Informe Acreditar - Aapecan - Julho, Agosto e Setembro de 2024

Page 1


ACREDITAR

PUBLICAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE APOIO A PESSOAS COM CÂNCER

Edição 51 l Ano 14 l Julho, Agosto e Setembro de 2024

Ijuí, Santa Maria, Santa Rosa e Uruguaiana

Editorial Quem somos

Caro leitor, esta é uma edição especial dedicada a prestar solidariedade ao povo gaúcho diante das tragédias climáticas que têm assolado o Rio Grande do Sul nos últimos meses.

Nós da equipe da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) estamos sensibilizados com a situação de milhares de famílias que precisam de força e esperança para recomeçar e poder retornar as suas residências, assim como as Unidades de Lajeado e Porto Alegre, também afetadas pelos alagamentos.

Na página 3, você confere mais informações sobre essa difícil situação que as Unidades enfrentaram no início do mês de maio.

Apesar de tudo, queremos trazer um novo olhar para o futuro e mostrar que podemos

Foto

da capa

Em uma edição especial, os acolhidos pela Aapecan Caxias do Sul, Valdemar Santos da Silva, Mara Regina dos Santos e Raquel Weber, representam os mais de 5.000 usuários atendidos pela Aapecan no Rio Grande do Sul. Os registros foram realizados em homenagem ao povo gaúcho, sob as lentes de Nessa Milesí da Deplay Produtora no Santuário de Nossa Sra. de Caravaggio em Farroupilha (RS).

lidar com todas as adversidades com união e empatia.

Por isso, convidamos os usuários Valdemar, Mara e Raquel para representar todo o amor que temos pela principal casa da Aapecan: o nosso Rio Grande do Sul.

Nas próximas páginas, você terá acesso as informações sobre as atividades, ações e novos projetos das Unidades da Associação mais próximas de você, assim como nossas próximas campanhas, Outubro Rosa e Novembro Azul. Por fim, convidamos você a continuar apoiando nossa causa e nos ajudar a seguir nosso propósito de apoiar, amparar e orientar as famílias que enfrentam o diagnóstico de câncer. Desejamos uma boa leitura!

Informe Acreditar

Informativo da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) - fundada em 5/03/2005

Presidente: Marli Francisca Larandi

Periodicidade: Trimestral

Distribuição: Gratuita

*Devido ao alagamento no Parque

Gráfico da Zero hora, essa edição será distribuída apenas em formato on-line.

Supervisoras do Informe: Fernanda

Aver Pupe e Renata Teixeira

Textos e fotos estaduais: Assessoria de Comunicação (Ascom) da Aapecan

Textos regionais: Bagé, Camaquã, Pelotas e Rio Grande: Michel Burkert e Nágila Rodrigues; Bento Gonçalves: Daniela Sgorla; Caxias do Sul e Lagoa

Vermelha: Fabiana Salvator; Ijuí e Santa Rosa: Paola Machado; Lajeado e Santa Cruz do Sul: Lusardo Ramos Júnior; Passo Fundo: Marcelo Albuquerque; Porto Alegre: Micael Massi; Santa Maria e Uruguaiana: Deivid Pazatto; Estadual: Renata Teixeira

Diagramação e edição: Renata Teixeira

Acesse: www.aapecan.com.br

Somos a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, presente há 19 anos no Rio Grande do Sul. Com 15 Unidades no Estado, nossa história iniciou em 2005, em Caxias do Sul, quando um grupo de voluntários, que realizava atividades para a comunidade - visitando hospitais, bairros e associações beneficentes - identificou as dificuldades que as pessoas com Câncer enfrentavam para ter suas necessidades básicas atendidas. Demandas assistenciais e, principalmente, emocional, faziam com que muitos pacientes optassem por desistir do tratamento oncológico. Com essa realidade, a ins-

tituição surge com a missão de amparar, orientar e integrar as pessoas com câncer e seus familiares, que se encontram em situação de vulnerabilidade pessoal e social. A instituição se mantém com a ajuda de doações da comunidade, oferecendo assim diferentes benefícios de forma gratuita, conforme avaliação socioeconômica por meio do Serviço Social. A Associação possui Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) em portaria (n°127). O Cebas é concedido pela Secretaria Nacional de Assistência Social a entidades ou organizações da sociedade civil que prestam atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social de forma beneficente.

