Issuu on Google+

Iniciativa global da Água

Um mundo onde cada gota conta Produtos e soluções para o ciclo completo da água


A água: um recurso que tem de ser protegido

Cada gota conta Um mundo sem água? É impensável. A água é um recurso essencial para os nossos ecossistemas e o fator-chave de apoio a um vasto leque de actividades de desenvolvimento, que vão da agricultura e da indústria à energia. E, contudo, o nosso planeta está a enfrentar uma verdadeira crise no que diz respeito aos seus recursos hídricos. As alterações climáticas e aumento da população estão a alterar o equilíbrio entre oferta e procura. Prevê-se que, até 2030, a população mundial seja superior a 8,1 mil milhões. Desde 1950, a necessidade de água triplicou e duplicará novamente até 2050.

Um desafio para o futuro Para estar em sintonia com as necessidades futuras, é essencial encontrar métodos mais eficazes de preservar e de usar a água. Este desafio pode ser superado simplesmente se prestarmos mais atenção ao ciclo completo da água para as utilizações domésticas, industriais e agrícolas. Devemos transportar a água de modo mais eficiente, reduzir o consumo de energia e as perdas e melhorar a qualidade e eficiência do tratamento antes e após o uso: são estes os principais desafios.

- Menos de 3% de toda a água do planeta é doce - Mais de 1.200 milhões de pessoas não têm meios para preservar a água potável - Cerca de um sexto da população mundial não tem acesso à água potável - Nos próximos 30 anos, mais de 14% do abastecimento de água será destinado à agricultura. 2 Um mundo onde cada gota conta


Uma escolha que significa economia

ABB: um líder mundial Ao longo de quase 50 anos, a ABB tem vindo a equipar milhares de estações e redes de água, fornecendo produtos, sistemas e serviços em mais de 100 países. A ABB fornece competência técnica e soluções para todas as actividades relacionadas com o ciclo de vida da água, com sua captação e reintrodução no ambiente.

Atenção à energia e recursos Os produtos e soluções ABB são concebidos para melhorar o desempenho de estações e redes de água. Os nossos motores e accionamentos de velocidade variável melhoram a eficiência energética até 60%. As soluções ABB para gestão de fugas (Water Leakage Management) ajudam os serviços públicos a monitorizar e reduzir as perdas nas redes de distribuição. As soluções para irrigação ajudam a monitorizar e optimizar o consumo de água em aplicações agrícolas. A competência técnica da ABB, concebendo soluções completas, vai ao encontro das necessidades dos seus clientes.

- 50 anos de experiência no sector da água - Presença em mais de 100 países - Eficiência energética e protecção dos recursos hídricos - Uma marca orientada para a durabilidade - Conformidade com as normas internacionais

Um mundo onde cada gota conta 3


De produto único a soluções completas

A resposta ideal para cada tipo de instalação Graças às suas várias unidades de negócios, a ABB tem capacidade para responder a qualquer necessidade das áreas principais de gestão da água, incluindo sistemas de transporte, redes de distribuição, redes de irrigação, estações elevatórias, centrais de dessalinização, tratamento de águas residuais urbanas ou industriais. O objectivo da ABB é optimizar o emprego dos recursos hídricos e energéticos e gerir eficientemente e efectivamente todo o ciclo da água.

Um portefólio completo A ABB fornece soluções completas para os processos eléctricos e de automação: accionamentos e motores, instrumentação, produtos de controlo e PLC (controladores lógicos programáveis); quadros eléctricos de baixa, média e alta tensão, e componentes; transformadores; sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisitions); DCS (Distributed Control Systems); sistemas de comunicação; soluções de optimização e de gestão de activos. O portefólio de produtos e soluções é completado por uma ampla gama de serviços em engenharia, consultoria, construção e manutenção. A ABB é o parceiro ideal para ICE (Instrumentação, Controlo e Electrificação).

