Page 1

cpmPlus OEE Optimize a sua instalação industrial


Conhece a eficiência da sua linha de produção?

O sistema cpmPlus OEE mede a eficiência da sua produção e ajuda-o na sua análise, permitindo-lhe uma utilização plena da sua capacidade e um consequente aumento da rentabilidade do seu investimento. Vários estudos mostram que uma instalação industrial média contém um potencial de melhoria de produtividade de pelo menos 10 por cento.

2 cpmPlus OEE | ABB

Este número refere-se à diferença de Eficácia Global do Equipamento (OEE, Overall Equipment Effectiveness) entre a média industrial e instalações de classe mundial em muitas indústrias *). Imagine o que poderia produzir com esta capacidade extra. *) C. Nord, B. Johansson, IVF – skrift 97848


Descodifique a eficiência da sua produção O sistema cpmPlus OEE visualiza a sua produção e permite a apreensão fácil da sua eficiência por todos os seus colaboradores, da produção à gestão de topo. As visualizações incluem tendências, gráficos, diagramas e processos, e são suportadas por uma interface de fácil utilização que o ajuda na análise em profundidade dos seus dados e na interpretação detalhada da situação. Os relatórios de Pareto revelam as causas principais das suas perdas, constituindo-se como ferramentas úteis para a Análise de Causas Raiz (Root Cause Analysis) e para uma melhoria ou coordenação contínuas dos seus recursos de desenvolvimento. A Eficácia Global do Equipamento (OEE, Overall Equipment Effectiveness) é um indicador versátil da eficiência da produção, adequado para qualquer indústria ou processo. Este indicador é obtido a partir de três factores - Disponibilidade, Desempenho e Qualidade - que descrevem os seis grandes tipos de perdas. O factor disponibilidade (Di) é dado pelo quociente entre o tempo de produção real e o tempo planeado. O tempo não produtivo, diferença entre estes dois últimos, pode ser dividido em grupos e causas individuais. Este factor é visua-lizado por meio de cronogramas e de relatórios de Pareto, estes últimos mostrando a distribuição das causas.

ABB | cpmPlus OEE 3

Medições bem configuradas revelam e gerem os seus pontos de estrangulamento e descobrem a sua capacidade escondida através da determinação do factor desempenho (De), dado pelo quociente entre as velocidades de produção real e ideal para a sua instalação industrial. O terceiro factor, qualidade (Q), mede a fracção da produção conforme, isto é, o quociente entre o volume de produção conforme aos requisitos de qualidade e a produção total. Conjuntamente, estes factores determinam a Eficácia Global do Equipamento: OEE = Di x De x Q. Os assim chamados seis grandes tipos de perdas são descritos pelos três factores do indicador OEE. Vários estudos mostraram que melhorias em qualquer destes factores originam aumentos significativos da eficiência da produção. O factor disponibilidade é reduzido por falhas e por configuração e ajustes do equipamento. O factor desempenho é reduzido por inactividade, paragens de curta duração e diminuições da velocidade de produção. O factor qualidade é reduzido por defeitos no processo e por perdas no arranque. O sistema cpmPlus OEE ajuda-o a compreender o impacte dessas perdas no OEE da sua instalação e, mais importante ainda, qual o potencial de melhoria disponível.


4 cpmPlus OEE | ABB


Análises da Eficácia Global do Equipamento pela tecnologia cpmPlus A plataforma aplicacional cpmPlus contém uma base de dados relacional concebida e optimizada para uma gestão de elevado desempenho dos dados de processo e para o registo do histórico dos dados, medidos ou calculados, e dos acontecimentos. Disponibiliza também interfaces conformes a normas industriais incluindo OPC e SQL, bem como serviços web para a recolha de dados a partir de vários sistemas de aquisição e para acesso a essa informação a partir de sistemas externos. As definições de dados da plataforma cpmPlus podem ser utilizadas para o acesso ao sistema 800xA da ABB, eliminando a necessidade da sua duplicação e melhorando assim a eficiência da engenharia. A interface de utilizador da plataforma cpmPlus OEE é desenvolvida sobre tecnologia .NET da Microsoft e utiliza as técnicas mais recentes de engenharia de usabilidade para a visualização da informação de processos. Esta interface é implementada como um thin client segundo um paradigma de interacção single-click e role-based, e disponibiliza as ferramentas e informação do sistema cpmPlus a todos os utilizadores autorizados da intranet empresarial. A disposição da interface de utilizador, incluindo gráficos, tendências e outros elementos de visualização, é completamente configurável pelo utilizador.

