentes dos órgãos sociais da Instituição titular. De acordo com o ponto 1. Do artigo 7º do Regime Jurídico das Caixas Económicas, relativo à Newsletter nº 07 // Agosto de 2020

gal” (Dez. 2018): “Há uma “cultura muito nossa” em que cada português se sente “guarda do seu irmão” e em que muitos, no exercício da cidadania ou por caridade ou solidariedade, não rejeitam “fazer o que está ao seu alcance na construção coletiva” para um melhor devir de cada um e de todos. (...) É uma cultura multissecular que marca a prática de competência e ciência que não tem concorrentes, assegurada por uma rede de entidades e instituições de natureza particular, fora do perímetro do Estado ou de outras entidades publicas e concretizada pela entidade mais próxima, numa escala territorial, e pelos corpos intermédios, antes da esfera publica, no (continua na próxima página >>)

3


que respeita à natureza das organizações. São organizações de uma comunidade que se envolve e não se desmobiliza e que, nos momentos de crise, se comporta de uma forma expansionista e em contraciclo, se comparada com os outros setores tradicionais da economia e com outras sociedades.” A CEP tem curso a implementação de um moderno sistema de “Core Banking”, pela digitalização e movimentação de contas em “homebanking” com vários serviços bancários associados, bem como a planificação do mais moderno sistema robotizado de cofres, tudo ao serviço dos seus associados. Para além da sua atividade gerar proveitos que serão entregues à ABF e aos seus nobres propósitos de intervenção social, também os produtos e serviços da CEP procuram responder à necessidade de inclusão financeira de certos segmentos da população e de resolução de problemas que precisem de intervenção financeira. Brevemente, iremos começar a divulgar o que pretende a CEP continuar a ser, sempre enraizado nos propósitos que nortearam a sua constituição e vida de 115 anos, inovando na tradição.

Rua Formosa, 325 - 1º 4000-252 Porto Telefone: 222 087 520 Email: geral@ceporto.pt Site www.ceporto.pt Facebook facebook.com/caixaeconomicaporto

Newsletter nº 07 // Agosto de 2020

4


ABFAMILIAR OFERECE...

Seguros ABF

“As particularidades das Poupanças Mutualistas.” Por Elisabete Lemos Estimados(as) Leitores(as) Associados(as)

para si ou indicar alguém como beneficiário.

Os próximos artigos visam dar a conhecer mais em pormenor as particularidades das Poupanças Mutualistas. Os produtos financeiros mutualistas são disponibilizados através da Mutuália – Federação Mutualista, da qual somos societários e ajudam-no(a) a poupar no presente para desfrutar no futuro. Seja para os seus filhos ou netos, fundo de emergência para imprevistos, situação de desemprego ou reforma, garanta uma vida com mais tranquilidade e segurança. Pode subscrever uma poupança

A modalidade de benefícios Proteção Jovem consiste no pagamento de um capital a um jovem, identificado na subscrição, quando este atingir a idade cronológica convencionada, fixada aos 18, 21 ou 25 anos, podendo também receber este capital sob a forma de uma pensão mensal temporária.

Condições: i) O valor inicial do capital é fixado pelo subscritor, aquando a subscrição, em múltiplos de 50,00 €, não podendo ser inferior a 1.000,00 € nem superior aos valores acima referidos. ii) O subscritor não pode ter menos de 18 nem mais de 60 anos de idade, devendo ter aprovação médica. iii) O prazo compreendido entre a idade do jovem, à data da subscrição, e a idade convencionada para atribuição do benefício, não pode ser inferior a 5 anos. iv) A soma do prazo referido no número anterior com a idade do subscritor, à data da subscrição, não pode exceder 65 anos. Observações: a) Em caso de morte do subscritor ou do jovem, durante o primeiro ano de subscrição, serão devolvidas as quotas puras pagas até esse momento, ficando a subscrição sem efeito. Se o jovem não tiver ainda atingido a maioridade, as quotas puras serão devolvidas ao seu representante legal. b) Em caso de morte do subscritor depois de decorrido um ano de subscrição, cessa o pagamento das quotas e mantém-se o direito ao capital subscrito, que será atribuído quando o beneficiário completar a idade convencionada. c) Quando, em vida do subscritor, se verifique a morte do jovem, depois de decorrido um ano de subscrição e antes de atingir a idade convencionada para a atribuição do capital, devolver-se-á ao subscritor a totalidade das reservas matemáticas formadas até à morte do jovem, ficando a subscrição sem efeito. d) Quando, após a morte do subscritor, ocorra a morte do jovem, depois de decorrido um ano de subscrição e antes de atingir a idade convencionada para a atribuição do capital, devolver-se-á aos herdeiros do jovem a totalidade das reservas matemáticas formadas até à morte deste, ficando a subscrição sem efeito.