- De produtos a soluções chave-na-mão - Serviços de manutenção - Reparação, renovação e modernização - Know-how completo, desde a engenharia aos testes

4 Um mundo onde cada gota conta


A ABB sabe o que os clientes querem

Da engenharia à manutenção Com a sua vasta gama de produtos, sistemas e serviços, a ABB pode acompanhar todo o ciclo de vida das centrais, desde a engenharia até à construção e manutenção. A ABB apoia os utilizadores finais, identificando as melhores soluções para suas necessidades específicas, incluindo novos projectos, ampliações, renovação, manutenção e optimização de activos. Com uma vasta gama de produtos, sistemas e soluções adaptáveis às necessidades dos clientes, a ABB apoia as empresas de consultoria durante a fase de projecto e as empresas de construção durante a apresentação de propostas e nas fases operacionais.

Como alcançar uma gestão integrada A integração de soluções avançadas de hardware e software permite às empresas concessionárias de água alcançar uma gestão eficiente das suas instalações. As soluções ABB permitem uma gestão eficaz de activos a longo prazo, reduzindo custos de fornecimento e optimizando recursos, oferecendo um leque de serviços que vão do dimensionamento à automação de centrais e a soluções de gestão das redes.

- Reduzir os custos de abastecimento de água - Reduzir o consumo de energia - Monitorizar a qualidade da água - Manter as redes de água sob controlo - Aumentar o desempenho da instalação

Um mundo onde cada gota conta

5


Cobertura completa de todos os processos-chave

Redes de distribuição Soluções de gestão de rede para monitorização em tempo real e controlo dos sistemas de distribuição de água. Aplicações de gestão de activos para ajudar os clientes a tomar decisões sobre as operações da instalação.

Tratamento e reciclagem industrial De produtos eléctricos e de automação a projectos chave-na-mão, incluindo todas as partes eléctricas e mecânicas, para água industrial, tratamento de águas residuais e aplicações para reutilização/reciclagem.

6 Um mundo onde cada gota conta


Centrais de bombagem Desde produtos eléctricos e de automação até projectos chave-na-mão, abrangendo as partes eléctricas e mecânicas. Accionamentos e motores de tecnologia de ponta para poupança de energia.

Serviços municipais de tratamento e reciclagem Ampla gama de produtos que abrangem os processos eléctricos e de automação para serviços municipais de água, tratamento de águas residuais e aplicações para reutilização /reciclagem. Soluções integradas ICE (Instrumentação, Controlo e Electrificação), incluindo optimização das instalações.

Redes de irrigação Soluções integradas, desde a automação de instalações para controlo de hidrantes, que permitem gerir completamente a energia e recursos hídricos em aplicações agrícolas. Programas de consumo e irrigação usando tecnologia de controlo sem fios.

Estações de dessalinização Vasta gama de produtos, abragendo todo o espectro eléctrico e de automação para instalações de OI (osmose inversa), MSF (Multi-Stage Flash) e MED (Multiple-Effect-Destillation). Soluções integradas ICE (Instrumentação, Controlo e Electrificação).

Um mundo onde cada gota conta 7


Abertos a qualquer aplicação

Redes de distribuição de água A ABB fornece soluções avançadas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition), que permitem a monitorização em tempo real e o controlo dos sistemas de distribuição de água. Porque integramos os sistemas de automação das instalações e a instrumentação, todos os parâmetros típicos (caudal, pressão, nível e qualidade) ficam sob controlo. Combinando a informação de campo com a aplicação da ABB Water Leakage Management Application, as empresas concessionárias de água podem monitorizar constantemente o desempenho da rede e definir a melhor estratégia de manutenção.

Redes de irrigação Cerca de 80% da água potável é utilizada para irrigação, e é crucial que esse recurso seja usado racionalmente. As soluções integradas da ABB asseguram a gestão completa dos recursos energéticos e hídricos em aplicações agrícolas: rede primária (abastecimento principal), rede secundária (abastecimento de zona) e a rede terciária, (abastecimento de localidades) até aos hidrantes. Centrais totalmente independentes e remotas permitem a gestão completa do processo – incluindo programas de irrigação, gestão do consumo de água e de energia - a partir do centro de controlo da empresa concessionária ou de qualquer outro tipo de dispositivo remoto.