Estão abertas as agendas para Outubro Rosa e Novembro Azul

Outubro Rosa, um movimento global criado na década de 1990, simboliza a luta contra o Câncer de mama. Já o movimento Novembro Azul, promovido desde 2011, visa conscientizar sobre a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata.

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), cumprindo seu papel de informar e prevenir, organiza ações para estimular a partici-

pação da população, empresas e entidades. Além de camisetas e materiais impressos e digitais, as Unidades oferecem rodas de conversa e palestras. Mais informações e agendamentos podem ser feitos presencialmente nas Unidades ou pelos telefones disponíveis na contracapa deste Informativo. Ainda, acesse o site aapecan.com.br para acompanhar as futuras atividades.

PALESTRAS, rodas de conversas e atividades levam informação para população
Foto: Reprodução/Aapecan Bento Gonçalves

Oinício do mês de maio foi marcado pelo sofrimento do povo gaúcho após a tragédia climática, que impactou mais de 400 municípios, afetando mais de 2 milhões de pessoas, conforme dados da Defesa Civil. Sinônimo de acolhimento e esperança, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) enfrentou as consequências das chuvas nas Unidades de Lajeado e Porto Alegre. Ambos os espaços, destinados ao serviço de acolhimento provisório de pessoas com Câncer e seus familiares, foram alagados.

Alagamentos na Aapecan Em Lajeado, uma das cidades mais atingidas no Estado, a água cobriu a Casa de Apoio. Reinaugurada em abril do ano passado, a Unidade teve perda total em seus espaços. Ainda, parte dos usuários atendidos também tiveram suas casas invadidas pela água. Na capital, o alagamento ocorreu no térreo da casa, causando perdas em diversos ambientes, incluindo despensa de alimentos, brechó e salas de atendimento. Por mais de 20 dias, a Unidade permaneceu com água, gerando prejuízos também aos

Atendimentos

crescem no Estado

Segundo o Serviço Social da Aapecan, de abril de 2023 a abril deste ano, houve um crescimento de 15% no número de usuários com cadastros ativos, somando 5.892 atendidos no Rio Grande do Sul. Além disso, a demanda das famílias por Kits Alimen-

A Aapecan abraça o povo do Rio Grande do Sul

equipamentos eletrônicos.

O desafio de recomeçar

A Organização se mantém com doações da comunidade e enfrenta o desafio de muitos gaúchos em recuperar suas casas e retomar - de forma presencial - o acolhimentos às pessoas em tratamento.

A coordenadora do setor de captação de recursos de Lajeado, Viviane Oliveira, relata que parte dos contribuintes da instituição foram atingidos pela tragédia no Vale do Taquari. Alguns deles, pela segunda ou ter-

ceira vez, tornando ainda mais desafiador a mobilização de doações: "Entendemos a situação e explicamos a necessidade de apoio de um longo tratamento dos nossos usuários, pois muitos deles também foram atingidos pelas enchentes. A importância de cada doação faz a diferença."

Apesar das dificuldades, a dor e a angústia deram espaço para a solidariedade e a esperança de um novo recomeço. O coordenador da Unidade Porto Alegre, Claudio Ciusz, diz: “Foi um momento muito difícil não somente para nós, mas

para o povo gaúcho. Porém, com a ajuda de muitas pessoas do bem, o espaço foi limpo e aos poucos vamos reconstruir o que foi perdido”, salienta.

Prioridade é atender Nas outras 13 Unidades da Associação, não atingidas diretamente pelas enchentes, os atendimentos aos usuários continuaram em sua totalidade, incluindo os acolhimentos sociais e psicológicos. Mas também, voltaram sua atenção e cuidado às famílias atingidas pelos alagamentos. A assistente social Raiama Franco, de Bento Gonçalves, relembra: “Receber as ligações com a dor de perder tudo, exigiu de nós algumas iniciativas. Não medimos esforços para auxiliar a todos, fizemos campanha na entidade de arrecadação de doações” Além disso, outras adaptações nos atendimentos foram realizadas, a fim de buscar os usuários, por meio de contatos pelo telefone, e prestar o apoio contínuo para aqueles que seguiam o seu tratamento oncológico. Em Porto Alegre, os grupos de apoio passaram a ser promovidos em formato on-line, a fim de ouvir e integrar os usuários e familiares.

tares aumentou em 58% junto com o número de refeições oferecidas nas Casas de Apoio. Até o fechamento desta edição, foram fornecidas 9.152 refeições para os usuários e seus acompanhantes, representando um aumento de 28% em comparação ao ano anterior.