Newsletter nº 07 // Agosto de 2020

(continua na próxima página >>)

5


Conversão do capital em pensão: 1. O capital a receber pelo jovem pode ser convertido em pensão mensal temporária, de valor constante, por decisão do subscritor ou, em caso de morte deste, por decisão do jovem. Esta opção deve ser feita antes do jovem atingir a idade convencionada, não podendo a mesma ser alterada. 2. A pensão mensal temporária deve ser estabelecida por um prazo anual entre 3 e 6 anos. 3. Por morte do beneficiário no decorrer do período em que vigora o recebimento da pensão, o valor atual das prestações vincendas será entregue de uma só vez, aos seus herdeiros.

Newsletter nº 07 // Agosto de 2020

6


ABFAMILIAR TURISMO...

Moinhos de Argontim

Encontro natural com o passado! Celorico de Bastos | Fisgas do Ermelo | Rio Olo | Senhora da Graça

Novidade 2020

€ 52

p/ Pessoa

1 Dia Viagem / Partida programada: 12 Setembro 2020 (sábado)

De tarde, visita aos Moinhos de Argontim. Nas margens do Rio Bugio, guardam engenhos de tempos passados. São vários moinhos, uma serração de madeira movida a água, uma azenha e até um alambique. Subida ao Monte da Senhora da Graça (paragem). O encantador Santuário de Nossa Senhora da Graça situa-se no alto do bonito Monte Farinha, a cerca de 900 metros de altitude, encimando a agradável vila de Mondim de Basto, e de onde se tem um panorama maravilhoso das muitas serras a norte do Rio Douro. Em horário oportuno, regresso por Guimarães (paragem) Continuação até Celorico de Bastos. Almoço e Porto. Chegada prevista para as 21h00. com bebidas incluídas. Inclui: EMENTA Viagem em autocarro de turismo, visita mencioEntradas variadas em Buffet de frios e nada, almoço, acompanhamento quentes: por um representante da a Beneficência FamilPão de Milho, Rissóis, Pataniscas de bacalhau, iar. Presunto, Moelas, Chouriça, Rojões. Sopa: Creme de Legumes Não Inclui: Pratos principais: Vitela Assada em Forno a Extras pessoais; todo e qualquer serviço que não esteja mencionado como incluído. Lenha Buffet de sobremesas da casa: Salada de Partida sujeita a mínimo de 25 particiFruta, Pudim, Leite-creme, Bolo Bolacha Bebidas: Vinhos de garrafeira própria, Águas, pantes! Cerveja e Refrigerantes. Café e digestivo caseiro Porto - Partida às 08h30. Viagem para Amarante (paragem). Prosseguimento até às Fisgas do Ermelo para visitar as quedas de água do Rio Olo. Inserida empleno Parque Natural do Alvão no concelho de Mondim de Basto, a área protegida das Fisgas de Ermelo constitui uma verdadeira obra prima da Mãe Natureza. Estas cascatas são umas das maiores quedas de água da Europa com cerca de 400 metros de desnível e resultam da passagem milenar das águas do Rio Olo.