Bangkok: solução integrada para gestão das perdas A ABB apoiou a instituição Bangkok Metropolitan Waterwork Authority (MWA) na gestão do saneamento da sua vasta e complexa rede de distribuição. A ABB projectou, instalou e pôs em serviço o avançado sistema de controlo, caudalímetros e unidades terminais remotas, e instalou um sistema de gestão de perdas. A MWA pode agora monitorizar o desempenho da rede de acordo com as metodologias BABE e IWA, o que lhe permite determinar continuamente os níveis de água não facturada, detectar novas rupturas com mais eficácia, analisando regularmente dados de fluxo e pressão, de modo a distinguir fugas normais de rupturas e a desenvolver estratégias adequadas de reparação.

Canal de Zujar: 21.000 hectares sob controlo Com 95 km de canal aberto e 27 m³/s de capacidade, o Canal de Zujar serve 21.141 hectares, 10 sectores e 10.791 distritos na área de Badajoz, no sudoeste de Espanha. A solução integrada da ABB, baseada em dois centros de controlo, 4 concentradores e 7.934 Unidades Terminais Remotas (UTR), permite a gestão de todas as operações relacionadas com a irrigação, incluindo a abertura e fecho de vávulas hidráulicas, leitura de contadores e de pressão, medição de consumo de água, programas de irrigação por volume ou cota e visualização de alarmes. Todas as unidades são interligadas via wireless e são alimentados por painéis solares. O sistema pode lidar com vários programas de irrigação numa base diária, por procura ou pela optimização das condições climatéricas. Os operadores podem ver ou modificar quaisquer dados ou qualquer programa de irrigação a partir de qualquer lugar e em qualquer momento, directamente a partir de um PC ou usando uma ligação sem fios através de telefones móveis.

8 Um mundo onde cada gota conta


Abertos a qualquer aplicação

Estações Elevatórias A ABB fornece pacotes de engenharia e projectos chave na mão, incluindo as partes eléctricas e mecânicas (bombas, componentes hidromecânicos). Uma melhor gestão das centrais de bombagem permite uma economia significativa no consumo de energia. Por essa razão, a ABB desenvolveu uma gama completa de produtos e soluções que cobrem os processos eléctricos e de automação.

Centrais de dessalinização As centrais de dessalinização desempenham um papel cada vez mais essencial na produção de água em zonas onde a procura supera os recursos naturais disponíveis. Em certos casos, as centrais combinadas de dessalinização e energia são a solução flexível tanto para a produção de água como de energia. As centrais de dessalinização híbridas utilizam dois ou mais processos de dessalinização diferentes; estas centrais têm uma estrutura complexa, que permite múltiplas possibilidades de optimização. O portefólio da ABB inclui uma ampla gama de produtos que abrangem os sistemas de automação e optimização de centrais de dessalinização híbridas. A ABB é o parceiro ideal para empreiteiros EPC que procuram soluções de engenharia ICE (instrumentação, controlo e electrificação).

Abu Dhabi: energia e controlo de longo alcance A ABB disponibilizou apoio à Autoridade da Água e Electricidade de Abu Dhabi (Water & Electricity Authority – ADWEA) para o fornecimento de todo o sistema eléctrico, de controlo e de instrumentação para o Projecto de Transporte de Água de Shuweihat, um dos projectos mais importantes que asseguram o fornecimento adequado de água nos Emirados Árabes Unidos. A água é transportada desde a Estação Elevatória Mirfa até à Estação Elevatória Mussafah e em seguida à Estação Elevatória e Rede de Distribuição da Unidade IV de Abu Dhabi. O sistema inclui condutas paralelas de 1.600mm de diâmetro. Cada conduta tem um comprimento de 250km e uma capacidade de transporte de 375.000 m3/dia. A solução da ABB (que inclui serviços de engenharia, instalação e entrada em serviço) integra uma ampla variedade de produtos específicos: aparelhagem de média e baixa tensão, transformadores de potência e distribuição, motores, variadores de velocidade, sistemas DC/UPS, sistema de automação e instrumentação de campo – todos sob o controlo de um sistema SCADA e de telemetria que permite a gestão centralizada da instalação.

