
2 minute read
PNAT 2023
Vem
Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens apresenta novidades para incrementar avaliações de animais participantes
Advertisement

Eduardo Idal Lcio Fonseca
Com o propósito de garantir resultados ainda mais expressivos aos criadores e mercado de genética bovina, o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) chega à sua 14ª edição este ano, com novidades para incrementar as avaliações dos exemplares das raças Brahman, Gir, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã.


“Realizaremos novas ações no manejo sanitário, com análises de OPG (ovos por grama de fezes) antes e após a vermifugação dos animais, instalaremos câmeras de monitoramento em todos os currais do confinamento para avaliação do comportamento social dos grupos e implementaremos o enriquecimento ambiental com escovas e pneus, materiais que diminuirão o estresse e o índice de sodomia, promovendo o bem-estar dos touros”, detalha a coordenadora do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA-PNAT), Juliana Paschoal.

“Trabalhamos para que o TDEA-PNAT 2023 supere todas as expectativas. Com todos os investimentos realizados, temos certeza de uma edição de muito sucesso.
O PNAT é um programa extremamente democrático por identificar os novos talentos do melhoramento na pecuária zebuína, além de disseminar essa genética por meio dos rebanhos colaboradores”, ressalta o vice-presidente da Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), José Olavo Borges Mendes Júnior.
A recepção dos animais na Fazenda Escola das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) ocorre de 10 a 25 de abril, onde permanecerão até as vésperas da ExpoGenética 2023, que será realizada entre os dias 19 e 27 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).


“Para a Fazu, é de extrema importância a realização do TDEA-PNAT, pois eleva o nível científico e acadêmico da instituição, envolvendo nossos alunos, professores, colaboradores e parceiros. Com os novos investimentos, a edição de 2023 promete superar todas as expectativas dos criadores. Estamos de porteiras abertas para receber todos os interessados em conhecer nossa estrutura e especialistas envolvidos na realização do programa”, afirma o diretor da Fazu, Célio Vieira.
Após as primeiras pesagens e o período de adaptação dos animais, será iniciado o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar, com duração de 56 dias. Vários exames são feitos ao longo da prova, como de brucelose, tuberculose e genotipagem. A ultrassonografia de carcaça também compõe o índice final. Após o encerramento, é feito o exame andrológico, pois somente os aptos à reprodução podem participar da etapa na ExpoGenética.

Vale ressaltar que passarão para a fase seguinte somente os touros que apresentarem índice final no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (iTDEA) superior à média de sua classe e classificação mínima de 29 pontos pelo método EPMURAS, ou seja, conceitos “muito bom” ou “excelente”. Lembrando que o índice iPNAT é composto da seguinte forma = 35% iCAR (índice do Consumo Alimentar


Residual) + 30% iGPD (índice do ganho de peso diário) + 15% iAOL (índice de área de olho de lombo) + 5% iAcabamento (índice de acabamento) + 15%iAV (índice de avaliação visual).“O PNAT permite a participação de criadores de todo o país e trabalhamos com a meta de incrementar constantemente a qualidade dos animais selecionados para participar, sempre no intuito de aumentar a variabilidade genética e contribuir para uma pecuária mais eficiente, produtiva e sustentável”, destaca o gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.
O PNAT EM NÚMEROS!
Mais de 140 mil doses de sêmen distribuídas a criadores de 24 estados brasileiros;
Mais de 450 mil inseminações artificiais comunicadas à ABCZ;
Mais de 170 mil nascimentos comunicados à ABCZ; foto:
Mais de 110 mil pesagens válidas no CDP/PMGZ.