Para ajudar a Associação a manter o atendimento às pessoas com câncer, seja um contribuinte mensal. As doações podem ser realizadas em diferentes modalidades de forma acessível e segura. Consulte os telefones disponíveis na contracapa deste material.

APOIO ao Estado: Valdemar, Mara e Raquel representem usuários de todas as Unidades
Foto: Reprodução/Deplay Produtora
Foto: Reprodução/Deplay Produtora/Nessa Milesí

Emenda impositiva aprovada gera melhorias na Unidade

AAapecan Santa Maria foi uma das mais de 140 instituições, entidades e órgãos públicos que foram beneficiadas com as emendas impositivas municipais destinadas pelos vereadores no Orçamento da Câmara Municipal de Santa Maria de 2024, no primeiro semestre deste ano.

O projeto aprovado, 'Aapecan: Inovar para melhorar', prevê otimizar e equipar a Unidade de Santa Maria com a renovação da rede elétrica e a aquisição de bens para a cozinha e a recepção, além dos setores de Comunicação, Serviço Social e Psicologia.

“A aprovação da emenda vem para trazer muitos benefícios para os nossos usuários, com a ampliação dos nossos serviços.

Alguns itens a serem adquiridos vão possibilitar que a nossa equipe consiga auxiliar ainda mais a comunidade de Santa Maria e todos os outros 137 municípios de referência para a nossa Unidade”, comenta Andressa Moreira, assistente social da Associação, ao falar

sobre a importância do projeto.

Apoio de vereadores

O recurso aprovado pela emenda impositiva foi apresentado por cinco vereadores de Santa Maria: Coronel João Ricardo Vargas (PL), Delegado Getúlio (Republicanos),

Manoel Badke – Maneco (União), Paulo Ricardo (PSD) e Werner Rempel (PCdoB). Paulo Ricardo, que destinou recursos para as melhorias no setor de Comunicação, comenta que as emendas impositivas são um incremento para que as instituições se fortaleçam. “As emendas são uma forma de dar às entidades a oportunidade de realizarem aquilo que precisam para a manutenção de seus trabalhos”, pontua o vereador. De acordo com a Secretaria de Município de Finanças, as verbas destinadas aos projetos beneficiados serão liberadas gradativamente, a partir dos planos de aplicação, para que os recursos possam ser utilizados ainda em 2024.

Grupo 'Agregar à Vida' estimula usuários em diversas atividades

O grupo multidisciplinar

‘Agregar à Vida’ é coordenado pela equipe da Aapecan Santa Maria, que inclui as assistentes sociais, psicóloga e nutricionista da Unidade. Os encontros, que ocorrem quinzenalmente, abordam diferentes temas a cada sessão. As atividades incluem rodas de conversa, recepção de convidados, comemorações festivas, oficinas e ações externas. Essas temáticas abrangem a trajetória de vida dos usuários, além do processo de tratamento, oferecendo momentos de reflexão, aprendizado, e construção de uma perspectiva tanto individual quanto coletiva. De acordo com a psicóloga da Aapecan, Cristiane Elesbão, as atividades aproximam pessoas em diferentes fases do tratamento, desde o diagnóstico recente até o acompanhamento contínuo,

proporcionando um espaço para troca de experiências, dicas e, principalmente, apoio mútuo entre usuários e familiares.

“O acompanhamento oferece o estímulo ao autocuidado e reflexão sobre a vida a partir do diagnóstico, sem se limitar ao tratamento. A cada encontro, reforçamos o propósito da entidade como um espaço de defesa e garantia de direitos”, afirma a psicóloga.