Yanbu: Energia e controlo para osmose inversa A central de dessalinização de Yanbu, na Arábia Saudita, beneficia de uma solução de electricidade e automação da ABB para o tratamento eficiente da água através do processo de osmose inversa. A central, que consiste de seis conjuntos de bombas de alta pressão, tem aumentado a capacidade instalada de dessalinização nesta área em cerca de 50.400m³/dia, alcançando um total de aproximadamente 146.000m³/dia. A solução de engenharia da ABB inclui quadros de média e baixa tensão, transformadores, distribuição de electricidade, motores, UPS e sistema de controlo. Com o apoio do sistema DCS (Distributed Control System) e com o simulador de treino de operação da central, tudo está agora a funcionar de forma inteligente e eficiente.

Um mundo onde cada gota conta 9


Abertos a qualquer aplicação

Estações de tratamento municipais As águas residuais provenientes dos meios urbanos, se bem tratadas, podem reduzir significativamente o impacte da poluição do meio ambiente e podem também ser reutilizadas para fins agrícolas, industriais ou municipais. As centrais de tratamento de água e de águas residuais nas principais cidades em todo o mundo têm vindo a beneficiar das tecnologias de ponta em electricidade e automação da ABB: variadores de velocidade, motores, transformadores, distribuição eléctrica, sistemas de controlo e instrumentação, incluindo dispositivos específicos para medição online da qualidade da água.

Estações de tratamento industriais Muitas aplicações industriais precisam de grandes quantidades de água, que tem de ser tratada antes e depois da sua utilização: petróleo e gás, petroquímica, farmacêutica, pasta e papel, produção de energia, siderúrgica, alimentar e química, são exemplos de indústrias que dependem do consumo de água. Os produtos e soluções ABB acrescentam valor a todos os processos de tratamento de águas, incluindo a filtragem, desengorduramento, dessalinização e condicionamento.

Singapura: projecto de sistemas de esgotos a grande profundidade É uma solução eficiente e de baixo custo para satisfazer, a longo prazo, as necessidades de Singapura no que diz respeito à captação, tratamento e eliminação de águas residuais. A primeira fase do projecto consiste numa central de tratamento de água de tecnologia de ponta, compacta e coberta, projectada para fazer a gestão de 800.000 m3/dia de águas residuais, extensível a 2.400.000 m3/dia. A ABB foi seleccionada pela nossa gama completa de produtos de alta qualidade, bem como pela nossa capacidade para fornecer o equipamento em sistema chave na mão. Tanto as estações elevatórias de afluentes como de efluentes estão equipadas com motores de média tensão e variadores de velocidade da ABB. A alimentação é fornecida através de vários sistemas ABB de alta, média e baixa tensão, incluindo transformadores que distribuem energia aos equipamentos da central.

Hassi R'Mel: estações completas de tratamento de águas oleosas A Sonatrach seleccionou a ABB para construir duas estações de tratamento de águas oleosas em Hassi R'Mel (Argélia). Estas duas centrais, com uma capacidade de 500m³/d, foram concebidas para filtrar (por processo duplo de areia e de filtros de carbono), desengordurar (incluindo a separação mecânica, CPI, floculação e flotação), dessalinizar (osmose inversa) e condicionamento de água. A ABB forneceu as centrais completas: tratamento de água oleosa e unidades de filtragem, dessalinização e condicionamento, sistemas eléctricos, de automação e de serviços, incluindo engenharia, fabrico, construção e entrada em funcionamento.