ABB | cpmPlus OEE 5

Um produto modular A plataforma cpmPlus é modular, permitindo evoluir a partir de um sistema simples, de funcionalidade circunscrita à análise da eficiência da produção, para um sistema suportando outras áreas de aplicação tais como Gestão Energética e Reporte de Emissões. A configuração inicial pode também ser alargada para o suporte de um histórico abrangente de processos, que gere todos os dados de processo da sua instalação com base nos seus requisitos específicos e sempre a partir da mesma plataforma. O sistema cpmPlus OEE é de entrega fácil e rápida, e vem configurado para a recolha dos resultados de medições de processo e utlizado para a monitorização, análise e reporte da eficiência da produção.


Características principais

Qual o desempenho da sua instalação industrial? Onde reside o potencial para melhoria? O modo de visualização factory overview fornece em qualquer instante uma imagem panorâmica, clara e abrangente, do desempenho do conjunto da sua instalação industrial – e num relance. As métricas de desempenho de todos os sistemas são convenientemente organizadas numa apresentação gráfica de fácil visualização disposta segundo a configuração da sua instalação, permitindo uma fácil apreensão do estado presente da produção. Alguma linha de produção necessita acção imediata da sua parte? Esta visão panorâmica funciona como um navegador virtual que lhe coloca as respostas a todas as suas questões à distância de um simples clique.

6 cpmPlus OEE | ABB

Qual o meu potencial de melhoria? Abrindo o painel principal fica disponível a análise detalhada de linhas de produção específicas. De novo, um olhar rápido ao ecrã fornece informação detalhada sobre a dimensão do potencial de melhoria, graças à visualização clara e bem concebida. Este painel fornece também informação detalhada sobre as causas e durações das interrupções, as perdas de velocidade e os defeitos de qualidade, ou seja, sobre as razões subjacentes aos valores insatisfatórios da sua disponibilidade ou às interrupções de grande ou pequena duração. Existem causas comuns para estas interrupções? O painel principal desempenha um papel essencial no ambiente de produção, ao ser a ferramenta de monitorização principal ao dispor do operador. Adicionalmente, pode também por ele ser utilizada para classificação das perdas ou para outras anotações.


Onde estão as perdas maiores? Algumas das suas questões não foram ainda respondidas? O relatório de Pareto fornece-lhe essas respostas. Os dados sobre interrupções são agrupados e sumarizados em informação de fácil análise. As causas mais significativas das perdas de produção são ordenadas automaticamente, fornecendo-lhe listagens completas das contagens e durações dos eventos associados. Nunca foi tão fácil identificar o potencial perdido. Os relatórios produzidos constituem uma excelente ferramenta para as suas equipas com responsabilidades de melhoria contínua e de análise das causas raiz.

Benefícios − Percepção do que está realmente a acontecer no ambiente da produção − Percepção da eficácia global do equipamento por parte de todos os elementos da sua organização − Ajuda na gestão da eficiência da produção através de objectivos partilhados por toda a organização − Ajuda na identificação da localização do potencial de melhoria − Ajuda na priorização de acções para a melhoria da eficiência

ABB | cpmPlus OEE 7

Estou a tomar as acções de melhoria adequadas? O relatório OEE é utilizado para a avaliação do desempenho a longo prazo das linhas de produção. Qual o impacte das suas acções de melhoria? Tiveram algum, e foi suficiente? O relatório fornece-lhe respostas directas sobre o seu efeito sobre a produção. As suas análises encontram-se disponíveis para diferentes períodos temporais e diversos produtos.

− Ajuda na identificação e na resolução de pontos de estrangulamento da produção − Medições interactivas em tempo real para uma solução proactiva dos problemas − Análises automáticas e priorização das causas subjacentes a perdas de capacidade de produção − Medições precisas e fiáveis para uma recolha automática de dados e uma plataforma estável de produto − Independência da plataforma industrial − Construção de um histórico de dados para fins de análise e aferição comparativa (benchmarking)


ABB, S.A. Tel. 24 horas: 963 025 684 Rua Aldeia Nova, s/nº 4455-413 Perafita Tel.: +351 229 992 500 Fax: +351 229 992 572 Estrada de Eiras, 126 r/c 3020-199 Coimbra Tel: +351 239 495 258 Fax: +351 239 495 260 Quinta da Fonte, Edifício Plaza I 2774-002 Paço de Arcos Tel: +351 214 256 000 Fax: +351 214 256 247 contactos.clientes@pt.abb.com www.abb.pt

© Copyright 2014 ABB, S.A. Todos os direitos reservados.

Contacte-nos

Cpm plus oee  

Optimize a sua instalação industrial

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you