Para a usuária e voluntária, Mariélen Farias Schmitt, 23 anos, a oficina auxilia na saúde mental. Nos momentos de conversa, cada um expressa seus sentimentos e opiniões: “Todos são sempre muito solícitos, alegres e mesmo que a gente chegue meio cabisbaixo, é impossível sair daqui sem um sorriso. No começo, a gente fica meio tímido, mas são todos tão calorosos que a timidez logo vai embora“.

l Oficina de Costura - A oficina se destaca entre as atividades, atraindo diversos participantes. Sob a coordenação da voluntária Valdirene Aresço, 50 anos, os encontros iniciaram em março deste ano. O objetivo é acolher e ensinar técnicas de costura para aqueles que desejam aprender, possibilitando geração de renda. Valdirene, que já integrava o grupo de artesanato, teve a ideia de criar a oficina de Costura em 2023. No entanto, a proposta foi implementada apenas este ano. Entre os produtos confeccionados pelos participantes estão panos de prato e tapetes de retalhos. “Gosto muito de participar do grupo, passar o conhecimento adiante, conhecer outras histórias e aprender com cada pessoa diferente que tenho contato”, relata.

EQUIPE ao lado de alguns dos vereadores responsáveis: Paulo Ricardo e Delegado Getúlio
ATIVIDADES ocorrem todas às semanas na Aapecan Santa Maria
Foto: Reprodução/Assessoria de Comunicação Delegado Getúlio
Foto: Reprodução/Aapecan Santa Maria/Deivid Pazatto

Uruguaiana

Diversão e solidariedade marcam

2ª edição do Bingo Beneficente

OCTG Patrulha do Oeste abriu, mais uma vez, as portas para receber o 2º Bingo Beneficente da Aapecan Uruguaiana. O evento solidário, realizado em junho, reuniu mais de 340 pessoas para concorrer à diversas premiações.

A edição de 2024 contou com 17 rodadas, três delas extras, e o público pôde concorrer a meio cordeiro, ferro de passar roupa, kit churrasco, kit chimarrão, combo festa, entre outros prêmios. Todos os itens foram adquiridos através de parceiros, que fizeram a doação dos prêmios para a realização do evento. A iniciativa reverteu toda a venda de ingressos para a ma-

nutenção do trabalho da unidade, conforme explica a assistente social da Aapecan, Viviane Montanha: “Além de uma noite de diversão, o Bingo é um momento de solidariedade. Todo o valor arrecadado irá impactar a vida de mais de 400 usuários ativos em nossa Unidade”.

Pâmela Gonçalves, 22 anos, uma das vencedoras do Bingo Beneficente, comemora prêmio recebido e enfatiza a importância da participação: “Além dos bingos serem uma cultura na cidade, estamos ajudando uma causa que auxilia tantas pes-

De usuária a voluntária: a segunda

casa de Dona Verli

soas com Câncer”, pontua a ganhadora do kit-churrasco. Iara Regina Goulart, 68 anos, não venceu as rodadas do Bingo, mas foi a vencedora da rifa sorteada durante a ação. “Como usuária, fico muito feliz de participar e ver tanta gente unida colaborando com a Aapecan, uma casa que nos recebe tão bem e ajuda tanta gente”, afirma ela. O 2º Bingo Beneficente, contou mais uma vez com a parceria da bingueira Cláudia Freitas, voluntária na ação. Além da equipe da Unidade Uruguaiana, o evento teve a colaboração das equipes da Aapecan Ijuí e Santa Maria, que auxiliaram na organização do evento.

A cada ano, as Unidades da Aapecan recebem centenas de novos usuários. Cada um com sua história, estabelecendo diferentes laços com a Associação durante o tratamento oncológico. Para muitos, a instituição se torna a sua segunda casa, além de ser um espaço de terapia e de boas memórias.

Para Verli Pregardier Weber, 71 anos, não é diferente. Ela realizou seu cadastro na Aapecan Uruguaiana em 2018. Assim como muitos usuários, descobriu o trabalho da Associação quando recebeu o diagnóstico de câncer. “Fiquei muito abalada e busquei por um atendimento psicológico; foi aí que a minha irmã disse que tinha Aapecan em Uruguaiana. Comecei a participar das atividades, de tudo que tinha para oferecer. Fiquei até terminar o trata-