10 Um mundo onde cada gota conta


Máxima optimização

Melhorar o desempenho das centrais A ABB desenvolveu soluções para todos os campos relacionados com o ciclo de vida da água. Essas soluções foram projectadas para optimizar todos os principais processos envolvidos na gestão de uma central. As soluções de optimização avançadas da ABB abordam a necessidade de optimização em tempo real de centrais e redes. Optimização de apoio de operações, manutenção do ciclo de vida e utilização de activos. Eficiência das bombas e dos sistemas de controlo O Sistema de Medição de Eficiência das bombas fornece informação rápida, detalhada e em tempo real sobre a eficiência das bombas. As soluções da ABB, baseadas em métodos de medição termodinâmica efectuada com componentes patenteados da ABB, integram demonstração de tendências e de armazenamento ininterrupto a longo prazo. Isto permite às instalações optimizar os intervalos entre acções de manutenção e minimizar a duração das paragens das centrais.

- Desenvolvimento de estratégias de reparação adequadas - Aumento da produtividade e manutenção optimizada - Maior fiabilidade e disponibilidade - Consumo reduzido de energia - Minimização dos períodos de paragem das centrais - Optimização económica da central em tempo real

Osmose inversa: Monitorização e optimização do desempenho As tecnologias de membrana, tais como a osmose inversa, são cada vez mais utilizadas em aplicações de tratamento de água e de águas residuais, e de dessalinização. O aperfeiçoamento das membranas contribui para uma diminuição dos custos operacionais e, assim, implementa a utilização da própria tecnologia de membranas. A fim de alcançar um funcionamento óptimo, as unidades de membranas têm de operar no ponto de maior eficiência, para manter os níveis de produtividade e desempenho no seu máximo. Para solucionar problemas operacionais importantes relacionados com a obstrução de sistemas de membranas, a ABB oferece uma ferramenta que apoia: - A monitorização de desempenho online através da avaliação do estado actual de obstrução da membrana, prevendo o estado futuro e indicando a data aconselhável para a próxima limpeza química ou lavagem. - A optimização do processo de osmose inversa, não só evidenciando as condições actuais dos processos (“setpoints” de caudal e pressão), mas também prevendo as condições óptimas que podem alcançar-se no futuro. - A simulação do processo de osmose inversa, executando cenários hipotéticos, identificando as possibilidades de obstrução, a fim de optimizar os resultados. - O cálculo da distribuição óptima da carga de produção entre os sistemas de osmose inversa, o que constitui um elemento chave para se atingir o funcionamento ideal de sistemas de membranas.

Um mundo onde cada gota conta 11


Da energia…

A energia a pedido A ABB é líder mundial de produtos e soluções para produção, transporte e distribuição de energia. A nossa equipa fornece “know-how” global para construir e actualizar qualquer tipo de sistema eléctrico: desde subestações de alta tensão e quadros de média tensão até centros de energia de baixa tensão e de controlo de motores.

- Subestações - Sistemas e equipamentos de alta, média e baixa tensão - Centros de energia e de controlo de motores - Dispositivos de protecção - Transformadores

12 Um mundo onde cada gota conta

Máxima eficiência A ABB é líder mundial em motores de alta eficiência. A nossa gama completa de motores de alta eficiência premium e super premium contribuirá significativamente para uma melhoria do desempenho operacional. Os accionamentos de velocidade variável (variable speed drives VSD) da ABB controlam a velocidade do motor das bombas, conseguindo economias de energia de 30 a 60 por cento. Também reduzem os esforços mecânicos e eléctricos a que estão submetidos os componentes da bomba. Combinados com motores de alta eficiência, os accionamentos de velocidade variável não só aumentam a eficiência dos processos em todo o ciclo da água, como também ajudam na redução dos custos de manutenção.

- Motores - Accionamentos de velocidade variável


… ao controlo de campo

Mais inteligência em centrais e redes O portefólio da ABB inclui uma ampla gama avançada e flexível de produtos de automação e controlo: variadores de velocidade e arrancadores suaves, controladores lógicos programáveis, unidades terminais remotas, dispositivos de comunicação e interfaces homem-máquina. A ABB pode oferecer soluções complexas de automação e controlo, desde a engenharia até à entrada em serviço: sistemas de controlo distribuído (DCS), controlo de sistemas de supervisão e aquisição de dados (SCADA).