INFORMAÇÕES E RESERVAS: Tel. 222 087 520 Rua Formosa, 325 – 1º - Porto E-mail: geral@abfamiliar

Newsletter nº 07 // Agosto de 2020

7


ABFAMILIAR PARTILHA...

Liga das Associações de Socorro Mútuo do Porto

Por Luís Polónia, Presidente da Direção

Medicina Física e de Reabilitação Por Pedro Sousa Diretor Clinico da Clinica Fisiátrica

Atualmente, a Instituição tem o orgulho de disponibilizar 22 especialidades médicas, às quais se somam a Medicina Dentária e a Fisioterapia em todas as suas vertentes, com profissionais de elevada qualidade e a possibilidade de emitir MCDT’s (P1’s) para um melhor complemento do serviço prestado.

Esta especialidade tem um papel transversal na medicina e abrange a reabilitação de crianças e adultos com patologias neurológicas (acidentes vasculares cerebrais, paralisia cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, traumatismos crânio-encefálicos, esclerose lateral amiotrófica) patologias ortopédicas e reumatológicas (doenças degenerativas músculo-esqueléticas, lesões desportivas, lesões traumáticas, artrite reumatoide), sequelas de doenças respiratórias, recuperação pós-cirúrgica, reabilitação pós-amputação de membros e de protetizados.

Possui um quadro de pessoal de 52 colaboradores (Rececionistas, Porteiros, Trabalhadores de Serviços Gerais, Fisioterapeutas, Massagistas, Farmacêuticos, Técnicos de Farmácia, etc.) e 55 Médicos, incluindo 3 Diretores Clínicos. Ciente da crescente necessidade de cada vez mais apoiar a comunidade portuense e a sociedade em geral, a Liga das Associações Mutualistas do Porto disponibiliza os seus serviços a preços mais acessíveis a todos, com a qualidade e distinção de uma organização de alta responsabilidade cívica, constituindo-se numa Instituição de referência na área da Saúde.

Esta especialidade tem um papel transversal na medicina e abrange a reabilitação de crianças e adultos com patologias neurológicas (acidentes vasculares cerebrais, paralisia cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, traumatismos crânio-encefálicos, esclerose lateral amiotrófica) patologias ortopédicas e reumatológicas (doenças degenerativas músculo-esqueléticas, Os Associados das suas Associações Co-Fun- lesões desportivas, lesões traumáticas, artrite dadoras usufruem, assim, de Assistência Me- reumatoide), sequelas de doenças respiratóridicamentosa e de cuidados Médicos e de En- as, recuperação pós-cirúrgica, reabilitação fermagem de excelência, com um atendimento pós-amputação de membros e de protetizados. pessoal e humanizado, desde há cerca de 115 anos. A Liga das Associações Mutualistas do Porto – Federação Mutualista, em consequência da Pandemia por COVID-19, implementou todas as medidas necessárias e obrigatórias, emanadas pela Direção Geral de Saúde, por forma a garantir a segurança e proteção de todos os utentes, fornecedores, funcionários e prestadores de As consultas são realizadas por médicos esserviços médicos da Instituição. pecialistas em Fisiatria ou Medicina Física e de Reabilitação e os tratamentos de fisioterapia A Instituição continuará a modernizar-se e a realizados por um grupo de terapeutas com a trabalhar para cada vez melhor servir o próxi- necessária preparação para a sua execução. mo, assegurando a criação de mais e melhores O trabalho de equipa é essencial e o nosso princondições de acesso à Saúde à população port- cipal desígnio é otimizar as capacidades e meluense, principalmente aos mais desfavorecidos. horar da qualidade de vida dos nossos doentes. Newsletter nº 07 // Agosto de 2020

8


Otorrinolaringologia

Medicina Dentária

Por Artur Condé Especialista em Otorringolaringologia

Por Pedro Barroso Moreira Diretor Clinica da Medicina Dentária

A consulta de Otorrinolaringologia realiza-se semanalmente as Segundas, Quartas e Sextas-feiras. Nesta consulta são atendidos adultos e crianças dispondo do equipamento essencial à realização de uma consulta de Otorrinolaringologia.