O voluntariado na Aapecan Logo após sua chegada na Casa de Apoio, ela começou a desenvolver alguns trabalhos voluntários na Associação. O voluntariado faz parte da vida de Verli há muito tempo. Aos 13 anos, ela já prestava ajuda voluntária em uma igreja. Na Aapecan ela encontrou um lugar para fixar sua dedicação. “É uma coisa que eu me sinto tão bem, me sinto realizada. Todas as tardes eu estou aqui, de segunda à sexta-feira, e é ótimo”, se orgulha. Na Casa de Apoio, Dona Verli já fez de tudo um pouco. Foi voluntária nos eventos da Associação e na organização do brechó, onde restaurava peças de roupas. Agora está à frente da separação de tampinhas para o projeto 'Tampinha Legal' - sua atividade

favorita. “Minha terapia são as tampinhas. É bom demais fazer o que a gente gosta”, comenta. Além disso, Verli já participou de duas campanhas do Outubro Rosa da Aapecan Uruguaiana, em 2021 e 2022. “Era um sonho participar e eu adoro fazer fotos. Depois participei de um desfile e chorei quando entrei na passarela… Dá uma emoção de estar ali representando um lugar que apoiou e

incentivou”, relembra ela, que participou também do desfile das usuárias no 1º Chá Rosa. Há seis anos frequentando a Unidade de Uruguaiana, a Aapecan já faz parte da rotina de Dona Verli e se tornou seu segundo lar, um espaço que ela nutre muito amor: “O dia que não vou até a Aapecan, não é o mesmo dia. É aqui que eu me encontro, faço amizades e fico bem”, finaliza Dona Verli.

mento”, comenta Dona Verli.
Foto: Reprodução/Aapecan Santa Maria/Deivid Pazatto/Ricardo Izaguires
VERLI é voluntária no projeto 'Tampinha Legal' e já participou da campanha 'Outubro Rosa'
EVENTO beneficente teve diversos vencedores, entre eles a usuária Iara Regina

Ijuí

Casa de Apoio se transforma em um segundo lar

As Casas de Apoio da Aapecan desempenham um papel crucial para as pessoas em tratamento oncológico. Além de oferecerem um ambiente acolhedor e confortável, fornecem suporte emocional, social e prático durante um momento tão desafiador que é a doença. No espaço, os atendidos pela Aapecan encontram, além do apoio psicológico e social, o suporte com alimentação com quatro refeições por dia, atividades de bem-estar, grupos terapêuticos e espaços de convivência compartilhados. Assim é a Casa de Apoio: um local que proporciona uma sensação de comunidade e solidariedade, permitindo que os usuários se sintam

compreendidos e apoiados por outros que estão passando por experiências similares.

Para Carlos Tadeus Soares, 61 anos, de Erval Seco (RS), distante 150 quilômetros de Ijuí, a Casa de Apoio é essencial para seu tratamento. Ele relata que não teria como se deslocar, se não existisse a Casa de Apoio, pois reside no interior e o percur-

so é cansativo. “Fiquei contente em encontrar este lugar, senão ia ser difícil para mim, pois não teria condições de pagar um hotel e a alimentação. Desde que cheguei vejo que todos buscam nos entender e ajudar”. Na Casa de Apoio, as instalações são planejadas para proporcionar um ambiente acolhedor, onde os usuários possam

'Troco Solidário' é capaz de trazer grandes resultados

Em meio à rotina de compras em supermercados e lojas, uma prática simples ganhou destaque por seu impacto positivo: o Troco Solidário, uma iniciativa adotada por estabelecimentos comerciais, como supermercados e farmácias. Ao pagar por suas compras, os clientes têm a opção de arredondar o valor total e doar a diferença. A doação é voluntária e não implica em nenhum custo adicional para o cliente, sendo mais uma forma simples e acessível de contribuir com o trabalho de entidades, como a Aapecan. Para a proprietário do Supermercado Pestanense, Júlio Gerhardt, ter essa ação no seu estabelecimento é muito importante: “Por meio do Troco Solidário é incentiva-

do a solidariedade. E sabemos o quanto esse recurso é importante para a Aapecan. Nossos caixas buscam ofertar aos clientes a opção”, destaca. Para a assistente social, Simone Thomé da Cruz, a ação incentiva a participação da comunidade no trabalho das entidades, transformando pequenas ações em grandes resultados.

Onde encontrá-lo?