- Sistemas SCADA - Sistemas DCS - Controladores Lógicos Programáveis - Arrancadores suaves - Ferramentas de optimização - Ferramentas de gestão de activos

Fiabilidade das medições Para controlar a água, é essencial monitorizar adequadamente todos os parâmetros físicos, físico-químicos e microbiológicos. É por isso que a ABB desenvolveu um vasto leque de instrumentação, incluindo caudalímetros, medidores de nível e de temperatura, sistemas de registo, controladores e analisadores online para parâmetros como PH, condutividade, turbidez, oxigénio dissolvido, cloro residual, amoníaco, nitrato, fluoreto, fosfato, cloreto e sílica

- Caudalímetros - Analisadores da qualidade da água - Medidores de nível, pressão e temperatura - Indicadores, sistema de registo e de controlo

Um mundo onde cada gota conta 13


Os benefícios da Gestão Integrada

Um novo nível de desempenho Os operadores de serviços públicos de água precisam de ter as ferramentas certas para poderem partilhar toda a informação em tempo real e fazerem uma gestão centralizada da mesma, facilitando tomadas de decisões mais fundamentadas e eficientes. Reforçados pela nova família da ABB de soluções integradas de software e hardware, os sistemas de controlo e automação da ABB colocam as empresas em melhor posição para optimizarem os seus processos, instalações e operações. As soluções de software e hardware representam uma linha completa de produtos de alta qualidade para aquisição de dados, automação, actividades de supervisão e controlo. Os produtos e sistemas para água são projectados para funcionar de forma independente ou como parte de uma solução completamente integrada e escalável, permitindo às empresas que implementem novas funcionalidades, à medida que vão evoluindo as necessidades operacionais. O compromisso da ABB para com standards abertos facilita a integração das actividades e a interface com os componentes de automação existentes e com os sistemas de informação, criando um nível mais elevado de protecção do investimento.

14 Um mundo onde cada gota conta


A plataforma completa para a tomada de decisão O portefólio completo de soluções ABB para energia e automação é projectado para o mais alto nível de desempenho e de segurança no fluxo de dados, desde o campo até ao centro de controlo, e garante apoio total ao controlo remoto, diagnóstico do sistema, registo de alarmes, arquivo de históricos, análise de dados e gestão de activos. A ABB oferece plataformas integradas e programas de última geração, que proporcionam às instalações o acesso a informação estratégica e as ajudam a tomar as decisões certas para optimizar os custos de operação e gestão.

Acesso aos dados, a qualquer hora e em qualquer lugar As soluções ABB são baseadas em infra-estruturas de comunicação modernas, como “backbones” de fibra óptica, linhas telefónicas dedicadas, redes sem fios de última geração (GPRS, UMTS, WI-Max), rádio e satélites. As redes mais adequadas e os dispositivos de aquisição de dados são usados para garantir a recolha precisa e completa de dados e a monitorização remota para regulação de pressão, posicionamento de válvulas, medição de inundação, controlo de bombas, detecção de fugas e consumo de energia

- Análise centralizada da informação - Partilha em tempo real - Fácil integração de todos os componentes de automação - Controlo remoto - Gestão optimizada de programas de manutenção - Gestão de recursos hídricos

Um mundo onde cada gota conta 15


ABB, S.A. Quinta da Fonte, Edifício Plaza I 2774-002 Paço de Arcos, Tel. +351 214 256 000 Fax.+351 214 256 247 Rua Aldeia Nova 4455-413 Perafita, Tel. +351 229 992 500 Fax.+351 229 992 572 Estrada de Eiras, 126 r/c 3020-199 Coimbra Tel: +351 239 495 258 Fax: +351 239 495 260 contactos.clientes@pt.abb.com www.abb.pt/water

Estações elevatórias - Rev. 2 - 05/2012

Contacte-nos


Produtos e soluções para o ciclo completo da água