A clinica de medicina dentária da Liga encontra-se instalada numa zona central e emblemática da cidade do Porto apoiada por uma extensa rede de transportes e parques de estacionamento.

As doenças dos ouvidos nariz e garganta são aqui diagnosticadas e tratadas, embora recomendemos também aos nossos doentes a consulta otorrinolaringológica preventiva. Realçamos o despiste da surdez e aconselhamento protésico, a avaliação e tratamento das perturbações do equilíbrio e o despiste da patologia oncológica da boca, orofaringe e laringe. No campo das tão frequentes doenças alérgicas das vias respiratórias realçamos o diagnóstico e tratamento da rinite alérgica e da rinosinusite. A consulta de Otorrinolaringologia, tem vindo a crescer em número de doentes, fruto de uma eficaz capacidade de resposta e de uma cada vez maior consciencialização dos doentes para Localizada no 3.º piso da Clinica da Liga das Asas patologias da área da Otorrinolaringologia. sociações Mutualistas do Porto, a clinica dispõe de um espaço moderno que reúne tecnologia Queremos continuar a modernizar a consulta de ponta e é composta por 5 gabinetes, um labpara proporcionar aos nossos doentes uma re- oratório de prótese dentária, uma esterilização sposta cada vez mais eficaz e completa. e formada por uma equipa multidisciplinar onde todos os membros do corpo clinico se encontram em constante formação.

Farmácia

Ambicionamos sempre disponibilizar o melhor atendimento, mantendo sempre a qualidade, excelência e profissionalismo nos nossos A Farmácia da Liga do Porto é uma Farmácia serviços. secular, fundada por uma instituição mutualista e localiza-se no coração da cidade do Porto. Ao longo da sua história os Recursos Humanos cresceram, sendo constituída por uma equipa de profissionais preparada e especializada, sob orientação de uma Direção Técnica qualificada. É também caracterizada por dispôr de uma grande variedade de produtos e disponibilidade de stock. Por Marcia Ferreirinha Diretora Técnica da Farmácia

Entre os Serviços Farmacêuticos prestados, destacam-se os Testes de Gravidez, Determinação da Tensão Arterial, Determinação de Peso e Altura, Determinação de Parâmetros Bioquímicos (Glicose, Colesterol e Triglicerídeos) e Administração de Vacinas. Na Farmácia da Liga do Porto, os associados mutualistas usufruem de um desconto até 15% nos Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica e até 20% nos Medicamentos Sujeitos a Receita Médica (exceto em produtos cujo Preço de Venda ao Público é igual ou superior a 50€). Newsletter nº 07 // Agosto de 2020

Rua do Bonjardim nº 260 4000-114 PORTO Email: geral@liga.pt Telefone: 22 3395490 Site www.liga.pt (continua na próxima página >>)

9


Por Carla Magalhães Fundada em 7 de maio de 1876 na cidade do Porto, a Previdência Familiar do Porto – Associação de Socorros Mútuos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que, através da quotização dos seus Associados, pratica, no interesse destes e das suas famílias, fins de auxílio recíproco. Atualmente, a Previdência Familiar do Porto – A.S.M., assume a Missão de prestar serviços de apoio social, saúde e educação/formação, promovendo a qualidade de vida e bem-estar dos seus Associados e famílias.

As Associações que compõem esta Federação têm, nos últimos anos, estado mais envolvidas no processo da sua transformação/evolução, participando ativamente no progresso e sucesso do trabalho árduo de servir cada vez melhor os nossos Associados e na criação de melhores condições de acesso a cuidados de saúde imprescindíveis e fundamentais.