Os pontos comerciais que possuem a ação em prol da Aapecan na cidade de Ijuí são: Supermercado Modelo (Rua Leopoldo Steinhaus, 7, Quadra K, bairro Modelo), Supermercado Stok Center (Avenida David José Martins, 1347, bairro Sol Nascente), Farmácia Mais Saúde (Rua José Bonifácio, 295, bairro Centro) e Cafeteria Mais

1 Café (Rua Benjamin Constant, 355, sala 1, bairro Centro). Já na cidade de Augusto Pestana, as doações podem ser feitas no Supermercado Zardin (Rua Cel. Antônio Soares de Barros, 1571, bairro Centro) e Supermercado Pestanense (Rua José Norbert, 2420, bairro Centro).

se sentir em casa, apesar das circunstâncias desafiadoras que enfrentam. A psicóloga, Flávia Zeni, ressalta: “Muitos deles residem em municípios distantes e se torna inviável retornar para a casa todos os dias pela distância e o estado de saúde destas pessoas”. Com 30 acomodações, a capacidade oferece quartos com camas confortáveis, roupa de cama e móveis que atendem às necessidades básicas dos usuários. Além disso, a Casa oferece espaços compartilhados, como áreas de convivência, com televisão, livros e espaço ao ar livre. Para contar com o acolhimento provisório, é necessário realizar o cadastro junto à assistente social, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30min.

l 'Pizza Solidária' reverte recursos para melhorias - Quando se trata de ajudar o próximo, até mesmo uma simples refeição se transforma em ferramenta de solidariedade. É nesse espírito que a Aapecan Ijuí promoveu a 9º edição da Pizza Solidária em junho deste ano. A venda combina a conscientização sobre importante trabalho da Aapecan e a solidariedade da comunidade. Ao todo, foram vendidas mais de 960 unidades de pizza, nos municípios de Ijuí, Santa Rosa, Augusto Pestana, Catuípe, Coronel Barros e Ajuricaba. “Agradecemos a todos que se empenharam em vender e entregar as pizzas. Foi mais uma ação de sucesso, que conseguimos graças aos nossos parceiros e voluntários”, reiteira a assistente social, Carla Morais.

CARLOS compartilha seu relato com a hospedagem na Casa de Apoio
Foto: Reprodução/Aapecan Ijuí/Paola Machado
TROCO Solidário no Supermercado Modelo

Grupo de apoio fortalece os vínculos entre os participantes

Enfrentar o diagnóstico e o tratamento do Câncer é uma jornada desafiadora e emocionalmente exigente. Nesse contexto, os grupos terapêuticos têm um papel crucial, oferecendo um espaço de apoio e compreensão para os pacientes oncológicos. Ao compartilhar suas experiências, preocupações e esperanças com outros que enfrentam desafios semelhantes, os participantes encontram conforto, força e empoderamento para enfrentar os obstáculos que surgem ao longo do caminho.

Assim é compartilhado pela usuária da Aapecan Santa Rosa, Dóris Buttenberder, 62 anos: “Encontrei apoio na minha jornada de tratamento, pois estamos junto com pessoas que estão passando pela mesma situação, que sentem

As pessoas em tratamento oncológico chegam à Aapecan por diversas vias: por meio das Secretarias de Saúde, unidades especializadas no tratamento contra o câncer, Centros de Referência, ou pelas divulgações feitas pelas equipes técnicas e pelos próprios usuários já atendidos.

Em Santa Rosa, a Aapecan conta com o apoio de

os mesmos medos e dificuldades, e isso nos fortalece. E só tenho a agradecer pela existência deste grupo, que me acolheu tão bem”, ressalta.

Compreensão e empatia

Uma das maiores contribuições dos grupos terapêuticos é o senso de compreensão e empatia que proporcionam. “O grupo é uma das formas de trabalhar as questões emocionais despertadas a partir do adoecimento. Além de ser uma forma de socialização, esse espaço é pensado e criado para acolher e desenvolver estratégias de enfrentamento através do relato do outro e do fortalecimento entre as pessoas do grupo. Um lugar de acolhida repleto de amor e cuidado”, destaca a psicóloga Taciara Perin. Nos grupos terapêuticos, os

usuários encontram um apoio emocional valioso que os ajuda a lidar com o estresse, a ansiedade e outras emoções difíceis associadas ao diagnóstico da doença. Por meio de atividades, rodas de conversas e oficinas, é criado um ambiente de confiança e segurança onde os participantes se sentem à von-

Motorista da Saúde incentiva os usuários a irem até a Aapecan

parceiros dedicados a compartilhar informações sobre o trabalho às pessoas que precisam. Um exemplo é Elias de Assis, 43 anos, motorista da Secretaria de Saúde de Boa Vista do Buricá (RS). Elias conheceu a instituição através de uma usuária e ficou impressionado com o suporte oferecido. “Eu ia na Aapecan para buscar o suplemento de uma paciente, e me encantei com o apoio realizado e assim comecei a divulgar, buscar saber se as pessoas em tratamento conheciam a instituição”, destaca Elias.

