Page 1

MERCADO

Três dicas para ter um bom ano! Por: Messias Cavalcante,

Palestrante e consultor em Marketing Estratégico de Comportamento do Consumidor

Tudo começando de novo - e mais uma vez a oportunidade para experimentar novas formas de aproximar os consumidores e diferenciar o seu resultado. E, principalmente, sua farmácia da concorrência. Afinal, mais do ter preços competitivos, é preciso oferecer algo que de fato diferencie sua loja das demais. E, como já disse em tantos outros artigos, é preciso fugir da armadilha do menor preço como única estratégia de solução para enfrentar a concorrência. Vamos falar aqui dos quatro pontos de atenção na sua farmácia, que, sem dúvida, poderão contribuir para um ano com resultados

02 • Janeiro / 17

ABCFARMA COM VOCÊ

ainda melhores, e com relacionamento mais efetivo com seus clientes.

• Vitrine

Estamos em pleno verão, e agora é o momento em que protetores solares, hidratantes e outros produtos voltados a cuidados com a pele estão em alta. Então, para acelerar ainda mais a demanda nesta época, a dica é trabalhar a vitrine. Afinal, você já parou para pensar o que faz seu consumidor entrar na sua farmácia? Você pode até achar que, por ser uma farmácia, o motivo que faz seu consumidor adentrar a loja seja a receita que ele trouxe do médico - ou algum sintoma que o esteja incomodando,pois ele sabe que na farmácia terá resposta para tal questão. Nos dois casos você está certo. Mas muitas vezes o paciente entra na sua loja por outros motivos e você precisa estar pronto para essas outras ocasiões. De novo, também nesses casos a vitrine pode ser um bom convite para a entrada do consumidor na sua loja. O fato é que poucas farmácias têm percebido que, faz tempo, deixaram de ser


apenas um local para a compra de medicamentos, e passaram a se posicionar também como um local de beleza e bem-estar. E é aí que a vitrine ganha ainda mais relevância. Afinal, estamos falando de uma série de outros itens que têm uma competição direta com varejos de segmentos distintos. É preciso levar em consideração que os produtos mencionados há pouco colocam nossa farmácia em competição com os mais diversos tipos de varejos voltados à beleza. E que, também em sua farmácia, o público-alvo é praticamente dominado pelo universo feminino, não é verdade? Com certeza, nas vitrines desses outros segmentos o apelo foca nos lançamentos e novidades que estão na cabeça das consumidoras - seja porque alguma celebridade está usando, seja porque se trata de uma novidade que está com alto giro. Resumindo, a primeira dica é: fique atento à sua vitrine e a utilize para acelerar a demanda principalmente daqueles produtos que podem se beneficiar de uma melhor exposição.

bentar a boca do balão de tanto vender. É preciso ter moderação, é preciso ter um ponto de checagem, isto é, o controle do que de fato é novidade e não pode faltar na loja. É preciso ter um critério claro para avaliar o produto que está na mídia - e para eis aqui algumas dicas de como montar a sua gôndola com o produto anunciado:

1 – Conhece a marca? Isso mesmo: a marca do produto é conhecida? Tem histórico de lançamentos de sucesso? Assim você já descarta quem está na mídia, mas não tem a confiança do consumidor.

2 –

Categoria de Sucesso? O lançamento em questão já é uma categoria com volume de giro dentro da sua loja?

• Utilize a Mídia.

Não deixe de acompanhar os produtos que estão na mídia, isto é, aqueles que estão investindo em promoção nos veículos de comunicação. Afinal, quem está na mídia, investindo para atrair a atenção do consumidor, e sabe expor esse produto para facilitar sua localização quando o cliente entrar na loja, tem a seu favor um fator crítico de sucesso. Afinal, o investimento feito na mídia precisa ser revertido em venda quando o consumidor entra na loja. Mas, atenção: nem sempre significa que, porque saiu na mídia, o produto vai arre03 • Janeiro / 17

ABCFARMA COM VOCÊ


O novo produto faz parte de um mercado com histórico de boas vendas dentro da sua loja?

3 – Tem amigos na Rede? Veja como

anda o produto nas redes sociais (facebook, youtube e outras) para verificar se já há algo sobre o produto: como está a repercussão, há críticas, queixas? Enfim, o que falam sobre o produto?

4–

Acompanhe a tendência Não fique para trás, descubra o que está na lista de desejo do consumidor! É isso que você precisa ter na sua loja! Procure estar atento para identificar a chegada de uma novidade e, assim, conseguir uma posição de destaque em relação à concorrência na oferta do produto primeiro.

• Tenha Presentes

Sabemos que o maior público dentro de uma farmácia é o feminino. E mais: ele está presente em praticamente todas as datas e ocasiões do ano. Portanto, disponibilizar a esse público uma oferta especial de presentes pode ser uma proposta interessante para ajudar nas vendas.

Para isso, a montagem de kits pode ser uma saída interessante. Mas um ponto importante: o kit em questão precisa obedecer a dois critérios mínimos para ter sucesso:

A –

É importante conter produtos que tenham sinergia entre si, facilitando assim a compra pelo consumidor da proposta montada na embalagem.

B –

O kit precisa ter aparência de presente. Para isso, nossa sugestão é: diga adeus aos saquinhos de celofane substitua-os por caixas-presente, aquelas com a tampa superior transparente. Com o uso dessas embalagens, o kit fica, sim, com cara de presente!

Por exemplo:

um kit de primeira visita, com shampoo, sabonete e creme para prevenir assaduras, itens que você tem na sua loja e pode organizá-los dessa forma. Assim você ajuda o cliente que vai fazer uma visita a um recém-nascido. Ou pode ser uma ótima sugestão para os famosos chás de bebê, não é verdade?

Logo, um bom kit tem que ter cara de presente! Então é isso! Utilize essas três dicas e procure, a partir delas, fazer diferente, conquistando ainda mais o seu cliente! Faça-o perceber que você tem algo de diferente para ele. E mais: que ele, dentro da sua farmácia, não é apenas mais um! Trabalhe sempre a personalização no atendimento e a forma de lidar com o cliente. Assim, com certeza ele também irá tratar sua farmácia de forma personalizada. Afinal, como já dizia o poeta: “Gentileza gera gentileza!” Não esqueça desse importante detalhe na relação. Invista no desenvolvimento da sua equipe - afinal, quanto melhor ela for, maior será a satisfação do seu cliente e, consequentemente, melhor será para esse cliente a imagem de que sua farmácia é local de solução para tudo o que ele procura!

Um excelente ano a todos! Bons negócios e até nosso próximo artigo! 04 • Janeiro / 17

ABCFARMA COM VOCÊ

Revista ABCFARMA Com Você  

Janeiro de 2017

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you