A Liga das Associações Mutualistas do Porto – Federação Mutualista já tem a sua “marca” e o seu “lugar” bem definido, no panorama Mutualista e no universo das Instituições de prestação de cuidados de Saúde da Cidade do Porto e, A Previdência Familiar do Porto – A.S.M. é, orgul- também, da região Norte. hosamente, uma das Associações Co-Fundadoras da Liga das Associações Mutualistas do Porto – Federação Mutualista, criada em 1905. Esta Federação Mutualista centenária definiu como objetivo principal, a disponibilização de diversos Serviços de Saúde aos Associados das suas Associações, quer através da implementação de uma Clínica - que inclui Clínica Dentária e Clínica de Fisioterapia, para além de um alargado conjunto de especialidades clínicas, inclusivamente, Oftalmologia, Psiquiatria, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, etc. - quer através da Assistência Medicamentosa, prestada com a criação de uma Farmácia. Assim, a nossa Liga contribuí para a criação de mais e melhores condições de acesso a serviços médicos de qualidade, a preços acessíveis, aos nossos Associados. A Liga das Associações Mutualistas do Porto afirma-se como uma Instituição de referência na área da Saúde, na cidade do Porto e não só, uma vez que um elevado número de Associados é residente fora dos limites da cidade (Maia, Matosinhos, Gondomar, etc.). Trata-se, atualmente, de uma Organização bem estruturada, com padrões de qualidade elevados, sempre pautados pelos valores do Mutualismo, nomeadamente da Solidariedade, da Igualdade, da Proteção, entre outros.

Newsletter nº 07 // Agosto de 2020

Atendimento ao balcão: Segunda ~ Sexta. 09h00 ~ 17h00. Email: geral@previdencia.pt Telefone: 225 371 108 Site www.previdencia.pt

(continua na próxima página >>)

10


Por Carlos Jorge Quando, em 1905, a nossa Associação, A Beneficência Familiar, se juntou a outras sete associações mutualistas irmãs, para inaugurar a prestação de cuidados de saúde e o acesso a medicamentos, em melhores condições, aos seus Associados, tomou uma das mais importantes decisões da sua vida associativa.

A modernização dos serviços, possibilitada, em grande medida, pela inauguração da nova Clínica em 2018, garante o acréscimo de qualidade nos cuidados médicos prestados, sempre a preços mutualistas. O reequilíbrio económico-financeiro da Liga cria condições para o investimento em novos equipamentos, substituindo os anteriores, já cansados, e abrindo novas opções de tratamentos. Por outro lado, uma clínica mais bem apetrechada, em termos tecnológicos, é mais atrativa para os seus profissionais, permitindo maior retenção e captação destes colaboradores altamente qualificados.

Com efeito, a fundação da Liga das Associações de Socorro Mútuo do Porto constitui um marco de enorme significado, não apenas pela importância de contribuir para a promoção da qualidade de vida dos associados mutualistas, mas também – e diria sobretudo – porque marca o início de um “casamento” que dura já 115 É necessário, pois, que passemos palavra aos anos. nossos Associados, informando-os da crescente qualidade dos serviços clínicos e da farmácia da À nossa Liga, aderiram, entretanto, mais nove nossa Liga, onde todos são tratados com grande associações mutualistas e da economia social, competência e humanidade, como tem de ser cujos associados são recebidos e tratados da numa entidade que não visa o lucro, mas sim a mesma forma que os das associações fundado- satisfação do bem-estar de quem a procura. ras. E é este espírito de partilha e solidariedade, característico do Movimento Mutualista, que importa realçar, pois ele explica a longevidade da nossa Liga e permite-nos encarar o futuro com grande otimismo.

Presença da Liga na Feira do Livro no Porto

Newsletter nº 07 // Agosto de 2020

11


ABFAMILIAR PARCEIROS...