Os motoristas da saúde desempenham um papel crucial ao garantir que às pessoas que

precisam realizar tratamentos ou consultas, mas não têm condições de se deslocar por conta própria, possam chegar à Aapecan. Para esses grupos, o transporte garante que eles cheguem aos seus compromissos médicos de maneira segura e confiável. Inúmeros usuários chegaram à Aapecan, a partir da divulgação do motorista, entre eles o usuário José Blat, 64 anos, natural de Boa Vista do Buricá (RS). Além do atendimento social e psicológico, José utiliza o espaço para fazer suas refeições diárias de segunda a sexta-feira enquanto realiza o tratamento.

tade para expressar seus sentimentos e preocupações.

Saiba como participar! Os encontros são destinados às pessoas em tratamento com cadastro na Aapecan. Os grupos são às terças-feiras, a cada 15 dias, na parte da tarde, na sede da Aapecan em Santa Rosa.

l A mais jovem Unidade da Aapecan celebra a presença no município com a realização da 1ª edição do Galeto Solidário. O evento mobilizou a comunidade, que respondeu com entusiasmo, adquirindo mais de 150 unidades e retirando-as de forma presencial através do drive-thru organizado. Além disso, a Aapecan Santa Rosa realizou em seu primeiro ano de atuação o total de de 390 usuários cadastrados, destes mais de 260 ativos, que recebem algum tipo de apoio da instituição mensalmente. A entidade se dedica ao desenvolvimento e oferta de serviços contínuos, oferecendo apoio social e psicológico tanto de forma individual quanto em grupo. Esse compromisso é evidenciado pela busca constante em atender às necessidades das pessoas afetadas pelo Câncer.

USUÁRIOS em celebração da Páscoa em abril deste ano
Foto: Reprodução/Aapecan Santa Rosa/Paola Machado

Aapecan mantém atendimentos e fortalece vínculos

Apesar dos acontecimentos referentes as tragédias que afetaram o Rio Grande do Sul em maio, os atendimentos e acolhimentos oferecidos pelas 15 Unidades da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) seguiram constantemente. Todos os dias, novas pessoas são recebidas para realizarem seus cadastrados, e assim, recebem o apoio, orientação e amparo da instituição (confira dados de atendimentos na página 3 deste material). A assistente social, Carla Morais, reitera que o aumento da procura das pessoas pela Associação é frequente e diário, e se reflete ainda como consequência da pandemia do Covid-19, onde muitas pessoas tiverem seus diagnósticos e tratamentos adiados devido a necessidade do isolamento social. Por este motivo, os centros oncológicos se dedicam para que

todas as pessoas sejam atendidas, refletindo nos atendimentos da Aapecan, que já totalizam 5.892 cadastros ativos. Entre essas iniciativas estão as oficinas e os grupos de apoio. De acordo com o Serviço Social, até o segundo bimestre deste ano, mais de 1.200 pessoas participaram das atividades oferecidas pela Associação, incluin-

do usuários e seus familiares.

Contribuintes e parceiros

Sendo uma instituição que depende do apoio da comunidade para manter suas atividades e atendimentos nas Casas de Apoio, as equipes se esforçaram para garantir que nenhum usuário ficasse sem assistência. Por isso, intensificaram a busca por recursos e a colaboração dos contribuintes.

Adriana Vieira de Pinho, coordenadora de Captação de Recursos da Unidade Passo Fundo, afirma que, apesar das dificuldades, as pessoas se mostraram mais sensíveis e atenderam aos pedidos de doação, se sensibilizando não apenas com as causas da Associação, mas também para ajudar na recuperação das Unidades da Aapecan em Lajeado e Porto Alegre, que foram afetadas pelas chuvas. Mesmo com a redução de doações, as contribuições se mantiveram e novos parceiros foram conquistados, permitindo que a Associação cumprisse seus objetivos de auxiliar a todos os que buscam apoio nas Unidades. Para saber como contribuir com o trabalho da Aapecan, consulte os telefones, endereços e CNPJ (chave PIX) de cada Unidade abaixo.

MAIS de 5.000 pessoas são atendidas pela Aapecan no Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução/Aapecan Porto Alegre/Micael Massi

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.