Page 1

Agrupamento de Escolas de Custoias Concurso A minha escola adota um museu, um palácio, um Escola Básica de Custoias (Sede) monumento…

Concurso A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento… O grande Médico e Investigador, Abel Salazar

Trabalho realizado pelos alunos Nuno Miguel Costa Dantas Paulo Jorge Silva Machado

Rúben Miguel Alves Pedroso

11 de abril de 2012 O grande Médico e Investigador Abel Salazar

0


Concurso A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento…

Índice Introdução ................................................................................................................................2 Casa Museu Abel Salazar (CMAS) ............................................................................................. 3 Abel Salazar .............................................................................................................................4 A sua Investigação ....................................................................................................................6 Conclusão ................................................................................................................................. 7 Bibliografia ...............................................................................................................................8 Anexos .....................................................................................................................................8

1

O grande Médico e Investigador Abel Salazar


Concurso A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento…

Introdução Este trabalho foi realizado pelos alunos Nuno Dantas nº15, Paulo Machado nº16 e Rúben Pedroso nº19, do 8ºD da Escola Básica de Custoias no âmbito do concurso: “A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...” com a intenção de divulgara a figura de Abel Salazar. Surgiu esta ideia pela influência da professora Otília, nossa professora de Português e a nossa motivação foi descobrir mais sobre o trabalho deste profissional no âmbito da Medicina.

Está dividido nos seguintes capítulos: Casa Museu Abel Salazar (CMAS),A Vida de Abel Salazar e A sua Investigação.

Refira-se que para a redação do trabalho, foram adotadas as alterações consagradas no Acordo Ortográfico.

2

O grande Médico e Investigador Abel Salazar


Concurso A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento…

Casa Museu Abel Salazar (CMAS) A CMAS é a casa onde o grande Abel Salazar viveu e que agora está transformada num museu. Situa-se em S. Mamede de Infesta.

A casa passou por diferentes fases: 

A primeira, que foi de 1947 a 1965, foi chefiada por um grupo de conhecidos importantes e admiradores, de Abel Salazar.

A segunda foi desde 1965 até 1976, nessa altura a Casa-Museu foi adquirida pela fundação Calouste Gulbenkian.

O terceiro foi administrado pela Universidade do Porto desde o ano de 1977 até à data atual.

No entanto, houve alguns percalços durante o desenvolver da Casa-Museu, como por exemplo a dificuldade na legalização durante muitos anos. Outro caso foi em dezembro de 1956, houve a dificuldade de obter um documento importante e exigido para a formação da cooperativa. A Casa - Museu recria o ambiente onde o mestre viveu grande parte da sua vida constando do seu espólio, para além do mobiliário e objetos do seu quotidiano, diversos trabalhos de Abel Salazar, tais como desenhos (esboços, autorretratos, caricaturas, retratos, etc., em grafite, carvão, tinta da china, Imagens de diferentes perspectivas da CMAS

pena, aguada, sépia, crayon e técnica mista); aguarelas; óleos

sobre madeira, cartão e tela; esculturas (bustos, estatuetas e medalhões em gesso, barro e bronze); cobres martelados, gravuras; trabalhos de investigação científica, manuscritos, epistolário, livros,