Parceiro em destaque Taipas Termal

Cosméticos Naturais • A Taipas Termal apresentou em outubro de 2013 os primeiros produtos da sua nova gama de cosméticos naturais. Esta aposta resultou de uma estratégia definida através da criação de uma gama de produtos cosméticos, constituídos essencialmente por água termal. O sabonete de Tratamento e o Sabonete de Aromaterapia foram os dois primeiros produtos desta gama, resultado de um trabalho de investigação e desenvolvimento da ‘Natural Concepts’, em colaboração com o Instituto 3 B’s da Universidade do Minho, ambas sediadas no Parque de Ciência e Tecnologia, Avepark. Por que o sabão natural Taipas Termal é tão especial? • Composto por ingredientes simples e sem produtos químicos • Feito à base de óleos naturais, em vez de gorduras animais • A água termal é excelente para a pele. Os sabonetes termais são compostos, numa grande parte, por água termal • Limpa a pele suavemente, sem a deixar seca ou irritada. • Tem um aroma delicado e refrescante, que deixa a pele suave, sem resíduos. • Os sabonetes naturais são feitos de uma forma tradicional, com água, soda cáustica e óleo. • Não retiram da pele os seus óleos naturais, protegendo a pele • O perfume do sabonete artesanal é composto por óleos essenciais, 100% puros.

Largo das Termas 4805 – 079 Caldas das Taipas 253 577 898 | 253 577 845 info@taipastermal.com reservas@taipastermal.com www.taipastermal.com

Se for Associado ABF tem 15% nos serviços de Termas (exceto consultas médicas) e SPA Termal

Novas Parcerias

15% de desconto em todos os produtos, excepto lentes de contacto. Consulte a página de facebook : facebook.com/SandrOptica-2042945825933118

Newsletter nº 07 // Agosto de 2020

10% de desconto na inscrição /primeira aula e 5% de desconto nos packs de 3 ou de 5 aulas pós inscrição. Consulte a página de facebook: facebook.com/malibu.escoladesurf

12


ABFAMILIAR INFORMA..

A Universidade Sénior está de volta! A Universidade Sénior vai voltar para este ano Apresentamos o horário do novo ano lectivo lectivo 2020/2021! com as disciplinas disponíveis. As inscrições da abrem dia 1 de Setembro.

Temos 5 Bolsas para ti! Dia 1 de Setembro começa o período de can- Data limite de entrega de candidatura: 30 de Sedidaturas para “Bolsa de Estudo Mutualista”, tembro. atribuída aos 5 melhores alunos (associados) que ingressarem este ano no Ensino Superior. Para mais informações, contacta-nos!

Newsletter nº 07 // Agosto de 2020

13


ABFAMILIAR SERVIÇOS...

Vantagens em ser associado Empréstimos sobre penhores Depósitos à ordem Depósitos a prazo

Ensino

Caixa Económica do Porto

Universidade Sénior Bolsas de estudo para jovens

A sabedoria não tem idade!

Médico ao Domicílio Clínica da Liga Porto e Gaia Farmácia da Liga P ​ orto e Gaia Apoio ao domicilio

Nós cuidamos de si!

Seguros

Seguro de Saúde Mutualista ​Seguro Casa/Comércio Seguro Automóvel/Mota

A nossa proteção!

Mutuália 55+ Poupança Extra Protecção Jovem ​ omplemento de Desemprego C

Saúde

Poupanças

O seu futuro sem problemas.

Subsídios

Subsídio por morte dos subscritores Subsídio por morte dos cônjuges Subsídio por morte de filhos

Açores Madeira Astúrias e Picos da Europa Entre outras viagens.

Turismo

Descubra o mundo connosco!

Funerária

Serviços fúnebres ​Protocolos ​Apoio ao Luto

Assegure o futuro.

Ao seu lado em todos os momentos. Newsletter nº 07 // Agosto de 2020

14


Centro de Cópias e Impressão

Bombeiros Voluntários Portuenses

Auto-Campanhã – reparação e comércio automóvel

FARMÁCIA OLIVEIRA

FARMÁCIA GESTAÇÔ

SAMUEL OLIVEIRA MASSAGISTA

SAPATARIA STYLE

CONTACTOS

HORÁRIO

Rua Formosa 325,1º 4000-252 Porto | Portugal

09h - 17h de 2ª a 6ª

E. geral@abfamiliar.pt

Sem interrupção para almoço

Tel. 222 087 520 / 223 320 961

Atendimento Funerário

Tlm. 962 004 508

Tlm. 919 354 372 (Serviço Permanente 24 horas)