jornais, revistas e testemunhos da sua colaboração na Imprensa. 3

O grande Médico e Investigador Abel Salazar


Concurso A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento…

A Vida de Abel Salazar Abel de Lima Salazar foi médico,

cientista, professor, escritor,

pintor e escultor. Para além destas profissões, foi um resistente ao regime salazarista português. Nasceu em Guimarães no dia 19 de Julho de 1889. Em 1909 Abel Salazar entrou na Escola Médico-Cirúrgica do Porto e em 1915 concluiu o curso de Medicina apresentando a sua tese inaugural “Ensaio de Psicologia Filosófica” que acabou classificada com 20 valores. Com 30 anos, em 1918, foi nomeado Professor Catedrático de Histologia e Embriologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, acabando por fundar e dirigir o Instituto de Histologia e Embriologia da universidade, um modesto centro de estudos. Como investigador, contribuiu, nomeadamente, com trabalhos relativos à estrutura e evolução do ovário, acabando por criar o agora célebre, e ainda utilizado, método de coloração tano-férrico de Salazar. Entre 1919 e 1925 o seu trabalho tornou-se internacionalmente conhecido e publicado em várias revistas científicas internacionais, participando em numerosos congressos no estrangeiro. Em 1921, casou-se com Zélia de Barros de quem não teve filhos. Em 1928, ao fim de 10 anos de trabalho profícuo em condições adversas como vem proclamando sistematicamente, Abel Salazar sofreu um esgotamento e interrompe a sua actividade durante quatro anos para se tratar. Em 1931 regressou à faculdade mas encontrou já o seu gabinete desmantelado e o instituto que fundara encontrava-se praticamente ao abandono e desprovido de biblioteca, entretanto absorvida por Anatomia. Nos anos que se seguiram ao reinício

4

O grande Médico e Investigador Abel Salazar


Concurso A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento… da vida activa, reconstruir o laboratório e prosseguiu o trabalho nas suas diversas áreas de interesse, tais como a Ciência, a Arte e a Filosofia. Em 1935 foi afastado da sua cátedra, do laboratório e foi proibido de frequentar a biblioteca e de se ausentar do País pela Portaria de 5 de Junho desse ano, dada a influência deletéria da sua ação pedagógica sobre a mocidade universitária. Nesta mesma portaria foram expulsos também outros professores universitários, tais como Aurélio Quintanilha, Manuel Rodrigues Lapa, Sílvio Lima e Norton de Matos. Com o seu afastamento forçado da vida académica, Abel Salazar desenvolveu em sua casa uma produção artística variada: gravura, pintura mural, pintura a óleo de paisagens, retratos, ilustração da vida da mulher trabalhadora e da mulher parisiense, aguarelas, desenhos, caricaturas, escultura e cobres martelados, muitos hoje expostos na Casa-Museu Abel Salazar.

5

O grande Médico e Investigador Abel Salazar


Concurso A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento…

A sua Investigação Abel Salazar foi Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, foi diretor do Instituto de Histologia e Embriologia da mesma instituição e ganhou reconhecimento mundial pelas suas investigações no domínio da histologia. No nosso trabalho, falamos essencialmente de medicina, e por isso é importante referir que Abel Salazar foi também um grande investigador na área da histologia sendo assim mais uma de tantas profissões que tinha.

6

O grande Médico e Investigador Abel Salazar


Concurso A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento…

Conclusão Após a realização deste trabalho, podemos concluir que o grande cientista e médico Abel Salazar foi um grande Homem, principalmente na área da histologia, tendo em conta os trabalhos de investigação que desenvolveu e que por ser bastante importante para a nossa vida. Na área da medicina, podemos observar por exemplo, a descoberta da constituição e evolução do óvulo. Gostamos de realizar este trabalho, pois foi muito proveitoso para nós, permitindonos ficar a conhecer mais e melhor as descobertas de Abel Salazar na medicina.

7

O grande Médico e Investigador Abel Salazar


Concurso A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento…

Referências Bibliográficas Celestino da Costa, A. (1970). Abel Salazar- Histologista. Porto: Sociedade divulgadora da C.M. A.S. Chaves, A. (s.d.). Obtido em 12 de Abril de 2012, de António Chaves, Fotografia 360º: http://www.antoniochaves.com/fotografia-360/abel-salazar/ CMAS. (s.d.). Obtido em 2012, de Casa-Museu Abel Salazar: http://cmas.up.pt/index.php Garcia Fernandes, L. (1970). Casa-museu Abel Salazar - Nota Histórica. Porto: Campo das letras. Ribeiro dos Santos, A. (Novembro/Dezembro de 1996). Para um Novo Perfil de Abel Salazar. O Tripeiro, pp. 11-12.

Anexos Blogue que nós criamos sobre o nosso tema:

http://med-e-inv-abel.blogspot.pt/

8

O grande Médico e Investigador Abel Salazar

O grande Médico e Investigador, Abel Salazar  

Este trabalho é sobre a investigação de Abel Salazar.